Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

WD40 para hidratação do calçado de couro

Postado
  • Membros

Olá a todos!

Apesar de sempre acompanhar o fórum esta é a primeira vez que estou postando. Estou compartilhando com vocês um teste que fiz com um produto muito conhecido no mercado o WD40.

Não utilizo calçados de couro só para trilhas. No meu dia dia também dou preferência para calçados de couro, devido sua resistência praticidade e visual.

Como eu faço o revesamento de meus calçados e sempre cuido muito bem de todos eles acabam durando por anos, sendo que estou sempre me deparando com problemas de ressecamento de couro. Para resolver este problema, já utilizai os mais diversos produtos, tais como: Hidratante para pele, Cera para móveis, Silicone liquido, óleo minera de várias marcas e tipos.

Destes eu acabei ficando por mais tempo com hidratantes para pele, pois alem de hidratar o couro, não o agrediam e deixavam o calçado com um cheiro muito bom.

Apesar de satisfeito eu sempre tinha uma queixa quanto a este tipo de produto, ele não mantinha o calçado hidratado por muito tempo. Resolvi então pesquisar por um produto mais específico onde me deparei com diversos tipos de produtos que prometem revitalizar, hidratar e proteger o couro. Nestas pesquisar me deparei com o WD40 http://www.wd40.com.br/

Apesar de ser muito famoso, nunca encontrei nada falando sobre a utilização em botas e tênis de couro, apenas em sapatos novos, de qualquer maneira como eu já tinha um em casa resolvi fazer alguns testes.

O calçado escolhido para o primeiro teste foi um tênis bull-terrier que tenho a mais de 4 anos, ele tem o couro bem grosso e forte, com várias costuras. Este tênis estava um pouco esquecido, bem ressecado e em algumas partes o couro estava até começando a rachar e mesmo que utilizasse hidratante o problema não era resolvido. Pois bem, peguei o tênis, dei uma limpeza a seco muito criteriosa e tirei palmilhas e cardaços. Durante a aplicação já me animei! O couro absorvia o produto mais rápido do que água! Mesmo assim apliquei bastante, até começar a escorrer.

O resultado foi impressionante! O tênis ficou com aparência de novo, o couro muito bem hidratado e bem mais macio. Deixei ele descansar por dois dias para fazer o teste de campo, usando ele no meu dia dia mesmo, para ver o resultado.

Assim que peguei ele já fiquei mais animado! Macio, com aspecto de novo e com cheiro agradável, porém nas primeiras horas de uso constatei um problema! O tênis estava esquentando o meu é mais do que de costume, mesmo se levarmos em consideração que estou em Recife.

Mesmo com esse problema, não desanimei do produto, pois a aparência e macies do couro me agradaram muito e afinal de contas eu havia exagerado na dose! Deixei então o tênis descansando para o excesso de produto óleo sair. Para minha surpresa, ele ficou dias e dias com a mesma aparência! A hidratação estava durando muito alem das minhas expectativas!

Resolvi então aplicar o produto em uma bota da Timberland, mas desta vez apenas uma quantidade pequena, sem deixar o produto escorrer. Agora sim! Os efeitos na bota foram os mesmo do tênis! Macia, aspecto de nova e hidratada e sem problemas quanto a respiração! E não pararam por ai! Na minha primeira caminhada em dias de chuva, reparei que ela estava retendo muito menos sujeira do que de costume, mesmo no solado!

E o melhor! A hidratação está durando muito e não ouve nenhum tipo de descolamento, desbotamento ou fragilização dos calçados! Quanto ao tênis da bull terrier, este depois de 2 meses está no ponto, acabou com o problema do aquecimento!

Então, espero que minha contribuição seja de proveito para todos. Em breve pretendo fazer um teste simples, passar o produto em apenas um pé e fazer uma caminhada para constatar de realmente ele evita que a bota fique suja.

Obs: Não sou vendedor do produto ou coisa do tipo! rs!

Abraço a todos!

• Respostas 36
  • Visualizações 125.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• samuel_gouvea
    samuel_gouvea

ontem tomei coragem de passar esse trem na bota...   a vítima escolhida foi uma snake monte gigante, que tenho desde meados de 2001 (putz... tô ficando véio...). a bota tá MUITO rodada, com couro be

• O WD40 é muito usado por pessoal que lida com "restauração" de antiguidades com partes de couro (cameras fotográficas de fole, calçados, pastas, etc) para restaurar a flexibilidade do couro para ele n

• Já usei muito muito o sebo/gordura de carneiro para hidratar as botas e afins de couro. Ele é mais rústico que a lanolina (que geralmente é usada em cosméticos). Não precisa misturar com nada , só a

Featured Replies

Postado
  • Membros

Já usei muito muito o sebo/gordura de carneiro para hidratar as botas e afins de couro. Ele é mais rústico que a lanolina (que geralmente é usada em cosméticos).

