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Pat Alves

Myanmar, Tailândia e Camboja - 30 dias (abril/2016)

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Oi, gente!

 

Escolhi como destino de férias o Sudeste Asiático. A bem da verdade seria só a Tailândia mas aproveitei a proximidade e conheci mais 2 países vizinhos. É uma energia que eu senti nestes lugares foi tão boa, que o choque de realidade ao voltar ao trabalho foi duro hein! Só me resta é ficar pensando num jeito de voltar o quanto antes...

 

Eu não tive muito tempo para planejar a viagem para a Ásia. Tudo porque eu demorei a criar coragem para enfrentar as longas horas de voo e como eu ia sozinha, fiquei sim com um certo receio de ir para países cujos costumes são diferentes do nosso. Quando decidi que finalmente eu iria para lá, a louca aqui resolve ir para lá 4 dias depois de chegar de Cuba ::ahhhh:: Deu tudo certo, graças a Deus! Porém, não recomendo a ninguém fazer este desatino.

 

Na minha opinião, eu posso dizer que me surpreendi. As praias tailandesas são lindas. Fiquei boquiaberta quando pisei em Ko Phi Phi! Porém, eu gostei muito mais das cidades e dos templos budistas por onde passei e acho que foram o ponto alto da minha viagem. Esse choque de cultura me encantou. Muito.

 

Eu quero deixar as minhas impressões como dicas e não como um relato de viagem. Aqui no fórum tem excelentes relatos de viagem. Tentarei ser o mais objetiva possível (o que não significa que o texto vá ser curto). Eu anotei bastante coisa mas algumas lembranças vêm à tona e eu acabo reeditando o post. Confesso que está sendo difícil escrever sobre a viagem sem pensar em não voltar para lá ano que vem. Puxa, a Ásia me pegou! ::love::

 

1 - PLANEJANDO O ROTEIRO PARA O SUDESTE ASIÁTICO

 

1.1 - O ROTEIRO PLANEJADO

É tanto lugar para conhecer que é natural querermos conhecer tudo em menos tempo possível. Não façam isso! É uma experiência tão rica estar ali que eu acho que é necessário um de tempo para entender tudo. Tenha calma. Planeje sua viagem para que seja leve e prazerosa. Escolha um número possível de lugares para visitar e seja feliz.

 

Eu por exemplo, fiz inúmeros roteiros, cheguei a pensar em encaixar a Indonésia e o Vietnã na viagem mas no final das contas, decidi-me por Mianmar, Tailândia e Camboja.

 

Se é a sua primeira vez pelo Sudeste Asiático, eu recomendo muito começar pela Tailândia. Eu acho que é o país mais adequado para fazer a passagem para o Oriente, será mais fácil a adaptação pois o país é mais bem estruturado para o Turismo do que os demais. Eu acabei não seguindo o meu próprio conselho e fui para o Mianmar.

 

Como eu fui no mês de abril e o passeio de balão só era possível até o dia 15 de abril, planejei chegar em Bangkok, descansar e no dia seguinte partir para o Mianmar, onde ficaria por volta de uma semana. Depois, Bangkok, Siem Reap (Camboja) e depois mais de uma semana de praias.

 

Sempre tento nas minhas viagens em deixar o que eu imagino ser o melhor por último (eu gosto de praias). Também levo em consideração, em se tratando de viagens longas, relaxar nos últimos dias de viagem.

 

O roteiro planejado está na imagem a seguir:

 

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Agora que já se passaram 3 meses, eu posso afirmar o que eu mudaria no roteiro:

  • - Não viajaria no mês de abril, devido ao forte calor na região. Para quem sofre com o calor como eu, isto te limitará no seu planejamento ao longo do dia;
    - Começaria a viagem pela Tailândia em seguida o Camboja e por último o Mianmar. O motivo? adaptação gradativa aos costumes orientais;
    - Passaria mais dias em Ko Phi Phi;
    - Não iria para Koh Tao;
    - Não visitaria o Mianmar durante as festividades do ano novo budista;
    - Se tivesse mais dias, faria o stop-over nos Emirados Árabes, porque o voo desde o Brasil é cansativo.

 

Falarei mais sobre os erros e acertos da viagem ao longo do relato.

 

Há outras dicas que eu considero importante na hora de planejar seu roteiro:

 

  • - Não subestime o jetlag: a viagem do Brasil para o Sudeste Asiático é longa, como todos já sabem. Existe algo chamado jetlag que as pessoas sabem o que é mas sempre esquecem de levar em consideração. Planeje ao menos um dia para descansar. Cada pessoa reage de um jeito mas eu só comecei a me adaptar ao horário no terceiro dia.
     
    - Não emende um voo seguido daquele que você veio do Brasil: Se o seu voo atrasar, você está em apuros. Viaje no dia seguinte. Você descansa e ainda tem umas horas como precaução para imprevistos. Agora, se você está chegando em Bangkok, é a sua primeira vez, eu sugiro já conhecer Bangkok para depois partir para outro destino. Era o que eu deveria ter feito.
     
    - Da mesma forma, esteja um dia antes na cidade de onde partirá o voo de volta para o Brasil: eu não fiz isso e fiquei rezando para tudo dar certo. Se o aeroporto de Koh Samui fechasse, eu ainda tinha algumas horas para tentar chegar em Bangkok por outro meio mas isso seria bem estressante. Então, se o seu voo de volta para o Brasil sair de Bangkok, esteja em Bangkok um dia antes.
     
    - Se gosta de comprar lembrancinhas, planeje estar em Bangkok no final de semana para ir ao
Mercado Chatuchak: Bons preços, uma infinidade de artigos e metrô na "porta". É o melhor de todos. Nem se compara ao MBK Shopping.

 

1.2 - QUANDO IR

Se pretende ir para estes 3 países, tente ir entre novembro e fevereiro. Eu fui em abril e o calor é insuportável (eu moro no Rio de Janeiro). Em Railay Beach, fazia muito calor. A única ideia para aplacar o calor em uma praia, é entrar na água. Ledo engano. A gente pensava que ao entrar na água ia se refrescar mas até a água do mar estava quente! Em Siem Reap, os passeios aos templos tiveram que ser divididos em manhã até às 11:00 e à tarde, depois das 14:00 para que evitar ao máximo o sol.

Então, se você sofre com o calor, um conselho que dou de coração é evitar visitar estes países durante o mês de abril.

 

Somado a isso, tive que alterar o meu roteiro no Mianmar porque eu não havia lido sobre o que acontece no país durante as festividades de Ano Novo Budista. Mais conhecida pelos turistas como Water Festival, também acontecem no Laos (Bun Pi Mai), na Tailândia (Songrak) e no Camboja (Chol Chnam Thmey). Eu achava que era um simples feriado de ano novo mas no Mianmar a coisa é séria: os ônibus não circulam (somente trens e aviões) e muitas atrações ficam fechadas. Acabei mudando o roteiro e consequentemente, gastando mais dinheiro pois tive que comprar uma passagem aérea em cima da hora.

Se você quiser participar da festa, é melhor ficar por ali mesmo. Em Mandalay, são montados vários palcos ao redor do quarteirão do Royal Palace. No meu caso, preferi ir para Bangkok porque não queria entrar na brincadeira. Queria conhecer os lugares. Como na Tailândia, o rei reduziu os dias de festividade de 4 para 2 dias, foi pra lá que eu voltei.

 

O mais importante quando se trata de escolher quando ir é verificar o período de monções no sudeste asiático. Pesquise bastante para não se decepcionar ao chegar na praia ver um cenário que não tem nada a ver com paraíso.

 

1.3 - DOCUMENTOS EXIGIDOS

Passaporte. Dependendo do país que você escolher visitar, também a carteira internacional de vacinação e visto. Por falar em visto, saiba que há dois tipos de visto e algumas opções de solicitá-los, em se tratando de viagem a turismo.

 

TIPOS DE VISTO DE ACORDO CONFORME O NÚMERO DE ENTRADAS

(a) Visto de uma entrada: permissão para uma única viagem ao país. Por exemplo, o Camboja. Você pediu o visto de uma única entrada. Se sair do Camboja para ir a qualquer país e depois quiser voltar, você terá que pedir outro visto;

(b) Visto de múltiplas entradas: Como o próprio nome já diz, visto para mais de uma viagem ao país. Consequentemente, este tipo de visto é mais caro que o de uma única entrada.

 

TIPO DE VISTOS CONFORME A FORMA DE SOLICITAÇÃO

(a) E-visa ou visto eletrônico: visto solicitado pela internet. Exemplos: Mianmar e Camboja;

(b) Visa on arrival: visto solicitado na chegada ao país. Exemplos: Camboja e Laos;

© Solicitação de visto na Embaixada seja no Brasil: Sempre tem a opção de solicitar o visto pessoalmente ou pelos correios nas embaixadas em Brasília. Não se esqueça de telefonar antes para obter informações atualizadas. Algumas embaixadas não aceitam receber a documentação exigida pelos correios (Ex.: Mianmar) e você precisará contratar um despachante. Outras aceitam sem menores problemas (Ex.: Vietnã);

(d) Solicitação de visto na Embaixada no Exterior: boa opção para aqueles que ficarão no mínimo uns 3 dias úteis na cidade onde há a embaixada. Ex.: Embaixada do Mianmar em Bangkok. A quantidade de dias é o período normal entre solicitação e obtenção do visto. Esta opção é interessante no caso de precisar de visto de países que não tem representação diplomática no Brasil como o Camboja e o Laos.

 

Observações:

  • * Fique de olho e mantenha-se sempre atualizado com relação a documentação exigida para a entrada nos países. Evite ser pego de surpresa.
    * A duração do visto depende do tipo (uma entrada ou múltiplas entradas) e do país;
    * Se colocar na ponta do lápis, os vistos são caros (custo/benefício), ainda mais quando comparado aos EUA. Então, planeje direitinho a melhor forma para não gastar dinheiro à toa.
    * A Tailândia não exige o visto mas exige a carteira internacional de vacinação (CIV). Não saia do Brasil sem ela.
    * Se você escolheu o visa on arrival, traga as fotos do Brasil.

 

COMO SOLICITAR OS VISTOS PARA O MIANMAR E O CAMBOJA

(a) Mianmar

Exige o visto de brasileiros. Você pode solicitá-lo pela internet (e-visa/visto eletrônico) pelo site [http://www.evisa.moip.gov.mm/] ou ir pessoalmente na Embaixada do Mianmar em Brasília [ http://www.myanmarbsb.org/ ]. Atenção: abaixe o volume antes de entrar no site da embaixada do Mianmar no Brasil!

 

Observações:

  • * Para obter o visto é necessário dizer as datas de entrada e saída do país, em qual aeroporto você chegará e a reserva do hotel. Não adianta tirar o visto com um ano de antecedência. O visto para o Mianmar é válido por 90 dias a partir da data de emissão. A duração da viagem é de até 28 dias e é válida para uma única entrada no país (Explicando: Se for passar alguns dias por lá, ir para Tailândia e depois querer voltar para o Mianmar, sua entrada será recusada. Você terá que solicitar outro visto.)
    * Você pode solicitar o visto em Bangkok desde que tenha condições de pegar seu passaporte em 3 dias úteis após a solicitação. Não esqueça de levar fotos. Tire-as no Brasil.

 

(b) Camboja

Exige o visto de brasileiros. Você pode solicitar pela internet [ https://www.evisa.gov.kh/ ] ou na chegada ao país. Leve as fotos já do Brasil. O visto online te poupa alguns minutos na fila da Imigração.

 

Minha experiência:

Para ambos os países, tentei o e-visa. O processo é simples e rápido. Só não tive sorte ao solicitar o e-visa para o Mianmar. Por razões que a tecnologia desconhece, o meu cartão de crédito não foi aceito pelo sistema. Tentei inúmeras vezes com cartões diferentes mas não teve jeito. Tentei até com o cartão de crédito de amigos e não funcionou. O que eu fiz? Liguei para a Embaixada do Mianmar em Brasília. Eles não recebem o passaporte via Correios. Ou você vai pessoalmente ou contrata os serviços de um despachante. Eu fiz pela Rarotur e deu tudo certo. O custo de SEDEX, taxa da agência e do visto, saiu mais caro que o visto eletrônico mas no meu caso, não tinha muito o que fazer. Todo o processo durou uma semana, se não me falha a memória. Eu fiz a solicitação, faltando 5 semanas para a viagem. Eu entraria no Mianmar dia 8 de abril. O visto foi emitido dia 7 de março e a minha solicitação foi uma semana antes.

