Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, depois de dicas para São pedro de Atacama e Ushuaia (pulei Portugal, porque acho que é mais simples e montar uma viagem), agora é a vez de Peru e Bolívia. Tenho muitas coisas a dizer desta viagem  ... sou de escrever muito nos mínimos detalhes. Fotos acho que não vale a pena postar, porque fotos tem aos montes na internet e cada uma mais linda que a outra e é tudo verdade!

Nossa viagem consistiu em ir direto de Floripa à Cusco: Cusco - Ollantaytambo - Águas Calientes - Arequipa (Peru). Na Bolívia, fomos de ônibus de Arequipa para Puno e de Puno para Copacabana. Voltamos para o Brasil via La Paz, porque era mais próximo de Copacabana (3:30hr). 

A coisa mais importante que eu gostaria de abordar neste tópico é em relação ao tipo de turista que vai para estes dois países, para assim poder escolher a melhor  forma de conhecer cada ponto turístico e sua história.

Vamos lá então. Começando por mim e meu marido: somos turistas de mochilas nas costas (apesar da nossa idade) e gostamos de liberdade, porém ao procurar informações percebi que o ideal era fazer os tours com guia para conhecer a história de cada ponto a visitar, sem a qual de nada valeria  conhecer. É a mais pura verdade, mas partindo deste princípio é que vou detalhar as possibilidades que eu percebi.

PERU:

DESVANTAGENS - PERU:

1. Os tours montados nos dois países estão vinculados a um tempo muito curto, o que ocasiona uma correria sem fim para ver muitas vezes apenas o ponto mais importante, segundo eles, de um ponto turístico, esquecendo que ao redor há tantas coisas tão ou mais importantes que o ponto escolhido como principal;

2. Os tempos se resumem a minutos, como: 40 minutos para almoçar, 15 minutos para andar por aí "livremente", 5 minutos para fotos, etc; Cada local é muito visitado e às vezes caminhar até o ponto de encontro é uma tarefa estressante;

3. Alguns guias "ameaçam" que se não estiver na hora estipulada, vai ter que pagar táxi para ir atrás do ônibus ou dar um outro jeito (e aconteceu, um turista foi deixado para trás);

**Concordo que há turistas que não cumprem horários e infelizmente, algum limite deve ser dado, mas há formas de dizer e falar as normas.

4. Temos que andar da Plaza de Armas até foram do Centro Histórico para encontrar o ônibus da excursão e na volta o mesmo, porque não pode entrar ônibus no Centro Histórico

Os tours são todos sem exceção em pontos altos e muitas pessoas sofrem com o "soroche" ou mal das alturas, o que provoca falta de ar. Sobe e desce de lugares muito altos o tempo todo. 

O que os guias  não levam em consideração:

1. há muitas pessoas idosas nos passeios que ocasiona uma correria que o idoso muitas vezes não consegue acompanhar ainda mais na altitude;

2. com o efeito do soroche é inviável subir e descer correndo, levando muito mais tempo para chegar ao ponto combinado e  muitas vezes perdendo a explicação dos guias e quando chegam, está na hora de voltar e descer.

3. nem todos tem preparo físico para subir, descer e andar  às pressas

VANTAGENS - PERU:

1. Preço mais em conta. É mais barato que um táxi se estiver sozinho ou em duas pessoas, porque terá motorista e guia com as informações que te interessam

2. Comodidade de um banco de ônibus 

A partir disso temos dois tipos de turistas à princípio: aquele que prefere realmente os tours com guias e motoristas, assim os programas em Cusco se encaixam perfeitamente para estes turistas> aqueles que gostam de viver com mais tempo e liberdade para conhecer fica a dica:

1. Pesquise no Google cada local a visitar. Desta forma não precisará de guia. Vai encontrar a história de cada símbolo e espaço criado pelos Incas ou pelos espanhóis de forma fácil.

2. se estiver em duas ou mais pessoas, vale contratar um táxi. Você poderá montar teu passeio, os locais que deseja conhecer, será mais rápido que com as agências, pois é entrar no táxi (que poderá te pegar no local onde está hospedado) e ir direto ao ponto destino.

DICAS IMPORTANTES - PERU:

1. Come-se muito bem nos dois países, mas o melhor é comer BBB (Bom, Bonito e Barato). Achamos um local no Centro Histórico de Cusco que tem os 3 requisitos. Come-se a $7,50 com sopa típica do Peru como primeiro prato e o segundo prato também são comidas típicas da região. você sai rolando de lá por um valor beeeem abaixo do cobrado em outros restaurantes. Nessa rua há 3 ou 4 restaurantes no mesmo valor e estilo (o lugar é bem aconchegante). Descobrimos na caminhada até o ônibus das excursões. Passamos diariamente por essa rua.

