Ir para conteúdo

Chegando na Europa por Amsterdam


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Vou à Europa em Setembro, e vou de KLM, entrando por Amsterdam. Acontece que estou comprando meus Euros fazendo uma transferência de valores para minha irmã que mora em Portugal, daí quando eu chegar ela me entrega o dinheiro. Assim (via transferwise) consigo uma taxa de câmbio melhor. A pergunta é: quanto de dinheiro eu preciso ter em mãos para não ter problema na entrada? Existe realmente esse requisito? Alguém já chegou por Amsterdam? Como foi a experiência?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não existe uma regra clara definindo um valor de dinheiro em espécie que você tenha que ter junto com você.

O que existe, é uma regra que diz que você deve possuir dinheiro suficiente para se sustentar lá, e na maioria dos países 60 Euros por dia é considerado o valor mínimo que um turista precisa para pagar hospedagem, alimentação , metrô, passeios.

Estes 60 euros não precisam ser portados todos em espécie, você pode levar uma parte em espécie,  a outra como saldo de cartão pré-pago, saldo da conta corrente/poupança em seu nome, limite do cartão de crédito, etc

Ou seja, você tem que conseguir provar que possui recursos em seu poder para custear a sua viagem, o que não vai ser possível de ser comprovado se o seu dinheiro estiver na conta da sua irmã.   

Afinal de contas, como que você vai provar que aquele dinheiro que está na conta da sua irmã é seu, e que ela vai lhe dar este dinheiro?  Os comprovantes da transferência não servem para muita coisa, afinal você poderia estar pagando uma dívida para a sua irmã,  e ela não lhe "devolver" o dinheiro...

Então para ficar 100% certo, fazendo todo este malabarismo financeiro que você quer fazer, você teria que ter uma "carta-convite" da sua irmã se responsabilizando pelas despesas da sua estadia na Europa, só que para ter alguma validade legal, a carta-convite tem que ser registrada na prefeitura/delegacia da cidade onde sua irmã reside legalmente em Portugal, custa 70 Euros, e ela teria que enviar a carta-convite original para você pelo correio, o que custaria mais 15 ou 20 Euros...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mas na prática, a imigração não confere o dinheiro de todo mundo. 

Na primeira vez que eu passei na imigração em Amsterdam, o policial só pediu quanto dinheiro eu estava levando, respondi com o valor que estava levando e perguntei se ele queria ver, ele respondeu que não. 

Já na segunda vez, o policial só perguntou para onde eu ia, quanto tempo iria ficar e qual o motivo da viagem, não perguntou nada a respeito de dinheiro.

Mas se ele perguntar algo a respeito, é muito recomendável você falar a verdade, e ter como provar que aquele valor que você falou que possui realmente está a sua disposição, para você usar a qualquer momento que precisar. E dinheiro na conta de outra pessoa, é meio complicado de provar que é seu...

Então se quiser fazer este malabarismo financeiro, faça por sua conta e risco,  provavelmente o policial não vai querer ver os comprovantes do dinheiro, mas se você tiver o azar de eles quererem ver justo de você, é bom você ter como comprovar que possui dinheiro suficiente e que este dinheiro é seu e não da sua irmã.

Mas independente de tudo isto, é muito recomendável que você leve pelo menos uns 300 ou 400 Euros em espécie para as despesas de primeira hora.  Como por exemplo para comprar algo para comer enquanto espera no aeroporto, pegar um metrô/táxi caso a sua irmã não possa ir lhe pegar no aeroporto, para pagar hotel nos primeiro dias caso a sua irmã tenha algum problema, para alguns gastos enquanto espera o novo voo para Lisboa caso você perca a conexão para Lisboa, etc...

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Levarei cerca de 2.000 Euros, estava pensando em cerca de 1500-1700 via transferência pra irmã e o restante em cash. Pelo que você falou, o cartão de crédito com um bom limite já é suficiente para passar na imigração, então basta mostrar o cartão, eu não precisaria sequer informar do dinheiro com minha irmã?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...