 

Havia a possibilidade de eu solicitar o visto na embaixada em Bangkok mas eu teria que ter ao menos uns 3 dias na capital tailandesa para o processo de solicitação e obtenção do visto. Eu não tinha este tempo porque ficaria apenas um dia em Bangkok no dia seguinte já estar no Mianmar. Então, realmente a minha única chance era a embaixada em Brasília. Eu já estava com todas as passagens aéreas compradas, hotel pago (foi o modo que eu encontrei para fugir do dólar galopante - mais de R$ 4!). Por estar como este roteiro fechadinho, não tive opção. Mas se eu tivesse tirado em Bangkok - minha primeira parada, teria sido mais barato.

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Oi, Pat!

 

Que bom ver seu relato, espero que continue.

 

Vc teria alguma dica para tirar a foto do e-visa de Myanmar nas medidas que eles exigem (3.8cm x 4.8cm)?

 

Ah, um detalhe: você sugeriu tirar o visto para Myanmar com muita antecedência, como 3 meses. Não pode ser com tanta antecedência assim, pois o visto é válido por apenas 90 dias. Então ele já estaria expirado qd a viagem começasse.

 

Dizem que o e-visa fica pronto em alguns dias e em alguns casos fica pronto no mesmo dia. Porém, como pode acontecer de dar problema no cartão, como foi o seu caso, talvez algumas semanas de antecedência seja o ideal.

 

Aguardando o desenrolar do relato.

 

Abs.

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1.4 - OS DESLOCAMENTOS DA VIAGEM

Para entender melhor os deslocamentos, sugiro pegar um mapa.

 

1.4.1 - DESLOCAMENTOS NA TAILÂNDIA

A Tailândia é muito bem preparada para o turismo. Não tem a menor importância se boa parte das pessoas que lidam com o turista não sabem falar inglês. Eles te põem um adesivo colorido, põe outro na sua bagagem e tudo dá certo. Sempre tem uma solução para chegar ao destino desejado. Ao comprar suas passagens de ferry para uma ilha tailandesa, tente reservar um dia antes, isto no caso de ir em baixa temporada.

 

De Bangkok para Railay Beach

O mais fácil é pegar um voo de Bangkok para Krabi. Na saída do portão de desembarque, você verá um guichê escrito Shuttle Bus. Não se preocupe, porque os atendentes vão ficar falando "Shuttle Bus! Shuttle Bus!". Diga a eles para onde você vai. Se for para Railay Beach, você tem que especificar ser quer descer em Railay East ou Railay West. Quem vai para Railay East desce no ponto do píer Ao Nam Mao. De Ao Nam Mao até Railay East, leva-se 8 minutos de barco. Quem vai para Railay West, desce em Ao Nang.

 

Atenção para aqueles que descerão em Railay West: Não existe píer. Você sai do long tail e acaba molhando os pés. Tem que carregar sua mala para que não fique molhada até chegar na areia. E dependendo da localização do hotel, vai ter que caminhar na areia com a mala. Descer em Railay West é bom para aqueles que ficarão hospedados na "cara do gol" como o Sand Sea Resort. Porém até para o pessoal que ficará hospedado lá, de East para West dá uns 10 minutos andando em terreno plano.

 

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De Railay Beach para Ko Phi Phi

São duas horas de viagem em um ferry. As pessoas seguem num barco menor até o ferry que não tem como ficar ancorado em Railay East. As malas ficam em compartimento separado.

 

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Das ilhas do Mar de Andaman para as ilhas do Golfo da Tailândia

Tenha em mente que você perderá um dia inteiro no percurso. Não planeje nada além do percurso neste dia. As agências vendem um tíquete chamado joint ticket que é um combo com o itinerário a seguir:

(a) Ferry de Ko Phi Phi (ou qualquer outra ilha do mar de Andaman) até o porto de Krabi;

(b) Van do porto de Krabi ao terminal de ônibus da companhia de ferry;

© Ônibus de Krabi ao píer de Donsak;

(d) Ferry de Donsak a Koh Tao.

 

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Observações:

(a) Na saída do porto de Krabi, procure por uma pessoa segurando uma placa com o nome da companhia de ferry que fará o trajeto Krabi-ilha do Golfo da Tailândia (no meu caso, Koh Tao).

(b) Você e outros passageiros serão levados de van para o escritório da companhia de ferry. De lá um ônibus nos traz até o píer de onde sairão os barcos para as ilhas do Golfo da Tailândia;

© No meu caso, a companhia de ferry era a Lomprayah e a saída dos barcos para as ilhas do Golfo era no píer de Donsak;

(d) Koh Tao é a última parada do ferry. A primeira parada é em Ko Phangnan, meia hora depois em Koh Samui e por último, Koh Tao.

 

A outra companhia de ferries é a Seatran Discovery. Compre o ticket com antecedência de 24h (baixa temporada).

 

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Das Ilhas do Golfo da Tailândia para Bangkok

O modo mais rápido é chegar em Koh Samui e de lá pegar um voo da Bangkok Airways. Como ela é a única companhia que opera o trecho, a passagem não é nada barata. Como você está na Tailândia, sempre haverá opções para você chegar ao seu destino e que agrade a todos os bolsos. Algumas opções mais em conta: (a) voo para Bangkok a partir do aeroporto de Suratthani; (b)Voo para Bangkok a partir do aeroporto de Chumphon (operados pela Nok Air); © ônibus noturno de Suratthani até Bangkok.

 

Se você está vindo de outra ilha para pegar o voo em Koh Samui, saiba que dependendo da companhia e ainda do horário do ferry você pode parar em um píer diferente. O píer mais próximo do aeroporto é o Bangrak (15 minutos se o motorista for bem devagar). Quem deixa no Bangrak é a Seatran Discovery. À propósito, na página da companhia há vídeos interessantes sobre as três ilhas do Golfo da Tailândia.

 

Os nomes dos píeres em ...

... Koh Phi Phi: Ton Sai Pier

... Koh Tao: Mae Haad Pier

... Koh Samui: Nathon Pier, Maenan Pier e Bangrak Pìer.

 

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Onde comprar os bilhetes dos ferries?

Nas diversas agências espalhadas em Phi Phi, em Railay e Koh Tao.

 

1.4.2 - DESLOCAMENTOS NO MIANMAR

 

De Mandalay para Bagan: ônibus/van (4h30min) ou avião;

 

De Bagan para Nyaung Shwe (redondezas do Lago Inle): ônibus noturno ou voo até Heho (1h15min) + táxi até Nyaung Shwe (45min).

 

De Nyaung Shwe para Yangon: ônibus noturno ou táxi até Heho (45min) + voo até Yangon (1h10min).

 

Obs.: Pelo menos até abril de 2016, não era possível comprar os voos internos no Mianmar sem o auxílio de uma agência de viagens.

 

Meus comentários

Eu percorri os trechos Mandalay-Bagan de microônibus e Bagan-Yangon de avião pela Golden Myanmar. Ambos foram agendados com o auxílio do staff do hotel em Mandalay. Não tenho reclamações. A parada do ônibus é um lugar com condições bem suspeitas de higiene. Os passageiros ocidentais nem se atreveram a comer nada. Já os chineses... Ao chegar em Bagan, os passageiros são separados de acordo com a região em que estarão hospedados e o transporte deixa cada um na porta do hotel. Apesar do atraso do voo da Golden Myanmar, não tenho nada a reclamar dos serviços da companhia. Curiosidades: (a) no aeroporto de Bagan, o wifi é liberado. (b) Havia apenas eu e mais um casal de americanos de passageiros na aeronave. Nunca peguei um voo tão vazio!

 

1.4.3 - DESLOCAMENTO TAILÂNDIA-CAMBOJA

Você pode ir via terrestre ou aéreo. Preferi o aéreo. Primeiro porque eu tinha pouco tempo e depois, para evitar as tentativas de extorsão na fronteira terrestre. Aliás, há vários depoimentos na internet sobre propinas na fronteira Tailândia-Camboja.

 

1.4.4 - COMPRA DE PASSAGENS AÉREAS PELA INTERNET

Para comprar as passagens aéreas com cartão de crédito, as companhias aéreas exigem que os mesmos sejam "verified by VISA" ou "securemastercode". Então, depois de preencher os dados e clicar em comprar, abre uma segunda página, do internet banking, onde você deve digitar a senha do seu cartão. No começo, o meu cartão estava sendo recusado e com isso não conseguia comprar a passagem. Tive que ligar várias vezes para o banco até achar uma atendente que entendesse o que é o Verified by VISA e conseguisse a liberação para eu fazer a compra. Então, se isso acontecer contigo, ligue para a administradora do cartão. O meu banco é o Santander.

 

Mesmo após a liberação, por razões que a tecnologia desconhece, eu não consegui comprar o trecho Bangkok - Krabi pela Thai Lion Air. Deixei para resolver isto em Bangkok. Antes que você pense que eu poderia ter pedido para um amigo ou familiar, saiba que algumas companhias aéreas podem exigir no momento do check-in que o dono do cartão de crédito utilizado na compra da passagem aérea esteja presente no local. Se esta pessoa, for seu companheiro de viagem, ótimo! No meu caso, como viajei sozinha, não tinha jeito. Acabei comprando a passagem em uma agência em Bangkok. Leia os regulamentos da companhia aérea para não entrar em apuros.

 

Baseado no que eu li por aí, não deixe de levar o cartão de crédito que usou para comprar as passagens. Mesmo que tenha expirado. Algumas companhias aéreas (leia as letras miúdas), podem exigir que você apresente o cartão. Não aconteceu comigo na viagem mas pelo sim pelo não, eu estava com ele na bolsa.

 

Franquia de bagagem

Existem boas companhias aéreas low cost como a Air Asia, a Nok, a Thai Lion e a nem tão barateira assim Bangkok Airways. Cuidado ao comprar as passagens porque há pegadinhas como a do limite de peso da bagagem. Na Air Asia, o limite é 7Kg. Então, quando você simula o trecho o valor da passagem que aparece é considerando que você vai levar 7 Kg. Se quiser levar mais peso, compre o adicional e terá direito a 20Kg de bagagem despachada. Na Nok Air, para as passagens promocionais, o limite é de 15Kg. Já na Bangkok Airways, o limite é 20Kg. Fique de olho nas regras e planeje-se. Sugiro levar aquelas balanças de mala.

 

Resumindo, o melhor meio de chegar nas cidades é o seu bolso que vai dizer. Se tem pouco tempo, logicamente o mais recomendável é que viaje de avião.

 

Meus comentários

A maior parte dos voos internos eu comprei pela Air Asia. Excelente companhia. Os trechos Koh Samui-Bangkok, fui de Bangkok Airways e Bangkok - Krabi, de Thai Lion. Apesar de ter lidos sobre a frequência de atrasos em voos de companhias asiáticas, eu não tive problemas.

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Oi, Marcos!

Eu estou escrevendo o texto online, lendo e corrigindo. Desculpe o erro! Obrigada por ajudar. Já corrigi o texto, conferindo as datas no passaporte.

Quanto a foto, eu lembro que peguei uma que tirei para o visto americano. Coloquei em um editor de imagens que dava a medida em centímetros. O sistema aceitou sem problemas.

 

Um abraço!

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1.5 - QUANTOS DIAS FICAR. O QUE VER E FAZER. ONDE FICAR. COMO SE LOCOMOVER.

 

MANDALAY

Quanto dias ficar em Mandalay

2 dias inteiros. Um para conhecer as atrações na cidade e o dia seguinte, para conhecer os arredores.

 

O que conhecer em Mandalay

Royal Palace, Mandalay Hill (assitir ao por-do-sol), Kuthodaw Pagoda, Maha Myat Muni Pagoda, Shew Kyaung Monastery. As atrações nos arredores de Mandalay são: Amapura (U Bein Bridge, ME Nu Oka Kyaung, U MinThonze Pagota, Mingum Pagoda e Mingum Bell).

 

Como circular por Mandalay

Tem gente que aluga bicicleta. Outros, fazem contratam um taxista ou uma pessoa para te levar de moto até os lugares mais visitados.

 

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Minhas impressões sobre Mandalay

Achei o trânsito de Mandalay bem caótico para uma amadora como eu andar de bicicleta pelas ruas (eu não sei andar de bicicleta direito :oops: ). Fui até as atrações de carro, até para fugir do calor. Almocei no restaurante Mingalabar (bom restaurante mas eu descobri que não sou fã da comida birmanesa) e apreciei o por-do-sol lá do Mandalay Hill. Eu acabei só conhecendo os templos de Mandalay no segundo dia na cidade. O dia que eu cheguei, eu ainda estava cansada da viagem e precisei deste dia, além do dia anterior em Bangkok, para acertar um pouco o relógio biológico. Então, acabei não conhecendo os arredores da cidade.