Não precisa misturar com nada , só aplicar. logicamente se perde a respirabilidade , pois é mais grossa que a lanolina. Também cria uma boa camada de impermeabilização.

Umberto

Postado
  • Membros

A lanolina é extraida da lã durante o processamento textil e não do "interior" do bicho, é um produto natural bom para amaciar peles e couros, mas os sebos e os óleos minerais também servem. O sebo de vaca foi usado durante muito tempo para amaciar couro, o de ovelha eu acho que é até melhor, mas difícil de achar fora das regiões produtoras de ovinos.

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Eu estive no Albergue dos Peregrinos em Campo de Jordão na passagem de ano de 2011 para 2012, O antigo dono do Albergue me disse que ele usava creme nivia para hidratar a bota.

Eu comecei a usar para hidratar a bota. Eu limpo a bota, deixo secar, depois eu passo uma de mão de creme nivia, deixo secar, passo outra e deixo secar, tenho borta macia e com mais de 2 anos de uso.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Boa noite Amigo,

Gostaria de saber bem ao certo qual a descrição do produto WD40 que é utilizado para a hidratação dos produtos em couro, visto que no mercado existem muitas variedade desse produto.

Desde já agradeço, obrigado.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Olha, pessoal:

Na realidade, WD40 é um DESidratante.

Esse produto foi desenvolvido nos anos 50 para ser exatamente um anticorrosivo e um REPELENTE de humidade, tanto que era utilizado inicialmente pela NASA e por empresas aeronáuticas para evitar a oxidação em partes metálicas...

Eu uso WD40, por exemplo, nas ferragens e parafusos das minhas guitarras, pra evitar ferrugem e oxidação em geral, ele age dissolvendo a ferrugem e evitando daí por diante que essas partes ranhuradas acumulem humidade e voltem a oxidar. Esse é o uso do WD40.

Então, se você passar em couro ou borracha, inicialmente notará, como os colegas acima, que há uma absorção muito rápida (ele é feito exatamente pra isso, entrar em poros, ranhuras de parafusos que estejam emperrados devido a oxidação, etc), mas a médio-longo prazo, ele irá DESIDRATAR esses materiais, o que pode causar rupturas e ressecamentos que só serão perceptíveis... quando rasgar ou soltar. :cry:

Então, não levem a mal minha discordância, até porque meu propósito é de ajudar: eu não utilizaria WD40 em calçados de jeito nenhum. Melhor algum produto próprio para couros e borrachas.

O que ocorre é que o WD40 é um produto extremamente útil para quem lida com metais e ele não costuma agredir muito a madeira revestida de acabamento, exatamente porque não penetra. Guitarristas como eu usam muto para pontes, etc. Já para trastes não se recomenda, porque vai penetrar na escala, que no mais das vezes é madeira nua, e com o tempo vai ressecar e estragar sua guitarra...

Abraços!

Postado
  • Membros

Você está correto, o WD40 é hidrofóbico. Mas o couro hidrofugado usado em botas é tratado para se tornar hidrofóbico. O que foi chamado de hidratação na verdade é o processo de tratar o couro para ficar flexível e não quebradiço usando wd40 e ele quebra bem o galho.

Postado
  • Membros

Certo, mas meu alerta foi para que se saiba que a médio-longo prazo, isso provavelmente danificará o couro...

Vejam, muita gente usa WD40 como hidrofóbico para impermeabilizar calçados, quando por exemplo vão fazer um trajeto importante ou uma prova em lamaçais e aguaceiros... Mas fazem isso sabendo que estarão diminuindo a vida útil desse calçado, porque ao passo que o couro hidrofugado é seco por natureza, o ressecamento progressivo continuado que o WD40 providencia faz com que ele resseque ainda mais, à medida que age...

O segredo para couros é: nem húmido nem ressecado demais... Abraços!

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Outro dia lembrei deste tópico quando vi um frasco de óleo johnson para bebês, é óleo mineral mas é vendido como hidratante, creio que a propaganda tornou amaciante sinônimo de hidratante, no caso do óleo jonhson o rótulo "garante" que "hidrata e amacia" :(

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

O seu pé vai cair . 

Aconteceu com um conhecido ele passou wd40 na botinha Timberland ela ficou otima mas no dia seguinte o pé dele caiu . 

Existe um negocio chamado silicone spray. Aplique de tempos em tempos nos calçados que nao vai ressecar .

Tenis principalmente, couro tb .. borrachas ... 

Esse tem um cheiro de chicletes mas o Wd40 vai comer seu chule sua frieira .. e seu pé .

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Oii

Tenho uma Timberland Flume Mid e ela está mega desbotada. Será que se passar esse produto ela retoma a cor original? Obrigada 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.