Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Sudeste asiático nov/2017 - 28 dias - Tailândia, Vietnã e Camboja

Postado
  • Membros

INTRODUÇÃO

O Mochileiros.com me ajudou diversas vezes em minhas viagens e gostaria de retribuir, pelo menos um pouquinho com a comunidade viajante por aqui.

Acabei de fazer uma viagem de 28 dias pelo sudeste asiático e passeios e deslocamentos, assim como valores estão bastante atualizados, o período foi de 1 de novembro a 29 de novembro de 2017.

Viajei com meu marido + 1 casal de amigos, totalizando 4 pessoas e os gastos individuais foram de aproximadamente R$ 11.000,00.

Dinheiro, conversão e cotação

Levei US$ 400 em espécie e o restante usei cartão de crédito, a cotação do dólar foi de R$ 3,48 na compra da moeda e no cartão tive 2, uma de R$ 3,35 e outra de R$ 3,54 (faturas fechadas em meses diferentes). Aqui uso uma fórmula que funciona muito bem na maior parte dos casos, países que aceitam dólar, saio do Brasil já com dólares comprados em espécie (IOF de 0,38%) e uso um pouco do cartão de crédito (IOF de 6,38%), países da UE a mesma coisa, levo euros. Para os demais países, sempre levo dólares americanos e faço a troca da moeda no país. Analise muito bem o dólar que for comprar, aqui no Brasil não temos problema com cédulas mas quando cheguei ao Chile, tive que calcular dentro da casa de câmbio o que iria gastar no destino para ver se teria dinheiro suficiente para ficar no país ou se teria que pegar o ônibus de volta pra a Bolívia, já que ninguém aceitava notas marcadas ou manchadas, no fim acabei entrando mas não consegui tomar um café a mais! Nem no Vietnã nem na Tailândia, aceitam dólares antigos, as notas precisam ser as novas, acabei conseguindo trocar uma nota antiga apenas no Camboja.

Tailândia - Troquei alguns US$ no aeroporto de Bangkok com a melhor cotação = THB 33,66

Vietnã  - Troquei algumas vezes e os valores foram de aproximadamente VND 22,50

No Camboja usamos dólares e recebiamos sempre alguns riels (KHR) de troco.

Passagens

Comprei uma passagem super cara pela Ethiopian Airlines que paguei, incluindo IOF R$ 3.953,11 pelo trecho SP>ADD (Adis Abeba)>BKK, e volta igual. A ida e volta pela Ethiopian Airlines tem duração de aproximadamente 28h e me impressionou positivamente tanto a aeronave quanto o atendimento, o ponto negativo foi a escala no aeroporto de Adis Abeba, o aeroporto tem pouca infraestrutura e a comida é terrível e cara, consegui comer chocolate e água.

Como estamos morando em Manaus, compramos o trecho MAO>SP/SP>MAO separado, pela Latam por R$ 620,00.

Outras passagens para os deslocamentos nos destinos comprei do Brasil, algumas empresas não aceitam cartão de crédito brasileiro e minha amiga, que é Argentina, acabou comprando nossas passagens no cartão dela. Outros deslocamentos de ônibus compramos nos destinos, nas agências de passeios e viagens. Viajamos com empresas lowcost e as passagens saem em torno de R$ 130,00 cada trecho, realmente bem barato.

Viajamos com malas pequenas e não despachamos nenhuma mala em nenhum trecho.

Vistos

Saímos do Brasil com o visto do Vietnã já feito online para pegar "on arrival" no aeroporto de Hanói e contrariando tudo que li, achei bastante fácil o processo, além de pagar US$ 15 para fazer o processo online, quando você chega tem que pagar mais US$ 25, preencher um formulário e anexar uma foto.

O visto do Camboja fizemos na fronteira terrestre e pagamos US$ 35.

Não precisa de visto para a Tailândia mas antes de desembarcar no país, precisa apresentar a vacina de febre amarela no setor de health control.

Impressões do Sudeste Asiático

Achei o Sudeste Asiático muito mais bem estruturado turisticamente do que o Brasil e a América Latina. Enquanto o Brasil está começando a viajar apenas recentemente para os lados de lá, os europeus estão em peso por lá há tempos, aliás, eles preferem viajar por lá pois se sentem muito mais seguros e de fato me senti assim também. Andar pelas ruas no Vietnã ou mesmo pela tão pobre Siem Reap e  a caótica Bangkok me fez sentir infinitamente mais tranquila do que andar pelas ruas do Brasil, não vi pessoas pedindo esmola ou mendigos, ainda que alguns vendedores possam ser extremamente insistentes e não vi policiais com armas de fogo, não me senti sendo passada para trás nas negociações.