 

 

BAGAN

Quanto dias ficar em Bagan

2 dias inteiros. O suficiente para conhecer os templos mais famosos. Tire um dia para assistir o nascer ou o pôr-do-sol nos templos Shwe-sand-daw Paya e Buledi.

 

Onde ficar em Bagan

Os hotéis mais caros estão em Old Bagan. A maioria dos turistas fica e Nyang U. Eu acho uma boa localização estar na estrada principal entre Nyang U e Old Bagan. Como você usará a bicicleta elétrica para circular na cidade, não será imprescindível estar em Old Bagan.

 

Onde comer em Bagan

Weather Spoon's. Comida boa e barata. Bons sucos. Bom atendimento. O que é melhor: comer sem medo de passar mal. Eu havia anotado o ponto de referência mas eu perdi os papéis! É uma rua perpendicular a estrada principal. Além de Weather há outros restaurantes e foi por causa de um cartaz gigante com o nome de outro restaurante que achei o Weather.

 

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Minhas impressões sobre Bagan

Eu fiquei 3 dias em Bagan mas se não fosse o forte calor, daria sim para conhecer os principais templos em dois dias. Todo mundo faz mais ou menos isso: pega o mapa oferecido pelo hotel ou no seu guia de viagem, aluga uma bicicleta elétrica e vai conhecer os templos mais famosos. Além disso, tem o passeio de balão $$$$ que eu acabei não fazendo. Não sei, achei que este mês o céu estava bem acinzentado e decidi economizar os 380 dólares. Por causa do ThingYuan, as festividades do Ano Novo budista no país, não conheci nem o lago Inle nem Yangon. Apesar disso, acredito que 7 dias é um bom número para conhecer o básico do Mianmar. Agora, eu não consegui me dar bem com a tal e-bike! Acabei alugando uma bicicleta comum mesmo. Como meu condicionamento físico não é dos melhores, isso acabou me limitando um pouco. Mas eu conheci as pagodas mais famosas. Para assistir o nascer e o pôr-do-sol, eu fui de charrete. A vontade mesmo era ir no caminhãozinho como os birmaneses fazem.

 

SIEM REAP

Quanto tempo ficar em Siem Reap

3 dias inteiros. Se gosta de visitar ruínas/templos, deixe dois dias para isso e mais um dia para Siem Reap. Se não for tão fã assim, acho que dois dias inteiros é um bom número.

 

O que fazer em Siem Reap

  • - Visite os templos. Faça o tour guiado. Se não se sente seguro no inglês, faça o guiado em português com o Alex (bem elogiado por aqui e com toda a razão) ou negocie um Tuk tuk para transporte nos dois dias.
    - Passeio de quadriciclo pelos arredores de Siem Reap. Este passeio é melhor ainda se estiver no período de novembro a fevereiro, quando os campos de arroz não estão secos;
    - Bater perna na Pub Street à noite.
    - Assistir o circo Cambodia.
    - Aproveite a massagem cambojana (diferente da tailandesa) e os seus spas.
    - Mercados para comprar lembrancinhas.

 

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Minhas impressões sobre Siem Reap

Gostei da cidade e dos cambojanos. Achei um grande acerto ter conhecido Angkor Wat em um passeio guiado. Uma grande surpresa foi assistir o Cambodia Circus. Fui sem grandes expectativas e me surpreendi. Aquilo é um espetáculo! Recomendo.

 

BANGKOK

Quanto dias ficar em Bangkok:

3 dias inteiros. Reserve um dia para conhecer os templos.

 

Onde ficar em Bangkok:

Na minha opinião, nos arredores da Khao San Road e também nos arredores de Siam Center. Eu fiquei nos arredores da Khao San Road, no Rambuttri Village, na rua Rambuttri. Bom, bonito, barato e tranquilo.

 

O que ver e fazer em Bangkok:

  • - Visitar Grand Palace, Templo do Buda Esmeralda, Templo do Buda Reclinado e Templo do Amanhecer;
    - Fazer o passeio de barco pelo rio Chao Phraya;
    - Mercado do Trem
    - Mercado Chatuchak: uma área enorme para compras. Só funciona nos finais de semana. É o melhor lugar para comprar lembranças em Bangkok.
    - Arredores de Bangkok - conhecer mercado flutuante de Damnoen Saduak: É o mais tradicional e o mais famoso da Tailândia. Está a mais de 1h de Bangkok. Você pode ir por conta própria (mas saiba que ao chegar lá, terá que contratar um barco para passear pelos canais) ou por agência (com o barco incluso).
    - Arredores de Bangkok - ponte do rio Kwai;
    - Arredores de Bangkok - Tiger Temple;
    - Arredores de Bangkok - Ayutthaya;
    - Arredores de Bangkok - Erawan Park;

 

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Minhas impressões sobre Bangkok

Dá para visitar os templos e o passeio de barco em um único dia. Se estiver próximo ao Khao San Road, você vai andando até o Gran Palace. Chegue cedo para evitar o forte calor e o grande número de grupos de excursão. É uma pena o Grand Palace fechar cedo. Leve sua garrafa de água. Nas barraquinhas próximo ao Grand Palace é o dobro do preço normal. Dentro do Gran Palace, você pode enchê-la. Use sapatos fáceis de tirar e colocar porque será uma das coisas que mais fará em um dia de visitação aos templos. Fique ligado no código de vestimenta. Sem dúvida, é a melhor atração de Bangkok. Tudo muito suntuoso e com riqueza de detalhes. O templo do Buda esmeralda (Wat Phra Kaew) está logo ali. Saia do Gran Palace e siga para o templo do Buda Reclinado (Wat Po). De lá, siga para o ponto onde você pega um barco para atravessar o rio Chao Phraya e visite o templo do Amanhecer (Wat Arum) que atualmente está em reforma. Na volta, você pode fazer o passeio turístico pelo rio. Eu não fiz, não achei algo imperdível.

 

Mercado flutuante de Damnoen Saduak: Eu fiz o passeio combinado com uma agência. Nosso grupo chegou às 09:00 mas tivemos quase duas horas livres para explorar a região. No fundo, uma boa desculpa para você gastar com compras nas barracas. Não deixe de subir na ponte sobre o canal. Ali é um bom ponto para tirar fotos. Se quiser comprar água ou lanche, há um 7Eleven próximo ao estacionamento dos ônibus. Mesmo tendo o passeio de barco a motor incluso, o meu grupo resolveu ir de barco a remo pelos canais e eu como não tinha mais nada para fazer, fui junto. O percurso durou 40 minutos e isso porque no meu barco, os turistas sempre pediam para parar em tudo quanto era barraca. Quando fomos fazer o passeio de barco a motor pelos canais, o trajeto foi completamente diferente. Não passamos pelas barracas. Eu fiquei sem saber se o trajeto era realmente esse ou se era porque todos nós já tínhamos passado pela barracas e por isso, o guia pediu para que não passasse por esta parte. De lá, fomos almoçar e seguimos para a ponte do rio Kwai.

 

Ponte do rio Kwai: Localiza-se na cidade de Kanchanaburi. Eu tinha assistido o filme na infância e quis conhecê-la. Paramos no cemitério de guerra e em seguida no museu. Bem simples, por sinal. Do museu para a ponte, só uma caminhada.

 

Ayutthaya: Poderia ter sido excelente mas não foi por causa do guia. Seu inglês era terrível. Eu estava achando que o problema era eu mas em conversa com algumas pessoas do grupo: duas garotas que viviam em Londres e com o alemão, me dei conta é que o problema era o guia. É o mesmo do passeio que o Fabiano Gauss fez. O lugar é incrível e eu fiquei sem saber dos detalhes. Se você gosta de história, das duas uma: não economize e contrate um passeio privado ou pesquise antes e vá até Auytthaya por conta própria. Estando lá, feche um tuk tuk para te levar aos locais. Por falar nos locais, parabenizo todas as pessoas que percorreram a região de bicicleta.

 

Eu diria que o Grand Palace, os templos e Auytthaya são as atrações imperdíveis de Bangkok e arredores.

 

RAILAY BEACH

Quanto dias ficar em Railay Beach

3 dias inteiros ou 2 dias inteiros + o dia de chegada se você chegar bem cedo no balneário. Tempo suficiente para conhecer as praias e fazer os passeios de barco mais conhecidos.

 

O que fazer em Railay Beach

  • - Ir à praia de Railay;
    - Ir à praia de Phranang. Já que está lá, conhecer a Phranang Cave;
    - Conhecer praias próximas de caiaque;
    - Para quem gosta, tem o rock climbing;
    - Passeio de barco Four Island;
    - Passeio de barco Hong Island.

 

Onde ficar em Railay Beach

Railay West porém Railay é tão pequena que parece uma ilhota. Eu fiquei em Railay East - os hotéis deste lado são mais baratos - e não me arrependi. Em menos de 10 minutos você está em Railay West, onde está a praia.

 

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Minhas impressões sobre Railay Beach

Um oásis de tranquilidade. Nem se compara as movimentadas Phi Phi e Koh Tao. É um ótimo lugar para descansar com boas praias e bons passeios. Fiquei dois dias, fiz os dois passeios de barco que tinha que fazer por ali (Four Islands e Hong Islands). Em ambos os dias, fui à praia de Railay e a praia de Phranang, que são ótimas. Voltaria fácil para Railay. Para quem gosta de badalação, Railay não é o seu número. Não há muito o que fazer à noite além de jantar. Alimentação e hospedagem por aqui são mais caras que nas outras ilhas. Uma forma de economizar é ficar hospedado em Ao Nang.

 

KO PHI PHI

Quanto dias ficar em Ko Phi Phi

3 dias inteiros, sendo um dia para Maya Bay.

 

O que fazer em Phi Phi

  • - Bamboo Island;
    - Passeio "Maya Bay Sleep aboard";
    - Ir de long tail em várias praias como a Monkey Island, Mosquito Island, etc.

 

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Dicas do passeio Maya bay sleepaboard : este passeio é ideal para aqueles que querem fugir da multidão de turistas à famosa "A Praia" e ter a sensação de exclusividade. Vamos à parte prática:

- Se estiver indo em alta temporada, é bom já pagar o passeio com relativa antecedência. Eu comprei o passeio uma semana antes e só tinha uma vaga para a data que eu queria!

- Recomendo ao menos ficar mais um dia em Phi Phi depois do passeio. Você precisa descansar, tomar um banho decente de água doce, etc.

- Não se preocupe com sua mala principal. Você a deixa no depósito da agência. Leve uma mochila com lenços umedecidos e outros itens de higiene pessoal, roupa extra, canga, etc.). Se não tiver snorkel, não se preocupe que eles emprestam.

- O passeio sai às 15:00 do cais e a chegada é às 11:00 no dia seguinte.

 

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Minhas impressões sobre Ko Phi Phi

Assim que cheguei em Phi Phi, fiquei hiptonizada por aquele tom de azul. Eu gostei tanto de Phi Phi que eu me arrependi de ter escolhido ficar apenas uma noite. Eu não gosto de badalação, então para mim ir no mês de abril foi ótimo. Eu fiz o passeio Maya bay sleepaboard no dia que saí de Railay. Planejei conhecer alguma praia no dia seguinte ao passeio. Só que eu fiquei bastante cansada do sleepaboard e só quis saber de ficar no hotel dormindo. Então, a minha sugestão é reservar mais dias em Phi Phi. Façam os passeios, deixe o sleepaboard por último e um dia depois para descanso. Se você for aquela pessoa que gosta de praias, quanto estiver lá, me dará razão. Eu, com essa mania de reservar tudo, já tinha o meu hotel reservado em Koh Tao, então tive que seguir viagem mas foi com grande arrependimento.

 

Quanto ao sleepaboard, eu gostei muito do passeio. Julguem-me mas eu achei que o ponto alto não foi a beleza da praia mas sim nadar à noite para observar os plânctons fotoluminescentes. Sensacional! Foi a minha melhor experiência em viagens. Quanto ao passeio: a estrutura é boa, há brincadeiras que promovem a interação do grupo e a equipe do barco é muito gente boa. Sem falar na real sensação de ter a ilha só para aquele pequeno grupo. Chegamos à ilha quando a maioria das pessoas já foi embora. Na manhã seguinte, quando há poucos long-tails ainda na manhã seguinte, fomos embora.Realmente existe a sensação de exclusividade. Em uma próxima vez a PP e com amigos, contrataria um long tail particular e faria o passeio que vai a Maya Bay para ver o pôr-do-sol e nadar com os plânctons. Eu tenho dificuldades para dormir em barcos e só por isso, eu não faria o passeio novamente. Foi uma noite memorável para mim não só pela paisagem mas por ter tido a sorte de conhecer dois paulistas muito gente boa (Carol e Jéferson) que só engrandeceram a experiência.

