Ir para conteúdo

Peru e Bolívia - Julho de 2010 - Dá pra fazer este roteiro?


Posts Recomendados

  • Membros

Fala, galera!!! Sou novo aqui no fórum e pretendo viajar agora em Julho de 2010 fazendo o velho roteiro Peru/Bolívia. Li muito, pesquisei bastante (sendo 90% de minha fonte o “Mochileiros”) e cheguei a esse roteiro básico que está abaixo, que será realizado em Julho (provavelmente a partir do dia 10):

Gostaria da opinião dos veteranos e da galera que esteve lá há pouco tempo se este meu roteiro é coerente e exeqüível no tempo que eu propus.

A princípio, tenho os 15 dias propostos no roteiro abaixo. Sendo assim, não tenho como aumentá-lo inserindo outras cidades ou estendendo o tempo de permanência em algum lugar. Ou seja, basicamente vai ser isso aí mesmo.

 

Dia 1: Chegada a Lima ao meio dia, ir p/ hotel, tarde livre (passeio em Miraflores, Larcomar, etc)

Dia 2: Lima, passeio pelo centro, sítios arqueológicos, compras, Circuito das Águas à noite

Dia 3: Viagem Lima-Cuzco pela manhã (chegada +/- 11:00h – 12:00h em Cuzco), city-tour em Cuzco à tarde

Dia 4: Dia livre em Cuzco, passeio a pé por ruas, praças, museus, centro, etc.

Dia 5: Vale Sagrado, finalizo em Ollantaytambo e, de lá, pego o trem p/ Águas Calientes à noite (pernoitar em AC).

Dia 6: Machu Picchu de manhã bem cedo, passo o dia lá, retorno a Ollamta à tarde/noite (saindo de AC umas 17:0h +/-)

Dia 7: Mais uma dia livre em Cuzco e viagem p/ Puno à noite (+/- 8 horas de viagem)

Dia 8: Chegada em Puno pela manhã, passeio Islas de Uros, saída p/ Copacabana (que horas?)

Dia 9: Copacabana (passeio Isla del Sol) e saída p/ La Paz ao fim do dia

Dia 10: La Paz: Tiwanaku (quanto tempo de duração?) e o resto do dia livre

Dia 11: Chacaltaya e Vale de La Luna e resto do dia livre

Dia 12: Dia livre em La Paz, viagem à noite de ônibus p/ Uyuni (saindo 21:00h)

Dia 13: Tour de um dia ao Salar e retorno à noite deste mesmo dia

Dia 14: Mais um dia livre em La Paz

Dia 15: Retorno ao Brasil a partir de La Paz

 

Enfim, o que acharam? Minha dúvida ainda permanece naquele miolo dos dias 8 e 9, que é a parte de Puno-Copacabana-La Paz... como saio de Cuzco à noite (Dia 7), e a viagem deve durar umas 8 horas, imagino chegar a Puno de manhã cedo (Dia 8 ), algo como 6 ou 7 da manhã... seria isso mesmo??? Daí, faço logo o passeio da Ilha dos Uros (aqui cabe uma pergunta: quanto tempo dura este passeio?). Após este passeio, me mando pra Copacabana e devo chegar no final de tarde. Durmo lá e no dia seguinte faço o passeio da Ilha do Sol (outra pergunta: tem barco saindo a qualquer hora ou tem horários pré-determinados? Quais os horários pela manhã?). Aqui vai outra dúvida... a depender do horário de retorno da Ilha do Sol, ainda daria pra sair pra LA Paz no fim de tarde deste mesmo dia ou seria melhor dormir mais uma noite em Copa e ir pra La Paz no dia seguinte bem cedo??? Tem ônibus cedo saindo de Copa? Minha dúvida é pq a viagem dura umas 4 horas e caso eu opte por sair de Copa no fim de tarde eu chegaria em La Paz já tarde da noite, seria perigoso? Enfim, se alguém puder me ajudar nessa parte do roteiro, se possível com horários, eu agradeço.

Percebam que eu tenho, nos dias 7 e 14, dias livres em Cuzco e La Paz, respectivamente, que seriam o segundo dia livre em cada uma das duas cidades... vale a pena manter esses dois dias livres adicionais ou são dispensáveis??? Em último caso, estes dias ficam como “coringas” pra emergências ou mudanças inesperadas de roteiro. Num imprevisto, posso sacrificar um destes dois dias.

