Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Limpeza de trilhas, acampamentos e cachoeiras

Postado
  • Membros

Fala galera ! ::sos::

Eu sei que a maioria que acessa o mochileiros ou que está sempre com o pé na trilha e conhecendo novos lugares tem alguma noção de companherismo, preservação, respeito e ecologia.

Estou escrevendo esse post porque acho que podemos fazer algo mais para não deixar os imundos dominar nossas trilhas e cachoeiras.

Algum tempo atrás tínhamos um grupo que fazia limpeza em acampamentos selvagens e trilhas. Não saíamos varrendo e passando pano a trilha, mas o grosso da sujeira a gente recolhia e depositava na lixeira mais próxima.

Outro exemplo é o Caneco Verde em Paranapiacaba (SP), sempre esbarro com ele com enormes sacos de lixo. Sem ajuda ou custo de ninguem, infelizmente.

Minha sugestão, era fazer grupos pelo Brasil e uma vez por mes ou a cada dois meses, marcar um passeio para recolher o lixo.

Tambem seria legal dividir os custos de confecção de placas ou avisos.

Outras idéias tambem são bem vindas.

Tem mais gente que pensa assim ou é viagem minha ?

abraços

• Respostas 118
  • Visualizações 40.2k
  • Criado
  • Última resposta

Featured Replies

Postado
  • Membros

Não sei se já falei isso por aqui, mas, as federações de montanhismo dos estados, costumam organizar multirões de limpeza e adequação de algumas trilhas, dependendo de cada estado, é claro.

Basta entrar em contato com as federações e acompanhar, ou se disponibilizar, que eles avisarão quando haverá um multirão.

Abraços!!

Postado
  • Autor
  • Membros
Não sei se já falei isso por aqui, mas, as federações de montanhismo dos estados, costumam organizar multirões de limpeza e adequação de algumas trilhas, dependendo de cada estado, é claro.

Basta entrar em contato com as federações e acompanhar, ou se disponibilizar, que eles avisarão quando haverá um multirão.

Abraços!!

Fala ai Renan,

Então eu abri o tópico e o Silnei nos ajudou com esse espaço aqui no mochileiros para o pessoal divulgar. Se caso voce fique sabendo de algum evento nesse estilo, nos avise.

Fala Guilherme,

Agora acho que está corrido para marcamos algo ainda esse ano. Mas a primeira trilha, devemos marcar próximo a sampa mesmo.

Abs

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Fala Galera !

Aposto que a maioria está naquela correria de ano novo, está certo. ::mmm:

Estava pensando aqui como podemos fazer seguir em frente nosso projeto.

Alguns pensamentos:

Para não ficarmos dependente de fazer uma trilha oficial para a limpeza e muitos são de vários Estados. Pensei em criar um blog para agilizarmos as datas, reunir fotos e etc.

Como funcionaria:

Cada grupo, dupla, pessoa que for fazer uma trilha, ela escreve nesse blog ou então se preferir, só posta o resultado.

O resultado seria tipo um dossie contendo: fotos antes e depois, fotos do lixo, se possivel peso do saco, o dia, pessoas presentes e no final colocaríamos uma plaquinha (sugestões de materiais para confecção) avisando que aquela cachu ou trilha foi limpa.

todo evento do blog seria postado aqui nesse tópico, assim como resultados de limpeza.

abs e boas festas

Postado
  • Membros

Achei super legal a sua ideia.

Uma vez fiz uma trilha em Jureia- SP e encontrei lixo até no mangue. Isso é uma falta de respeito com o meio o ambiente.

Se fizer esse blog ae vou participar! ;)

Postado
  • Membros

No mangue lá da Juréia também já encontrei saquinhos de lixo plástico, enganchados nas raizes.

Postado
  • Membros

Oi Raffa, mto boa a iniciativa! Faço parte de uma Ong e realizamos esse projeto em trilhas aqui da região. Sou de Praia Grande/SP. Se quiser descer qualquer dia é só nos contatar!! O nome do projeto é Repensar - Repense, recuse, reuse, reduza, recicle! Ong ASSERECO Associação de Esportes Radicais e Ecoturismo. Blog: http://www.assereco.blogspot.com/

20101224114335.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.