Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Entre para seguir isso  
Idely Z. Battiato

Passagem de ônibus na Europa

Posts Recomendados

Vou à Europa em dezembro até a primeira quinzena de janeiro e pretendo me virar de ônibus entre uma cidade e outra. Alguém sabe me informar se essas passagens compro aqui ou por lá? Na verdade, não queria nada regrado com datas, pois não sei como será, posso mudar de ideia, plano, enfim... Será que corro o risco de ficar sem passagem se deixar pra comprar de um dia pro outro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
adrianolb    44

Depende...

 

Quais cidades você pretende visitar? Na Europa não é tudo pertinho como você possa estar imaginando, dependendo das cidades que você pretenda visitar, pode ser que seja uma viagem de 8 ou até mesmo 30 horas de ônibus direto, isto se ainda não tiver que trocar de ônibus no meio do caminho...

 

E sinceramente, entre passar 12 horas dentro de ônibus e gastar 30 Euros a mais em uma passagem de avião, pessoalmente eu prefiro gastar os 30 Euros a mais e não perder um dia inteiro no ônibus...

 

Sobre comprar lá na hora, também depende das cidades e das datas envolvidas. Se forem 2 cidades que possuam várias frequências de ônibus por dia, comprando um ou dois dias antes é bem improvável que fique sem passagem.

 

Mas se forem duas cidades onde só exista um único ônibus por dia, as vezes não tem nem isto, as vezes são só 2 ou 3 ônibus por semana, ai o risco de pegar o ônibus lotado se deixar para a última hora é bem maior.

 

Também tem a questão das datas, nos dias imediatamente antes e após o Natal e Ano Novo o movimento costuma ser enorme, com ônibus, voos e trens lotados, pois muita gente vai visitar a família, o que também é um problema para hospedagem, costuma ser complicado achar um local com vagas nos dia próximos do Natal e Ano Novo, e quando tem vagas, costuma ser bem caro lá na hora, pois eles contam com o desespero do pessoal que não fez reserva em achar um local onde dormir, para cobrar bem mais caro...

 

E por fim tem a questão do preço, passagens compradas no dia, ou 1 ou 2 dias antes costumam custar o dobro ou até 2x ou 3x mais caro que passagens compradas com uns 30 de antecedência.

 

Resumindo, sem que você fale as cidades envolvidas, não dá para lhe responder se seria arriscado ou não deixar para comprar lá na hora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo... falei, falei e não falei nada! [GRIMACING FACE] Então, seria primeiro em Portugal. De Cascais para Sevilha, depois de uns dias, para Porto. Aí, Espanha: Madrid, Toledo e Valência.

Acho que é mais fácil eu comprar por agência aqui, né? Rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
adrianolb    44

As suas cidades são todas relativamente próximas, acho que não teria nenhuma viagem de 20 ou 30 horas de ônibus para se preocupar, e comprando uns 2 ou 3 dias antes, acredito que não tenha muita dificuldade em conseguir passagens para estes locais.

 

Mas acho que a ordem que você comentou não segue uma lógica boa, que facilite os deslocamentos estre as cidades. Você já pegou um mapa e deu uma olhada onde ficam as cidades? Um detalhe, Sevilha fica na Espanha e não Portugal, na ordem que você comentou, você estaria saindo de Lisboa, indo até o Sul da Espanha, para depois voltar até o norte de Portugal, para depois voltar a Espanha...

 

Coloque todos os locais num mapa, e tente traçar uma linha reta ou um grande circulo ligando as cidades, começando pela cidade por onde você vai chegar na Europa e terminando por onde você vai voltar, com o menor numero de ziguezague possível, assim você terá deslocamentos mais curtos, rápidos e baratos.

 

Só uma observação a respeito de Valencia, você tem algum interesse específico por lá? Por que sinceramente, tirando as praias e o oceanário, não tem assim tanta coisa interessante para muito turismo, ainda mais no inverno, pessoalmente eu acho que tem locais muito mais interessantes para se visitar na Andaluzia, perto de Sevilha do que em Valência... Mas em fim, cada um tem as suas preferencias...

 

Acredito que você consiga comprar quase todas as passagens pela internet direto das empresas, usar agência só se você não quiser ter o trabalho de pesquisar e procurar as coisas, mas esta comodidade geralmente lhe custa uns 30% mais caro..

 

Você pode usar o http://www.rome2rio.com para pesquisar como ir de um local para o outro, o site irá lhe mostrar as opções disponíveis, e geralmente também o site conde você pode consultar os horários e preços reais de cada trecho.

 

Mas reforçando, eu recomendaria muito fortemente você tentar reservar hospedagem e passagens para o período do Natal e Ano Novo com alguma antecedência, nem que seja 1 ou 2 semanas antes, pois cidades mais turísticas pode ficar bem lotadas, e lá na hora ser bem complicado achar um local onde ficar, principalmente para o réveillon entre os dias 30/12 e 03/01, em algumas cidades também pode ser meio problemático no dias do Natal..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, já mudei meu roteiro várias vezes. Cada um fala uma coisa... Tinha a intenção de conhecer Andaluzia, aí me disseram que não podia deixar deixar de conhecer Valência, e realmente pesquisei na internet e não vi nada demais... Vou fazer o que tinha planejado mesmo.

