Ir para conteúdo

Ajuda em Roteiro de Mochilão 3 meses

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá! Gostaria de ajuda ou dicas para montar o meu roteiro de mochilão na Europa. Tenho a oportunidade de viajar com amigos no meio de novembro e ficar até o final de janeiro ou começo de fevereiro, mas fiquei "responsável" por começar a organizar os planos, porém não faço ideia de onde começar kkkkkkk

Eu obrigatoriamente tenho que chegar e sair de Madrid e gostaria de passar nessas cidades:

-Sevilha

-Barcelona

-Paris

-Lisboa

-Amsterdã

Dizem que vale a pena passar na Europa Central, mas não faço ideia de como encaixar no meu plano de viagem. Bom, resumindo, gostaria de alguma dica do que fazer nesses lugares ou perto e possivelmente dicas sobre o número de cidades que eu escolhi, avisando se devo adicionar mais ou menos paradas.

Obrigado!

• Membros
Postado

Olá,

Vocês tem que ter uma coisa bem clara na mente, você vão viajar na pior época possível do ano, bem na pior parte do inverno europeu, quando costuma fazer um clima miserável, com muito frio e vento que deixa tudo bem mais frio ainda, muitos dias chuvosos e nublados, é bem comum você pegar 2 ou 3 dias seguidos de frio e de uma chuvinha fraca intermitente, e neve em alguns locais, que não vão deixar com que você faça quase nada na rua.

Para você ter uma ideia do que lhes espera lá na Europa nesta época do ano, dê uma olhada na previsão do tempo de algumas cidades nos links abaixo:

Lisboa: https://www.accuweather.com/pt/pt/lisbon/274087/january-weather/274087?monyr=1/1/2018
Madrid: https://www.accuweather.com/pt/es/madrid/308526/january-weather/308526?monyr=1/1/2018
Paris: https://www.accuweather.com/pt/fr/paris/623/january-weather/623?monyr=1/1/2018
Amsterdam: https://www.accuweather.com/pt/nl/amsterdam/249758/january-weather/249758?monyr=1/1/2018
Berlin: https://www.accuweather.com/pt/de/berlin/10178/february-weather/178087
Viena: https://www.accuweather.com/pt/at/vienna/31868/february-weather/31868
Praga: https://www.accuweather.com/pt/cz/prague/125594/february-weather/125594
Roma: https://www.accuweather.com/pt/it/rome/213490/february-weather/213490

Por exemplo, num dia de nevasca e temperaturas de -5ºC que está previsto para acontecer amanhã em Praga e Berlin, você não vai querer nem colocar o nariz para fora do seu hostel, e se sair, depois de 30 minutos na rua, você vai estar desesperado para entrar em algum lugar quente, abrigado do frio, chuva, vento e neve.

Normalmente durante uma viagem durante o inverno é recomendável as pessoas focarem o montarem roteiros por cidades grandes, onde tenha bastante atividade indoor para vocês fazer naqueles dias de clima horrível que com certeza vocês vão pegar.  Com atividades indoor eu quero dizer, muitas visitas a museus, galerias de arte, castelos e palácios, igrejas, etc, e tudo isto custa dinheiro de ingresso, em média uns 10 euros cada ingresso.

Ou seja, não é uma boa época para vocês ficarem batendo perna na rua, e a vida noturna é bem mais fraca.

Então avaliem e pesem bem se realmente é este tipo de viagem que vocês querem fazer, e se dezembro/fevereiro é a época certa para fazer esta viagem pelo tipo de atividades que vocês gostariam de fazer.

Lembrando que Europa Central costuma ser bem mais frio do que o sul da Europa(Itália, Espanha e Portugal).

• Membros
Postado

3 meses de viagem é bastante tempo, e custa um monte de dinheiro em hospedagem, alimentação, passagens e passeios.

Pagando hostel, comida, metrô e alguns passeios, você vai gastar em média uns 60 a 70 euros por dia e pessoa, o que dá uns 5.400 Euros ou 23.500 Reais só de hospedagem, comida, metrô e passeios.

