Ir para conteúdo

MOCHILÃO EUROPA - COM POUCO $ E MUITOS DESTINOS.


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera, 

Em dezembro começo a minha primeira Trip na Europa. Não tinha planos de viajar para a Europa neste fim de ano, mas acabei sendo selecionado para apresentar trabalhos lá e vou aproveitar a brecha e conhecer um pouquinho mais dos lugares com minha namorada.

Como já citado, não iremos com muito dinheiro, cerca de 3.700$ ou 1000€ cada um, a principio com o roteiro abaixo:

Falarei em tópicos sobre Transportes entre cidades, Hospedagens e Translados


08/12 (POA - Madri) - Saímos de Porto Alegre as 18h40 e chegamos dia 09/12 Madri ás 12h10. (AVIÃO)

09/12 ~ 10/12 (Madri) - Saímos dia 10/12 por volta das 7h30 e chegaremos em Sevilha dia 10/12 por volta das 8h30. (AVIÃO)

10/12 ~ 14/12 (Sevilha) - Saímos dia 14/12 de Sevilha por volta das 20h40 e chegaremos em Madri por volta de 21h40. (AVIÃO)

14/12 ~ 17/12 (Madri) - Saímos de Madri  dia 17/12 por volta das 21h50 e chegaremos nas Ilhas Canarias (Tenerife) por volta das 23h50. (AVIÃO)

17/12 ~ 20/12 (Ilhas Canarias) - Saímos das Ilhas Canarias (Tenerife) dia 20/12 por volta das 09h30 e chegaremos em Barcelona dia 20/12 por volta das 13h55. (AVIÃO)

20/12 ~ 22/12 (Barcelona) - Saímos de Barcelona dia 22/12 por volta das 06h20 e chegaremos em Londres dia 22/12 por volta das 07h50. (AVIÃO)

22/12 ~ 24/12 (Londres) - Saímos de Londres dia 24/12 por volta das 14h20 e chegaremos em Paris dia 24/12 por volta das 16h20. (AVIÃO)

24/12 ~ 26/12 (Paris) - Saímos de Paris dia 26/12 por volta das 20h50 e chegaremos em Amsterdam  dia 26/12 por volta das 22h. (AVIÃO)

26/12 ~ 28/12 (Amsterdam) - Saímos de Amsterdam dia 28/12  por volta das 17h30 e chegaremos em Milão dia 28/12 por volta das 19h20. (AVIÃO)

28/12 ~ 30/12 (Milão ou alguma outra cidade, destino sujeito a modificação. Foi escolhida pela possibilidade em vermos neve e conseguirmos pegar um trem barato para Genebra. Aceitamos sugestões) - Saímos de Milão dia 30/12 por volta 13h40 e chegaremos em Genebra dia 30/12 por volta das 18h20 .(TREM)

30/12 ~ 31/12 - dia 31 de manhã embarcamos de volta para o BR.

Faremos bate e volta em quase todas as cidades como podem ver, vamos visitar os principais pontos turísticos, sem passeio e sem muita perca de tempo em função do pouco tempo em cada cidade.

Ficaremos em Hostels(Booking) e Aptos (Airbnb), dependendo do dia encontramos preços mais baratos em uns, e outros dias em outros. 

Como já disse, temos 3.700R$, ou seja, cerca de 1000€  (CADA UM) e sim, acho que teremos que fazer milagre com isto.

NÃO ESTAMOS INDO PRA COMER BEM OU FAZER PASSEIOS, ESTAMOS INDO PARA VISITAR PONTOS TURÍSTICOS FREE E COMER O SUFICIENTE PARA SOBREVIVER. "pouco".

Quanto as hospedagens, encontramos algo nesses valores ( VALOR DO CASAL ):

09/12 ~ 10/12 (Madri) - 24€ (R$ 90)

10/12 ~ 14/12 (Sevilha) - 67€ (R$ 250)

14/12 ~ 17/12 (Madri) - 72€ (R$ 270 )

17/12 ~ 20/12 (Ilhas Canarias) - Ficaremos na casa de um amigo.

20/12 ~ 22/12 (Barcelona) - 43€ (R$ 161)

22/12 ~ 24/12 (Londres) - 70€ (R$ 260)

24/12 ~ 26/12 (Paris) - 59€ (R$ 220)

26/12 ~ 28/12 (Amsterdam) - 100€ (R$ 375)

28/12 ~ 30/12 (Milão) - 72€ (R$ 268)

Estes são os valores para as hospedagens, dando em torno de 253,5€ para cada nas hospedagens, nos restando apenas 746,5€.

