Ir para conteúdo

Algumas várias dúvidas sobre a Itália


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia, pessoal.

Irei viajar pela Italia e estou com muitas dúvidas. Primeiro sobre como gerir o tempo logo no desembarque.

Seguinte: desembarco em Malpensa às 11h20.
De lá, preciso pegar o trem Malpensa Express (Trenlord) pra seguir pra estação Central de Milão, e desta estação, pegar outro trem (Frenitalia) pra seguir direto pra Veneza.

1- Quanto tempo mais ou menos pra desembarcar, pegar as malas, e descer pro subsolo do aeroporto pra pegar o Malpensa Express? (Só pra ter uma idéia, sem levar em consideração possíveis atrasos do vôo.).

2- Pra esse trem Malpensa Express, sempre tem lugar pra poder comprar na hora, ou recomendam comprar pela internet? Pela internet no momento está custando 13,00 €, será que lá na hora é mais caro?

3- O quão grande é a estação Central de Milão? Visto que terei de descer de um trem e seguir pra procurar e pegar o outro.

Pois estou pensando o seguinte:

11h20- desembarco do avião, malas, me situo no aeroporto, ida ao banheiro etc.
12h43- Pego o Trenlord (também tem horário antes, 11h43 e 12h13 mas acho apertado)
13h35- Chego na Estação Central de Milão
14h45- Pego o Frecciarossa pra Veneza
Está bom assim, né?


4- Será que nesse tempo que vou esperar na Estação Central eu consigo passar na loja da Tim pra pegar um chip com dados? Ou vocês recomendam alguma outra? (Já vi que não tem nenhuma loja de telefonia no aeroporto)

5- Recomendam algum lugar pra alugar carro em Florença e Roma?

6- Meu checkout em Roma será às 10h, e meu vôo pelo FCO de volta pro Brasil será 22h. Como a princípio não pretendo contar com a boa vontade da pessoa que alugarei casa pelo Airbnb, existe algum lugar onde eu possa deixar as malas?

Bom, por enquanto são essas dúvidas no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Citar

1- Quanto tempo mais ou menos pra desembarcar, pegar as malas, e descer pro subsolo do aeroporto pra pegar o Malpensa Express? (Só pra ter uma idéia, sem levar em consideração possíveis atrasos do vôo.).

Eu sempre considero 2 horas entre o momento em que o avião toca o solo e minha "entrada" de fato no país (depois de desembarcar, pegar as malas, passar pela imigração). 

Pousar, estacionar, abrir portar, voo internacional, aeronave grande, Brasil-Europa normalmente cheio, muita mala, controles de imigração cada vez maiores, tudo isso leva tempo. Já passei 40 minutos dentro de avião só para levantar da poltrona e saltar. E nem pareceu que passou tanto tempo. 

Citar

Ou vocês recomendam alguma outra?

Nunca usei celular na Itália, mas um morador de Roma recomenda escolher ou Vodafone ou TIM. Nenhuma das outras ele recomenda.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1 - Isto é muito relativo, só para ter uma ideia de como isto varia, citando como exemplo Madri que é aeroporto que mais tenho usado ultimamente,  já teve vez em que levei exatos 30 minutos desde o momento em que o avião pousou até estar na estação de trem do aeroporto, mas 3 meses depois, no mesmo aeroporto, já levei 1h45m minutos para conseguir fazer as mesmas coisas.

Pessoalmente eu também considero umas 2h para passar por toda a burocracia do aeroporto, as vezes leva menos tempo, mas as vezes também chega no limite das 2 horas.

2 - O preço do Malpensa Express é o mesmo comprando antecipado ou lá na hora.

3 - A estação Milano Centrale pelo que eu lembro, não é tão grande assim, é relativamente pequena comparada a outras estações muito maiores na Europa.

Mas eu acho este seu cronograma bastante otimista, pode até dar certo, mas pessoalmente eu acho que ele estaria no limite do tempo, qualquer atraso de 20 ou 30 minutos na chegada em Milão já furaria este cronograma.

Se aceitar uma sugestão, compre as passagens para Veneza no trem das 18:15, e deixe as suas malas guardadas no leff luggge da estação Milano Centrale enquanto que vocês vão almoçar num bom restaurante e dar uma volta no centro de Milão. A Catedral de Milão fica a uns 30 minutos de caminhada, ou a uns 10 minutos de metrô.

Alem de descomplicar a coisa, livrando você do estresse e correria da chegada, ainda é um ótimo exercício para você esticar um pouco as pernas depois de 11 horas de avião e antes de encarrar mais 3 horas de trem até Veneza.

4 - Tem uma duzia de quiosques das operadoras de telefonia no aeroporto.  Mas sobre passar na loja da Tim, tudo depende de quanto tempo você tiver que esperar.

6 - Na estação Roma Termini tem guarda-volumes pago.

Editado por adrianolb
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada pelas respostas!

Mas uma coisa eu esqueci de falar, não vou passar pela imigração neste aeroporto, porque será feito na conexão em Paris. (Eu havia perguntado em outro tópico, até o @ adrianolb  respondeu. :D )

Com relação a ir pra Veneza só a noite, terei dois problemas aí, 1- vou perder um dia, e como Veneza é cara, vou ficar pouco tempo lá. E outra, os italianos do airbnb "metem a mão"! Se o checkin passar das 19h, vão cobrar 20Euros!

A grande questão é comprar antecipado a passagem do TrenItalia pra Veneza, porque a passagem passa de 19 Euros na internet pra 45 Euros comprados em cima da hora (pelo menos pela internet, que estou vendo aqui). E pra duas pessoas isso acaba saindo muito caro.

Neste caso então, visto que não passarei pela imigração, ainda assim recomendam comprar passagem pra Veneza mais tarde? Tem 14h15 e 14hh45 , ou não?  ::hein:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O que mata nos voos locais, é a demora para retirar bagagem, já precisei esperar 45 minutos em Roma até a bagagem finalmente aparecer na esteira.

O seu apto fica em que lugar de Veneza? Fica na ilha ou no continente em Mestre? É perto da estação de trem Santa Lucia? Ou tem que caminhar 45 minutos até chegar no apto?

Mas como você tem o limite das 19:00 para fazer o check-in,  o último trem que chega em Veneza Santa Lucia (na ilha) a tempo de você fazer o check-in no apto sem multa seria o trem das 14:45.

Se a localização do seu apto em Veneza não for muito complicada e distante da estação St. Lucia, pessoalmente eu iria com o trem das 14:45, para ter tempo de fazer as coisas em Milão com calma, mas se o apto de Veneza for meio complicado de achar, eu apressaria um pouco as coisas em Milão e iria com o trem das 13:45.

Ai se tudo der certo em Milão, e não tiver nenhum atraso, você usa este tempo para comprar o sim card para o celular e já se livra disto logo, e aproveita para almoçar bem em algum lugar na estação. Se o tempo ficar apertado em Milão, compre um lanche na estação coma no trem e deixe para comprar o sim card em Veneza.

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se pegar um trem num horário mais cedo, aumenta muito o risco de você não conseguir pegar o trem, mas se deixar para pegar o próximo trem, aumenta muito o risco de se atrasar para o check-in, em ambos os casos você se ferra...

Então como tem a questão do horário limite de check-in, você vai te que ir no trem as 14:45 mesmo, e torcer para que dê certo, e que nada atrase muito tempo, o trem das 14:45 seria o horário menos ruim.

Editado por adrianolb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...