Ir para conteúdo

Mochilão Portugal-Espanha


Posts Recomendados

  • Membros

Prezados Mochileiros,

 

Acompanho sempre os fóruns e chegou minha vez de pedir o auxílio dos senhores para organizar meu primeiro mochilão pela Europa.

De antemão já agradeço a todos que postaram seus roteiros e relatos!

 

Já tenho voo de ida comprado pela TAP com chegada em Vigo (Espanha) no dia 29 de março e saída por Madri no dia 20 de abril, eu e minha esposa. Somos jovens (29 anos) e pretendemos fazer todo o percurso de forma terrestre, utilizando de trem e ônibus (pretendo alugar um carro por alguns dias para visitar a região de Aveiro e Covilhã por ter acesso de transporte público limitado).

 

Queremos fazer uma viagem econômica mas sem passar privações...Gostamos bastante de vinho (mas não somos "enochatos" kkkk) e por isso coloquei uma breve passagem pelo Douro e pelo Alentejo.

 

Bem, dividi da seguinte forma:

Dia 1 - Salvador (Bahia)/Vigo (Chegada)

Dia 2 - Vigo/Porto

Dia 3 - Porto

Dia 4 - Porto (bate e volta Braga e Guimarães)

Dia 5 - Porto

Dia 6 - Porto/Aveiro/Covilhã (Serra da Estrela)

Dia 7 - Covilhã

Dia 8 - Covilhã/Lisboa

Dia 9 - Lisboa

Dia 10 - Lisboa

Dia 11- Lisboa (Sintra)

Dia 12 - Lisboa (Óbidos)

Dia 13 - Lisboa

Dia 14 - Lisboa/Évora

Dia 15 - Évora

Dia 16 - Évora/Sevilha

Dia 17 - Sevilha

Dia 18 - Sevilha

Dia 19 - Sevilha/Madri

Dia 20 - Madri

Dia 21- Madri (Bate volta Toledo)

Dia 22 - Madri

Dia 23 - Madri/Salvador (Bahia)

 

Os questionamentos:

- O roteiro está bom e bem dividido?

- Vale a pena a visita a Sevilha (será Semana Santa, será que estará lotado?)?

- É tranquilo dirigir pelo interior de Portugal?

- Alguma dica valiosa pra esse roteiro?

 

Obrigado a todos pela atenção!

Link para o comentário
  • Membros

A passagem para Vigo estava muito mais barata do que para Porto? Para você se sujeitar a pagar mais 20 Euros e 3 horas de trem até Porto....

 

Tirando isto, pessoalmente eu acho que a distribuição de dias estaria boa, só estou sentindo falta de Granada, que tem a atração turística mais importante de todo o sul da Espanha, a Alhambra...

 

Dirigir é tranquilo em Portugal, o complicado é achar um local onde estacionar o carro, já separe uns 20 Euros por dia para gastar com estacionamentos em todo local que você forem com o carro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá, interessante seu roteiro. Respondendo algumas das suas perguntas:

 

"será que Sevilha vai estar lotada na Semana Santa"? Sim, vai estar lotada. Uma das Semanas Santas mais populares de toda a Espanha. Se vc tem interesse em procissões e não se importa com multidões talvez goste. Dá uma olhada em videos no youtube, por exemplo

, pra vc ter uma idéia do tipo de evento (e das multidões). Na verdade eu nunca estive em Sevilha na Semana Santa (nem pretendo, já sei que não é pra mim). Sei que os jornais publicam um mapa com os roteiros das procissoes, entao vc pode usar isso para tentar evitar as multidoes, caso nao tenha interesse.

 

Quanto a sugestão do Adriano de incluir Alhambra: Se for marcar hotel em Granada, marque um que dê pra cancelar de graça... não sei se nessa altura vc ainda conseguiria entradas para Alhambra na Semana Santa, eu não ficaria surpresa se já tiver esgotado. É a atração turistica mais visitada do sul da Espanha, e muita gente aproveita os feriados de Páscoa para viajar. A Semana Santa em Granada não é tão popular como Sevilha e Málaga, mas ainda assim atrai muita gente. Outro lugar bem legal pra visitar é Córdoba com sua impressionante mesquita (outro lugar que nunca visitei durante a semana santa).

 

"tranquilo dirigir em Portugal?". Eu achei super tranquilo. Em 2015 fiquei um mês explorando a Serra da Estrela e Serra do Açor, estradas muito sinuosas porém transito tranquilo (viajei em outubro, então estava tudo livre de neve, não sei como vai estar em abril).

 

E sobre preço de estacionamento: estacionei de forma gratuita em todos os lugares: Manteigas, Torre, Unhais da Serra, Piódão, Oliveira do Hospital, Aldeia das Dez, Coja, Santa Comba Dão, só para citar os lugares que lembro agora. Talvez em lugares como Covilhã se tenha que pagar por estacionamento? Não sei, não estive lá.

 

Adriano, por onde vc andou em Portugal, pagando 20 euros por estacionamento? Foi recentemente que aconteceu isso? Fiquei bem curiosa, será que introduziram estacionamento pago nos lugares onde eu passei?