 

Phi Phi foi o lugar onde mais ouvi pessoas falando o português. Tanto com o sotaque de Portugal quanto o do sotaque brasileiro.

 

KOH TAO

Quanto dias ficar em Ko Tao

3 dias inteiros onde um dia você reserva para conhecer Ko Nang Yuan.

 

O que fazer em Ko Tao

  • - Passeio de barco volta a ilha (paradas em Shark Bay, Aow Leuk, Mango bay ).
    - Conhecer Koh Nang Yuan
    - Conhecer os mirantes da ilha.
    - Curso de mergulho
    - Snorkelling;

 

Como se locomover em Koh Tao

Seus dias serão mais proveitosos em Ko Tao se souber andar de moto ou se tiver disposição $$$ para ir de táxi e conhecer os mirantes e as praias mais interessantes.

 

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Como ir para Ko Nang Yuan por conta própria

Vá de taxi boat. Procure pelo Lotus bar. Lá saem barcos em vários horários. Você paga a viagem (ida-e-volta) e combina o horário para te pegarem na volta.

 

Curso de mergulho

Eu não fiz o curso mas fotografei algumas placas por aí para quem tiver interessado tenha noção.

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Onde ficar em Koh Tao

Sairee Beach - boa infraestrutura com lojas, restaurantes e diversas opções de hospedagem.

 

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Minhas impressões sobre Koh Tao

A região próxima do píer de Mae Haad tem boa infraestrutura. Sairee beach é mais charmosa. Talvez estivesse saudosa de Koh Phi Phi ou talvez tenha criado muita expectativa ou talvez já estivesse no clima de ir embora para casa, mas dos balneários que visitei na Tailândia, Koh Tao foi o que menos gostei. Nem o passeio de barco salvou: tempo fechado e o snorkelling foi um pouco frustante: coral sem vida e pouca variedade de peixes. O melhor do passeio foi Koh Nang Yuan. Pena que o dia estava nublado. No último dia, peguei o taxi boat e voltei a Ko Nang Yuan, com o sol a pino. Uma delícia passar algumas horas por ali e apreciar a visão do mirante. À noitinha, caminhávamos pelas ruas de Sairee procurando um lugar legal para comer. Em um dos dias, curti a praia de Sairee.

 

ATENÇÃO:

- Quando eu falo dias inteiros, não conto com o dia da ida nem o dia da volta;

- É uma opinião pessoal, adequada ao meu estilo de viagem. Só coloquei aqui pois acho que pode ajudar quem está um pouco perdido;

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QUAL MOEDA LEVAR?

Dólares ou euros, se os tiver.

- Na Tailândia, troque o suficiente no aeroporto para o táxi até o hotel. Depois troque seus dólares em uma das inúmeras casas de câmbio de Bangkok, por exemplo. Nos finais de semana você também encontra casas de câmbio abertas.

- No Camboja mais especificamente Siem Reap, use dólares. Nem pense em trocar pela moeda local (rhiel) nas casas de câmbio. É muito importante ter dólares trocados ( notas de um dólar, 10 dólares, etc). Na prática, o rhiel só é usado para substituir os centavos de dólares. Assim, se sua conta no restaurante custar USD 5, 50 e você der uma nota de USD 10,00. Seu troco será 5 dólares (USD 5) e 2.000 riel (2.000 KHR ). A cotação do riel frente ao dólar é 1USD = 4.000KHR.

- No Mianmar, use dólares. As notas tem que estar perfeitas. Você corre o risco de suas notas não serem aceitas. Não há diferença no câmbio do aeroporto com o da cidade. As casas de cÂmbio em Mandalay fecham durante o final de semana.

 

PLANO DE DADOS - TAILÂNDIA

Na chegada ao aeroporto de Bangkok, segui as dicas do Fabiano Gauss e comprei o cartão da True Move. Muito bom o plano de dados. Foi muito útil e melhor que muito wifi de hotel por qual passei. Há planos para uma semana ou duas. Pergunte no balcão.

 

IMPORTANTE: Se você não quiser contratar o plano de dados, seja sagaz. No wifi da sua hospedagem, salve offline os dados do hotel da próxima cidade, salve as suas reservas para ter acesso offline. No barco para Phi Phi, vi dois rapazes procurando um cibercafé/lanhouse para ver o endereço do hotel que eles iam ficar. Coisa que um simples cuidado básico já teria resolvido.

 

DRESS CODE, O CÓDIGO DE VESTIMENTA

Vocês já devem ter lido em vários relatos mas não custa reforçar. Não se consegue entrar nos templos vestindo qualquer tipo de roupa. Existem regras de comportamentos e de como se vestir para visitar os templos.

NÃO pode blusa de alcinha

NÃO pode short nem bermuda

NÃO pode ombro de fora

NÃO pode saia acima da altura dos joelhos.

Mulheres, não toquem nos monges.

 

Resumo da ópera:

- Alguns levam roupa adicional na mochila, já vi pessoas que usam aquelas calças compridas com zíper que viram bermudas, já vi mulheres com usam cangas por cima.

- Use sapatos confortáveis que sejam fáceis de tirar e colocar.

- Em Bangkok, você pode andar de meias mas no Mianmar não. Até as meias, você deve tirar.

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Tá muito bom o relato, Pat, sua organização é ótima. Fica bem fácil de ler.

 

Queria saber como foi a exigência do estado das notas de dólar em Myanmar. Foram mesmo muito perfeccionistas? Estou com umas com uma ligeira dobra no meio, pois todas as notas das casas de câmbio chegam dobradas. Você acha que dá problema? Como você fez?

 

Abs.

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Oi!

Eu tenho o hábito de dobrar as notas. Eis que um dia li o relato da Deia Franzói e ela falou sobre a casa de câmbio no Myanmar ser exigente. Eu peguei estas notas (que eram novas) e coloquei uns livros em cima delas. Foram estas que eu mostrei na casa casa de câmbio do aeroporto. Se não aceitassem, eu tinha outras na carteira já sem a marca da dobra. A atendente pegou-as, examinou-as, passou o dedo fazendo o gesto de raspar a nota. No fim aceitou, para o meu alívio.

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Estou seguindo a dica da nota nos livros, aparentemente estão em perfeito estado agora.

 

Também tive problemas para tirar o e-visa e minha viagem quase melou por isso, pois já é no final da semana que vem. Embora você tivesse avisado, eu não tinha como tirar com antecedência o visto pela Embaixada porque não tinha certeza de que poderia viajar.

 

Tentei 6 cartões diferentes e nenhum deles funcionou, mesmo liberados para compras internacionais e com limite. Descobri que o problema era a falta da tecnologia "3D secure", que o Visa chama de "Verified by Visa" e o Master de "Master Secure". Essas tecnologias exigem confirmações adicionais de segurança, que variam de cartão para cartão. Muitos cartões brasileiros ainda não são preparados para aceitá-la.

 

Liguei para o BB, que me informou que meus cartões Saraiva e Petrobrás não possuem esta tecnologia e o único produto deles que tem é o Ourocard. E foi somente com um Ourocard esquecido na gaveta que consegui tirar o visto, já aos 48 do segundo tempo, quando estava praticamente desistindo. A verificação é bem simples, um SMS com um código enviado para o celular.

 

Um Santander aparentemente também funcionou, mas pediu um mundo de dados. Pelo Ourocard foi bem mais simples.

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Pat, parabéns pelo relato, muito objetivo e possui todas as dicas que precisamos sem enrolação!

Você tocou nos pontos que eu tinha dúvida ao elaborar meu roteiro.

Tenho apenas 12 dias na Tailândia. Pensei em 2 dias inteiros em Bangkok, 2 dias inteiros em Krabi e 3dias inteiros em Phi Phi. Na volta irei pernoitar em Bangkok para ir embora da Tailândia.

Acho que não dá para incluir Chiang Mai e Koh Tao no roteiro.

Por que você não recomenda Koh Tao? Alguma razão especial?

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Pat, parabéns pelo relato, muito objetivo e possui todas as dicas que precisamos sem enrolação!

Você tocou nos pontos que eu tinha dúvida ao elaborar meu roteiro.

Tenho apenas 12 dias na Tailândia. Pensei em 2 dias inteiros em Bangkok, 2 dias inteiros em Krabi e 3dias inteiros em Phi Phi. Na volta irei pernoitar em Bangkok para ir embora da Tailândia.

Acho que não dá para incluir Chiang Mai e Koh Tao no roteiro.

Por que você não recomenda Koh Tao? Alguma razão especial?

 

Jane,

Eu tive que reler minha parte do relato sobre Ko Tao. Eu gostei da ilha mas não foi o ápice da viagem. Eu esperava mais. E também por não dirigir moto, eu não aproveitei o melhor da ilha. Gostei mais de Phi Phi e olha que o li sobre gente falando mal da ilha por ser comercial e blá blá blá... Sinceramente, fiquei muito apaixonada pelas praias do mar de Andaman.

 

Se você tem os 12 dias sem contar com os 3 dias que se perde nos trechos aéreos? Você não disse quando você vai mas eu não iria para o Golfo da Tailândia com pouco tempo de viagem. Um dia inteiro você perde em deslocamentos. Apesar de não ter conhecido mas eu ouvi muitos comentários a favor, prefira ir para Chiang Mai. Agora você tem que saber o que pesa mais pra você: se são as praias ou se é ter uma noção de uma cultura que é toda diferente da nossa.

 

Eu acho que qualquer opção sua, será uma ótima opção.

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Pat, parabéns pelo relato, tá ficando show! Myanmar e Camboja, tô doido para conhecer.

 

Que lugares maravilhosos né? Ainda voltarei para ver mais do Sudeste Asiático. Diria que a região é para ser visitada calmamente em 3 meses, mas como ausentar-se por 3 meses fica fora da realidade da maioria dos Brasileiros como eu, a gente vai picotando a visita né haha.

 

Acompanhando o relato. Abraço!

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    • Por Lielto
      Sebuí é o nome dado a uma Reserva Ecológica que fica proximo a Guaraqueçaba-PR. Sendo exato fica ha 50 minutos de barco.
      http://rppnsebui.blogspot.com.br/
       
      Trata-se de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) com 400 hect. de Mata Atlântica e ecossistemas asociados, litoral norte do Paraná.
      Ha cerca de 6 cachoeiras dentro dessa pequena ilha, ha algumas cavernas também e o que mais impressiona é a fauna, as belas aves e animais que voce -com sorte e atenção- vera pelo caminho.
       
      São mais de 91 espécies de aves, cerca de 20 de anfíbios, além de peixes, répteis e várias de mamíferos convivem na reserva.
       
      A visita começa por Guaraqueçaba (em tupi: Pousada do Pássaro Guará).
       

       
      Ou melhor voce pode colocar Paranaguá no roteiro se tiver um tempinho a mais, pois é um bom lugar pra se tirar fotos e ver o sol nascer na baía, dar uma volta no centro histórico de Paranaguá, almoçar.



       
      Tambem em Paranaguá (cidade tombada pelo patrimônio histórico) sera inaugurado (em fev/ 14 ?) o Aquário Marinho.

       
      Além de ser a melhor opção para ir até Guaraqueçaba, são 2:30 de barco (40 reais ida e volta)
      Mas se atente aos horários de barco.

       
      Pois de carro se percorre um longo caminho de estrada de chão, 76km. Quase 3 horas de percurso.
      A empresa Viação Graciosa http://www.viacaograciosa.com.br/ faz esse percurso, mas de ônibus demora-se quase o dobro de tempo. (42,77 ida 39,77 volta)

       
      (com essa estrada de chão, somente o eco-turista que realmente preserva o meio ambiente vai para lá, se fizerem o asfalto... Os comerciantes lucrarão mas a cidade perdera o encanto em si pois pessoas imundas irão para lá com suas caixas de cerveja e som alto)

       
      Se for passar a noite em Paranaguá tem um hostel http://www.hostelcontinente.com.br/ que ta sempre tocando um bom e velho rock n roll.
      obs. talvez voce considere passar a noite lá por causa do horario do barco para Guaraqueçaba.
      http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/guia-turistico/horarios-de-barcos
      Saída as 09:00 e 14:00 horas.
       
      Guaraqueçaba é encantadora, tem seus artesanatos, suas lojinhas, sua igrejinha, seus barcos coloridos, suas histórias... No ultimo dia por exemplo, ficamos sabendo da história do Copo Sujo.
      Chico Mula era um índio/ poeta dono de um bar, morador querido e conhecido por todos, ícone da cidade, casado com uma das mais belas mulheres da Baía de Guaraqueçaba
      Em seu bar havia um copo do qual ele sempre servia uma dose de graça pra quem quisesse beber algo, porem o copo 'como tradição' nunca era lavado, logo ficou conhecido e desejado (?) pelos viajantes, como Copo Sujo.