Quanto as passagens de translado entre cidades, encontramos os valores (PARA CADA UM) de: - Valores obtidos através do Google Flights, TuBillete, Vueling, Ryanir e GoEuro -

Madri

↓  20€

Sevillha

↓ 20€

Madri

↓ 60€

Ilhas Canarias (Tenerife)

↓17€

Barcelona

↓ 24€

Londres

↓ 50€

Paris

↓ 49€

Amsterdam

↓ 56€

Milão

↓ 33€

Genebra

 

O que vem a totalizar cerca de 337€. Se antes de viajar tínhamos 746,5€, agora teríamos 409€.

409€ para nos locomover dentro das cidades e comer o suficiente.

Assim, gostaria de sugestões sobre o tópico,

Qual cidade eu poderia trocar por milão para quem sabe encontrar neve (hehe) e que tenha uma passagem acessível para Genebra,

E qual o valor em metrô/trem/ônibus eu gastarei em cada cidade citada?

Também gostaríamos de saber se já compramos as passagens entre cidades agora e reservamos aptos e hostels, ou deixamos para mais a frente??? (Gosto das coisas planejadas)

E pontos turísticos indispensáveis em cada cidade destas.

Sabemos que o valor para subsistência é baixo, mas é o que temos. Para os mais experientes, gostariamos de suas opiniões se é uma ideia possível ou é "fora de cogitação" e para os de 1º viagem, vamos aprender com quem tem a nos ensinar.

Tambe

Atenciosamente. 

 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Pouco dinheiro e um monte de locais é uma combinação que não dá certo, pois quanto mais você ficar pulando de cidade em cidade, mais dinheiro você vai gastar com passagens, e quanto menos tempo em cada cidade, mais correria você vai ter que fazer, e acaba gastando muito mais dinheiro com metrô, pois você não terá tempo disponível para ir caminhando a pé, curtindo a cidade, você acabar indo de metrô em quase tudo, para ter ter tempo de passar correndo no maior número possível de atrações turísticas.

Numa viagem super corrida e apertada com esta, você também não vai se "dar o luxo de perder' 10 ou 15 minutos procurando um local mais barato para comer, você acaba comendo no local mais prático e que lhe faça perder menor tempo, o que geralmente é próximo de alguma atração turística, e nestes locais tudo sempre é bem mais caro.

Fazer bate-volta é algo interessante do ponto de vista turístico, mas é algo que consome muito dinheiro, o que será um problema para o orçamento  já apertado demais de vocês.

Também tem um monte de problemas com estes deslocamentos, por exemplo:

Você já parou para pensar que para pegar este voo das 06:20 da manhã de Barcelona para Londres você precisa estar lá no aeroporto as 04:30 da manhã? e que o aeroporto é super longe do centro, o que significa que você teria que sair do centro de Barcelona lá pelas 03:30 da madrugada, e que neste horário não vai haver metrô ou ônibus para o aeroporto, você seriam obrigados a pagas uns 40 ou 50 Euros de táxi para ir ao aeroporto de madrugada, ou então passar a noite em claro num banco do aeroporto, chegando em Londres mortos de cansaço, sono, dor de cabeça e mau humorados, o que provavelmente estragaria o seu dia em Londres.

Ao chegar lá em Londres, o aeroporto de Stansted fica longe pra caramba do centro,  é  mais ou menos 1h30  e uma 10 Libras por pessoa de ônibus até o centro.

Na hora de ir de Londres para Paris, provavelmente de easyjet, você vai ter que ir até o aeroporto de Southend, que é mais longe ainda do centro, e para complicar, acho que não tem ônibus para lá, só um trem que custa 20 Libras por pessoa. E chegando no CDG em Paris, você vai gastar mais 10 Euros para ir até o centro...

Ou então ao chegar a meia-noite lá no  aeroporto de Teneriffe, será que vai ter como você ir até o seu hotel de ônibus? Ou será que não vai ter que pagar caro num táxi?

Estes sãos locais mais críticos, que eu percebi numa olhada inicial, mas em todos os deslocamentos não é só o preço da passagem de avião, você tem que somar mais uns 10 ou 15 euros por pessoa em média de gastos para ir e voltar dos aeroportos.

Isto que eu nem estou considerando bagagem despachada, será que você conseguem se virar no inverno só um uma única bagagem de mão de até 10 kg por pessoa? será que não vão ter que gastar mais uns 15 ou 20 Euros para despachar bagagem?

E por fim, a taxa de conversão do cambio que você está usando está errada. Você não paga nada usando a cotação do Euro turismo, que hoje está custando R$ 3.73, mas sim a cotação do Euro Turismo, que hoje está custando R$ 3.85.

Só que em cima destes R$ 3.85, ainda tem que acrescentar 6.38% de IOF, então na prática a cotação que você tem que utilizar é 1 Euro = R$ 4.10 e não R$ 3.75 como você fez nas suas contas.