Link para o comentário
  • Membros
A passagem para Vigo estava muito mais barata do que para Porto? Para você se sujeitar a pagar mais 20 Euros e 3 horas de trem até Porto....

 

Tirando isto, pessoalmente eu acho que a distribuição de dias estaria boa, só estou sentindo falta de Granada, que tem a atração turística mais importante de todo o sul da Espanha, a Alhambra...

 

Dirigir é tranquilo em Portugal, o complicado é achar um local onde estacionar o carro, já separe uns 20 Euros por dia para gastar com estacionamentos em todo local que você forem com o carro.

 

Então, chegando em Porto ou Lisboa a passagem aumentaria em pelo menos 350 reais por pessoa, sem falar que não conhecemos nada da região, então qualquer cidade seria novidade pra gente!

 

Quanto ao estacionamento li relatos de que ficaria caro estacionar na capital e em Porto, cidades maiores. Pretendo utilizar o carro apenas nas pequenas cidades de serra da estrela e alentejo.

 

Vou analisar colocar Granada no roteiro, excelente dica!

 

Obrigado!

Link para o comentário
  • Membros
Olá, interessante seu roteiro. Respondendo algumas das suas perguntas:

 

"será que Sevilha vai estar lotada na Semana Santa"? Sim, vai estar lotada. Uma das Semanas Santas mais populares de toda a Espanha. Se vc tem interesse em procissões e não se importa com multidões talvez goste. Dá uma olhada em videos no youtube, por exemplo

, pra vc ter uma idéia do tipo de evento (e das multidões). Na verdade eu nunca estive em Sevilha na Semana Santa (nem pretendo, já sei que não é pra mim). Sei que os jornais publicam um mapa com os roteiros das procissoes, entao vc pode usar isso para tentar evitar as multidoes, caso nao tenha interesse.

 

Quanto a sugestão do Adriano de incluir Alhambra: Se for marcar hotel em Granada, marque um que dê pra cancelar de graça... não sei se nessa altura vc ainda conseguiria entradas para Alhambra na Semana Santa, eu não ficaria surpresa se já tiver esgotado. É a atração turistica mais visitada do sul da Espanha, e muita gente aproveita os feriados de Páscoa para viajar. A Semana Santa em Granada não é tão popular como Sevilha e Málaga, mas ainda assim atrai muita gente. Outro lugar bem legal pra visitar é Córdoba com sua impressionante mesquita (outro lugar que nunca visitei durante a semana santa).

 

"tranquilo dirigir em Portugal?". Eu achei super tranquilo. Em 2015 fiquei um mês explorando a Serra da Estrela e Serra do Açor, estradas muito sinuosas porém transito tranquilo (viajei em outubro, então estava tudo livre de neve, não sei como vai estar em abril).

 

E sobre preço de estacionamento: estacionei de forma gratuita em todos os lugares: Manteigas, Torre, Unhais da Serra, Piódão, Oliveira do Hospital, Aldeia das Dez, Coja, Santa Comba Dão, só para citar os lugares que lembro agora. Talvez em lugares como Covilhã se tenha que pagar por estacionamento? Não sei, não estive lá.

 

Adriano, por onde vc andou em Portugal, pagando 20 euros por estacionamento? Foi recentemente que aconteceu isso? Fiquei bem curiosa, será que introduziram estacionamento pago nos lugares onde eu passei?

 

Obrigado pelas dicas e informações!

 

Irei ver uma forma de colocar Granada no roteiro! Parece que La Alhambra ainda tem vaga!

 

Quanto à Sevilha, vou pensar direito se vale a pena. Seria uma Semana Santa diferenciada, ainda mais que sou católico.

Link para o comentário
  • Membros

Eu paguei uns 10 a 15 Euros para estacionar em Porto e Lisboa durante a noite, não fiquei com o carro durante o dia nestas cidades grandes, os hotéis onde ficamos não tinham estacionamento e a ideia era sair com o carro para o interior cedinho, antes das locadoras abrirem.

 

Eu lembro de ter pago estacionamento em algum outro local, era uma cidade pequena, mas não lembro onde exatamente foi... Pelo que lembro, tinha estacionamento na rua ou publico, mas estava tudo lotado ou era longe demais, estava um calor insuportável para ficar andando no sol, depois de rodar uns 15 ou 20 minutos procurando onde estacionar, acabamos pegando um estacionamento privado de uns 5 Euros mais próximo.

Link para o comentário
  • Membros

Oi.

Vc pretende ir de ônibus de Évora até Sevilha? Vc já fez pesquisa sobre o trajeto? Pelo que observei vc teria que ir até Badajós e daí até Sevilha, no mínimo levaria 5:15 h, se houver conexão de horário. Eu já fiz esse roteiro, mas indo de Lisboa até Faro (no Algarve) e de ônibus até Sevilha (leva 3 horas direto no mesmo ônibus). Faro é uma cidade interessante, tem um centro histórico e também tem praia.

Link para o comentário
  • Membros
Oi.