E no caso de Puno, vale mesmo MUITO à pena fazer o passeio das Ilhas dos Uros? Já li muito a respeito, sei que o lugar é legal, e tal... mas muita gente diz que o passeio em si é meio teatral, coisa pra turista ver, e tal... o que acham??? Dá pra passar batido e seguir direto pra Copacabana?

E a passagem aérea Lima-Cuzco, compro aqui com antecedência ou deixo pra comprar no dia da chegada? Com 1 ou 2 dias de antecedência é tranqüilo achar vagas nos vôos? Qual a empresa que tenho mais chances de achar um valor menor, LAN, Taca ou Starperu?

 

Enfim, galera... quem puder, me dá uma mão aí. À proporção que surgirem mais dúvidas, ou de acordo com os comentários, vou postando mais dúvidas. Sei que pra muitos de vocês certas perguntas e roteiros parecem já batidos e repetitivos, mas qualquer auxílio é de grande valia.

Valeu!

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ô, galera... dá um help aí! rsrs

Sei que esse tipo de roteiro ja é bem manjado pela galera mais experiente aqui, mas etsa será minha primeira viagem deste tipo... já pesquisei bastante e só preciso de opiniões pra saber se as minhas pesquisas surtiram um bom resultado.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, teu roteiro está interessante, agora em fevereiro, eu fiz Bolívia e Chile, a princípio iria para Peru, mas acabei indo apenas até Puno, por causa dos acontecimentos em Machu Picchu.

Algumas dicas que eu poderia te dar:

no dia 08, para que tu consigas sair de Puno para Copacabana tu terá que fazer o passeio bem cedo, e se liberar por volta das 14:00, pq a fronteira fecha às 18:00.

Copacabana vale a pena dormir um dia lá, a cidade é DEMAIS, muita cultura, hostels muito baratos, bastante artesanato para comprar, comida barata também, Copacabana foi um dos pontos altos da viagem que eu fiz, fiquei 3 dias lá. (Não contrata a empresa andes amazon para fazer o tour, é muito ruim, contrata uma empresa boa, pois pegamos um tempo ruim no titicaca e nosso barco quase virou).

La Paz é uma cidade caótica mas bastante interessante, ficamos no wild rover hostel, na calle comercio, preço muito bom, hostel sensacional, maioria de europeus, tem um pub dentro do hostel que bomba até as 4 da manhã. Em La Paz uma coisa legal de fazer é a banda de bike, bem legal.

O deserto de sal eu te aconselharia a fazer o passeio de mais dias, é indescritível o deserto de sal, e o altiplano boliviano, pois em uma dia tu não vai conhecer nem 1/3 das coisas legais que se tem para conhecer no deserto, e aproveita pq a Bolívia é ABSURDAMENTE barata, depois que tu passar por lá irá achar tudo muito caro. hehehehe

Pesquisa minhas postagens caso tu tiver interesse, que postei todo o relato da minha viagem.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala, Xandi... valeu mesmo pelas suas dicas. Nem tava sabendo dese lance do horário do fechamento da fronteira.

Mas aí eu pergunto, a você ou a algum outro colega de fórum, chegando em Puno de manhã cedinho dá pra fazer o passeio das ilhas dos Uros logo de manhã (num primeiro horário) e sair a tempo de chegar em Copacabana à tarde? Quanto tempo em média leva esse passeio? Nas pesquisas que fiz por aqui a galera em geral informa os preços, mas não diz nada sobre duração...

Em Copacabana, com certeza eu dormirei ao menos uma noite lá, que seria desse primeiro dia vindo de Puno virando para o dia seguinte, onde fareis Isla del Sol e ao fim do dia eu irei pra La Paz.

 

E aí, galera... mais alguma observação? Sugestões e comentários sempre são bem vindos!

 

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Júnior,

 

Dia 29 de março estou indo para La Paz e pretendo fazer um roteiro semelhante ao seu, mas o meu não inclui o Salar (pq já fui) mas inclui Arequipa, no Peru.

Então, posso lhe ajudar com o que eu li e pesquisei (q foi bastante)!!!

 

Eu reservei um dia na Ilha do Sol. O meu roteiro está ao contrário, então vou de La Paz a Copacabana e durmo na cidade. Nio dia seguinte tomo um barco para o lado norte da ilha para fazer a trilha até o lado sul e retorno para Copacabana. No outro dia cedo cruzo a froteira e tomo um ônibus para Arequipa. Acho que esta parte do seu roteiro está muito corrida.... talvez fosse melhor vc dormir em Puno e no dia seguinte ir para Ilha do Sol, retornar para Coapacabana e dormir lá. só no outro dia ir para La Paz.... não sei, isso é uma sugestão....

