Ir para conteúdo

Atacama e Santiago- Janeiro 2018


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 1- São Paulo- Santiago, Santiago- Calama, Calama- San Pedro do Atacama

Tudo pronto para viagem e ansiedade a mil! Como foi minha primeira viagem internacional de avião, não sabia muito o que enfrentar haha

Cheguei no Aeroporto de Guarulhos 2 horas antes do vôo que estava marcado para 09h. Aliás, para quem  nunca fez uma viagem internacional é importante saber que para despachar malas é essencial chegar no mínimo 1 hora antes, porque não rola depois desse tempo. Todos os procedimentos foram super tranquilos e o vôo saiu pontualmente no horário.

Dica: escolham assentos no lado direito do avião se quiserem ver o Ancocagua na passagem pela cordilheira dos Andes.

Durante o vôo te dão um formulário para preencher para declarar sobre produtos de origem animal ou vegetal que esteja levando. Eles são bem rígidos sobre essas coisas, então é bom se informar antes sobre o que pode ou não. Como eu não estava levando nada a passagem pela alfandega foi tranquila. Na passagem pela imigração, eles te entregam um papel que é importante guardar pois tem que devolver na saída do país.

Durante o horário de verão, Santiago fica com 1 hora menos que Brasilia, então cheguei 12:20. Meu vôo para Calama sairia as 17:25 (comprei com um bom horário entre os dois pois estava com medo de atrasos). Aproveitei esse tempo para dar uma volta no aeroporto (que é  pequeno e muuuito  bagunçado se comparado com GRU). Procurei algum lugar mais barato para comer (missão quase impossível) e acabei almoçando um combo de lanche, batatas fritas e refrigerante no Telepizza (que fica na depois da área de desembarque) por 4990 pesos. Como não tinha a opção de frango, escolhi a de carne e não gostei hahaha. A carne moída parecia mini almondegas e vinha onion rings dentro do lanche, realmente muito estranho ::dãã2::

Ainda no aeroporto aproveitei para comprar um chip (façam isso, é bem útil ter um número de lá- explico depois haha). Fui na loja da Entel que fica na área de check in e paguei 5000 pesos pelo chip mais um plano de 500 MB + 50 min (7 dias). O próprio rapaz da loja realizou todos os procedimentos e me cadastrou numa promoção em que o whatsapp e o instagram não utilizavam os dados. :D Aaah, tem wifi no aeroporto (bem fraquinho, mas dá pra usar hahaha).

Enrolei mais um tanto e fui fazer o check in do voo para Calama. Tudo tranquilo, fui para o portão de embarque. Chegando lá, estavam anunciando outro vôo. Pedi informação e falaram que seria lá mesmo. Ok, foi dando a hora e nada. De repente anunciam que seria em outro portão do outro lado do aeroporto. Vai todo mundo para lá. Quando chegamos, estava tendo um embarque para Conceição :S. Corremos para as telinhas que anunciam os portões de embarque e estava lá que seria em OUTRO portão (totalmente diferente do que anunciaram). Chegando lá uma muvuca, uma fila enorme, várias pessoas cortando fila. E o vôo estava atrasado e só sairia 18h ::mmm:

Passada essa correria, o vôo atrasou mais algum tempo, mas foi bem tranquilo (depois do embarque hahaha). Nessa hora eu já estava morrendo de sede e sem opção tive que encarar comprar uma garrafa de água no avião (a Sky não tem cortesias) por 1500 pesos. ::hein:

Cheguei em Calama umas 21h. Tem várias empresas no desembarque que já te abordam com transfers compartilhados para San Pedro do Atacama. Pelo que vi todas tem o mesmo preço. Escolhi a Licancabur pois já tinha visto umas resenhas positivas e fechei a ida e a volta por 20000 pesos. Eles pegam todos os seus dados, horário do vôo de volta e seu hostel e já te passam o horário aproximado que vão te buscar na volta. Geralmente são 3h antes, mas é bom ficar atento pois na volta um dos passageiros estava super atrasado para o vôo e teve que descer correndo da van para embarcar.

Esperei uns 15 minutos até fecharem mais passageiros para a van e lá fomos para San Pedro do Atacama. Quando você sai do aeroporto já dá pra ver que está no meio do deserto. Estava anoitecendo então não consegui ver muita coisa, mas para quem for de dia tem uns cataventos enormes de energia eólica que são bem legais na estrada. A viagem durou mais ou menos 1 hora e meia.