 

 

Link para o comentário
  • Membros

Em resumo, eu acho que do jeito que está, esta viagem seria um grande desperdício de tempo e dinheiro, com vocês gastando todo o dinheiro que tem, mas não conseguindo aproveitar nada direito em nenhum local, pois descontando o tempo perdido nos deslocamentos, para se localizar nas cidades, e se acomodar na hospedagem, não sobra quase nada de tempo livre, na maioria dos locais, vai lhes sobrar mal e mal 1 dia livre de verdade para aproveitar algo.

Cada pessoa tem os seus gostos e preferências pessoais, mas pessoalmente eu sou da opinião de que é infinitamente melhor visitar menos locais, mas aproveitar bem cada um deles e depois ter ótimas recordações, do que voltar gastar um monte de dinheiro e depois voltar meio frustrado para casa, por que não teve tempo de ver nada, e só lembro dos aeroportos e aviões, por que você passou quase mais tempo neles do que fazendo algo legal na cidade.

Então pessoalmente eu daria uma boa enxugada neste roteiro, e tiraria pelo menos um terço destes locais para que seja um roteiro minimamente aproveitável e que não custe um monte de dinheiro em passagens.

Pessoalmente eu começaria tirando as Ilhas Canárias, pois vai ser inverno, vai estar frio, e pouca coisa funcionando.

Em seguida eu pensaria em tirar Milão, que está ai só para encher linguiça, pois Milão não é lá uma cidade com grandes atrativos turísticos, é tipo a São Paulo da Itália, uma cidade muito importante economicamente, mas fraquinha de atrações turísticas.

 

Link para o comentário
  • Membros

Boas colocações! 

Concordo com muitas coisas presentes ai. Mas vamos há alguns contrapontos: 

Como eu disse, essa viagem nao estaria programada para este ano. A maioria dos destinos eu tenho que ir, pois estou indo para apresentação de artigo.

Tenerife é uma delas. O ponto positivo de Tenerife é que irei ficar em um amigo que me suportará no que for preciso lá, então não terá muito problema.

Milão realmente esta para encher linguiça, como disse, só iria pra talvez conseguir neve.

Pensando, o que poderia ser feito, era diminuir dias em Madri e tirar Milão e adicionar um em Londres e um em Paris. O resto acredito se manteria, ate por não serem cidades grandes que possam ser bate e volta. Londres eu nao ficarei muito tempo em funcao do alto valor para manutenção própria la, visto o alto custo. Quanto a bagagem, será feito o possível para levar 5kg e o restante para algo que tenha que trazer (acho difícil).

Sobre a cotação, ano passado nesta mesma época troquei euro por este valor para um amigo trazer uma câmera quando foi, mas confesso não saber o Pôr que paguei o euro 3.70R$.

É minha primeira vez, sou inexperiente. Desculpe se falei alguma besteira.

 

 

Link para o comentário
  • Membros

Remanejando e repensando o que eu poderia fazer seria aumentar um dia em Madri no primeiro dia, ou seja, viajar no dia 11 de manhã e assim poder ficar o dia 10/12 em Madri, uma passeada rápida já que estarei lá. Seguir pra Sevilha, fazer minhas apresentações até o dia 14/12 e tirar Madri 14/12 ~ 17/12 e remanejar estes dias noutros lugares, acabando que economizando em passagens, ganhando 3 dias, tirando milão ganho mais 2. Tendo a opção de pôr 1 dia a mais em cada destino, será que ficaria mais maleavel e flexivel? @adrianolb

Link para o comentário
  • Membros

A cotação do Euro varia todos os dias, a 4 anos atras 1 Euro estava custando R$ 2.30, depois subiu um monte e chegou a custar R$ 5.00 em 2015, depois baixou até 3.50 em 2016 e voltou a subir novamente este ano e está hoje na faixa de 1 Euro = R$ 4.05 depois dos impostos.

Pessoalmente eu acredito que não tenha uma variação grande no preço do Euro até o final de 2017, mas do jeito que estão as coisas lá em Brasília, também não dá para garantir que no final deste ano o euro não tenha subido para R$ 4.50, ou mesmo pode ter baixado um pouco...

Então na hora de fazer um orçamento, é sempre melhor contar que o euro vai estar um pouco mais caro e eventualmente sobrar dinheiro, do que chegar nas vésperas da viagem e descobrir que o Euro ficou muito mais caro e agora você não tem mais dinheiro suficiente. 

Pessoalmente eu acho Paris, Amsterdam e especialmente Genebra, locais mais caros do que Londres, nestes locais tudo o que você foz fazer precisa pagar, em Londres tem muita coisa que você faz de graça, e que não cobra ingresso.

Apesar da libra ser mais cara, você geralmente paga menos libras pela mesma coisa, uma coisa que custa 10 Euros em Paris, vai custar 8 ou 9 Libras em Londres, o que equilibra os custos finais.