Baladas e vida noturna não entram nesta conta.

Fora o que vocês vão gastar com passagens até a Europa mais uns R$ 2.500, e as passagens entre as cidades lá na Europa, que eu acho que vão lhes custar em média uns 50 Euros, o que vai somar outros 500 ou 600 Euros ou 2.500 Reais se vocês passarem por umas 10 ou 11 cidades neste tempo.

Ou seja, uma viagem desta, de 90 dias, custa entre 30 a 35 mil Reais para cada pessoa com o preço atual do Euro e moedas europeias.

Se vocês estão cientes de tudo isto que falei, sem problema, só o comentei para alinhar as suas expectativas para a realidade de que uma viagem assim é bem cara, por que geralmente quando as pessoas chegam aqui no fórum com um plano assim, elas tem uma ideias completamente fora da realidade de quanto que custaria uma viagem destas e do que esperar lá na Europa no meio do inverno quando o clima é horrível e pode atrapalhar um monte os seus planos.

• Membros
Postado

Olá,

Vocês tem que ter uma coisa bem clara na mente, você vão viajar na pior época possível do ano, bem na pior parte do inverno europeu, quando costuma fazer um clima miserável, com muito frio e vento que deixa tudo bem mais frio ainda, muitos dias chuvosos e nublados, é bem comum você pegar 2 ou 3 dias seguidos de frio e de uma chuvinha fraca intermitente, e neve em alguns locais, que não vão deixar com que você faça quase nada na rua.

Para você ter uma ideia do que lhes espera lá na Europa nesta época do ano, dê uma olhada na previsão do tempo de algumas cidades no Accuweather.

Por exemplo, num dia de nevasca e temperaturas de -5ºC que está previsto para acontecer amanhã em Praga e Berlin, você não vai querer nem colocar o nariz para fora do seu hostel, e se sair, depois de 30 minutos na rua, você vai estar desesperado para entrar em algum lugar quente, abrigado do frio, chuva, vento e neve.

Normalmente durante uma viagem durante o inverno é recomendável as pessoas focarem o montarem roteiros por cidades grandes, onde tenha bastante atividade indoor para vocês fazer naqueles dias de clima horrível que com certeza vocês vão pegar.  Com atividades indoor eu quero dizer, muitas visitas a museus, galerias de arte, castelos e palácios, igrejas, etc, e tudo isto custa dinheiro de ingresso, em média uns 10 euros cada ingresso.

Ou seja, não é uma boa época para vocês ficarem batendo perna na rua, e a vida noturna é bem mais fraca.

Então avaliem e pesem bem se realmente é este tipo de viagem que vocês querem fazer, e se dezembro/fevereiro é a época certa para fazer esta viagem pelo tipo de atividades que vocês gostariam de fazer.

Lembrando que Europa Central costuma ser bem mais frio do que o sul da Europa(Itália, Espanha e Portugal)

• Membros
Postado

@798791 Obrigado pelas dicas! Já estou ciente dos valores e do frio absurdo da Europa Central ( que já tirei da minha cabeça kkkkkk). Na maioria dos lugares que pretendo ir tenho amigos ou família para me abrigarem, então o preço já diminui bastante.Como você parece ser bem informado, saberia me dizer se vale a pena fazer as rotas baseadas nas linhas de trem?

• Membros
Postado
1 hora atrás, igoliveira100 disse:

Como você parece ser bem informado, saberia me dizer se vale a pena fazer as rotas baseadas nas linhas de trem?

Isto depende muito das cidades que você escolher.

Por exemplo:

Entre Lisboa e Sevilha não há trem, então ou você vai de avião, mas são poucos horários e geralmente meio caro, ou vai de ônibus, onde são 8 horas de viagem, mas também não é tão barato assim.

Entre Sevilha e Barcelona até trem, mas ele é muito demorado, acho que leva umas 8 horas para chegar em Barcelona, isto se não tiver que fazer baldeação em Madrid. Então seria melhor ir de avião, que é bem mais rápido e capaz de até ser mais barato que o trem/ônibus se você comprar as passagens uns 60 dias antes.