 

Quanto ao Salar, como foi dito, eu reservaria mais dias.... na verdade, o melhor para conhecer a região seria o tour de 4d/3n.... as paisagens são únicas e indiscritíveis! Eu faria com certeza com mais calma! vale muuuuuito a pena!!

 

De resto, acho que está ok! parece q o tempo em cada lugar está bom tbm!

 

Boa sorte para organizar o roteiro, e quando eu voltar da minha trip (em abril) eu posto um relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu, Gabriela! É, o Xandi tb falou dessa questão do meu pouco tempo no Salar, mas aí o problema é minha limitação de tempo, mesmo. Gostaria muito de fazer o tour de 3 dias (qe neste caso seriam 4, já que retornaria a Uyuni), mas não vai dar. Prefiro ir e conhecer nem que seja um pouquinho, do que não conhecer nada... rsrs

 

Outra coisa que eu esqueci de falar quando pus o roteiro foi essa questão do sentido da viagem, que vc levantou. Quase todos os que fazem esse roteiro o fazem no sentido Bolívia-Peru (sendo que quase a totalidade retorna de Cuzco, não indo a Lima). Pra mim tanto faz, mas eu coloquei no sentido Peru-Bolívia porque achei que a subida de altitude nesse sentido é mais branda, então eu e minha esposa já iríamos nos aclimatando gradativamente, aos poucos, ao invés de já sair do zero e chegar repentinamente aos 4000 m de altitude de El Alto/La Paz... estou certo? Faz sentido? Ou não tem nada a ver???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom Junior,

 

Eu escolhi fazer o roteiro começando por La Paz pq não queria conhecer nada em Lima (desta vez), e o roteiro ficava mais "fechado" assim: La Paz - Copacabana - Puno - Arequipa - Cusco - La Paz.

Não sei quanto a altitude, pq tem gente que reclama de tomar o voo de Lima para Cusco, pq sentem a variação da altitude. Eu já vou cair diretamente aos 4.000m de La Paz, então espero não me sentir muuuuito mal!! hahaha

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Bom dia Junior,

 

eu e meu namorado faremos praticamente o mesmo roteiro que vocês em julho (24/07 até 08/08).

Estávamos com a mesma dúvida que você na questão Cuzco-Puno-Copacabana.

 

Em relação a passagem de Lima para Cusco, ela custa por volta de 150 dólares e se consegue comprar com 2 dias de antecedência pelo StarPeru.

 

Dia 1: Chegada a Lima ao meio dia, ir p/ hotel, centro, circuito das Águas e Larcomar (restaurante La Rosa Nautica)

Dia 2: Lima, passeio pelo centro, tour de bike pro Miraflores e Barranco. Saída a noite para Ica

Dia 3: De manhã, Reserva de Paracas. A tarde, Ica mais tour no deserto. A noite, retorno para Lima

Dia 4:Viagem Lima-Cuzco 7h da manhã(chegada +/- 9h em Cuzco) De manhã passeio a pé por ruas, praças, museus, centro, etc. City-tour em Cuzco à tarde.

Dia 5: Vale Sagrado, finalizo em Ollantaytambo e, de lá, pego o trem p/ Águas Calientes à noite (pernoitar em AC).

Dia 6: Machu Picchu de manhã bem cedo, passo o dia lá, retorno a Ollamta à tarde/noite (saindo de AC umas 17:0h +/-). Volta para Cuzco e saida para Puno (+- 22h)

Dia 7: Chegada em Puno pela manhã, passeio Islas de Uros, saída p/ Copacabana

Dia 8: Copacabana (passeio Isla del Sol) e saída p/ La Paz ao fim do dia e seguir para Oruro/Uyuni

Dia 9: Saída 10h para Tour no Salar (4d/3n).

Dia 10: Salar

Dia 11:Salar

Dia 12: Salar, retorno para La Paz

Dia 13: Chacaltaya e Vale de La Luna e resto do dia livre

Dia 14: Coroico

Dia 15: La Paz

Dia 16: Retorno ao Brasil a partir de La Paz

 

Você tem alguma crítica ao meu roteiro baseando-se no que vc já pesquisou? Vamos trocar informações para trocar nossos roteiros já que eles são bem parecidos.

 

Até mais,

 

Bárbara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...