       
      Voltando a falar de Sebuí. Ha duas opções de se conhecer o lugar. Uma sai meio caro... Mas as chances de ver animais, pássaros exóticos é maior! Uma vez que você pousaria dentro de uma cabana na ilha. (lembrando que não se pode acampar lá e nem tem como).
      Entre em contato com eles e conheça o pacote e suas tarifas http://www.cormorano.com.br/ (média de 500 reais/ pessoa por um pacote com tudo incluso, hospedagem 2 noites e 3 dias, 4 refeições, passeios e uma serie de atividades)
      Outra foi como fizemos, entrar em contato direto com um dos barqueiro de Guaraqueçaba solicitando o passeio até a Reserva de Sebuí.
      Por sorte, conhecemos um dos melhores e mais simpático barqueiro da região, Senhor Valdir. Que nos cobrou 60 reais por pessoa.

       
      Claro que foi um passeio mais simples mas pudemos conhecer uma parte de Sebuí, 3 cachoeiras, o mangue, os pássaros guaras, infelizmente devido a maré no vimos os papagaios de cara roxa.






       
      Senhor Valdir também nos fez companhia no barzinho a noite contanto suas histórias e curiosidades do município. Uma figura ele!
      Tambem nos fizeram cia um casal muito gente boa, foi uma noite bem bacana de muita história, pois estávamos todos nos conhecendo naquele dia/ viagem.


       
       
      ha... ao contrario do que eu pensava, a melhor lua é a minguante, pensei que fosse a cheia, mas na minguante o mar fica mais velejável.
      Pois na cheia, ha duas mares: uma muito rasa (por isso demoramos pra sair de barco) e outra muito cheia. Por essa demora não pudemos conhecer outras cachoeiras que existem na ilha.

       

       
      Na minguante ha 4 tipos de marés, todas quase no mesmo nível, o que facilita a navegação nesse caso.
      Se puder escolher... Pois isso facilitará, mas se ficar em Sebuí, a Lua Cheia e sua luminosidade sera melhor para observação das espécies.
       
      Em Paranaguá deixamos o carro no Estacionamento Bom Abrigo; Rua Correa de Freitas, nº89. Centro.
      Pagamos 20 reais por dia. Estacionamento coberto.
      Fone: 41-3422-6789
      Lembrando que também tem ônibus Ctba-Paranaguá. Mas o horário não bate com o de saída do barco!
       
      Em Guaraqueçaba nos ficamos na Pousada Chauá: http://pousadachaua.blogspot.com.br/
      35 reais com café da manha incluso.

       
      Então, por mais que como mochileiro, eu fuja dessas agencias de turismo, nesse caso, ha de se considerar um pouco a idéia. Pra ser exato não é uma agencia e sim o próprio dono de Sebuí que planeja esses pacotes contanto com uma equipe de guias de apoio. E é o único tambem.
      Todavia, dependendo dos dias que voce tenha, da pra explorar bem nos bate-volta até Sebuí.
       
      Bom, como faz tempinho que fomos (feriado de novembro/13) as coisas já não estão tao frescas na memória mas qualquer dúvida só perguntarem que tentamos ajudar!
       
      Dedico esse relato a nova mochileira Andressa, que deu a idéia de irmos para lá abrindo o tópico: reserva-ecologica-do-sebui-pr-setembro-t84825.html
      Agradeço as queridas meninas Carina e Daila, que me deram o prazer da companhia sendo eu o bendito fruto entre as mulheres.


       
      Bom e também a todos que aqui prestam seus relatos de viagem os quais tanto nos ajuda e inspira a por o pé na estrada.
    • Por Vanilsa Potira
      Olá,  galera da mochila!!!
      Estou de volta ao Mochileiros para descrever em um breve relato a viagem que fiz com amigos ao Chile entre os dias 05 a 19 de janeiro passado. O Chile é bastante visitado e os lugares que conhecemos dispensam relatos longos. Por isso me atentarei nos valores que pagamos nos passeios, nos hostels e nos registros fotográficos dessa aventura linda que fizemos da Rota do Deserto à Rota do Fim do Mundo.
      Primeiramente, como sempre, a viagem de avião começou em Manaus porque passagens com saída de Boa Vista custam simplesmente “os olhos da cara”! Conseguimos passagens com um preço bom de 1700,00 reais ida e volta, mas, já vi passagens com tarifas bem mais baixas, mas para outro período, fora da alta estação.
      Ao chegarmos em Santiago, seguimos direto para o Atacama, onde ficamos cinco dias por lá e aproveitamos bem os passeios naquele incrível deserto. Mas, antes, conferimos a cotação do dólar que estava 1 dólar para 600,00 pesos e 1 real corresponde a 165 pesos, mais ou menos.
      Pegamos o voo da Sky, cuja tarifa foi de 50,00 dólares. Já tínhamos reservado antes pela internet. Voo tranquilo com duração de 1h40min mais ou menos. Do aeroporto seguimos de van da empresa Lincancabur, que também tínhamos reservado antecipadamente pela net. O translado custou 12 mil pesos. A van nos deixou no Hostel Ayny com a primeira diária já reservada pelo Booking. Esse hostel oferece quarto compartilhado com banheiro e cozinha também compartilhados. Também tem opção para casais e quarto com banheiro e cozinha privativo. Ou seja, tem para todas as preferências e bolsos.
      No dia seguinte, depois de pesquisarmos os preços em várias agências, decidimos pela Lithium Adventures. Dos dez passeios que a agência oferece fechamos um pacote com sete tours, por 172 mil pesos ou 287 dólares por pessoa, que foi mais ou menos uns mil reais sem as tarifas de entradas. Abaixo, um resumo do roteiro que realizamos:
      1º dia:  Laguna Cejar (entrada: 17 mil pesos);
      2º dia: Piedras Rojas e lagunas altiplanicas - Full Day (Entrada: 5500,00 pesos);
      3º dia: Valle del Arcoiris e Petrogrifos (entrada no Petrogrifos: 3000 pesos e no Valle de la Luna:  3000 pesos).
      4º dia: Gêiser del Tatio, Termas del Puritama e Tour Astronômico (entrada nos gêiseres: 10 mil pesos para estrangeiros)
      5º dia: Salar de Tara e Monges de la Pakana - Full Day.
      Todos os passeios são feitos de vans e guias bilíngues. No dia do passeio a Piedras Rojas, houve um protesto dos indígenas contra o impacto ecológico e ambiental causado pelo turismo e, portanto, não pudemos visitar a região.
      Assim, foram nossos dias no Atacama, um lugar belíssimo, maravilhoso, que é quente durante o dia e muito frio a noite. San Pedro do Atacama é uma cidade pequena com cerca de 10 mil habitantes e uns 200 turistas para cada um! Rss. Muito legal encontrar gente de várias partes do mundo e sempre com alguém se inicia uma grande amizade.
      Quero destacar a atenção dos guias. Todos maravilhosos. Mas o Nicolás Yaru foi o mais incrível de todos. Detentor de um vasto conhecimento da área, explicou com segurança como é a vida das pessoas que vivem no Atacama, seus costumes e suas necessidades básicas de sobrevivência no deserto. É bastante comunicativo e interativo com as pessoas e além do mais não se importa em tirar fotos para os turistas, pois sabe o melhor ângulo para uma excelente fotografia!! É o melhor guia do Atacama!!
      Depois desses cinco dias intensivos no Atacama, segui de ônibus para Santiago do Atacama, pela Rota do Deserto.  Foi uma opção minha para conhecer a realidade daquela região. O deserto chega a ser hostil em certos trechos e ao mesmo tempo imponente e lindo. A passagem do ônibus pela BusTur custou 49 mil pesos
      Depois de um dia e uma noite viajando, cheguei em Santiago e segui direto ao aeroporto, onde encontrei minha amiga para irmos a Punta Arenas, o outro extremo do Chile. De Punta Arenas seguimos para Puerto Natales, com transfer em ônibus da empresa Busur. Que também foi agendado e pago pela internet por 30 dólares ida e volta.
      Depois de mais ou menos três horas de viagem, pela chamada Rota do Fim do Mundo, chegamos na rodoviária da gelada Puerto Natales. Tomamos um táxi até o Hostel Chamango, onde ficamos hospedadas em um quarto com banheiro privativo, por 24 mil pesos a diária.
      No dia seguinte, fechamos com a agência o único passeio que fizemos no lugar: Parque Nacional Torres Del Paine que custou 35 mil pesos por pessoa, sem almoço e a entrada no parque que custa 21 mil pesos. Uma dica que dou é de as pessoas levarem seu próprio almoço ou almoçar nos caríssimos restaurantes localizados dentro do parque.
      O passeio no Parque Nacional Torres Del Paine é lindo, com muitas paisagens belíssimas, é um local ideal para trekking, de fato. Nesse passeio, avistamos as Torres Del Paine por diversos miradores espetaculares, conhecemos o Lago Grey e visitamos a Cueva do MIlodón.
      Agendamos um passeio de barco pelo Glaciar Balmaceda y Serrano, mas, chuva e vento nos impediram de sair do hostel. Foi uma pena, pois ficamos na pequena cidade de Puerto Natales praticamente sem fazer muita coisa alternativa nesse dia chuvoso.
      E, após três dias curtindo o frio e o vento da patagônia chilena, retornamos a Santiago para encontrar um casal de amigos que fizeram passeios alternativos pelas vinícolas chilenas, pois estavam com uma bebê de colo e depois visitamos uma amiga chilena que morou em Roraima um tempo.
      Assim passamos as férias no Chile. Presenciamos tantas belezas que foram uma recompensa à distância que percorremos, ao calor e frio que sentimos, e claro, ao investimento $$$$$$$$$$$$ necessário. Afinal de contas a Patagônia, principalmente, não é um dos destinos mais baratos para viajar na América Latina. A média de preços de hospedagem e alimentação pode assustar os viajantes mais econômicos. Um simples café com leite e pão com manteiga podem custar uns 36,00 reais! um almoço simples, uns 42 reais... Já no Atacama, como já citei, tem para todos os gostos e bolsos. 
      Mas, valeu a pena. Elegi o Atacama como meus destinos preferidos. e fiquei muito encantada com a beleza da Patagônia. Valeu tanto a pena que eu vou voltar para conhecer outros destinos do fim do mundo. Já pensando na Argentina... rss
      Abaixo segue algumas fotos do maravilhoso passeio ao Chile.
       





































    • Por crysthyna
      Oiee genteee!
      Olha eu aqui de novo! Então... tô aqui pra fazer mais um relato, dessa vez sobre a Colômbia, mais especificamente, San Andrés!!! Um lugar incrível que eu sempre tive muita vontade de conhecer e quando vi uma oportunidade no valor de passagens super em conta e que batia com meu período de férias, não pensei duas vezes!!! Masssss, eu já havia comprado passagens para ir novamente a Fernando de Noronha e achei que ficaria super caro ir para esses dois lugares em uma única férias, mas pesquisei bastante, fiz meus cálculos e quem já acompanhou algum relato meu aqui sabe como sou de economizar muitooooo...rsrs! Enfim, comprei logos as passagens e depois ia me virar e foi o que fiz! Vi que San Andrés não era um lugar muito caro q comecei a investigar tudo sobre o lugar...hehehe! Já fechei a minha meta de gastos e o passeios que desejaria fazer, infelizmente as vezes é preciso abrir de algumas coisas para realizar uma viagem assim, mas eu nunca me arrependo, pois quero mais é curtir o local e pensar em coisas supérfluas depois... Bom, as passagens custaram pela Copa Airlines a bagatela de R$1.083,00 (incluindo as taxas) saindo do Rio de Janeiro, e já que o preço real foi de R$689,00 e o restante foram taxas, então vc vê que foi super em conta! Mas só depois que comprei é que vi as pessoas comentando que setembro é um mês mega chuvoso em San Andrés e já me desanimei bastante, poxa vida... será que eu ia me dar mal? Mas já estava feito e agora era rezar pro tempo ajudar....rsrs... fui na fé mesmo, minha gente!
       
