Ir para conteúdo

Alta literatura

jccouto

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Existem poucos livros sobre montanhismo/alpinismo/escalada editados em português porém a maioria pode ser comprada em qualquer livraria de shopping (ou em sites de venda). As resenhas podem ser encontradas em qualquer buscador virtual.

Alguns exemplos :

Fantasmas do Everest id="size3">

Jochen Hemmleb

Ed. Cia das Letras

JC : O texto é meio chato, pois fica muito tempo comentando sobre os atributos dos autores ao invés de partir para a "ação". De todo modo possui excelentes e impressionantes fotos (principalmente a da descoberta do corpo do Mallory).

No Ar Rarefeito id="size3">

Jon Krakauer

Ed. Cia das Letras

JC : A tragédia que matou vários alpinistas no Everest em 1996. O livro é bom, porém, achei que o Krakauer, além de querer se fazer de bom moço e tentar passar a imagem de que a expedição foi um fracasso total, tenta, a todo momento, se desculpar e dizer que não teve nada a ver com a tragédia e que ele estava ali, somente, para registrar os fatos.

A Escalada id="size3">

Anatoli Boukreev

Ed. 34 Literatura

JC : A resposta do Boukreev ao Krakauer. O livro é incomparavelmente melhor do que o livro do Krakauer (No Ar Rarefeito). "A Escalada" NÃO foi escrito da forma "pasteurizada" como o Krakauer colocou no livro dele, além de ter sido escrito por uma das lendas do montanhismo e com linguagem para quem entende de montanhismo.

Montanha em Fúria id="size3">

Marcus Vinicius Gasques

Ed. Globo

Viciado no Perigo id="size3">

Jim Wickwire

Ed. Manole

JC : Esse é muuuuito bom !!! Fala das aventuras - e desventuras - do autor - escalador americano de altas montanhas.

Everest - Viagem à Montanha Abençoada id="size3">

Thomaz Brandolin

Ed. LPM

ANAPURNA - A primeira ascensão aos 8000 metros id="size3">

Maurice Herzog

Ed. Cia das Letras

JC : Este também é ótimo!!!

Alto Risco id="size3">

David Breashears

Ed. Manole

JC : O Breashears é considerado uma lenda nos EUA.

Tocando o Vazio (Touching the void)id="size3">

Joe Simpson

Ed. Cia das Letras

JC : O livro é excelente e impressionante. Da forma que foi escrito, você, literalmente, vive as emoçõe do Simpson na sua luta de volta ao acampamento. O filme, baseado no livro, também é impressionante. Sem nenhum efeito especial hollywoodiano, mas excelente nas tomadas de ação e depoimentos (verídicos).

A Mais alta solidão id="size3">

João Garcia

JC : Livro em português de Portugal. Não consegui achar no Brasil, mas é possível comprar via internet.

Conquistadores do Inútil id="size3">

Lionel Terray

JC : O MELHOR livro de alpinismo já escrito. Foi publicado em, praticamente, todos os idiomas e vale a pena ler. O título original (em Francês) é "Les Conquérants de l'inutile". Em inglês não me lembro o título. Tanto em inglês quanto em Francês ele é editado em um único volume. Havia na FNAC uma edição em português (de Portugal) - dois volumes -, mas já esgotou há um bom tempo.

[ ]s

JC

• Membros de Honra
Postado

Postado por silvadeia em Qua Abr 20, 2005 1:25 pm

Essas dicas são bem legais!

Já li No ar rarefeito e li também Anapurna.

Livro que gostei muito de ler também foi "Sobre homens e montanhas" também do Jon Krakauer. Outro livro escrito por ele é "Na natureza Selvagem", mas esse ainda não li.

Bjs

• Membros de Honra
Postado

Postado por silvadeia em Qui Jun 30, 2005 12:53 pm

Ainda não tinha visto este, mas acabei de ler Fantasmas do Everest que o JC citou acima. O livro é realmente muito bom! Também não é muito barato, mas como sou viciada nisso, comprei, li e não me arrependi, rs, adorei! Bjs

• Membros de Honra
Postado

Postado por estela.i em Qui Ago 11, 2005 9:06 pm

Há alguns livros básicos sobre montanhismo que eu gosto:

-Com unhas e dentes do Sérgio Beck

-Mountaneering , the freedon of the hills

• Membros de Honra
Postado

Postado por silvadeia em Sex Ago 12, 2005 3:23 pm

Esse do Sérgio Beck eu não conhecia, mas vou procurar ler. Só é uma pena não entender muito bem inglês, porque tem ótimos livros!

• Membros
Postado

Tem tbém o livro "Em Busca da Alma de Meu Pai", do filho do primeiro sherpa (e quem sabe primeiro homem) a escalar o Everest.

"Sobre Homens e Montanhas" do Krakauer, é maneiro.

Tem um novo chamado "Montanhas da Mente", de um jornalista inglês, me fugiu o nome, que é muito bom.. não é um relato de altas aventuras, mas investiga a atração que a montanha exerce no homem.

Eu gosto muito do "Alto Risco" do Breashers, por tratar de filmes tbém.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

O Livro "Touching the void" realmente é impressionante... agora estou procurando alguma locadora q tenha o filme.

Agora sobre "Mountaneering , the freedon of the hills" é impressindivel na biblioteca de qualquer montanhista/alpinista que goste de escaladas de aventura.

Acabei de comprar o meu via internet, chegou esta segunda-feira (hehehe) e fiquei maravilhado... ja tinha lido reviews a respeito e sabia da importancia dele, tradicionalissimo... mas realmente estou imprecionado o livro é extremamente didático, um texto muito gostoso de ler e cheio de ilustrações para exemplificar... estou devorando ele. =D

Mesmo como guia de expedição ele é ótimo. Aborda desde equipamentos, roupas, barracas, mochilas, fogareiros, navegação básica, tecnicas de segurança para gelo, rocha, artificial e glaciares, primeiros-socorros em montanha, resgate, geologia, clima de montanha... e muito mais... enfim... quase 600 paginas de muito conteudo... não é a toa q esta em sua 7a edição... recomendadissimo.

Uma pena ainda não ter saido em portugues. Será que algum montanhista fera no inglês compra esta briga??? Pq traduções feitas por pessoas q não conhecem a área sempre ficam péssimas.

Sobre os livros nacionais, estou procurando o "Com unhas e dentes" e ainda não o encontrei aqui por Floripa, nem mesmo na internet. Se alguem tiver uma dica de onde posso encontra-lo agradeço.

Abraços,

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...