Ir para conteúdo

Varsovia/Cracovia com bate volta em Auschwitz


Posts Recomendados

  • Membros
Boa noite pessoal!
 
Estou planejando junto com meu esposo uma viagem ao leste europeu que caiba no nosso orçamento. Já pensamos em vários destinos, e devido a mudanças de valores principalmente nas passagens aéreas, estamos pensando em Varsóvia/Cracóvia e a visita a Auschwitz. Nosso planejamento é basicamente sair do Brasil no dia 03/09, chegando em Varsóvia dia 05/09. Vamos nos hospedar em AirBnb por ser mais em conta, pois nosso orçamento está na faixa dos 14 a 15 mil (a viagem toda, inclusive as passagens aéreas). Dia 08/09 partiríamos para Cracóvia (daí nossa dúvida do que é mais em conta, trem ou ônibus - se tiverem dicas de empresas de transporte seria ótimo!). Dia 10/09 o bate volta em Auschwitz e dia 12/09 o retorno para Varsóvia pois seria o dia de retorno ao Brasil também (inclusive, vocês acham que isso seria o mais viável, ou seria melhor voltar um dia antes para Varsóvia para viajar no dia seguinte?)  
 
Temos algumas dúvidas específicas:
 
- Como se validam os bilhetes de transporte publico nas maquinas? É fácil usar o transporte lá?
- Como saber qual trem é o mais rápido e mais econômico para se fazer as viagens entre Varsovia/Cracovia e vice versa (custo beneficio), pois li que um dos trens é o chamado "parador", onde a viagem dura mais do que o normal, mais de 5h!
- Sobre a visita a Auschwitz, alguma dica de qual melhor maneira de chegar lá e voltar para Cracóvia? Já vimos em vários sites que o melhor é ônibus mas se alguém já fez essa visita, aceitamos indicações.
 
Obrigada!
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, Maiana Carvalho disse:

- Como saber qual trem é o mais rápido e mais econômico para se fazer as viagens entre Varsovia/Cracovia e vice versa (custo beneficio), pois li que um dos trens é o chamado "parador", onde a viagem dura mais do que o normal, mais de 5h!

As passagens de trem agora precisam ser compradas antecipadamente, então é só você pegar um horário e preço que lhe agrade.

Realmente os trens mais baratos levam 5 horas para fazer o trecho entre Varsóvia e Cracóvia, o mesmo tempo que levaria indo de ônibus, os trens mais rápidos e mais caros fazem o mesmo trecho em 2h20, é o preço da velocidade.

Passagens de trem: https://www.intercity.pl/en/
Passagem de ônibus: www.flixbus.com

4 horas atrás, Maiana Carvalho disse:

- Sobre a visita a Auschwitz, alguma dica de qual melhor maneira de chegar lá e voltar para Cracóvia? Já vimos em vários sites que o melhor é ônibus mas se alguém já fez essa visita, aceitamos indicações.

Sim com certeza ônibus é a melhor opção. O trem tem poucos horários, e a estação é muito longe do campo de concentração.

A melhor opção é ir com o ônibus da Lajkonik, que vai para literalmente na porta de Auschwitz/Oeswiecim 

A passagem para Oeswiecim dá para comprar lá na hora, pois tem bastante horário durante o dia, mas é bom evitar chegar em cima da hora e não conseguir lugar no ônibus...

Consulta dos horários: https://www.lajkonikbus.pl/rozk-ad-jazdy.html

É bom reservar o tour guiado de Auschwitz antecipadamente, pois sem tour guiado, você só pode entrar depois das 16:00, o que deixa tudo muito corrido e apertado para conseguir voltar a Cracóvia, e se deixar para reservar o tour em cima da hora, frequentemente está esgotado.

 

4 horas atrás, Maiana Carvalho disse:

- Como se validam os bilhetes de transporte publico nas maquinas? É fácil usar o transporte lá?

Cracóvia é relativamente pequena, você tem que ficar num lugar ruim e muito afastado para precisar usar transporte público.

Em Varsóvia os bondes e ônibus tem máquinas amarelas como estas abaixo, é só inserir o ticket no lugar apropriado e esperar a máquina imprimir a hora no verso do ticket.

250px-ZTM_Warszawa-kasownik.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, Maiana Carvalho disse:

dia 12/09 o retorno para Varsóvia pois seria o dia de retorno ao Brasil também (inclusive, vocês acham que isso seria o mais viável, ou seria melhor voltar um dia antes para Varsóvia para viajar no dia seguinte?)  

Isto vai depender do horário do seu voo.

Se vocês conseguirem um voo que saia a noite de Varsóvia, o que eu acho bem improvável, até daria para voltar a Varsóvia na manhã do último dia, o que daria bastante margem de segurança para atrasos.