      Não sou muito exigente com hospedagem, mas para mim uma boa localização é o ideal e como vi também que a ilha era muito quente, eu optei para ao menos o lugar ter ar condicionado e não precisava ser de frente para o mar ou um super hotel nem nada, eu fui pra curtir as praias e não os quartos e a estrutura do hotel, mas como eu sempre disse, existem vários perfis de viajantes, o meu é esse! Eu ficaria no El Viajero, o hostel mais famoso e procurado de lá, cheguei a fazer a reserva pelo booking e tudo, mas uns 10 dias antes eu estava olhando novamente e encontrei uma pousada por uma diferença pouca em quarto privativo com banheiro compartilhado que ficava na rua ao lado do El Viajero, uma localização boa e não pensei 2x!!! Cancelei a reserva anterior e fechei com essa pousada e não me arrependi, pelo contrário, gostei muito! Na verdade, não era uma pousada e sim uma casa de morador que alugava alguns quartos, assim como acontece em Noronha e como já tinha passado por essa experiência não achei problema algum.
       
      O lugar se chama Jackson House Inn e tem até página no face, paguei em 5 diárias a bagatela total de Cop 292.500!!! Muitoooo baratooo! Até fiquei meio receosa...rsrs... mas olha o quarto é arrumadinho, possui ar condicionado, frigobar, tv a cabo, cama de casal e a limpeza é feita todos os dias... Eles deixam vc usar a cozinha da casa que possui todos os utensílios necessários e era lá que eu fazia meu jantar de cada dia....rsrs... o banheiro, apesar de ser compartilhado não vi ninguém usando, parecia até que só eu usava, estava sempre muito limpo! Eu pagaria no El Viajero o valor de Cop 270.000 então vc vê como a diferença é pouca, apesar que no hostel eu teria café da manhã e lá não possui, mas isso não é problema pra mim! Fica perto do comércio e possui mercados próximos e foi lá que fiz uma comprinhas para passar os dias... Ah, não precisei comprar água pois o pessoal de lá também deixa vc utilizar a água potável para beber, eu enchia minhas garrafinhas todos os dias e deixava no frigobar e também levava para as praias, que beleza né?! Hehehe.... Eles lhe dão as chaves, uma do quarto e a outra da porta da casa e assim vc fica a vontade para entrar e sair a hora que quiser e a casa estava sempre vazia, foi bem tranquilo. De onde eu estava para a praia principal eram uns 5min caminhando, bem pertinho! Então, dá pra ver que bela economia eu tive com a hospedagem né?!
       
      Eu sempre coloco uma meta de gastos e dessa vez não foi diferente, acreditem se quiser, eu gastei U$200,00 com tudo, quando digo tudooo, eu digo tudo mesmo! Passeios, hospedagem, alimentação e taxa de entrada na Ilha! Mas ainda voltei com U$10 então na verdade gastei U$190!!! Hahahaha!
      Mas Cris, como vc consegue? Gente, mantenha o foco e controle seus gastos, ainda mais eu que tinha acabado de voltar de Fernando de Noronha e juntei uma viagem na outra, ou era assim ou não ia....rsrs! Bom, como economizar? Em tudo que vc vê que dá pra fazer sem gastar seu dinheirinho suado, eu por exemplo não gastei com táxi do aeroporto para a pousada e vice-versa, pois vi pelo google maps que dava pra ir andando e deu mesmo, eram 10 min apenas do aeroporto e foi super simples, eu gastaria no táxi Cop 15.000 ida e Cop 15.000 volta! Ah, mas isso é bobagem, pra mim não é não... pois de bobagem em bobagem vc nem vê seu dinheiro indo embora! Eu levei dólares para trocar na ilha e o cambio estava péssimo nas casas, fiquei xoxa mas lembrei q tinha o contato de um rapaz que consegui nas minhas pesquisas e procurei por ele... na mesma hora ele levou o dinheiro na pousada e fez a troca pra mim, estava bem melhor do que nas casas de cambio neste dia e ele é super de confiança, todos o conhecem e foi tudo certinho. Eu tive que pagar a taxa de entrada na ilha em Bogotá, onde foi minha escala e lá já troquei U$35,00 para pagar a taxa que era de Cop 99.000 e só aceitava em pesos, então tive que trocar no aeroporto mesmo, mas a taxa não estava tão ruim. Sendo assim cheguei em San Andrés apenas com U$165,00 e consegui me virar com isso.... hauahauhah!!!!
       
      A fila é imensa para fazer a imigração, mas anda bem rápido e olhaaaa, a ilha é bem quente mesmo, parece até o Rio no verão...rsrs! O aeroporto é muito pequeno, mas dá pra atender a todos e já achei o pessoal bem simpático! Eles pedem o comprovante de pagamento da taxa e vc guarda o outro com vc, pois vai precisar mostrar para sair da ilha, ou pagará novamente, então guarde-o muito bem!!!
       
      1º Dia: Fui andando para a pousada, arranhei um portunhol e consegui encontrar a dita cuja, foi fácil até! Olha gente, eu em momento algum tive receio de andar na ilha, nem mesmo a noite, achei tudo super tranquilo, é bem policiado e por isso tive total segurança em andar sozinha, mesmo com uma mochila gigante nas costas...hahahaha! Guardei as coisas, e fui conhecer a praia principal, chama Peatanol e já fiquei bestaaaaa!!! Que coisa lindaaaaaa! Vê se não tenho razão?
       

       
      Estava sol, a praia não estava muito cheia, era baixa temporada e um dia de semana né, então já viu...rsrs
       
      Pesquisei os valores dos passeios e vi que é tudo a mesma coisa, nem adianta pechincar, é tudo tabelado! Passei no mercadinho, abasteci o frigobar, comprei pães, biscoitos, presunto, ovos, sorvete (amooooo) e etc... e fui dormir cedo, pois estava cansada!
       
       
      2º Dia: Acordei cedo e já fui direto para o cais comprar algum passeio, compre direto lá no cais mesmo, pois é mais fácil e vc já saí logo no primeiro barco! Não precisa reservar, comprei o meu na hora e foi ok! Escolhi fazer o Aquário e Johnny Cay que custa Cop 15.000 + 5.000 de taxa em Johnny Cay e foi só pra ter uma idéia de como era, gostei muito dos dois, mas achei pouco tempo no Aquário e já resolvi fazer novamente em outro dia, porém Johnny eu achei suficiente e não gostei muito da muvuca na hora de ir embora e por isso não fiz de novo. O lugar é realmente muito lindo!
       

       

       

       

       

       

       

       

       

       
      3º Dia: Neste dia resolvi Ir para West View, peguei o ônibus no centro que deixa bem em frente e na volta vc pega no mesmo lugar para voltar ao centro. A entrada custa Cop 4.000 e vc ganha um pedaço de pão para os peixes, eles possuem estrutura como restaurante e um trampolim onde o pessoal fica o tempo todo saltando...rsrs! Neste dia desabou uma chuva daquelas e me desanimou totalmente, tinha muita gente chegando na hora que fui embora, não sei se foi por causa da chuva, mas não curti muito o lugar, achei as praias bem melhores! Mas vale a pena conhecer!
       

       
      4º Dia: Acordei cedo, mais uma vez peguei o ônibus e segui para a Playa de San Luis, fica próximo e é muito bonita, o tempo não estava muito legal, sol com muitas nuvens e achei que ia chover novamente, mas depois abriu maior solzão e o dia ficou perfeito! Fiquei alí curtindo aquela praia que estava praticamente deserta ainda e era praticamente toda minha.
       

       

       
      Depois fui esperar o ônibus, pois queria seguir para Rocky Cay, mas ele estava demorando tanto que resolvi ir andando mesmo e foi uma caminhada boa, já que estava muito quente, mas quando cheguei no lugar valeu a pena!!!! Adorei simplesmente maravilhosa! Vc pode usar a estrutura ou só ficar na praia mesmo e eu apenas aluguei um locker na praia para guardar as coisas, eles cobram Cop 5.000 e vc pode utilizar o dia todo. Atravessei a praia até a ilhota que fica um pouco longe, mas vale a pena, é bem legal... Depois fiquei curtindo a praia na sombra, fiz meu lanchinho e aproveitei o resto do dia por alí!
       

       

       
      Atravessei a praia até a ilhota que fica um pouco longe, mas vale a pena, é bem legal... Depois fiquei curtindo a praia na sombra, fiz meu lanchinho e aproveitei o resto do dia por alí!
       

       
      5º Dia: Mais uma vez acordei cedo e neste dia resolvi ir novamente ao Aquário, custou Cop 10.000 e cheguei lá por volta das 08:30 e só saí as 13:00h, foi muito bom!! Estava bem cheio, mas deu pra encontrar alguns lugares mais desertos e aproveitar bastante!
       

       

       
      Algumas pessoas não queriam atravessar para o outro lado, na ilha de Haynes Cay, que é maior e mais bonita (na minha opinião), passei a maior parte do tempo lá e estava muito melhor, no Aquário é muita muvuca!! Dá pra atravessar de boa, pois a água chega somente até a cintura!
       

       
      Não guardei as coisas nos armarios, mas eles tem pra alugar e custa Cop 5.000, também tem mascaras e sapatilhas, mas eu já tinha tudo isso e não comprei na Ilha, levei as minhas mesmo, aqui do Brasil!
       

       

       

       

       
      Na volta fiquei pela praia do Peatanol, ela é uma delícia e eu adorei, super tranquila! Eu deixava minhas coisas na areia e ficava de boa na água... Passei o resto do dia nessa praia e depois curti o pôr do sol, foi ótimo!
       

       

       
      6º Dia: Era meu último dia e meu voo era a tarde, então fui comprar uma lembrancinhas pelo centro e depois arrumei minhas coisas pra ir embora.
       
      Deu pra aproveitar tudo muito bem e com calma, economizei, pois não comi em restaurantes (não faço questão) e sempre procurando priorizar o que estava dentro do meu orçamento. Andei de ônibus, não aluguei mula, pois estava sozinha e sairia bem caro pra mim, mas indico, pois vc deve ver mais coisas e pode dar a volta na ilha. O ônibus custa Cop 2.000 e apesar de serem bem velhos e alguns até quebrados, te leva onde vc quiser...rsrs!
       
      Amei a ilha e a energia que vc sente é incrível! As pessoas são maravilhosas e muito gentis, apesar de não falar espanhol, vc conseguirá se virar muito bem! Voltaria de olhos fechados pra lá e aconselho a quem deseja conhecer o mar do caribe, vistá-la, pois é barata e muito mais acessível! espero que meu relato tenha ajudado vcs! Até a próxima, pessoal!
    • Por brayan.linhares
      Olá Mochileiros e Mochileiras,
       
      Recentemente voltei de uma viagem de 10 dias com minha noiva para Cidade do México, uma viagem sem igual.
      Acompanho o mochileiros.com a alguns anos, sempre lendo os mais variados roteiros de viagem, já montei alguns roteiros através do site que ainda não realizei, e nesta vigem par o México não poderia ser diferente, pesquisei algumas coisas aqui que me ajudaram muito. Através deste relato pretendo ajudar com o máximo de informações quem pretende ir futuramente para este país incrível.
      Vou começar fazendo algumas considerações gerais da viagem, e logo depois um relato dia a dia de tudo que aconteceu.
       
      Por que o México? Na verdade tanto eu como minha noiva pouco conhecíamos sobre o país, a vontade veio depois de ver uma promoção de passagem e surgir a oportunidade de realizar um trabalho fotográfico lá, juntamos isso com uma pesquisa mais a fundo do país e decidimos ir para ver e viver tudo que havíamos pesquisado, alem disso tem o fato da Sara ser estudante de moda e nós dois termos uma marca de roupas, e o México se mostrou um ótimo campo de pesquisa.
       
      Passagens Aéreas: A decisão de viajar já vinha a tempos, mas quando vimos as passagens para o México acabamos definindo nossos destino. A muito tempo que acompanho o http://www.passagensimperdiveis.com.br e um belo dia eles postaram a promoção de passagens para CDMX (Cidade do México), promoções não são novidades mas geralmente os melhores preços são saindo das grandes cidades, e nesta pesquisa encontrei as passagens por R$ 1.070,00 (cada) com todas as taxas incluídas, saindo de Navegantes-SC (NVT), cidade vizinha a minha, o valor normal desse voo NVT-MEX é entre R$ 2.500 e R$ 3.100. Comprei uma passagem pela Decolar.com e outra pela Submarino Viagens, preferi o serviço da decolar.com. Resumindo as duas passagens custaram R$ 2,140,00.
       
      Vôo: No Final meu vôo ficou assim NVT(Navegantes)> GRU(Guarulhos)> BOG(Bogota) > MEX (Cidade do México), Foram 24h de ida e 21h de volta, o vôo de ida de NVT a GRU foi operado pela Gol em parceria com a Avianca, e o de volta CGH a NVT novamente operado pela Gol, na volta tive mudança de aeroporto, pousamos em GRU e sairíamos para o ultimo vôo de CGH, o translado foi feito gratuitamente com ônibus da Gol apresentando o ticket de embarque, se não me engano o ônibus sai de hora em hora, é bom chegar cedo no local de embarque pois os lugares são contados, fomos os últimos a conseguir embarcar no ônibus. Voltando a ordem dos fatos, a partir de GRU os vôos passaram a ser operados pela Avianca, já tinha voado antes de Avianca e recomendo sem duvidas!! Neste caso o vôo era operado pela Avianca Colombiana, ótimo serviço de bordo. entretenimento, atendimento da equipe de bordo e aviões em ótimo estado!
       
