Ir para conteúdo

Limpeza de trilhas, acampamentos e cachoeiras


Raffa

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fala galera ! ::sos::

 

Eu sei que a maioria que acessa o mochileiros ou que está sempre com o pé na trilha e conhecendo novos lugares tem alguma noção de companherismo, preservação, respeito e ecologia.

 

Estou escrevendo esse post porque acho que podemos fazer algo mais para não deixar os imundos dominar nossas trilhas e cachoeiras.

 

Algum tempo atrás tínhamos um grupo que fazia limpeza em acampamentos selvagens e trilhas. Não saíamos varrendo e passando pano a trilha, mas o grosso da sujeira a gente recolhia e depositava na lixeira mais próxima.

 

Outro exemplo é o Caneco Verde em Paranapiacaba (SP), sempre esbarro com ele com enormes sacos de lixo. Sem ajuda ou custo de ninguem, infelizmente.

 

Minha sugestão, era fazer grupos pelo Brasil e uma vez por mes ou a cada dois meses, marcar um passeio para recolher o lixo.

Tambem seria legal dividir os custos de confecção de placas ou avisos.

 

Outras idéias tambem são bem vindas.

 

Tem mais gente que pensa assim ou é viagem minha ?

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 118
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

Raffa, existe sim pessoas que pensam como você.

Eu sempre que vou pro mato trago o meu lixo e o que mais achar. Apesar de que as trilhas por aqui serem bem preservadas.

Existe também um programa da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), o Adote uma Montanha. Clubes de montanhismo "adotam" uma montanha e passam a fazer projetos como prevenção de incêndios, manutenção das trilhas (controle de erosão, eliminação de espécies exóticas, sinalização, etc...) e limpeza das mesmas.

Aqui no PR o Clube Paranaense de Montanhismo adotou o Pico Paraná, a Associação Montanhistas de Cristo o Anhangava e o Araçatuba é mantido por um clube que me fuguiu o nome.

Essas iniciativas funcionam através de mutirões na montanha, e tem dado certo por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Legal Otávio !

 

Eu não conhecia esse trabalho. Devem existir vários pelo Brasil.

Acho que podemos usar o mochileiros.com para trocar informações de grupos, experiencias e divulgação de datas tambem.

 

Valeu Silnei ! Aqui no mochileiros fiz e tenho grandes amigos e sei que existem muitas outras pessoas do bem

 

abraços

 

::otemo::

 

Raffa, existe sim pessoas que pensam como você.

Eu sempre que vou pro mato trago o meu lixo e o que mais achar. Apesar de que as trilhas por aqui serem bem preservadas.

Existe também um programa da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), o Adote uma Montanha. Clubes de montanhismo "adotam" uma montanha e passam a fazer projetos como prevenção de incêndios, manutenção das trilhas (controle de erosão, eliminação de espécies exóticas, sinalização, etc...) e limpeza das mesmas.

Aqui no PR o Clube Paranaense de Montanhismo adotou o Pico Paraná, a Associação Montanhistas de Cristo o Anhangava e o Araçatuba é mantido por um clube que me fuguiu o nome.

Essas iniciativas funcionam através de mutirões na montanha, e tem dado certo por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na verdade eu costumo fazer isso nos lugares que eu vou, numa chácara em Piracaia, volta e meia saio recolhendo o lixo que os pescadores deixam na beira da represa, é super triste...

 

Mas eu também topo a idéia de montar um grupo pra isso, Raffa! Contem comigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

show de bola o tópico

 

Pra quem gosta, existe um projeto chamado "Clean Up the World" que promove todo ano o Dia Mundial de Limpeza do Litoral

Acontece sempre em setembro, e segundo informações do site, esse ano será entre 17 e 19/09.

É um negócio gigante, milhares de pessoas retiram toneladas de lixo em mais de 120 países

 

http://www.cleanuptheworld.org/en/Activities/clean-up-the-world-weekend-2010.html

 

Nunca participei e ainda não achei nada organizado para o Brasil esse ano, mas se achar posto aqui pro pessoal, já que tenho interesse de participar

 

 

Embora sempre em minhas viagens recolho meu lixo e o dos outros

A idéia é deixar o local visitado melhor do que quando vc encontrou !!

 

abraço a todos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...