Você comentou a respeito da neve, nunca dá para dar certeza de nada quando se fala do clima, mas as maiores chances de você ver neve seriam em Genebra, se não tiver neve na cidade, com certeza vai ter neve em alguma montanha próxima de Genebra, mas prepare o bolso, tudo é absurdamente caro na Suíça.

Para você te uma ideia, um cachorro-quente que custa 2 euros aqui na Alemanha, e uns 3 ou 4 euros em Paris, Amsterdam, Madri, Barcelona, etc custa uns 6 ou 7 Euros na Suíça. Eu sempre achei cama em hostel relativamente bons  e bem localizados em Paris, Amsterdam, Londres e Barcelona pagando entre 20 ou 25 Euros por noite, mas na Suíça nunca achei nada por menos de 35 Euros a noite...

Um local que as vezes também tem neve em Dezembro é Amsterdam, mas não é todos os anos que neva em Amsterdam durante o mês de Dezembro.

 

Link para o comentário
  • Membros

As modificações que você fez, aumentando 1 dia em Madri no inicio, eliminando a segunda passagem em Madri e tirando Milão já melhorariam o seu roteiro.  Ainda ficaria meio corrido e apertado, mas já seria bem melhor que o inicial.

Uma coisa que me atentei agora, é em relação aos horários dos voos/trens. Eu já comentei antes que horários muito cedo, antes de 08:00 da manhã podem ser um tiro no pé, pois as passagens até podem ser baratas, mas você tem que acordar muito cedo, e pode não ter metrô/ônibus para o aeroporto antes das 05:00 ou 06:00 da manhã, obrigando você a ter que pagar caro num táxi, e jogar no lixo toda a economia que conseguiu com este voo muito cedo.

A mesma coisa se aplica a voos que chegam na cidade de destino depois das 23:00, nem sempre tem metrô/ônibus para o centro depois das 23:00, de novo você pode ser obrigado a pegar um táxi super caro...

Mas um voo ou trem que saia as 11:00 da manhã e chegue ao destino as 14:00 também é ruim, pois você tem que estar lá no aeroporto umas 2h antes do voo, e o aeroporto fica longe, então a manhã é perdida, você não consegue fazer nada de manhã. E ai ao chegar no destino as 14:00, até desembarcar, se localizar no aeroporto, comprar a passagem de ônibus/metrô, esperar o ônibus/metrô chegar, ir até o centro, achar o seu apto/hostel, fazer check-in e se acomodar, facilmente já é 16 ou 17:00 e em Dezembro, já está escuro neste horário, ou seja é um dia inteiramente perdido, onde você não conegue fazer absolutamente nada.

Então muitas vezes é preferível pagar um pouco mais nas passagens, mas pegar um voo num horário melhor, onde não precise pegar táxi de madrugada ou tarde da noite, e também não perder um dia inteiro em função de ir de uma cidade para a outra.

Pessoalmente eu gosto de programar os deslocamentos entre cidade lá pelas 19:00 horas, assim tenho toda a claridade e calor do dia a disposição para passear, e a noitinha, quando já está tudo escurecendo, frio, e as atrações turísticas fechando, eu vou para o aeroporto ou estação de trem, e ainda consigo chegar ao destino a tempo de pegar o ônibus/metrô até o hostel, dormir bem e acordar descansado e disposto para um dia cheio de atividades.

 

Link para o comentário
  • Membros

Também dê uma olhada nos preços dos trens em alguns trechos, tem algumas partes onde sinceramente eu acho que ir de trem pode ser mais barato ou pelo menos ser bem mais rápido e menos burocrático e restritivo do que ir de avião.

Lembre que eu falei que não é só os 20 euros da passagem de avião, tem que somar o custo do metrô ônibus até o aeroporto e do aeroporto ao centro, o custo de despachar bagagem se necessário, etc.. depois de somar todos estes custos, aquela passagem de avião de 20 euros pode facilmente custar 35 ou 55 Euros.

Já no trem, você sai do centro e chega no centro, se ficar hospedado próximo da estação de trem pode ir andando até a estação, ou gastando 2 euros de metrô, não tem limite de bagem, não precisa chegar 2 horas para check-in, passar no raio-x, revista, etc..

Alguns trechos que dá para fazer de trem: Madri x Sevilha, Londres x Paris e Paris x Amsterdam, então dê uma olhada nos preços dos trens nestes trechos, as vezes por 10 euros a mais você se livra de um voo, que sempre é mais complicado e tem um monte de gastos extras alem das passagens.

Paris x Genebra também dá para fazer de trem, mas não sei se daria para encaixar direito sem prejudicar o deslocamento Londres > paris > Amsterdam, que é perfeito nesta ordem...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...