Ir para conteúdo

Viagem de carro aos Canyons SC/RS


Posts Recomendados

  • Membros

Em janeiro de 2016 tive o prazer de viajar pelos sul do Brasil com destino aos Cânyons na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul;

A viagem foi excelente, fui com mais dois amigos e passamos por muitas situações inesperadas. Decidimos viajar de carro e levamos junto uma barraca, colchões de ar, um fogareiro, panelas e um mini botijão de gás para preparar comida, além de roupas, toalha, chinelo, tenis e estes itens pessoais que não podem faltar é claro.

Uma das curiosidades de viajar durante o verão para a serra catarinense é que você não pode esquecer de levar roupas de frio, pois mesmo em pleno janeiro, em algumas cidades quando escurece chega a fazer temperaturas abaixo dos 10ºC, e este foi um problema que tive de enfrentar, como foi meu primeiro mochilão não me preparei muito para o frio, e fui apenas de bermuda, sem nenhum cobertor, apenas um lençol para me cobrir, ou seja, passei um pouco de frio sem duvida alguma na hora de dormir.

Começando o roteiro: Saímos de Blumenau SC pela BR-470 em direção à Urubici, no meio do caminho, a mais ou menos 3h de Blumenau paramos em uma cidadezinha chamada Petrolândia em uma reserva ambiental e encontramos um lugar espetacular, uma represa com lugares práticos para camping na beira do lago. (Segue foto em anexo).

Gostamos muito do local, porém ainda era muito cedo para parar pra acampar, então seguimos viagem até Urubici.

Ao chegar em Urubici, fomos até o centro da cidade, como a cidade é bem pequena, é muito fácil de se localizar e achar o local de informações para turistas, lá solicitamos um mapa e pedimos os melhores lugares para visitar e fazer trilhas. Fomos aconselhados então à alguns lugares diferentes, decidimos ir direto para o local no qual iriamos acampar, a cascata do avencal, lá mesmo tem um camping com preço bem bacana que da para se acomodar. Além disso eles possuem uma tirolesa que passa bem em cima da cascata, um lugar lindo. No mesmo dia, fizemos uma trilha por dentro da cascata e depois saltamos na tirolesa.

No dia seguinte, ainda em Urubici visitamos o Morro da igreja para ver a famosa pedra furada e fizemos a trilha do Rio Sete Quedas. Para quem gosta de trilha no meio da mata/rio esta é uma trilha excelente, longa, cansativa, porém muito prazerosa, o nome do rio é sete quedas justamente porque ele possui 7 quedas d'água, ou seja, sete cascatas, então você sobe o rio, num trajeto grande, porém a cada 500 a 700 metros mais ou menos você encontra uma linda cascata pronta para ser mergulhada, alguns costumam mergulhar apenas na última para se manter seco na caminhada, mas eu mergulhei desde a primeira, pois vale muito a pena, a água gelada te ajuda a continuar a caminhada, e de qualquer forma você vai se molhar mesmo que não mergulhe pois a trilha é feita quase que toda dentro da água, logo, com algumas escorregadas e tombos, uma hora você acaba se molhando, o importante é estar de tênis para não ter perigo de cortar o pé.

Depois dessa longa trilha, e depois de estarmos devidamente secos seguimos viagem rumo aos Cânyons.

Neste segundo dia, após quase 200km de estrada de chão, acampamos em uma cidade chamada Cambará do Sul, em um camping no alto dos Cânyons, próximo ao Cânyon Fortaleza, lá existem diversos campings muito aconchegantes, com chuveiros elétricos e tomadas próximos aos locais de barraca.

O mais incrível destes locais de camping não é apenas o local em si que é lindo, mas também as pessoas que você conhece, é muito bom trocar experiências com estes viajantes.

No terceiro dia de viagem, fomos trilhar por cima do Cânyon Fortaleza para conhecê-lo. Foi incrível, é um lugar realmente gigantesco, muito além do que eu esperava.

Depois de visitar os cânyons em cima, fomos conhecê-los por baixo, decidimos acampar neste dia em Praia Grande, uma cidade pequena banhada por rio (ironicamente), mas muito bonita, o camping do qual acampamos possui churrasqueira, banheiros com água quente e wifi, por mais que nessas viagens não estejamos procurando internet mas um pouco de contato com a família e amigos nunca foi problema.

Depois de conhecer o camping fomos para mais uma trilha, agora por de baixo dos cânyons que resultou em um espetáculo de banho de cachoeira.

No fim do dia, já de volta ao acampamento, tive o prazer de pela primeira vez nessa viagem tomar banho em um rio com água não muito gelada ::otemo::::otemo:: . O local era muito bonito também e confortável, a noite pudemos ainda jogar uma partida de sinuca, assar um frango e dormir.

No último dia de viagem, voltando pelo litoral passamos pela praia de Torres RS e pela Praia do Rosa SC, duas praias lindíssimas que valem a pena conhecer. Por fim, voltamos para nossas casas pela BR-101 e depois de um pouco de trânsito o meu primeiro mochilão foi completado.

Espero que eu possa com este post ter inspirado algumas pessoas a fazer uma viagem dessas. A experiência é sensacional e eu percebi que o prazer de vivenciar a natureza por alguns dias, e sair do estresse da cidade grande é necessário para o bem estar do corpo e da mente.

Qualquer dúvida não hesitem em contatar-me e para os mais experientes, qualquer sugestão para mim será bem vinda, já estou programando o meu segundo mochilão no verão que vem!!!!

IMG_2577.JPG.a3022089ecdcfb08ce98b0de90f6b996.JPG

IMG_2605.JPG.8f1edd75c3482f1a80e0c6b92443eac3.JPG

dsfdfdf.png.6c59cd7a4e1d6b91e98719f1ea534eb7.png

IMG_2723.JPG.61e7fc985243ddc296c63d6d5d2ec4a0.JPG

IMG_2800.JPG.f6e3ba6df3016e80d674abb6ccdf3e05.JPG

IMG_2846.JPG.a6f5be49caa230c6f07d6754c1b00115.JPG

IMG_2918.JPG.626b36bc7906d23255bb05a6fcf6a239.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...