Ir para conteúdo

Opinião - Roteiro Itália 21 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal. Em julho vou viajar com minha esposa para a Itália, fiz algumas pesquisas e gostaria de opiniões sobre o meu roteiro.

Estamos acostumados a viajar no esquema mochilão, devemos fazer todos os trajetos entre cidades de trens, mas estou na dúvida se é viável este roteiro com a quantidade de dias que temos e lugares para ir.

Viajamos de São Paulo para Roma no dia 23/07, com escala em Frankfurt e previsão de chegada em Roma às 14:00 do dia seguinte. A volta será por Milão.

Minha esposa quer acompanhar a missa do papa em um domingo, por isto coloquei nesta ordem.

Ainda não tenho preferência ou ordem de cidades na região da Costa Amalfitana nem em Florença, região da Toscana.

Temos o desejo de conhecer Maranello e o museu da Ferrari e pretendo passar em Forli que é a cidade de onde meus bisavós vieram.

Eis o roteiro:

 

24/07 Roma - Napoles (Chegar de viagem e ir direto pra Napoles)
25/07 Capri

26/07 Costa Amalfitana
27/07 Costa Amalfitana
28/07 Napoles - Ida à Pompéia ( à noite viagem para Roma)      
29/07 Roma ( Assistir a missa do papa)
30/07 Roma
31/07 Roma                 
01/08 Roma
02/08 Assis
03/08 Florença
04/08 Florença
05/08 Florença
06/08 Florença
07/08 Forli
08/08 Maranello-Modena

09/08 Veneza

10/08 Veneza

11/08 Verona

12/08 Milão

13/08 Milão ( Retorno para o Brasil, voo às 19:50.

 

Agradeço bastante se alguém puder opinar, ajudar ou fornecer dicas. 

Link para o comentário
  • Membros

Tenha cuidado com esta ida a Nápoles no dia da chegada, os aeroportos de Roma não são nenhum exemplo de eficiência na hora de restituir a bagagem e em facilidade para ir até o centro.

Por exemplo, se vocês optarem em ir de ônibus até a Estação Termini que de onde saem os trem para Nápoles,  eu estimaria que vocês estariam lá na estação Termini lá pelas 17:00 

Então eu não compraria passagem para Nápoles nos trens de alta velocidade Freccia antes das 18:00, pois o risco de atrasos é grande, e se você chegar atrasado, perdeu a passagem e o dinheiro.

Uma outra opção seria você ir com os trens Regionale que não exigem reserva antecipada, mas levam quase 3h para chegar em Nápoles.

Para assistir a missa do Papa, você tem que acordar super cedo, e chegar lá no Vaticano antes das 08:00 para garantir um lugar mais na frente, caso contrário, você não vai conseguir nem ver direito o papa pelo telão.

No mais, acho que seria isto mesmo, eu não veria grandes problemas que precisassem mudar algo.

Link para o comentário
  • Membros
Em 22/05/2018 em 11:35, 987987 disse:

Tenha cuidado com esta ida a Nápoles no dia da chegada, os aeroportos de Roma não são nenhum exemplo de eficiência na hora de restituir a bagagem e em facilidade para ir até o centro.

Por exemplo, se vocês optarem em ir de ônibus até a Estação Termini que de onde saem os trem para Nápoles,  eu estimaria que vocês estariam lá na estação Termini lá pelas 17:00 

Então eu não compraria passagem para Nápoles nos trens de alta velocidade Freccia antes das 18:00, pois o risco de atrasos é grande, e se você chegar atrasado, perdeu a passagem e o dinheiro.

Uma outra opção seria você ir com os trens Regionale que não exigem reserva antecipada, mas levam quase 3h para chegar em Nápoles.

Para assistir a missa do Papa, você tem que acordar super cedo, e chegar lá no Vaticano antes das 08:00 para garantir um lugar mais na frente, caso contrário, você não vai conseguir nem ver direito o papa pelo telão.

No mais, acho que seria isto mesmo, eu não veria grandes problemas que precisassem mudar algo.

Muito obrigado pela dica. Eu já tinha pensado nisso em relação ao tempo na chegada à Itália.

A passagem para Napoles vou deixar pra comprar em um horário mais tard, mas de todo modo viajo de mochilão e mesmo sendo 60 lts ele não deve pesar mais que 10 kg, vou tentar levá-lo na cabine.

Posso perguntar mais uma coisa? Sabe me dizer se é fácil encontrar lavanderias em Roma ou Florença?

Penso em lavar roupa durante a viagem. Ano passado fiz isso em Paris e Amsterdam e achei bem prático.

 

 

Link para o comentário
  • Membros

Os pontos em vermelho são as lavanderias listadas no google:

Roma: https://www.google.com.br/maps/search/lavanderia/@41.9010345,12.493149,14z
Florença: https://www.google.com.br/maps/search/laundry/@43.7735081,11.2437978,14z/data=!3m1!4b1

Na Itália as lavanderias "self-service" não são tão comuns como em Paris, mas você consegue achar algumas sim algumas "self-service" com certa facilidade, ou se for numa normal, optar por deixar a roupa lá e voltar a noitinha...

 

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Muito obrigado pelas dicas!

Aconteceram algumas mudanças na minha vida e acabei tendo que fazer algumas alterações no roteiro.
Vou chegar na Itália e ficar 5 dias diretos em Roma e depois ir para a Costa Amalfitana, onde ficarei de 3 a 4 dias antes de seguir para Florença.
Vou montar minha base em Sorrento.


A dúvida agora é em relação à visita à Pompeia, se é melhor fazer no inicio, no meio ou no final deste período da região. 
Se for no inicio, após sair de Roma e antes de chegar a Sorrento, penso que terei problemas com as malas (a da minha esposa e meu mochilão).  Talvez eu ganhe tempo mas pode ficar complicado devido as malas, não sei se tem lugar para guardar na estação.

Talvez, o melhor seria ir para Sorrento, deixar as malas no hotel e depois partir para os passeios (Capri, Pompeia, Amalfi/Positano). 

O que você acha?

Link para o comentário
  • Membros

http://www.pompeiisites.org/allegati/Pompei_120515053335.pdf

Há guarda volumes nas entradas das ruínas, mas como no verão a quantidade de turistas é muito grande e frequentemente todos os guarda-volumes estão ocupados e não tem mais espaço disponível, e como você não pode mais entrar com malas/mochilas nas ruínas, mesmo mochila de mão, se estiverem todos ocupados, você tem que ficar lá fora esperando até alguém terminar o passeio e liberar um guarda-volumes, o que pode levar 30 minutos ou 3 horas...

Então é melhor não arriscar ir com malas/mochilas  durante o verão, pois ao invés de você economizar tempo, você pode perder mais tempo ainda, esperando 2 ou 3 horas até liberar um guarda-volumes se todos estiverem ocupados quando você chegar lá.

 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...