Ir para conteúdo

Quais são os destinos ligados a cultura afro no Brasil?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos!! Eu sou o Lucas, sou de Maceió-AL.

Gostaria de começar a viajar conhecendo o Brasil por maio de sua história, mais especificamente conhecendo nosso país visitando lugares que tenham eventos/atrações/lugares que foque a cultura afro.
 

Sou novo aqui no fórum vocês poderiam me ajudar indicando conteúdo, trajetórias ou outros tópicos?

Abraço e boa viagem a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Quais são os destinos ligados a cultura afro no Brasil?
  • Colaboradores

Olá, @LucasBetta ! Que legal!

Pensei aqui e pelo o pouco que conheço de Brasil e de História do Brasil vou sugerir estes lugares:

I) BAHIA: por conter a primeira capital do então Brasil Colônia e por ter recebido diretamente as embarcações do escroto tráfico negreiro, lugares como o Pelourinho são feitos de história. Além disso, duvido você ver um pôr do Sol na Bahia que não tenha roda de capoeira! A Bahêa é linda, meu rei! Por motivos similares relacionado aos engenhos, Pernambuco também tem seus alicerces na cultura Afro.

II) Minas Gerais: além de ser espetacular gastronômica e geograficamente, Minas é um museu a céu aberto. Embora esteja mais ligada ao Brasil Império e à sociedade burguesa que se formou com a vinda da família real para o Brasil a partir de 1808 com a exploração das minas, é inegável a presença e cultura afro em seu desenvolvimento. Além disso, tem o melhor de Minas Gerais que é o povo mineiro! A rota da Estrada Real é perfeita para isso!

III) Cavalcante-GO: território do povo Kalunga, que se divide em grandes comunidades como o Engenho I e II e o Vão de Almas. É pura cultura ancestral. O único risco é você não sair mais de lá. Eu mesma só fui conhecer uma vez e fiquei mais de um ano morando com eles... Rsrs

Boa viagem!

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito Obrigado

Viviana!!! :)

Vou seguir suas dicas maravilhosas!!! Vou começar por minha terra mesmo, o Quilombo dos Palmares infelizmente é pouco explorado turisticamente aqui, estou juntando uma galera e fazendo uma excursão bem legal ainda esse ano.

Em 2018 pretendo começar pela Bahia.

Obrigado pela ajuda e boa viagem!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Em 27/11/2017 em 10:18, LucasBetta disse:

Olá a todos!! Eu sou o Lucas, sou de Maceió-AL.

Gostaria de começar a viajar conhecendo o Brasil por maio de sua história, mais especificamente conhecendo nosso país visitando lugares que tenham eventos/atrações/lugares que foque a cultura afro.
 

Sou novo aqui no fórum vocês poderiam me ajudar indicando conteúdo, trajetórias ou outros tópicos?

Abraço e boa viagem a todos!!!

Oi Lucas.. Então, pelo centro do Rio de Janeiro, você encontra ( que eu me lembre rs)

*Instituto Pretos Novos

*Centro Cultural José Bonifácio

* Centro Cultural Pequena África

* Museu do Negro

* Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e de São Benedito

* Pedra do Sal

* Jongo da Serrinha ( Não fica no centro)

 

 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...