Mas como muito provavelmente o voo de vocês vai sair de manhã ou logo no começo da tarde, acho que teria que voltar a Varsóvia na noite anterior mesmo, pois deixando para voltar no último dia em cima da hora, qualquer problema no trem/ônibus faria vocês perderem o voo, e vocês não teriam tempo suficiente para tentar chegar em Varsóvia a tempo por outro meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gosto é gosto e cada pessoa tem as suas preferências pessoais, mas pessoalmente eu acho que é muito empenho e muito dinheiro gasto com passagens super caras para Varsóvia, um lugar que nem é tão interessante assim em termos turísticos.

Depende dos interesses pessoais de cada pessoa, mas nas duas vezes que fui a Varsóvia fiquei só 1 dia, e senti nas duas vezes que dá para ver praticamente todas as atrações turísticas em um dia e sobra tempo.

Em compensação, Cracóvia é bem mais interessante e tem muito mais coisa para ver e fazer. Só a visita a Auschwitz consome um dia inteiro entre ir, voltar e visitar o campo de concentração, a visita as Minas de Sal consome metade de um dia, e tem todo o centro histórico, o castelo, a fabrica de Schindler, etc, que facilmente preenchem outros 1 ou 2 dias...

Então na minha opinião, se vocês forem gastar uma pequena fortuna em passagens indo para a Europa, pois as passagens andam super caras ultimamente, visitem um lugar mais interessante que Varsóvia, para fazer valer o dinheiro das passagens caras e o pouco tempo de viagem.

Sugestão, tente combinar Cracóvia com Praga ou Budapeste, são cidades infinitamente mais interessantes que Varsóvia para um turista, e não são tão mais caras assim que Varsóvia.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
33 minutos atrás, Maiana Carvalho disse:

Obrigada pelos esclarecimentos! Estamos analisando todas as possibilidades, o mais importante é caber dentro do orçamento que temos disponível.

Você já viu os preços das passagens para Varsóvia?

Numa pesquisa rápida aqui, nas datas que você falou as passagens saindo de SP para Varsóvia estão custando R$ 4.500 por pessoa, o que já dá 9 a 10 mil só de passagens.  E pode ser muito mais caro se você estiver saindo de outra cidade.

Cada um faz o que achar melhor com o seu dinheiro, mas será que vale a pena você gastar todo este dinheiro para  ficar mal e mal uma semana e ainda ir a um lugar que nem é tão legal assim?

Você chegou realmente a conferir os preços em Varsóvia, Praga e Budapeste ou foi só na conversa dos outros? Por que numa olhada rápida aqui, achei os custos muito parecidos entre as 3...

 

Pessoalmente eu não acho que este seja um momento muito adequado para se viajar a Europa, ainda mais quando se está com orçamento meio apertado, as passagens estão super caras, o Real está muito desvalorizado, o clima político e econômico do Brasil está muito instável.

Talvez seja o momento de você guardar dinheiro e adiar um pouco a viagem, esperando uma melhora nas condições, e permitir que você junte mais dinheiro e faça uma viagem melhor alguns meses depois...

Mas em fim, é só minha opinião, se vocês querem ir de qualquer jeito agora, sem problema, eu só acho que viajar a qualquer custo sempre é uma idéia ruim, já adiei muita viagem por que as condições não eram as melhores naquele momento, para depois fazer uma viagem muito melhor no ano seguinte...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Desde já agradeço a sinceridade e honestidade.

Na nossa pesquisa feita agora saindo de Salvador (onde moramos), esta 6.500 o casal. Garanto  a voce que estamos fazendo uma pesquisa minunciosa desde novembro do ano passado e tentando tirar todas as duvidas possiveis.

Budapeste foi o primeiro destino que pensamos quando resolvermos viajar. Porém nos decepcionamos muito pelas pesquisas que fizemos referente a organização, limpeza, tratamento das pessoas, etc..

Estamos fazendo varias pesquisas em inúmeros blogs, tripadvisor, sites e etc.. 

Enfim, grata mais uma vez.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
15 horas atrás, Maiana Carvalho disse:

Budapeste foi o primeiro destino que pensamos quando resolvermos viajar. Porém nos decepcionamos muito pelas pesquisas que fizemos referente a organização, limpeza, tratamento das pessoas, etc.

Fiquei um pouco curioso a respeito do que você viu a respeito de Budapeste....

Budapeste não é nenhuma "Londres" em termos de organização e limpeza, mas pessoalmente eu achei a cidade mais organizada e limpa que a maior parte das cidades que já visitei Itália, Espanha, Portugal, Paris, Amsterdam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na verdade foi o meu esposo quem pesquisou sobre e comentou comigo, ele leu em vários blogs que a cidade apesar de ser muito bonita, vende cerveja muito barata e por conta disso existiam muitas pessoas vomitando nas ruas. Pichações, vagões velhos no metrô, os moradores são rudes, alguns funcionários desonestos do transporte público que se aproveitam da inexperiência dos turistas, as águas termais que os banheiros são sujos e tem furtos.. ficamos meio receosos por conta disso, daí a desistência. Sem falar no preço da passagem que subiu exorbitantemente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...