Em relação a passagem de avião, compro só daqui pra lá por enquanto, e o resto deixo pra comprar lá? Pq não é tão distante um lugar do outro, da pra ir de trem, ônibus...

Você sabe se é obrigatório fazer o seguro saúde? Vi na internet q pode ser deportado se não fizer, é isso mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
adrianolb    44

Valencia é bonito no verão, mas você vai estar indo no inverno, então é melhor concentrar em cidades maiores, mesmo, pois cidades de praia como Valência e Cascais, vão estar meio "mortas"... Minha sugestão, já que pretende ir a Sevilha, visite também Granada, fica perto de Sevilha e Madri, pense também em visitar Sintra em Portugal..

 

As passagens de ida e volta do Brasil para e Europa você tem que comprar, por que se não tiver uma passagem de volta comprada e com data marcada, você nem entra na Europa, vai ser barrada na imigração e mandada de volta ao Brasil no próximo voo, sem nem sair do aeroporto. Mas passagens locais lá, daria para comprar lá, só os trechos um pouco mais longos eu tentaria comprar 1 dia antes, e claro, tomar algum cuidado com os dias muito próximos do Natal e Ano Novo, nestes dias pode ser complicado achar passagens..

 

Seguro está na lista de itens obrigatórios, mas na prática, a imigração não costuma conferir, vai de você decidir se arrisca ir sem e ter azar de pedirem justo para você, ou se faz o seguro e não se preocupa com isto. O custo de atendimento médico também é absurdamente caro por lá, se torcer o tornozelo, comer algo estragado, etc que precise de atendimento médico, prepare o bolso, vai lhe custar várias centenas de Euros se não tiver seguro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
deborajabs    0

Desculpe interromper, mas viajei de ônibus entre países na Europa e recomendo muito o site busradar.com

Lá vc coloca os destinos, as datas e eles colocam os ônibus disponíveis, os trens disponíveis e as parcerias do blablacar.. vc pode comparar e também dá para ver os horários disponíveis, a quantidade de tempo entre uma cidade e outra e o melhor, se clicar em cima vai te mostrar a companhia que é responsável pela viagem, daí só entrar no site da companhia e fazer a compra da passagem. Este site me ajudou bastante ::mmm: vc pode comparar dai se compensa ir de trem ou ir de ônibus ou pelo blablacar ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ChayBR    0

Eu moro em Lisboa. Viajo pela Europa de avião e de trem, que também é uma boa opção, inclusive mais econômica que ônibus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
adrianolb    44

Tudo depende das cidades e datas envolvidas...

 

Por exemplo, você encontra passagens aéreas low-cost de Sevilha para Barcelona a partir de 20 Euros, somando mais uns 7 a 10 Euros de gasto para ir e voltar dos aeroportos gasta-se uns 30 euros no total, já um ônibus custa 45 Euros de Sevilha até Barcelona, e gasta-se somente umas 4 ou 5 horas indo de avião ao invés das 15 horas do ônibus...

 

Já de Madri a Sevilha, uma passagem de avião custa a partir de 30 Euros, apesar de se mais perto, a passagem de avião é mais cara, mais uns 7 a 10 Euros para ir e voltar dos aeroportos dá um total de 40 Euros e leva-se umas 4 ou 5 horas no total. Já o ônibus leva umas 6 horas e meia e custa a partir de 25 Euros...

 

O problema, é que para conseguir estas passagens de avião super baratas, você precisa comprar as passagens com 60 ou 90 dias de antecedência e depois não pode mais mudar as datas e cidades, mas como você não quer nada com data e destino fixo, resta-se conformar em pagar mais caro comprando as passagens lá na hora, e ir de ônibus.

 

Pois uma passagem de avião ou trem comprada na hora costuma ser 5 ou 6 vezes mais cara do que comprando 3 meses antes, a mesma passagem de 20 Euros de Sevilha até Madri vai custar 150 Euros se você comprar ela 2 ou 3 dias antes. Já os ônibus não costumam aumentar tanto assim comprando antecipado ou na hora, geralmente é o mesmo preço de comprar 3 meses antes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
adrianolb    44

Avião: http://www.skyscanner.com.br

Trem: http://www.renfe.es na Espanha e http://www.cp.pt em Portugal.

ônibus: http://www.rome2rio.com vai lhe mostrar qual empresa opera na rota.

 

Mas tem que dar uma comparada nos preços em cada trecho, pois vai ter trechos onde é melhor ir de avião, em outros de trem, e por fim, vai ter trechos onde o ônibus é a melhor opção.

 

Uma viagem econômica planejada com antecedência, geralmente envolve a combinação de 2 ou 3 meios de transportes.

 

Mas como falei antes, isto só da certo se você tem o roteiro pré-planejado, com cidades e datas definidas e que não vão mudar mais, pois depois de compradas as passagens de trem e avião, não dá mais para mudar sem que custe um monte de dinheiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×