Ir para conteúdo

Fogareiro para trekking!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, um bom Domingo para todos! Tenho umas duvidas sobre fogareiros, eu e meu namorado vamos fazer alguns trekkings esse fim de ano, e nós iriamos levar uma espiriteira a álcool.
Mas fizemos um teste acampando aqui na cidade e ela demora muuuuito pra esquentar a panela.
Então fui pesquisar fogareiros a gás, vi vários tópicos aqui mas tenho algumas duvidas!  

Gostaria de saber se o modelo de fogareiro da imagem um serve no refil da imagem dois e da três, pois esses refis são fáceis de encontrar, e nossa Trip vai ser longa e não vou poder levar nenhum da onde vamos partir já que vamos de avião.

Achei esse mini fogareiro da imagem 4 no ML, alguém já usou e tem alguma opinião sobre ele?
 

22711510_10209530091401807_495108162_n.jpg

gas-campgas-nautika-cartucho.jpg

22773527_10209530091241803_2123434636_n.jpg

22752804_10209530091681814_1886135536_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O primeiro fogareiro da guepardo é bom, um dos mais simples mas funciona bem. As desvantagens são que é um pouco grande e pesado comparando com outros. Já o último fogareiro é muito bom, um dos mais leves que existem. O único problema é que os suportes para panela são pequenos e podem não dar um apoio muito bom se vc usa uma panela grande. Também não se esqueça de levar um isqueiro, ele não tem acendedor. Vai pelo nome de BRS 3000T no aliexpress.

Nenhum dos dois funciona com esse tipo de gás, vc tem que comprar aqueles menores e mais gordinhos, o TekGas da nautika é um dos mais comuns. Existem adaptadores pra usar esses fogareiros com outros tipos de gás, mas o adaptador não é muito facil de achar e é bem grande e pesado, não acho que vale muito a pena.

Existem adaptadores pra recarregar os cartuchos de gas tipo TekGas usando esses outros que vc postou, mas não recomendo fazer isso muitas vezes pois o cartucho pode começar a vazar e se encher demais ele pode até explodir (não foi feito pra ser recarregado)...

Se vc acha que não vai conseguir achar o gás para vender no seu ponto de partida o negocio é levar um a álcool mesmo, álcool de posto é super barato e vc acha em qualquer lugar. Álcool tem as suas desvantagens, mas nos quesitos de custo e facilidade de achar combustível é imbatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem legal esse primeiro adaptador, não conhecia! O que eu estava pensando é um com duas partes conectadas por um cano, esse parece bem mais leve.

O segundo já tinha visto mas nem considerei, não vejo como usar para cozinhar, esses tubos de gás são muito altos e tombaria na hora.

Se vc comprar e usar por favor compartilhe aqui no fórum a sua experiencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Desses fogareiros que você postou a foto o mais usualmente utilizado para trilhas é o primeiro, que usa um fogareiro de rosca em cartuchos (ou botijões) de 200 e poucas gramas. Entre os eficientes é o mais leve. Esqueça espiriteira. Para os dias de hoje existem opções melhores em todos os aspectos.

Sobre a Guepardo tenho um fogareiro deles e até agora gostei. Não esqueça que o ignitor pode falhar e com o tempo ele "morre", então leve sempre um isqueiro junto.

Inclusive fiz um vídeo sobre fogareiros a GLP e usei no vídeo este mesmo fogareiro da Guepardo. Fiz um tópico sobre isso. Dá uma checada: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Espiriteiras são fantásticas desde que se tenha conhecimento e técnica. São usadas muito mais lá fora que aqui no Congo. 

Cada fogareiro tem sua sede vantagens e desvantagens. E cada tipo de fogareiro tem sua forma de melhor aproveitamento e tipo de comidas e receitas a serem preparadas.

 

A principal vantagem dos fogareiros a gás e rapida curva de aprendizagem e ser relativamente similar ao cozinhar doméstico. Sua g4ande desvantagem obviamente e o peso Alto, necessidade de comprar em lojas especializadas, é impossível de conseguir suprimento em campo ou em cidades do interior, eficácia baixa bem menor que a espiriteira em temperaturas muito frias e necessidade por vezes de carregar dois bujões quando um já se encontrar no fim.

As espiriteiras são levíssimas, fiáveis, sem partes móveis, sem chances de quebra, combustível e encontrado em qualquer biboca do Brasil. Mas elas tem uma curva de aprendizado mais lenta, necessidade de comidas e receitas mais pensadas, em receitas mais longas paradas para reabastecimento do fogareiro.

 

la fora são muito usadas com grande sucesso.

 

eu há 5 anos uso espiriteira em 99% das trilhas que faço somente usando fogareiro a gás ou benzina em viagens onde não tem álcool fácil, locais onde é proibido uso de espiriteiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...