Ir para conteúdo

Conhecendo a Floresta Amazônica e o norte do Brasil


Posts Recomendados

  • Membros

Conhecer o norte, em especial a Floresta Amazônica, era um sonho antigo mas sempre ouvia aquele comentário clássico "é destino pra gringo, tudo muito caro" e desanimava... Em janeiro resolvi pesquisar um pouco mais a fundo e passando por um post aqui fórum Mochileiros.com descobri que é sim possível um brasileiro conhecer a floresta gastando muito menos do que imaginava. Fiz as minhas anotações e pesquisas e passei a monitorar o preço das passagens até encontrar uma emissão interessante pela Azul usando milhas. Contratei com uma agência de Manaus um pacote para quatro dias e três noites na selva em uma pousada básica (até então só via sobre aqueles lodges luxuosos) e parti rumo a realização de mais um sonho de viagem!

Foram quatro dias sensacionais, daqueles que irão render tbt no Instagram por um longo tempo! A pousada tem um restaurante e um deque flutuantes onde é possível observar os botos subindo e descendo o rio e nadar nas águas escuras do Paraná do Mamori. Entre as atividades teve saída noturna pra observar jacaré e a oportunidade de segurar um desses, pescaria de piranha (jacarés e piranhas habitam o mesmo rio onde nadei, mas quem liga? Estava na Amazônia!), teve também caminhada na selva aprendendo um monte de coisas, muitas e muitas saídas de barco para avistar animais e apreciar o nascer e o pôr do sol, a oportunidade de conhecer de perto como vivem as comunidades ribeirinhas, mas o melhor mesmo foi a noite acampado na selva! Que experiência incrível! Nós mesmos fizemos quase tudo o que precisamos usando a vegetação do entorno do acampamento, da mesa até os pratos e passando pelos talheres. 
Durante a noite aquele suspense gostoso escutando os animais se movimentarem e a constante lembrança de que logo que anoiteceu tinha um jacaré de uns dois metros no rio que fica a uns 200m do acampamento. Felizmente não houve nenhum problema, "é muito seguro, não há o que temer" dizia o guia, agora eu acredito nele.
Levantei com o sol nascendo para ouvir os sons da floresta e acompanhar um dos guias que é indígena fazer um ritual que segundo ele é para purificação do café. Foram quatro dias inesquecíveis, mas as minhas aventuras pelo norte do Brasil foram além disso. Fiz passeios por Manaus, desci o Rio Amazonas de barco até Santarém no PA (36Hrs de viagem) e conheci o balneário de água doce Altér do Chão, aos poucos vou atualizando aqui e postando sobre os outros trechos da viagem, no meu Instagram já tem bastante coisa e fotos.
Https://www.instagram.com/alexalvestrips

 

GOPR4322_1524784265907_high-01-01[1].jpeg

20180422_092524-01-01[1].jpeg

20180421_165440-01[1].jpeg

20180422_172805-01-01[1].jpeg

20180422_110656-01-01[1].jpeg

G0924284_1524785799063_high-01-01[1].jpeg

GOPR4051_1524784328508_high-01-01[1].jpeg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
  • Membros
Em 11/06/2018 em 22:24, luizh91 disse:

@@Alexalvestrips Oi Alex!

Belo relato e belas fotos. Pretendo ir para Manaus em setembro, estou doido para passar uns dias na selva.

Poderia informar qual foi seu roteiro no Amazonas? Qual o total de dias que ficou por lá?

Oi Luiz, obrigado cara! 

Dia 1 como cheguei de tarde, fiquei a metade restante do dia no centro 

Dia 2 centro 

Dias 3 a 7 selva 

Dia 8 Pres Figueiredo 

Dia 9 Manaus fazendo o passeio das águas 

Dias 10 e 11 descendo o Rio Amazonas de barco até o Pará 

Dias 12 a 14 Alter do Chão

Dia 15 Santarém 

Link para o comentário
  • Membros
Em 12/06/2018 em 23:02, Rogerio K C disse:

Teve que tomar vacina antes de viajar? Se sim, quais?

Não cara. Eu tenho o meu cartão de vacinação certinho então não tomei nada...

As recomendáveis que li em algumas pesquisas que fiz são a Febre Amarela e pra quem não tomou na infância a vacina contra Sarampo pois com a recente onda de migração dos venezuelanos para o norte do Brasil a doença voltou a circular na região.

Sobre a malária, que é outra doença que geralmente causa receio por lá, existe um tratamento preventivo que pode ser feito, mas só é recomendável para quem vai viajar para regiões onde haja surto da doença já que os efeitos colaterais dele são muito fortes.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em 28/06/2018 em 20:19, Eunice Lima disse:

Oi Alex,

estou planejando ir em agosto para Amazônia,  vc poderia dizer qual a agencia e pousada vc ficou.

O que vc me diz do color, é realmente insuportável como dizem?

 

obrigada

 

 

Oi Eunice, eu fui em abril, estava bem quente por lá, mas nada insuportável... 

Em Manaus me hospedei no Hostel Manaus (achei muito fraco) e no Local Hostel (esse sim gostei muito e recomendo). 

Pousada de selva eu fiquei na Juma Lake In, contratei com a agência Iguana Tours. 

Qualquer dúvida adicional estou a disposição por aqui ou no Instagram tbm

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
6 horas atrás, Cindy Lima disse:

Show! Pretendo ir ano que vem. Qual o barco que voce contratou para ir de manaus até Alter? Essa está sendo minha maior dúvida.. E quando você foi fazer o passeio da selva levou toda a bagagem ou deixou algo em hostel?

De Manaus a Alter do Chão eu fui no Ana Beatriz V, ótima estrutura, muito bem conservado e ótima comida, nada a reclamar dele. Com relação aos barcos, cada dia da semana a rota é operada por um diferente, mas pelo que li os que fazem essa rota são todos muito bons, não existe o risco que as vezes lemos sobre as rotas menores.

Eu levei  para a selva apenas uma mochila pequena, o restante da bagagem deixei guardado no escritório da agência.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...