      Hospedagem: Na hora de montar o roteiro acabamos decidindo ficar os 10 dias de viagem na Cidade do México para explorar de ponta a ponta a cidade, alem do que perderíamos 1 dia em função do trabalho fotográfico. Então optamos pelo Airbnb, o que se mostrou uma ótima escolha, nós hospedamos no centro histórico, em um apartamento muito bom, perto de restaurantes, farmácias, a 50 Metros do Metro, loja de conveniências e afins. Além de tudo o apartamento era super seguro, estávamos com todo dinheiro em especie e os equipamentos fotográficos, ficaria meio preocupado de deixar tudo isso em um quarto de hostel! Alem de todas as vantagens do apartamento tem a comodidade de pagar tudo pelo cartão ainda no Brasil e parcelar em até 3X, nos hospedamos neste apartamento: https://www.airbnb.com.br/rooms/7651362 Ana nossa anfitriã sempre muito prestativa e atenciosa, dando dica de lugares, restaurantes, lojas e sempre tirava um tempo para conversar com nós sobre os mais variados assuntos, recomendo! Para quem não é cadastrado ainda pode se cadastrar por este link: http://www.airbnb.com.br/c/brayanl3?s=8 assim você ganha um bônus para a próxima viagem e eu também!
       
      Moeda: A moeda corrente no México é o peso mexicano $MXN, preferi levar todo o valor em moeda local, separei cerca de $1.000MXN para gastar por dia, logo level $10.500MXN em especie, não levei travel money e levei apenas um cartão de credito internacional para emergencias, já que o limite do mesmo era baixo, no final acabei usando só para uber (através do app, não necessita ter o cartão em mãos), e também para comprar uma lembrancinha no aeroporto. O câmbio eu fiz ainda no Brasil através da Confidence Câmbio, casa de câmbio presente em todo país, apenas necessário reservar com uns 4 dias de antecedencia. Quando fiz a troca na segunda semana de fevereiro consegui quase o valor de R$1,00 X $4,00MXN, se não me engano R$1,00 comprou $3,87MXN. Uma dica é que pagando mais R$19,90 na hora do câmbio com a confidence você garante que eles comprem a moeda de volta pelo mesmo valor que você pagou, acabei não pagando e gastei até o ultimo peso no México
      Outra coisa que vi é que muita gente leva em dólares e no destino final faz a troca para a moeda local, fiz essa simulação e no meu caso não foi vantagem iria perder cerca de R$200,00. Caso você opte por fazer assim, na cidade do México o melhor lugar para fazer a troca dos dólares é na bolsa de valores (https://goo.gl/IQgW5E) fica na Avenida Paseo de la Reforma, uma das mais importantes da cidade, no link tem a localização certinho, é na salinha com a placa CI Banco.
      Para a configuração de viagem que fizemos, $1.000MXN por dia é suficiente é possível fazer até com menos. Todos as atrações que fomos fizemos por conta propria, em agencia sairia pelo menos 5X mais, ao longo dos relatos vou colocando a questão de valores e como chegar em determinados lugares. Na questão de transporte sempre utilizamos transporte público, e nos alimentamos bem, hora na rua, hora em restaurantes típicos, e poucas vezes em 'bons' restaurantes.
       
      Transporte: Durante os 10 dias tudo que fizemos na Cidade do México foi 95% através do transporte público e caminhando. Nosso meio de transporte mais utilizado foi sem duvida o metro, chegamos a utilizar mais de 6 vezes por dia, em termos de cobertura o sistema é ótima, são mais de 200KM distribuidos em 12 linhas e 195 estações, você consegue ir para quase todos os cantos da cidade de metro é ótimo, aqui tem algumas informações interessantes (http://goo.gl/mWd1t6), mas num geral o sistema é muito bom, tem uma ampla cobertura é barato $5MXN o bilhete, e é seguro em cada estação ha vários policiais. Todo sistema é muito antigo, foi inaugurado em 1969 e desde então não passou por grandes melhorias, os trens são antigos e tudo mais, porem tudo funciona muito bem. Mais de 5 milhões de pessoas utilizam por dia o sistema, de todas as vezes que utilizamos apenas uma ou duas vezes conseguimos pegar o trem vazio a ponto de conseguir sentar, 80% das vezes estava cheio, você conseguia entrar numa boa e ficava em pé apertadinho, e duas vezes foi um parto para conseguir entrar, depois de deixar passar mais de 3 trens e muito empurra empurra conseguimos entrar, depois é só risadas, essas duas situações ocorreram entre 17:30 e 20h fora esses horarios é tranquilo. Quanto a segurança mochila sempre na frente com pertences pessoais, passaporte e dinheiro na doleira por baixo da roupa, tudo tranquilo sempre esperto sem dar bobeira. Nos horários de pico o primeiro vagão da composição é exclusivo para mulheres, apenas uma vez eu e minha noiva nos separamos pois era mais seguro para ela por conta do empurra empurra dos homens, todas as outras vezes fomos juntos no vagão geral e nunca tivemos problemas por conta de outros homens, com vagões cheios se via muitas mulheres em meio aos homens, mas nessas situações de empurra empurra não vi nenhuma, e o vagão de mulheres ia igualmente cheio. Minha opinião geral sobre o sistema, é que é super tranquilo de usar, muitos brasileiros evitam porem achei super tranquilo, é seguro, limpo e barato, fomos em todos lugares que queríamos apenas com o metro, recomendo.
      Alem do metro por 3 vezes utilizamos os famosos e temidos táxis de ruas, utilizamos em trajetos de no máximo 2km por pura preguiça de caminhar. O fato é que existe uma lenda urbana (verídica) que principalmente a noite taxistas sequestram e extorquem turistas, conversando com um amigo mexicano ele me confirmou essas historias e contou que inclusive um hospede seu de nacionalidade suíça sofreu um sequestro que durou 2 dias, os sequestradores o doparam dentro do táxi então faziam saques do seu cartão de credito, depois de 2 dias ele foi liberado. Mas conversando com os mexicanos a orientação para fugir desse tipo de risco é: Se sair a noite para um restaurante ou balada, ao voltar para o hotel peça que alguém do local que você está chame um táxi de confiança, evite pegar táxi nas ruas. Se possível utilize o UBER ou aplicativos como Easy Taxi. Se for pegar táxi na rua durante o dia, tente pegar nos pontos, que são os TAXIS de Sitio, se não encontrar nenhum escolhas os táxis branco e rosa e de preferencia para carros mais novos, segundo um taxistas executiva que fez nosso transfer do aeroporto os táxis branco e rosa seguem a ultima regulamentação. No nosso caso pegamos 3 táxis na rua durante o dia, desses 2 eram carros muito velhos, o que era melhor também era registrado no Easy Taxi, motorista muito simpático e atencioso.
      Utilizamos o Uber por 2 vezes, serviço muito bom. Para o transfer do ultimo dia para o aeroporto foi a melhor opção, muito mais barato que um táxi velho de rua.
      Se você ainda não se cadastrou no Uber, use esse link aqui e tenha desconto na primeira viagem: https://www.uber.com/invite/9sdkheezue
      Ônibus coletivos não utilizamos nenhum, tem também os peseros que são micro-ônibus e não é muito aconselhável por ser um sistema confuso e sem linhas fixas.
      Outra boa opção é o Metrobus, semelhante ao sistema de Curitiba, com linhas fixas estações fechadas e bons ônibus, o valor é o mesmo do metro, nas estações de metrobus você só entra através de cartão, na entrada da estação é possível comprar um cartão recarregável por $10MXN esse mesmo cartão pode ser utilizado no metro.
       
      Alimentação: Uma coisa você pode ter certeza, a comida mexicana que comemos nos restaurantes do Brasil nada tem haver com a verdadeira comida mexicana, tanto pelo sabor quanto pelo preço. Comer no México, mais precisamente na região central é barato comparado ao Brasil. Sabe aquela dica que todo mundo dá, não coma comida de rua? Esqueça, como na rua, nas barraquinhas, nos mercadões, no metro, é muito tranquilo pelo menos uma vez por dia comíamos em barraquinhas na rua, assim como no Brasil é claro que você deve prezar pela higiene do local, e quanto a isso todos os locais que comemos eram muito limpo e organizados, então COMA COMIDA DE RUA! Só assim da pra aproveitar bem a tipica comida mexicana na sua essência.
      Para quem sem preocupa com a comida apimentada relaxa, nem tudo é pimenta no México, a maioria dos pratos vem sem pimenta, a pimenta vem em um recipiente separado e você coloca ao seu gosto, mas para prevenir peça sempre: Sin Chile, por favor. Assim os atendentes sempre te indicam um prato menos apimentado, e no final você acaba se acostumando e sentindo falta da pimenta.
      Quanto ao valor por exemplo um bom café da manhã (Desayuno Completo) Custa cerca de $36MXN por pessoa, vem com Café ou Chá + Suco de Laranja + Cesta de Pães + prato escolhido ou seja muito barato. Na rua se compra 5 Tacos por $30MXN e por ai vai, nossa refeição mais cara foi $320,00MXN o casal, mas foi um verdadeiro banquete em um bom restaurante. Nos bairros como Condesa e Polanco existem restaurantes bem chiques ali a conta pode passar dos $1.000MXN Facilmente. No mais outra boa maneira de economizar são as conveniências, são duas grandes redes e tem em todo lugar OXXO e 7eleven, praticamente uma em cada esquina.
       
      Segurança: Bom a CDMX se mostrou muito mais seguro do que esperávamos, quando se pesquisa sobre se acha muitas comparações entre CDMX e SP. Gosto muito de SP e até moraria lá sem problemas nenhum, mas CDMX se mostrou uma cidade muito mais limpa e seguro para mim, andamos os 4 cantos da cidade desde bairros ricos a periferia e tudo de transporte publico e a pé, o que vimos foi uma cidade limpa, sem moradores de rua, sem ocupações, sem pontos de droga a céu aberto, enfim se existe nós não vimos.
      Os cuidados para andar na rua são os mesmos que tomo em minha cidade, sem ostentar objetos de valor, sempre de olho quando se esta no meio de muita gente, no metro objetos de valor sempre na mochila e a mochila na frente do corpo, ou em bolsos com ziper. Em nenhum momento nos sentimos ameaçados na rua e tal, li recentemente uma matéria que falava que o índice de furtos no metro da CDMX era inferior ao do metro de Londres .
      Também há muito policiamento nas ruas, muito mesmo principalmente na região central, é so andar com o mesmo cuidado que você anda aqui que não há problema algum.
      Bom essas são minhas primeiras dicas e impressões gerais, em seguida vou relatando dia a dia a viagem, com dicas especificas de lugares e tudo mais.
      Deixo aqui um vídeo com um resumo de tudo que vimos e vivemos, em breve continuo as postagens.

      Antes de ver nosso vídeo da uma passadinha e nos segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/mundodequintal/
      Se você gostou do nosso vídeo, entra lá no canal e se inscreve, sempre tem coisa legal saindo
      Segue Planilha com os custos, lembrando que da para ser BEM mais econômico que isto, por exemplo só de presentes e coisas pessoais foram 20% do orçamento total.
      Todos os valores são para duas pessoas:
      Custos Cidade Do México.pdf
    • Por Amilton & Poly
      Aqui estão reunidas nossas experiências cometíveis por terras Lusas .
      Acompanhe tbm nossas viagens pelo Instagram/ Facebook @polymsousa.
       
      Come-se mto bem e com preços mto bons em Portugal. A comida é deliciosa e barata em relação a SP. Por ex: sopa + prato de bacalhau sai em torno de 15 reais por pessoa.
      DICA 1: peça pratos para 1 e divida, as porções costumam ser grandes. Assim é possível pedir entrada, prato principal e sobremesa e ter uma degustação total sem gastar tanto. Os valores são mto parecidos com o que vc gastaria no Brasil comendo arroz e feijão, porém lá vc come bacalhau kkkkk.
      DICA 2: geralmente fazemos compensações, então se um dia esbanjamos um pouco mais com alimentação no outro seguramos a onda e seguimos o baile.
      DICA 3:  Vc encontra os cardápios com valores de todos os restaurantes no site Zomato.
      DICA 4: se não quiser o couvert (pães e patês) é só não mexer que não será cobrado.
       