A van me deixou no hostel, fiz o check in, comprei uma garrafinha de água por 700 pesos e corri para tomar um banho e cair na cama, porque no dia seguinte começaria a verdadeira viagem pelo Atacama. Continua... (com fotos da próxima)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 2- San Pedro de Atacama: Valle de La Luna

Acordei umas 09h, tomei o café da manhã no hostel e fui para o centro comprar umas coisinhas no mercado e procurar alguma agência para fechar os passeios. Como era domingo alguns comércios demoraram para abrir até umas 10:30.

Aproveitei para trocar dinheiro em uma casa de câmbio na rua Toconao. Dei uma pesquisada antes e após pechinchar um pouco consegui cotação de 1 real = 182 pesos. 

Dei uma olhada em algumas agências que eu já tinha visto relatos positivos aqui e acabei fechando com a Senda Mística, que fica na Toconao de esquina com a praça. Eles fizeram por 85000 pesos: Valle de La Luna, Lagunas Altiplânicas Full Day e Salar de Tara. Aqui vão umas considerações importantes:

* Várias agências estão vendendo Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas, porém Piedras Rojas está fechada por tempo indeterminado devido a vários problemas com turistas (lixo, pichações e aquele caso do kitesurfing). O que está sendo feito é uma visita a um mirante próximo, mas não é possível pisar nas pedras e ficar próximo ao salar. Gostei bastante da agência pois eles foram muito corretos ao explicar isso e estão vendendo o passeio como Lagunas Altiplânicas Full Day, com visitação a Laguna Tuyacto como substituição.

* Se você não fecha com as agências realmente grandes, TODAS as outras terceirizam o serviço, não tem jeito. Fechei com a Senda, mas fiz os passeios também com a Luna Dourada e a IncaNorth. Para ter toda a exclusividade só contratando as agências mais "chiques" (Ayulli, FlaviaBia, Grado10 etc).

Ficou combinado que eu voltaria na agência as 15:50 para ir ao passeio do Valle de La Luna. Aproveitei para dar uma olhada no centro de artesanatos perto da prefeitura e comprei um boné por 3000 pesos (que foi essencial- não deixem de levar ou comprar). Enrolei um pouco mais na praça (tem wifi grátis e várias barraquinhas legais) e depois fui almoçar. No Salon de Té O2 um omelete e um suco sairam 6000 pesos (caro, mas o prato era enorme e o suco de 1,5L). Passei em um mercado e comprei algumas coisas para comer no Hostel, um galão de água de 6L (compensa muuuito) e uma garrafa de água de 1,5L para levar para os passeios. Tudo saiu 4000 pesos.

Voltei para o Hostel para guardar as coisas e logo já deu a hora de conhecer um dos lugares mais lindos do Atacama :D

O passeio como eu falei anteriormente foi feito com a Luna Dourada. No começo foi um pouco confuso, pois um cara foi me buscar na Senda Mística e me levou em uma outra agência. Chegando lá, fiquei esperando um tempo até passar uma van da Luna Dourada para me pegar. Então uma dica para o Atacama: relaxe! Tudo parece bem confuso e seeeempre atrasa, mas no final dá certo xD

O passeio do Valle de La Luna é incrível. Na entrada paga-se uma taxa de 3000 pesos. Passamos primeiro por uma mina de sal, conhecendo a realidade dos que ali trabalhavam; depois seguimos para As Três Marias, Duna Maior (com uma visão linda do Anfiteatro- uma das paisagens que vai ficar pra sempre na memória) e no final o pôr do sol inesquecível na Pedra do Coiote. Uma das coisas que me chamou a atenção e até a guia comentou foi a presença de muitas crianças pequenas nesse passeio e percebi que quase ninguém fala de um aspecto muito importante. O tour do Valle de La Luna exige um pouco de esforço físico: na caverna de sal tem várias partes que passamos agachados, subindo em pedras escorregadias e a subida da Duna Maior também passa por umas partes bem ingremes. Então vale reforçar que não é um passeio indicado para crianças ou adultos com dificuldade de locomoção.

Depois do passeio (que termina lá pelas 21h) fui para o Hostel, comi algumas coisas que tinha comprado no mercado e fui dormir bem animada com tudo o que eu vi e ainda tinha para conhecer. Continua...



 

IMG_2669.jpg

IMG_2717.jpg

IMG_2771.jpg

IMG_2819.jpg

IMG_2844.jpg

IMG_2889.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...