Ir para conteúdo

WD40 para hidratação do calçado de couro


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O WD40 é muito usado por pessoal que lida com "restauração" de antiguidades com partes de couro (cameras fotográficas de fole, calçados, pastas, etc) para restaurar a flexibilidade do couro para ele não quebrar quando é dobrado. As preocupações do Fábio são pertinentes, mas acho que a mais relevante é o embebimento das borrachas e adesivos das botas pelo óleo reduzindo a resistencia ao atrito. O fator "perigo à saude" já teria disparado todos os alarmes dos organismos reguladores e de fiscalização norte-americanos, e a hidrofobicidade conferida ao couro pode até ajudar na transpirabilidade se ele não estiver encharcado de óleo como acontece com algumas "membranas" de polímeros para essa finalidade.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Já usei muito muito o sebo/gordura de carneiro para hidratar as botas e afins de couro. Ele é mais rústico que a lanolina (que geralmente é usada em cosméticos).

Não precisa misturar com nada , só aplicar. logicamente se perde a respirabilidade , pois é mais grossa que a lanolina. Também cria uma boa camada de impermeabilização.

Umberto

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros de Honra

A lanolina é extraida da lã durante o processamento textil e não do "interior" do bicho, é um produto natural bom para amaciar peles e couros, mas os sebos e os óleos minerais também servem. O sebo de vaca foi usado durante muito tempo para amaciar couro, o de ovelha eu acho que é até melhor, mas difícil de achar fora das regiões produtoras de ovinos.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Eu estive no Albergue dos Peregrinos em Campo de Jordão na passagem de ano de 2011 para 2012, O antigo dono do Albergue me disse que ele usava creme nivia para hidratar a bota.

Eu comecei a usar para hidratar a bota. Eu limpo a bota, deixo secar, depois eu passo uma de mão de creme nivia, deixo secar, passo outra e deixo secar, tenho borta macia e com mais de 2 anos de uso.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Olha, pessoal:

 

Na realidade, WD40 é um DESidratante.

 

Esse produto foi desenvolvido nos anos 50 para ser exatamente um anticorrosivo e um REPELENTE de humidade, tanto que era utilizado inicialmente pela NASA e por empresas aeronáuticas para evitar a oxidação em partes metálicas...

 

Eu uso WD40, por exemplo, nas ferragens e parafusos das minhas guitarras, pra evitar ferrugem e oxidação em geral, ele age dissolvendo a ferrugem e evitando daí por diante que essas partes ranhuradas acumulem humidade e voltem a oxidar. Esse é o uso do WD40.

 

Então, se você passar em couro ou borracha, inicialmente notará, como os colegas acima, que há uma absorção muito rápida (ele é feito exatamente pra isso, entrar em poros, ranhuras de parafusos que estejam emperrados devido a oxidação, etc), mas a médio-longo prazo, ele irá DESIDRATAR esses materiais, o que pode causar rupturas e ressecamentos que só serão perceptíveis... quando rasgar ou soltar. :cry:

 

Então, não levem a mal minha discordância, até porque meu propósito é de ajudar: eu não utilizaria WD40 em calçados de jeito nenhum. Melhor algum produto próprio para couros e borrachas.

 

O que ocorre é que o WD40 é um produto extremamente útil para quem lida com metais e ele não costuma agredir muito a madeira revestida de acabamento, exatamente porque não penetra. Guitarristas como eu usam muto para pontes, etc. Já para trastes não se recomenda, porque vai penetrar na escala, que no mais das vezes é madeira nua, e com o tempo vai ressecar e estragar sua guitarra...

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Você está correto, o WD40 é hidrofóbico. Mas o couro hidrofugado usado em botas é tratado para se tornar hidrofóbico. O que foi chamado de hidratação na verdade é o processo de tratar o couro para ficar flexível e não quebradiço usando wd40 e ele quebra bem o galho.

Link para o comentário
  • Membros

Certo, mas meu alerta foi para que se saiba que a médio-longo prazo, isso provavelmente danificará o couro...

 

Vejam, muita gente usa WD40 como hidrofóbico para impermeabilizar calçados, quando por exemplo vão fazer um trajeto importante ou uma prova em lamaçais e aguaceiros... Mas fazem isso sabendo que estarão diminuindo a vida útil desse calçado, porque ao passo que o couro hidrofugado é seco por natureza, o ressecamento progressivo continuado que o WD40 providencia faz com que ele resseque ainda mais, à medida que age...

 

O segredo para couros é: nem húmido nem ressecado demais... Abraços!

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

O seu pé vai cair . 

Aconteceu com um conhecido ele passou wd40 na botinha Timberland ela ficou otima mas no dia seguinte o pé dele caiu . 

Existe um negocio chamado silicone spray. Aplique de tempos em tempos nos calçados que nao vai ressecar .

Tenis principalmente, couro tb .. borrachas ... 

Esse tem um cheiro de chicletes mas o Wd40 vai comer seu chule sua frieira .. e seu pé .

 

 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...