      Vamos lá:
       
      LISBOA
      -Restaurante Costa Vicentina: ambiente aconchegante, atendimento excelente feito por brasileiros rsrs. Nos receberam com um vinho do Porto! Eles são especializados em comida portuguesa então pedimos pratos com frutos do mar: Gamba Aguille (camarão alho e óleo) + Cataplana de Mariscos + sobremesa Sericaia (lembra um curau) + taça de vinho verde. Tudo delicioso e muito delicado.

       
      -Landeau: onde tem o famoso bolo de chocolate. Tipo um bolo-mousse realmente delicioso. Fomos na unidade da LX Factory mas tem tbm no Baixa-Chiado.

       
      -Restaurante Frade dos Mares: Um ritual gastronômico! Pedimos a sugestão do chef e fomos muito felizes kkkkk: folhado de leite de cabra com doce de frutas vermelhas (couvert) + mexilhões com manteiga de ervas (entrada) + Camarão alho e óleo (entrada) + Polvo a Lagareiro (principal) + Entrecôte maturado (principal) + Leite-creme folhado com abacaxi ao vinho do Porto e sorvete (sobremesa) e ainda um vinho branco delicioso. Meuuu Deus, pensa numa riqueza! Maravilhoso! Se não bastasse, o atendimento é primoroso e rápido e a música ambiente dá um clima. Super romântico. Recomendo muito! Áh lá precisa reservar pq são poucas mesas. Vá, sério.
       

      -Fábrica da Nata (no bairro Restauradores). Lindo ambiente com azulejos portugueses, preparação dos pastéis visível (o que é mto legal, pois se torna uma experiência), ótimo atendimento. No teto estão em movimento forma de pasteis de nata que parecem ter saído do forno, mas é só decorativo kkk. Comemos pão com queijo da serra da estrela e presunto Parma + bolinho de bacalhau + croquete de vitela + pastel de nata com vinho do Porto. Não sabia que faziam essa combinação de pastel e vinho, amamos!!!! Td delicioso mas o pastel de nata quentinho e cremoso foi demais!

       
      -Restaurante Nepalês Himchuli: nunca tínhamos visto comida do Nepal. Pedimos indicação de pratos típicos e veio de entrada ‘papada’ tipo uma torrada com 3 molhinhos. De prato principal um cozido de frango com especiarias e guioza. Tava muito gostoso, o ambiente é todo decorado, tem vela na mesa. O garçom não conseguia entender português e tivemos que fazer o pedido em inglês (hummmm phyna kkkk) e deu td certo kkkkk.

       
      -Alcoa (doces conventuais): São doces típicos portugueses em q a base é gema e açúcar. A história desses doces é interessante e data do séc. XV: as freiras usavam as claras para engomar roupas e como as gemas sobravam começaram a produzir doces com eles (por isso conventual).  O Alcoa é especializado nesses doces desde 1957 e seguindo a tradição ainda o fazem em tachos de cobre. Vários doces deles são premiados. Pega essa: o Coroa de Baronesa feito por eles foi a sobremesa do Papa quando visitou Portugal, pira? Provamos 6 doces premiados, incluindo o do papa kkkk. São deliciosos e uma obra de arte. Se quer algo menos doce aposte no Ovos do Paraíso. Áhh sabe quem tbm estava lá? Willian Bonner e família! Chupa essa manga kkkkk

       
      -Restaurante Cantinho do Avillez: faz parte do grupo de restaurantes do chef José Avillez e este é de comida portuguesa com influência de viagens, achamos mto interessante o conceito. Pedimos Tartar de atum e Ovos à Professor do séc XXI,  kkkk deliciosos. Depois Vieiras e Tagine de Cordeiro. Por fim, sobremesa de Avelã e Cheesecake de framboesa. Tudo é muito delicado e delicioso. O vinho é escolhido com um tablet que contém as informações do vinho e com que comida do restaurante combina, mto legal! Pedimos vinho verde e um vinho tinto q eles estão desenvolvendo. Jantar demais!!!!
       
       
      -Pastéis de Belém (o de Belém de fato rsrs): Esse é o clássico e original desde 1837. Sabia que só eles podem usar o termo “pastel de belém”? É marca registrada. Como a receita é secreta é um pouco diferente dos pastéis de nata dos outros lugares. São deliciosos tbm e não pode sair de Portugal sem provar! Tomamos tbm um galão (café com leite) e um chocolate quente que dá vontade de comer de colher!

       
      -Pop Cereal Café: estávamos mto curiosos pra experimentar por ser super novidade pra gente. O ambiente é td decorado com histórias em quadrinhos, colorido e mtas caixas de cereais. Tem mais de 100 tipos de cereais entre nacionais e importados. A graça é combinar os cereais, adicionar os toppings, escolher o leite e desfrutar.  Como são mtas opções resolvemos pedir as preparações indicadas no cardápio. Pedimos o King Coco e o Heaven is made of chocolate e acrescentamos sorvete de nata kkkk. Cara, q massa!!! Uma delícia, super anos 90, nostalgia total mto legal. Atendimento primoroso! Tem que ir.
       
       
      SINTRA
      -Byron Bar: a entrada do bar fica embaixo e não é mto óbvia mas tenha fé que vai dar certo kkk, tem uma seta apontando para a entrada. O nome é em homenagem a um poeta que visitou a cidade no séc XIX e por ter gostado mto escreveu sobre Sintra. Começamos com um chocolate quente pra tirar a friagem kkk delícia. Experimentamos bolinho de bacalhau e as especialidades da casa: os travesseiros de Sintra e as queijadas. Tudo feito por eles, uma delícia e ainda olhando para a praça onde fica o Palácio Nacional. Finalizamos com o doce Dona Amélia que só tem na região dos Açores e tbm mto bom e experimentamos a Ginginha de Óbidos (bebida bem docinha feita com uma espécie de cereja). Dica: lá o valor das coisas são bem melhores que nos outros restaurantes.
       
       
      -Casa Piriquita: A casa existe desde 1862 e produz desde então os tradicionais Travesseiros de Sintra. Tem que provar! Experimentamos tbm outros doces especialidades deles como Cruz Alta, Joaninha, Queijada, Pastel de Sintra. Deliciosos. Separe um momento para essa experiência gastronômica em Sintra. Áhhh como a casa estava tranqüila pedimos para entrar na cozinha! Vimos a arte acontecendo e ainda conhecemos a família dos "Piriquitos", a Casa foi passando de geração em geração, mto legal!

       
      PORTO
      -Leitaria Quinta do Paço: famosa pelos seus Eclaires. O que que é isso Brasil? São mto delicados, equilibrados no doce e deliciosos! Pra conseguir provar vários sabores pedimos os miniaturas para compartilhar e depois os normais msm kkkk. Meu preferido foi o crocante!!! O chantily são eles que fazem tbm. Os cafés são de marca própria, tem um até com maçã! Experimente!

       
      -Amarelo Torradas: e suas maravilhosas torradas kkkkk. O local é mto charmoso e delicado. As torradas deram a fama ao lugar e não é pra menos: pedimos torrada com avelã e outra com cereais, vem quentinha, com manteiguinha derretida, crocante por fora, macia por dentro, ahhhhh tem que provar. Ainda acompanha geléia e nutella. Mas não se engane, não são só as torradas q são demais, o bolo-mousse de chocolate tbm é incrível.

       
      -Hungry Biker: Um restaurante com conceito mto jovem e decoração em torno das bikes. Fomos atendidos pela Maria que é russa e está aprendendo português. Mto simpática e divertida. Pedimos um brunch e um almoço. O brunch vem com ovos mexidos, presunto parma, pão, feijão (diferente né? Mas delicioso). O almoço vem mexilhões, salada, pão , sopa e acompanha vinho.  Estava uma delícia e os ingredientes de qualidade. Amamos, vale mto  a pena e ainda aproveite para uma troca cultural com a Maria.

       
      -Confeitaria Petúlia: Vimos vídeos sobre eles e a fama do bolo-rei (no fim do ano formam-se filas para comprar o famoso bolo). É uma confeitaria de 1972 com atendimento mto bom. Como ainda não tínhamos experimentado pedimos a Francesinha, prato típico do Porto. Existem várias formas de fazer francesinha, essa leva pão, queijo, embutidos, carne (de porco ou boi), queijo por cima derretendo e molho levemente picante. Ainda acompanha batata frita (passa a batata frita no molhinho pra vc ver). Tomamos uma  cerveja Super Bock (eles disseram que era a combinação ideal kkk). O prato é bem servido viu!!! Pra finalizar pedimos o Bolo-Rei. É como se fosse um panetone mas com mais frutas cristalizadas (como laranja, cereja) e castanhas. Sensacional. Adoramos!
       

       
      -Padaria Ribeiro: existente desde 1878. Atendimento mto simpático. Como é uma padaria tradicional pedimos uma degustação das especialidades da casa. Começamos pelos salgados: bolinho de bacalhau, croquete, empada, pastel de chaves.  Gente, os salgados de vitela e o bolinho de bacalhau são fabulosos. Depois pedimos a degustação dos doces kkkkk e vieram em miniatura (Thanks God, assim podemos comer mais opções kkkk). Mto bons, deliciosos, equilibrados no açúcar e com um cafezinho fecha com chave de ouro.

       
      -Café Piolho:  Restaurante tradicional e popular entre os universitários da época da ditadura. Tds se conheciam e falavam de política, porém qdo alguém diferente entrava eles faziam sinal coçando a cabeça pra indicar q podia ser alguém da ditadura. E assim ficou conhecido como café Piolho kkkk. E lá comemos um Bacalhau com natas maravilhoso e uma sopa de legumes.

       
      -Petisqueira Voltaria: O local é bem pequeno, tem entre 4 e 5 mesas, mas o atendimento é tão caloroso e a comida é tão saborosa que te aconselho a ir sim!! Começamos com uma sangria... azul! Feita com espumante português azul e frutas vermelhas..uauu delícia. De entrada pedimos bolinho de alheira (alheira é um embutido português) super bem temperado, delicioso. De prato um bacalhau a Braz mto gostoso. Áh observe que lá por ser um local pequeno não fazem fritura, usam o forno nas preparações (e ainda fica saudável, olha só kkk). Pra fechar pedimos um Natas do Céu, creme com bolacha que vc vai pegando as camadas de colher...aprovadíssimo! E além de td tem a simpatia do Hugo e da Fátima... dê umas risadas com ele!

       
      -Restaurante Raiz: o restaurante é lindo e conta com 4 andares. Mto aconchegante e romântico à luz de velas. O atendimento é excelente e o Miguel, que nos atendeu, ao explicar os pratos correlacionava com a história de Porto e Portugal. Aliás, eles valorizam suas tradições e recriaram pratos utilizando ingredientes da culinária portuguesa, além de trazerem de volta pratos que haviam sido esquecidos. Pedimos alheiras (vem com ovo de codorna em cima que é a coisa mais linda), é uma explosão de sabores. Depois, Tiborna de Salmão com temperos intensos mas mais suaves que a alheira...pelo amor de Deus, é divino. O tiborna de salmão é um prato que era tradicional no sul do país e eles resgataram.  E como principal Bacalhau com crosta de broa e mel...ahhh gente, é pra fechar com chave de ouro nossa experiência em Porto. De sobremesa um pudim de batata-doce com laranja em calda. Uau que combinação o cítrico da laranja com o doce da batata, bom demais!

       
      BRAGA
      -Nata Lisboa (em Braga kkk):  local mto aconchegante e atendimento mto atencioso msm estando super cheio na hora que fomos. Pedimos uma Tábua Ibérica (uiiii rsrs) com frios e pães deliciosos. Não tem ainda no cardápio pois é novo e foi sugestão deles. Aprovado! Acompanhado de sangria com vinho do Porto rosê (pensa num povo que quer experimentar td nessa vida kkkkk).  E pra adoçar nada de inovar: vamos no famoso pastel de nata kkkk... quentinho com café...áhhhh não tem coisa melhor.

       
      COIMBRA
      -Zé  Manel dos Ossos: Local bem pequeno, com 5 mesas q forma fila na porta (dizem q a espera geralmente é de mais de 1h).A comida lá é fresca e caseira e o prato mais famoso é o tal dos ossos. Pois então vamos prová-lo. Pedimos os ossos com arroz e feijão pra acompanhar. Mas não subestime o arroz e feijão do Manel, é delicioso demaissssss e os ossos tbm... pedimos meia porção dos ossos e 1 de arroz e feijão e foi suficiente. O ambiente é cheio de guardanapos de clientes q deixaram recadinhos. Tem tbm varias decorações inusitadas. Tem que ir!



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