Ir para conteúdo

[Arquivo] Dicas Bolivianas


Posts Recomendados

  • Membros

Se passar em La Paz tem que fazer a descida de montain-bike pra Coroico. Não sai barato (uns 25 dolares), mas vale cada centavo. Sai a uns 4 mil e cacetada metros e vai acabar a 1500 metros.

IRADÍSSIMO!!!

Todas as pessoas que eu encontrei foram unanimes em dizer que valeu a pena e se tivessem tempo/dinheiro fariam de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 739
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera,

 

Estou planejando fazer uma viagem pela Bolvia-Peru, mas estou com algumas duvidas sobre o roteiro e sobre os transportes.

 

Primeiramente meu roteiro de ida é: Campo Grande-Corumba-Porto Suarez-Santa Cruz -Sucre - Potosi - Uyuni - La Paz - Puno - Cuzco - Machu Pichu.

 

Volta: MP -Cuzco - Copacabana - La Paz - Cochabamba - Santa Cruz - Corumbá

 

Estou em duvida se faço sucre-potosi-uyuni na ida ou na volta. Isso porque me informaram que as estradas de sucre para potosi-uyuni estao pessimas. É verdade? Existe a possibilidade de fazer esse trajeto de trem? Compensa? Alguem sabe os preços das passagens de Santa Cruz - Sucre e Potosi - Uyuni? Qual a duração da viagem?

 

Outra coisa, quantos dias ficar em Sucre e Potosi? Estava planejando ficar durante o dia em cada cidade e de noite ja viajar para economizar no pernoite.

 

Alguem sabe qual o melhor trajeto de Uyuni para La Paz? É preciso passar por Oruro? É melhor ir de trem ou de onibus? Qual o preço de cada e qual a duração da viagem?

 

Bom acho que já eh muita informação para um post só. Mas ficaria muito grato se recebesse alguma ajuda.

 

valeu

 

Andre

 

PS: Estou pensando em ir no final de dezembro deste ano, alguem vai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

André,

Acabo de voltar de um tour pela Bolívia e, talvez, possa esclarecer algumas de suas dúvdas, senão, vejamos:

1. seu roteiro é clássico, apenas, precavenha-se contra a eventual falta de passagens de trem em Puerto Quijarro (melhor seria chamar de Puerto Bizarro). Eu tive de fazer o trajeto até Sta Cruz de ônibus. Não queira saber o que é uma viagem destas (80 bols).

2. Eu sugiro que faça Sucre-Potosi-Uyuni na ida. As estradas não vão melhorar até vc voltar de MP e, afinal, não são tão ruins assim. Preços das passagens:

Sta Cruz-Sucre: 50 bols (U$ 6,25).

Sucre é maravilhosa e, agora, tem HI, bem perto da rodoviária. Muito barato e bom (25 bols). Dá para ir a pé.

Sucre-Potosi: 15 bols. Viagem linda, onibus bem razoável.

Potosi tem a maravilhosa Casa de La Moneda e o passeio nas minas. Eu me neguei a subir às minas e passear vendo gente trabalhando feito bicho. Achei um desrespeito. Você decide.

Fiquei no Hostal Maria Vitória. Entre ruim e razoável, por 25 bols. Descobri um restaurante muito bom. Depois procuro o nome e endereço.

Potosi-Uyuni. Viagem linda. Cuidado na rodoviária. 15 bols.

Em Uyuni (editado em 09/ago)) você decide se quer fazer o passeio pelo Salar e arredores (1, 2, 3 e 4 dias). O de 3 dias custa U$70, com comida e abrigo para duas noites. Prepare-se para temperaturas de até -15C°.

Se vai para Machu Picchu, suba de trem por Oruro por 34 bols (feia) ou vá direto de ônibus para La Paz por 80 bols. Dai, é fácil.

Tenha sempre em mente que nenhum preço é fixo na Bolívia. Talvez, vc até consiga passagens mais baratas. Eu tenho cara de bobo e acho que tomei umas cravadas, mas, acho que fiquei na média dos valores.

Para mais informações, basta preender o grito.

Falow?

Abração

Paulo Mota

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Poxa Paulo!!!! Que bom ler suas dicas!!!

 

Tenho lido algumas coisas que quase me fizeram desistir desse trecho entre Sta Cruz e Uyuni, via Sucre e Potosí!!!

Pelo que vc falou não é tão ruim assim!! Certo??

 

Vc poderia passar +/- uma noção do horário de partida dos ônibus nesses trechos??

 

Sobre o trecho de trem de Uyuni para Oruro, vc diz que é feio em que sentido?? rss

 

Vc fez Uyuni em 03 dias?? Com que agência?? Passa por todos os pontos legais nesses 03 dias??

 

Valeu mesmo!!! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Renata,

1. Os trechos Sta Cruz-Sucre-Potosi-Uyuni são tranqüilos, bem legais. Nem esquente, vc vai se divertir e aproveitar a paisagem. Nada demais se comparados a maluca travessia de Puerto Quijarro-Sta Cruz pelo chaco boliviano, de ônibus. Viagem insana. tenho fotos e video. Se alguém quiser mando.

