Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Aline Xavier Tuchtenhagen

Saindo de Veneza > Budapeste > Cracóvia > Praga > Berlim > Noruega. Transporte em Dezembro!!!

Posts Recomendados

Já postei aqui há alguns dias, mas ao ponto que vou melhorando meu roteiro vão surgindo novas e mais aprofundadas dúvidas.

A dúvida agora é quanto ao transporte com essa parte do roteiro: Veneza > Budapeste > Cracóvia > Praga > Berlim > Noruega (pretendo estar por essas regiões entre final de novembro e meados de dezembro)

Isso faz parte de um roteiro maior que é Amsterdã > Bruges (talvez) > Bruxelas > Paris > Carcassone (talvez) > Malta (intercâmbio) > Roma > Veneza > Budapeste > Cracóvia > Praga > Berlim > Noruega (Tromso, Bergen, Vik).

De Veneza para Budapeste parece que avião é mais viável (ou, sugestão de alguma cidade legal entre elas pra então usar ônibus ou trem?)

Pra fazer Budapeste - Cracóvia - Praga - Berlim, ônibus ou trem? Vi em alguns posts que no inverno algumas linhas são reduzidas ou não tem trem noturno...

Além disso venho pesquisando esses valores de trem/ônibus no Rome2rio e me dá uns valores meio confusos, daí quando vejo em algumas postagem aqui a galera parece conseguir por menos. (Tô confusa kkk) 

E de Berlim vou de avião para Noruega.

Compartilhar este post


Link para o post

De Veneza para Budapeste com certeza a melhor opção é ir de avião, mas tem um probleminha no fato de não haver voos todos os dias. Há voos só nas quartas, sábados e domingos. Se as datas do seu roteiro encaixarem nestas datas, perfeito, mas se não encaixar, você terá um problema para resolver.

A solução para o problema pode ser:

- Inverter Roma e Veneza, indo direto de Malta para Veneza e depois para Roma, pois de Roma para Budapeste tem voos "baratos" todos os dias. Mas nem tudo é perfeito, também não há voos de Malta para Veneza todos os dias, você pode cair no mesmo problema do voo de Veneza para Budapeste. Mas tem que dar uma olhada mais perto das datas para ver se tem voos no dias certos.

- Você pagar caro num voo de conexão.

- Você incluir mais tempo em alguma outra cidade italiana antes de Veneza, como por exemplo em Florença, Bologna, etc, locais que costumam ter um custo de vida mais barato que Veneza, chegando um pouquinho mais tarde em Veneza para encaixar na data do voo para Budapeste.

- Incluir uma parada de uns 3 dias em Viena, para fazer valer a pena as 8 ou 9 horas de trem/ônibus durante o dia de Veneza até Viena.  Mas se somar o custo individual do trem/ônibus até Viena mais o custo do trem/ônibus de Viena até Budapeste, muito provavelmente vai ficar mais caro do que um voo direto mesmo pagando bagagem despachada, sem contar no tempo perdido.

Mas você vai ter que ver isto um pouco mais perto das datas, quando estiverem faltando entre 3 e 6 meses, pois a malha de inverno não saiu ainda em todas as empresas e isto pode mudar e quando finalmente chegar novembro/dezembro, estas opções não estarem disponíveis.

Budapeste x Cracóvia x Praga costuma ser feito de ônibus, mas são 8 horas de estrada, o que pode fazer com que você chegue no destino morta de sono, cansaço e mau humor caso opte por viajar durante a noite, e isto estragar o primeiro dia em Cracóvia e Praga. Uma outra opção é viajar no trem noturno, onde você pode pegar um couchette, para ao menos viajar deitada e tentar dormir um pouco durante a noite, mas o trem noturno é meio caro e acho que não funciona no inverno.

Mas novamente você vai ter que ver isto um pouco mais perto das datas, quando estiverem faltando entre 3 e 6 meses, pois a malha de inverno não saiu ainda em todas as empresas e isto pode mudar e quando finalmente chegar novembro/dezembro, muitos destes horários podem não estar disponíveis.

Praga x Berlin dá para fazer tanto de ônibus ou de trem, o tempo de viagem é bem parecido, escolha aquela que tiver os horários mais convenientes e com preço que lhe agradar. Este não costuma ter problemas no inverno, mesmo que eles cortem alguns horários ainda costuma haver bastante opções.

 

Como tem estas restrições de linhas com horários reduzidos em vários dos seus deslocamentos, é muito importante você não planejar um roteiro muito apertado, pois pode acontecer de você ter que ficar 1 ou 2 dias a mais em alguma cidade devido a não ter transporte com custo aceitável disponível, e se tiver um roteiro muito apertado, isto pode arruinar completamente a cidade seguinte.

Então tenha uma certa flexibilidade na hora de comprar as passagens antecipadas, se permita ficar 1 ou 2 dias a mais em algum lugar se isto resultar em passagens muito mais baratas, e vá ajustando o final do roteiro de acordo com isto, até mesmo cortando algum local se não puder estender a viagem.

 

Os valores do Rome2rio são valores médios, não são os valores que você realmente vai pagar. 

Por exemplo, se você comprar as passagens de Praga para Berlin 60 dias antes, você consegue comprar por 19 Euros, mas se deixar para comprar 1 dia antes, para viajar numa sexta-feira, você vai pagar 60 Euros...

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post

@365843 Obrigada pelas informações! :D

Verei isto quando faltar um pouco menos para viagem.

Já pegando o embalo... com quanto tempo de antecedência seria interessante fazer as reservas dos hostels?

Ontem, por exemplo, vi relatos de hostels em dezembro do ano passado em Praga por cerca de 10 euros. Quando fui pesquisar para dezembro, achei os mesmos por 25 euros +/-, mas quando coloquei como se eu fosse em Abril, baixou para esses 10 euros em média... 

Compartilhar este post


Link para o post

Em teoria você pode reservar hostel hoje para viajar daqui a 3 anos, desde que não tenha que pagar nada antecipado, e que a reserva permita cancelamento sem custos.

Mas a maioria dos hosteis cobra 10% antecipado no momento da reserva e não devolve estes 10% se você cancelar ou mudar as datas, muitos também cobram a primeira noite se você cancelar ou precisar mudar as datas...

Então levando em conta que você vai no inverno, que possivelmente tenha que fazer alguns ajustes nas datas de alguns deslocamentos, ficando um pouco mais ou menos em alguma cidade, o ideal é fazer as reservas de hostel somente depois que já tiver comprado as passagens que for comprar antecipado.

Ou então só reservar locais que não cobrem nada antecipado e nem cobrem nada para cancelar ou mudar as datas, mas neste caso você tem que prestar muita atenção na "letrinhas pequenas" do termo de aceitação da reserva, para ter certeza de que você entendeu direitinho todas as regras.

 

A maioria dos hosteis nem permite reservas com mais de 6 meses de antecedência, e aqueles que permitem reservar com antecedência maior que 6 meses, muitas vezes colocam o preço lá em cima.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×