Existem algumas empresas aéreas lowcost que voam a preços baixos por toda Ásia, das que voei: Thai Lion Air, Asian Air e Jetstar.

Comprei chip de celular super barato nos aeroportos com data apenas para internet. O sinal de internet cobre inclusive as regiões das estradas entre uma cidade e outra e é melhor do que a internet no Brasil.

A maioria das pessoas se comunica em inglês e os cardápios estão sempre traduzidos e com opção de "western food", pra quem já está cansado ou simplesmente não se gosta da comida local.

Achei a comida bem ruim, apesar de ouvir maravilhas e vi muito estrangeiro, a grande maioria, comendo coxa de frango, pizza ou hambúrgueres. Comer é uma das coisas que mais gosto e acho essencial conhecer a cultura através da gastronomia local mas fiquei na maioria das vezes com receio de comer, já que noção de limpeza para eles é bem diferente do que é pra gente e achei os sabores, na grande maioria de tudo que provei, sem nuances, por exemplo, o green curry que é feito com capim santo tem gosto de pinho sol de tanto capim. Muitos lugares tem a cozinha do lado de fora do restaurante, na calçada e lava-se a louça também ali, em baldes. As comidas são feitas cedo e passam o dia inteiro expostas, sem refrigeração. Meus amigos passaram muito mal depois de comer num restaurante em Hanói e quase não conseguem seguir viagem no dia seguinte. Todos nós tivemos muita dor de barriga e mal estar durante a viagem.

O Vietnã foi o país que mais gostei e sem dúvida o mais diferente da nossa cultura. Os vietnamitas são pessoas muito simpáticas e têm sempre um sorriso no rosto.

Nossa viagem foi dividida da seguinte forma (e ordem):

Bangkok (Tailândia) = 3 dias

Hanói (Vietnã)  = 3 dias

Cat bá + Halong Bay (Vietnã) = 2 dias

Hoi An (Vietnã) = 4 dias

Ho Chi Minh (Saigon (Vietnã)) = 3 dias

Siam Reap (Camboja)= 4 dias

Tonsai (Krabi (Tailândia)) = 8 dias

Nos relatos seguintes vou tentar contar resumidamente o que fizemos e incluir uns valores.

Esqueça a Kao San Road, passe por ela mas pare na Rambuttri!

rambuttri road, muito melhor que a kao san!

Salas para rezas no aeroporto de Adis Abeba separados por gêneros

aeroporto de addis abeba

Duty free no aeroporto de Adis Abeba, onde compramos água e chocolate

aeroporto de addis abeba

O lugar tem bons reviews no Tripadvisor mas não recomendamos!

Tom e Emilia no jantar onde depois passaram muito mal!

Bangkok e suas placas de ruas

IMG-5631.JPG

Alguma coisa no mercado de rua. É de comer?

IMG-5640.JPG

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
6 horas atrás, priscilla mamus disse:

Você tinha a carta convite para entrar no país?? Onde conseguiu? e quanto custou todo o visto para o Vietna??

Oi priscilla, o primeiro passo é  processo online e é preciso preencher um formulário e pagar algo em torno de USD8 e aguardar uns 2 dias úteis pra receber a aprovação do consulado por e-mail, imprima esse documento que foi gerado e anexe 1 foto 3X4, assim que vc chega no Vietnã, precisa apresentar esses documentos junto com o passaporte e pagar mais USD25 para pegar o visto. Essa é a forma para quem chega no aeroporto, por terra não sei qual é o processo.

Postado
  • Autor
  • Membros
12 horas atrás, Analy disse:

Então Daniela eu iria na sorte com uma amiga kkkk lógico lendo muito levando tudo anotado... mas nenhuma de nós duas sabemos falar inglês... o que pensamos é chegar lá pegar internet e nos virar com tradutor... aprender palavras básicas na língua deles e ver oq da .... rsrs ... Minha amiga foi em novembro e ela falou que é possível fazer isso ... oq vc acha Rs?

Acho que rola sim, melhor que aprender palavras na língua deles, aprenda umas palavras básicas em inglês, vietnamita é muito difícil, aprendi apenas cerveja e obrigada, e acredite, foi difícil!

• 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.