Trem entre Barcelona e Paris é meio questão de gosto pessoal, o custo é mais o menos o mesmo, com o trem, você gasta umas 7 horas para chegar em Paris, indo de avião, você vai gastar umas 5 horas para ir a Paris, contando o tempo de voo e os deslocamentos até os aeroportos que são distantes, e as 2 horas de antecedência para o check-in e raio-x.

De Paris para Amsterdam, com certeza é melhor ir de trem, mas tem que comprar a passagem 90 dias para não ser muito caro.

Já entre Amsterdam e Lisboa, não tem jeito, é longe demais teria que ser de avião. 

Entre Madrid e Lisboa é meio longe demais para trem/ônibus são 13 e 10 horas respectivamente, então é melhor ir de avião.

Entre Madrid e Sevilha, dá para usar trem/ônibus/avião, o que tiver o custo melhor...

Ou seja, qual meio de transporte usar depende muito das cidades que você vai visitar, não tem um meio de transporte que vai servir bem para todos os casos, então tem que avaliar cada deslocamento individualmente. 

Mas como você tem alguns locais muito distantes, acho que você não vai conseguir fugir de pegar ao menos uns 2 ou 3 voos lá entre as cidades.

• Membros
Postado

@798791 Aparentemente, essa é a ordem que eu gostaria de fazer:

-Madrid

-Sevilha

-Granada (Sierra Nevada)

-Valência

-Barcelona

-Milão

-Florença

-Roma

-Nápoles

-Veneza

-Munique

-Stuttgart

-Paris

-Bruxelas

-Roterdã

-Amsterdã

-Paris

-Barcelona

-Madrid

-Porto

-Lisboa

Fiz essa ordem pensando na locomoção, mas, ali na Itália acredito que ainda não esteja boa. Alguma dica?

• Membros
Postado

Sinceramente, a menos que você tenha algum motivo muito pessoal, eu acho que tem alguns locais ai que estão ai só pra fazer volume, ou "encher linguiça", como por exemplo Nápoles, Stutgart, Milão e Rotterdam, são locais sem grandes atrativos turísticos.

Também não tem muito sentido passar 2 vezes em Barcelona, 2 vezes em Paris e 3 vezes em Madrid (uma na chegada, uma no meio da viagem e outra no final), isto só estaria fazendo você desperdiçar tempo e dinheiro com passagens.

Como você teria que chegar e voltar por Madrid, eu tentaria montar a viagem como um grande círuculo, algo mais ou menos assim:

Madrid > Granada (Sierra Nevada)  > Sevilha > Lisboa > Porto > Paris > Bruxelas > Rotterdam > Amsterdam >  Colônia no lugar de Stuttgart > Munich > Veneza > Milão, só se realmente tiver que ir > Florença > Roma > Nápoles  > Barcelona > Valência > Madrid

Mas isto é só uma ideia, pois você falou que tem família em alguns destes locais, e provavelmente vai querer passar as festas com eles em alguns destes locais, o que pode fazer com que mude tudo.

Então o ideal, seria você começar a definir onde você quer passar o Natal e onde quer ou precisa passar o Ano Novo, e encaixar o resto em função disto.

• Membros
Postado

Uma observação, antes eram 5 cidades, e agora são 18 cidades diferentes, você tem parentes em todas estas cidades para lhe receber e não precisar pagar hospedagem e alimentação?

E também é correria de cidade cidade mesmo para 90 dias de viagem, no seu plano, você teria 21 ou 22 trocas de cidade, e cada troca de cidade você gasta um monte de tempo, na maioria dos casos, um dia inteiro, e dinheiro em passagens, o que pode no final das contas, passar mais tempo dentro de ônibus/trem/avião/estação/rodoviária/aeroporto do que fazendo algo de interessante na cidade.

• Membros
Postado

@798791Obrigado pela ajuda com o trajeto, provavelmente farei este caminho e, em relação ao número de cidades e parentes, eu estou num grupo com 6 pessoas e tive que tentar adicionar interesses de cada um. Muito obrigado mesmo!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...