Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
rmarquesx@gmail.com

Como posso saber se tem Fungos nas LENTES?

Posts Recomendados

Gostaria de uma opinião de quem tem mais experiencia, pois pensei numa hipótese e não sei se é bem assim que funciona.

 

Tenho uma lente de Nikkon 35 mm que confesso que não cuidei tão bem assim dela. Pois devo ter ficado uns 5 meses sem limpar de poeiras, e muitas vezes guardava ela junto ao corpo da câmera.

Mas mesmo assim, sempre guardei a câmera e a lente dentro de um caixa de plástico transparente, bem selada e com com sílicas em gel para reduzir a umidade. De alguma forma eu tomei alguns cuidados e outros não. Pesquisando na internet vi que os fungos se alimentam de poeiras e sujeiras na lente, isso me preocupou um pouco, e tentei verificar se a lente tem algum fungo. Não consegui encontrar ou identificar se existia algum na lente. Mas não é porque eu não vi que talvez eles não estejam lá, pois sou totalmente amador, e eles podem apenas estar bem no inicio. Não vi nenhuma teia de aranha na lente e as fotos não estão embaçadas, que pelo que vi esses podem ser alguns sintomas de fungo na lente.

 

Primeira pergunta, como faço para ter certeza que não tem fundo na lente ?

Segunda pergunta, Na dúvida a melhor coisa a fazer é mandar numa autorizada fazer a limpeza ?

 

 

Agora sobre a proliferação de fungos, comprei uma outra lente Nikkor 70-300 mm e sem pensar nas hipóteses e consequência acima, peguei a lente NOVA e deixei dentro da caixa de plastico transparente com as sílicas em gel e a outra lente VELHA que não faço ideia se pode ou não ter fungos. Fui trabalhar e depois para faculdade, lá me falaram que se a lente tem fungos eles podem contaminar outras lentes no mesmo ambiente. Fiquei preocupado por não saber se a lente mais VELHA tem fungo, e se ela poderia contaminar a minha lente NOVA, mesmo que deixei elas juntas por apenas 1 dia.

 

Terceira pergunta, Alguém sabe se é dessa forma que funciona a contaminação? Apenas de deixar as lentes próximas num mesmo ambiente já corro o risco dos fungos atingirem outras lentes ?

Quarta pergunta, Se sim, acreditam que 1 dia seria o suficiente para contaminar a outra lente ?

Quinta pergunta, Alguma recomendação que possam me fazer ?

 

Obrigado pela atenção.

 

Abs pessoal !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Marques,

 

Se você tem alguma lente no início da infecção com fungos, separe das outras e coloque periodicamente na luz do sol por 15 minutos com a iris toda aberta. Você mesmo pode segurar a lente e fazer a luz entrar como se faz com uma lupa. Faça isso com todas.

 

Se você não as usa periodicamente, o ideal é fazer sempre isso e não guardar em lugares úmidos e escuros, pois é onde os fungos se proliferam. Algumas lentes são protegidas com um gás e são mais difíceis de contaminar, outras não tem essa proteção e se deixar na umidade e no escuro, os fungos tomam conta mesmo.

 

Se tiver com alguma lente que já aparece os fungos e isso é fácil identificar, pois eles criam uma espécie de caminho como uma raiz. Igual nessa foto abaixo. Aí o ideal é levar em alguma loja ou oficina especializada pra fazer a limpeza, não costuma ser caro, mas isso vai depender da lente e do estado da mesma.

Essa do exemplo abaixo é uma que já está bem contaminada.

00Vi0l-218259684.jpg

 

Mas elas começam de forma bem sutil:

fungos-lente.jpg

 

Compra uma Lenspen e sempre deixe elas bem limpas e se não usar com periodicidade, tem que tomar sol.

lp-nlp-1-ru.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colaborando com o post do Silnei, eu guardo todo o meu equipamento fotográfico em uma caixa organizadora transparente (devidamente fechada) de frente para uma janela onde a luz entra sempre durante o dia. Dentro desta caixa eu deixo um Anti Mofo e coloquei um relógio que marca a temperatura e a umidade do ar. As lentes ficam sem tampas frontais e traseiras para a luz incidir diretamente no vidro. Fungo gosta de locais úmidos e escuros, tudo o que você puder fazer para evitar isso o seu equipamento vai agradecer. Só não esqueça de usar de vez em quando para as borrachas não ressecarem com a pouca umidade.

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×