Vc pretende ir de ônibus de Évora até Sevilha? Vc já fez pesquisa sobre o trajeto? Pelo que observei vc teria que ir até Badajós e daí até Sevilha, no mínimo levaria 5:15 h, se houver conexão de horário. Eu já fiz esse roteiro, mas indo de Lisboa até Faro (no Algarve) e de ônibus até Sevilha (leva 3 horas direto no mesmo ônibus). Faro é uma cidade interessante, tem um centro histórico e também tem praia.

 

Excelente informação!

Vi aqui agora que pode ser por Mérida ou Faro né? Não pensei muito em Faro porque, pelo que eu vi, será época ainda levemente fria e praia seria só pra fotos!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, mudei o roteiro. Acham uma boa?

 

Dia 1 - Salvador (Bahia)/Vigo (Chegada)

Dia 2 - Vigo/Porto

Dia 3 - Porto

Dia 4 - Porto (bate e volta Braga e Guimarães)

Dia 5 - Porto (bate e volta Régua e Pinhão)

Dia 6 - Porto

Dia 7 - Porto/Aveiro/Lisboa

Dia 8 - Lisboa

Dia 9 - Lisboa (Óbidos)

Dia 10 - Lisboa

Dia 11- Lisboa (Sintra)

Dia 12 - Lisboa /Évora

Dia 13 - Évora

Dia 14 - Évora/Covilhã

Dia 15 - Covilhã

Dia 16 - Covilhã/Madrid

Dia 17 - Madri

Dia 18 - Madri (Segóvia)

Dia 19 - Madri (Toledo)

Dia 20 - Madri

Dia 21- Madri (Ávila)

Dia 22 - Madri

Dia 23 - Madri

Dia 24 - Madri/Salvador

 

- O Roteiro entre Évora e Covilhã será feito de carro alugado (alguém sugere alguma locadora?)

- A única hospedagem reservada até agora é o AIRBnB de Porto.

- Estou achando muitos dias para Madri. Sugerem algum outro lugar a ser visitado que não demande muito tempo, além dos daytrips informados?

- Farei Guarda-Madrid num trem noturno da RENFE, duração de 6 horas.

- Tive que tirar a Andaluzia pelo fato de, no roteiro inicial bater com a Semana Santa (impossível achar hospedagem).

 

Desde já agradeço a atenção e auxílio de todos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Fredbittmag, não achei tempo demais em Madri, considerando a oferta turística. Claro que depende dos interesses de cada um, mas há vários museus, parques e outras atrações para preencher seus dias em Madri. E pela volta há várias cidades/lugares pra se visitar de trem (bate-volta), talvez seja a capital européia mais bem servida nesse sentido. Além dos lugares que vc já citou, eu quero também conhecer Cuenca, Alcalá de Henares, El Escorial, Aranjuez, vilarejos na Serra de Guadarrama... Por conta de cerâmicas e azulejos, um lugar que eu quero muito conhecer é Talavera de la Reina (1h30 de trem de Madri). Caso vc também gosta de azulejos, não deixe de visitar o Museo do Azulejo em Lisboa, sendo que tem um restaurante muito agradável (de preço bem normal da última vez que estive) lá no próprio museu.

 

Quanto ao aluguel de carro: eu sempre viajo com meu próprio mas nas poucas oportunidades que precisei alugar usei algum site de comparação de preço no google (não lembro exatamente qual, qualquer um serve) e geralmente a Hertz ou Europcar ficaram mais em conta.

 

Tomara que vcs peguem dias lindos de sol, mas de qualquer forma sugiro ter um "plano B" em Covilhã caso peguem chuva ou tempo ruim bem nesse dia e não dê vontade de passear na Serra da Estrela.

 

De Guarda a Madri desconfio que o trem vai parar em Salamanca e Avila, então talvez uma opcão fosse já parar nessas cidades no caminho, dependendo do interesse (e do horário? Talvez seja um trem noturno, o que não ajudaria).

 

Talvez eu tenha passado uma idéia meio negativa da Semana Santa na minha primeira mensagem, não foi a intenção! Semana Santa é uma celebração bem interessante na Espanha, gostei de tudo o que vi até agora. Meu problema é com "multidões", que evito ao máximo. A primeira vez que visitei Granada foi bem no domingo antes da Páscoa, sem me dar conta que era um dia de celebraçao também: "domingo de ramos". E me surpreendi com as procissões, achei tudo muito diferente e interessante. Então fique ligado onde vc estiver neste "domingo de ramos", certamente terá alguma coisa acontecendo. E uns anos atrás eu tirei férias num vilarejo bem pequeno no interior da Andalucia (população 1500 habitantes) e gostei muito de ver as celebrações da Semana Santa do lugar, e claro não tinha o problema de multidões, era só o povo do lugar mesmo. Diria que independente de ser ou não católico, vale muito a pena ver uma procissão dessas na Espanha. Perto de Madrid, um lugar que parece ter uma semana santa muito caprichada é CUENCA (1h de trem), por si só parece ser um lugar super agradável para visitar independente de qualquer procissão. Mas em Madrid mesmo vc vai ter várias opções. Boa viagem!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...