O endereço é: Calle Pampa del Castillo. O restaurante que íamos é o Apu Koricancha n° 320

2. Levem dinheiro. Usem cartão de crédito somente na emergência. É uma boa economia.

3 . Particularmente não vejo motivo para ter como base a cidade de Cusco. É uma cidade que se resume ao Centro Histórico. A Plaza de Armas é onde tudo acontece, e também é onde você é o tempo todo abordado para comprar alguma coisa. Dá muita vontade de ajudar, mas se formos ajudar a todos, ficaríamos lisos no primeiro dia. Vi como uma boa opção a cidade de OLLANTAYTAMBO. Ela fica no meio do caminho entre Cusco e Matchu Picchu echega-se de trem ou ônibus. De lá saem os mesmos tours que em Cusco, inclusive tour para conhecer Cusco, há táxis no centro histórico que te levam aonde quiser, a cidade é pequena e mais aconchegante e bonita. 

4. em todos esse lugares o centro histórico é o lugar de partida e chegada de qualquer passeio, é o centro de tudo e que conta muita história. Os arredores são de muita pobreza e isso nos deixa um pouco abatidos por se tratar de um dos locais mais visitados no mundo e não se vê retorno nem para o povo e nem de manutenção (exceto Arequipa) da cidade. O excesso de turistas está depredando a história e já há indicações de que algo em breve será feito à respeito, para minimizar o estragos destes anos todos. O que será dessa gente que vive só de vender coisas para turistas, eu não sei. Infelizmente chegou a um ponto de excesso em tudo, inclusive de dependência total do turismo que poderá sofrer um corte radical nos próximos anos.

5. O soroche pega gente, a alguns com mais força e a outros com menos. Há quem até não sinta nada. Portanto a dica é Soroche Pills para quem sofre com, enxaquecas e problemas digestivos nesses locais de altitude, principalmente quando ultrapassa os 4000 metros. A dor de cabeça é fulminante ... UI! dói pra caramba ...

6. o táxi para uma pessoa e até para duas pode sair mais caro realmente, mas compensa por poder montar teu passeio e o tempo desejado em cada um deles. É muito mais ágil que um ônibus com pelo menos 30 passageiros. Vale fazer a pesquisa, entrar em contato com táxis de Cusco ou da região para viabilizar esta opção. De repente pode ir a mais lugares que nos tours, economizando assim mais alguns Soles. Se for mais de 2 pessoas, é só correr pro abraço! vai com fé.

BOLÍVIA:

Fomos ao Titicaca, em Copacabana e Isla del Sol. Diria que foi simplesmente lindo. O Titicaca tem um por do Sol, um nascer do Sol e uma cor de azul inigualável. 

Recomendo dormir uma noite na Isla del Sol ou duas caso conseguir ir até o Norte da Ilha.

OBS: há 3 vilas na Isla del Sol: Sul (mais opções de estadias), Centro e Norte. Os barcos chegam (ou chegavam) no Norte e Sul. Há mais de um ano a vila do centro se revoltou e não há como atravessar a ilha do sul para o norte ou vice-versa. O centro não permite passar e não está havendo barcos para o norte, apenas para o sul. Uma pena, porque valeria muito  conhecer a ilha inteira que é de uma beleza sem igual.

DICAS - BOLÍVIA:

1. o mais legal nessa ilha é se perder, pois acaba passando por lugares fantásticos e acaba sempre se achando de novo. 

2. a truta é o prato principal da ilha e de Copacabana

3. Salteña é um empanado delicioso que pode encontrar em Copacabana na praça principal e Paseña é a cerveja da região ... hummm ... muito boa!

4. Chegando em Copacabana não precisa de táxi. É tudo perto e tem muitas opções próximo ao Titicaca.

5. *Para ir ou voltar da Isla del Sol, eles podem vender mais tickets do que assentos no barco. 4 turistas ficaram na Isla del Sol, porque disseram a eles que o barco estava cheio e que se embarcassem, eles (turistas) poderiam ser multados em $1000,00 bolivianos. Como se eles compraram as passagens? resultado: os rapazes não quiseram forçar a barra e provavelmente perderam o ônibus para Cusco ... a cara deles não vou esquecer: pura decepção. portanto: cheguem sempre cedo ao local de embarque e fiquem na fila. Se você comprar ida e volta terá prioridade na hora de embarcar na volta, em relação àqueles que compraram a volta lá na Isla na hora (porque? não faço a mínima ideia, ainda mais que quem, comprou a volta lá, paga mais caro do que comprar ida e volta).

6. Os vendedores e cambistas sempre tentando te enrolar, mas como brasileiro é calejado com "espertinhos", tiramos de letra o papo deles.

Um pouco de história que conecta o Brasil à Bolívia:

No século XIX, uma réplica local da imagem de Nossa Senhora de Copacabana foi levada por comerciantes espanhóis ao Rio de Janeiro, no Brasil, onde foi criada uma pequena igreja para abrigá-la. A igreja cresceu e acabou por nomear o atual bairro de Copacabana. Você sabia?

Vou terminando por aqui e se eu me lembrar de mais alguma coisa, incluo no tópico, ok? podem falar comigo se quiserem saber algo específico e se eu puder ajudar, tá bom?

e-mail: gleydy_fioranelli@yahoo.com.br

Boa viagem a todos vocês!

IMG_20180423_131253514.jpg

IMG_20180422_124701961.jpg

IMG_20180419_150637052.jpg

IMG_20180424_134503982.jpg

IMG_20180422_090708705.jpg

IMG_20180502_120202480.jpg

IMG_3632.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...