Os ônibus de Sta Cruz para Sucre saem no final da tarde (17:30h +-), compre as passagens com antecedência, ou vai pagar mais. eu paguei 80 bols pela Imopar. Tem muitas outras, não se assuste e não aceite pressão dos sacanas dos vendedores nos guichês. Talvez, vc tenha de dormir em Sta Cruz, para esperar o dia seguinte. Eu fiquei no Hostal Jodanga. Muito bom. Preço um pouco fora do padrão boliviano, mas, para para quem está chegando e não quer sair atrás de pechinchas, vale a pena. 50 bols. Aproveite, fotografe a catedral, tome umas brejas e relaxe.

O ônibus chega pela manhã em Sucre e, se for para o Hi, pode ir a pé, uns 200m. Sucre é deslumbrante, ou mais que isto. Vale ficar ai uns 2 ou 3 dias. Peça meia-pensão no Hi, porque, se vc entrar às 8:00h e não chorar, vai pagar uma diária inteira. O check in é às 11:00h.

Dai para Potosi, é fácil e barato (15 bols). Muitos horários pela manhã e um monte de empresas. Não se amofine, como dizia minha vó Meluca. Vão tentar te cobrar 30 bols, mas, não se assuste. Pague 15 bols. Se estiver num grupo, pode contratar um carro na frente da rodoviária. Sai mais caro, mas, vc pode parar na estrada para fotografar e não precisa levantar cedo. O caminho é lindo.

 

2. Em Potosi vc tem a belíssima Casa de La Moneda e a visita às minas. Eu me nego a visitar as minas e ver gente trabalhando em condições sub-humanas. Acho desrespeito.

Fique ligado que o terminal de saída para Uyuni não é o mesmo onde vc chega. Neste vão tentar te vender uma passagem absurdamente cara para Uyuni. Esqueça. Vá para o centro e escolha uma pousada, coma algo e visite a cidade. Depois de se estabelecer, vc vai ao terminal para Uyuni. Ele é específico. Lá vc compra passagens por 15 bols. para o dia seguinte. Pronto, vc está a caminho do salar.

 

3. Em Uyuni, fiquei numa droga de pousada (Cactus), mas, para uma noite, dá para suportar. Contrate seu passeio logo na chegada, ou vai ficar um dia a mais nesta não tão linda cidade.

Eu segui o conselho do guia Lonely Planet e contratei com a agência Andrea's Tour (U$70 por 3 dias). Se vc conseguir por menos, não vai comer, ou não vai dormir, ou ambos. Acho que fiz uma boa escolha. Caminhonete Toyota Hilux, motorista divertido (Leonardo) e cozinheira (Bárbara). Nos albergues noturnos tem cobertas, mas, leve saco de dormir para reforçar (-15C°). Óculos escuros indispensáveis, se não levar, vc vai se sentir como se estivesse visitando o próprio sol. A volta dos tours, no terceiro dia, é lá pelas 18h, logo, vc pode deixar comprada a passagem para La Paz para as 19:30h (que sai às 20h hehehe). Faça xixi antes de embarcar, ou vai passar o maior sufoco.

Vc pode tentar ir de trem para Oruro, que custa 36 bols, entretanto, a viagem é à noite e, a não ser que vc tenha visão noturna, como os leões, não vai ver nada. não sei se tem outra empresa. Eu preferi ir direto a La Paz, de ônibus por 80 bols.

Vc dorme a noite toda no ônibus (sem banheiro, claro) e chega em La Paz lá pelas 7:00h da manhã. Vá direto falar com uma das policiais turisticas. Elas vai ajudar vc a tomar taxi, etc. EM LA PAZ, FIQUE LIGADO, O LUGAR É PUNK.

O câmbio na rodoviária é bom e seguro.

Em La Paz, eu fui para o Hostal Austria, na calle Yanacocha. Muito bom. Cozinha coletiva, internet e tals. 25 bols (uma micharia tipo R$ 8,00). Taxi até lá, nunca mais de 8 bols. Nunca tome taxis não oficiais, ou vc pode não voltar para escrever no forum..hehehe.

Postei mais coisa em Dicas Bolivianas, está bem?

Abração

 

Paulo Mota

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Legal Paulo!!!

 

Muito bom mesmo!!!!

 

Esses detalhes vão me ajudar pra caramba!!!

 

Ah! Somente em La PAz tem essa Policia Turistica na rodoviária?? Ou tbém vou encontrar em Sucre e Potosi??

 

É que vou viajar sozinha, e assim deve ser bem mais seguro tomar um taxi pro hostel!!!!

 

Vou ler seus outros posts!!!

 

Valeu mesmo!!!! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Renata,

Em primeiro lugar, me perdõe por ter trocado o gênero de seu nome (vou editar a resposta anterior).

Polícia Turística eu vi apenas em La Paz. Está escrito em letras enormes no fardamento verde. Na mairoria são mulheres (bonitas mulheres)

Nas outras cidades o risco é bem menor e o que acontece são furtos (diferente de roubo). Basta ficar ligado nas suas coisas.

Abração

 

Paulo Mota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Paulo Mota,

 

Valeu ae pelas dicas, certeza que vai ajudar muito... Estava lendo ae a sua resposta pra Renata e voce disse que fez o passeio de 3 dias para o salar não é? Entao, nao sei se recebi a informação errada ou se é verdade mesmo, mas me disseram que o passeio de 03 dias nao volta para Uyuni, termina em Sao Pedro de Atacama. Li que aqueles que desejam voltar para Uyuni necessitam fazer o passeio de 4 dias. É verdade?

 

Ah, voce ficou no Hotel de Sal?

 

Abraço,

 

Andre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...