Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Estudar em Portugal

Postado
  • Membros

Estou pensando em me inscrever, utilizando a nota do enem, no vestibular da universidade do Porto, visto q a universidade tem um método de entrada específico para Brasileiros. Mas ainda estou na dúvida se vale a pena fazer toda a graduação em outro país ou se é melhor cursar no Brasil e ir à Portugal apenas para fazer uma especialização ( mestrado ou doutorado). Alguém pode me ajudar? Desde já, agradeço.

Obs: O curso q pretendo fazer é Direito.

Não possuo cidadania Portuguesa.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Ao fazer graduação no Exterior, você terá que validar o seu diploma no Brasil caso queira que ele valha alguma coisa aqui no Brasil, é um processo meio burocrático e não é lá tão baratinho assim.

Leve em conta que alem de ter que revalidar o seu diploma no Brasil, ainda tem o exame da OAB, será que aquilo que você aprendeu num curso de direito em Portugal vai servir de muita coisa para você fazer o exame da OAB?

Para cursos muito específicos na legislação ou cultura de um país, como direito por exemplo, pessoalmente eu acho que é melhor fazer a graduação numa boa universidade brasileira, e depois ir fazer um mestrado ou doutorado fora, vai lhe ser mais útil e bem menos burocrático caso pretenda exercer a profissão aqui no Brasil

http://www.estudonoexterior.com/planejamento-para-estudo-no-exterior-deve-incluir-revalidacao-do-diploma-do-brasil/

Postado
  • Autor
  • Membros

Certo!

Mas caso eu decida continuar a morar em Portugal e exercer a profissão por lá mesmo. Você acha que eu encontraria muita dificuldade para empregar-me, visto que eu seria estrangeira?

Postado
  • Membros

Devido a crise econômica que tem assolado Portugal a alguns anos, por sinal muito pior que a brasileira, a econômia portuguesa tem melhorado lentamente, mas pessoalmente eu não acredito que vá melhorar significativamente nos próximos anos, atualmente Portugal é um grande exportador de mão de obra, ou seja, os jovens portugueses estão saindo de Portugal para ir trabalhar em outros países.

E sim, experiência própria trabalhando na Europa, sempre rola um preconceito contra estrangeiros na hora de as empresas contratarem um profissional. Se houverem 2 candidatos com qualificação e experiência parecidas, as empresas quase sempre optam pelo candidato nativo.

Você tem que ser muito bom ou ter referências muito boas para vencer o processo de seleção contra os nativos, fazer uma faculdade meia-boca ou levar o curso nas coxas, aliado ao fato de ser estrangeiro vão complicar a sua vida na hora de procurar um emprego lá.

Claro que bons profissionais, com boa formação, sempre vão conseguir uma colocação no mercado, mas o mercado de trabalho em Portugal é muito menor do que o mercado de trabalho no Brasil.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.