Ir para conteúdo

NOROESTE ARGENTINO / NOA (Jujuy, Tilcara, Humahuaca, Purmamarca, Salta, San Antonio de los Cobres, Tolar Grande)


Posts Recomendados

  • Membros

TOLAR GRANDE

Todas as informações que encontrei foram muito poucas. Li vários blogs, relatos, mas nada que pudesse planejar minha viagem.
Para chegar a Tolar Grande geralmente são feitas excursões de Salta, parando em San Antonio de Los Cobres e chegando a Tolar. As excursões geralmente são de 3 dias e 2 noites, podendo estar incluso ou não hospedagem (casa de locais) e as refeições.
Como disse no relato acima, as estradas são ruins e sem sinalização, não recomendo ir sozinho, até porque não existe posto de gasolina por lá, e não tem quase nenhum carro trafegando por esses trechos, se ocorrer algo você tem altas chances de ficar parado por um bom tempo. Para todos que perguntamos nos disseram que esse trecho só pode ser feito de manhã e por 4x4, fomos de madrugada (estava escuro), e vimos outros carros "normais" passando, mas bem mais devagar que a gente. Fomos em uma duster, e a velocidade estava bem reduzida se comparada a caminhonetes. Existem bifurcações que chegam ao mesmo lugar no final, mas uma só passa caminhonetes e 4x4 e outras passam carros mas demoram bem mais, e nenhuma sinalizada, e só ficamos sabendo disso porque o Fê perguntou ao Jorge. 
Uma alternativa que pensamos depois, é alugar um carro, ir até SAC e contratar um remis para levar até Tolar. Mas enfim, ressalto aqui que não recomendo ir por conta própria.

Chegamos em Salta e procuramos todas as agências possíveis, e os preços que encontramos na internet são os mesmos (jun 2018 - 6 a 8 mil AR/pessoa; porém na internet só encontrei algumas agências, e somente pesquisas em espanhol). 
As agências se comunicam entre si, então se tem alguma pessoa com interesse em ir eles encaixam para fechar o carro (no mínimo 3 e máx 4). Existem excursões exclusivas (2 ou 1 pessoa) porém são muito mais caras. Como não existe muita procura, recomendamos que fechem com as agências antes de vir, para eles procurarem outras pessoas. 
A agência que mais vi recomendações na internet foi a Tures (Turismo Responsable) que fica na Sta Fé, 90, próximo a Plaza 9 de Julio. Porém quando viemos estava fechada para férias, o que achei bem ruim, já que era período de férias escolares.

Também existe a possibilidade de ir de ônibus (Ale Hnos, a mesma que vai pra SAC) saindo de Salta da rodoviária, mas isso só ocorre uma vez por semana para ir (quinta/jueves às 7h) voltar (sexta/viernes - 12h), não sei quantas horas, mas eram muitas. Considerando que demoraria aproximadamente 1 dia para ir/voltar sobraria menos de 1 dia para aproveitar, ou ficar uma semana lá.
- Ale Hnos (eles respondem se perguntar no messenger): IMG_6712.thumb.JPG.e3f0c2b17ca7f9a2e78baff4cd69e994.JPGhttps://www.facebook.com/VIAJESALEHERMANOS/

Fomos em uma agência chamada Incañan, recomendo muito! O preço (AR6mil/pessoa) e atendimento são ótimos. Carol, que nos atendeu, foi muito gentil, porque não haviam outras pessoas tentando ir a Tolar Grande, mas mesmo assim tentou ajudar. Nos abriu a possibilidade de contatar com locais, iríamos de ônibus SAC e depois tentar ir a Tolar com pessoas locais, sem nos cobrar nada, só porque queríamos muito ir!
- Incañan - R. Alvarado 442 - Salta; Whatsapp (Iván): +54 387 (15)4 821234; incananturismo@hotmail.com; eles tem FB e IG também

Como já relatado, fomos pra SAC de ônibus partindo de Salta, demorando aproximadamente 4h de viagem. A empresa não vende os bilhetes pela internet, mas nem tem muita necessidade, já que geralmente estão vazios. É engraçado, quando entramos só tinha a gente de "gringos" e o resto eram todos da população local.
Horários dos ônibus (Terminal Rodoviário de Salta)
SALTA > SAC (Seg: 8h; 15h; 20h30 / Ter: 15h; 20h30 / Qua: 8h; 15h; 20h30 / Qui: 15h; 20h30 / Sex 8h; 15h; 20h30 / Sáb: 8h; 15h / Dom: 8h; 20h30)
SAC > SALTA (Seg: 3h50; 7h; 15h / Ter: 3h50; 7h / Qua: 3h50; 7h; 15h / Qui: 3h50; 7h / Sex: 3h50; 7h; 15h / Sáb: 3h50; 7h; 15h / Dom: 10h; 15h)

Chegando lá em Tolar, nos disseram do remis que contratamos (já citado acima) que nos levou, fez os passeios com a gente e nos deixou de novo em SAC. Porém, quando buscávamos informações, disseram que se nós chegássemos e não tivéssemos como voltar, na "Casa Andina" (em Tolar) poderíamos tentar um remis pra voltar. 

Tolar foi conhecida pela mina de enxofre (La Casualidad - ponto turístico), que foi inativada. Após isso, a maior parte da sua população foi embora, restando hoje 40 habitantes. Existe hoje um projeto de uma mina de ouro que pretendem trazer 500 pessoas, e existe um incentivo ao turismo para os locais, para tentar revitalizar a cidade. Porém é tudo muito desorganizado ainda, não existe controle sobre os pontos turísticos, vimos alguns poucos pontos de obras na estrada. Quando fomos, era um domingo, então não existia uma alma viva na rua! Recomendo muito que levem seus alimentos e água. 
Os pontos lá são muito altos, as temperaturas são baixas, mas o que pega mais é o vento. Venta demais! Era difícil andar às vezes, então tragam roupas pra isso.  

Bom, minha opinião toda sobre esse caô: valeu a pena demais. Eu fiquei encantada com as fotos antes de ir, e encuquei com esse lugar, li muito sobre, planejei, e até chorei em Salta quando achei que não iria, mas no fim deu tudo certo. O mais lindo da Puna Salteña são os vários ambientes que existem em poucos km! De duna de areia, lago azul turquesa, a deserto de sal. 
Quando fui ao Cono de Arita e ao El Arenal confesso que pensei "É muito bonito! Valeu a pena pra mim que queria muito, mas acho que as outras pessoas não gostariam tanto". Mas o Ojo del Mar pagou todo o perrengue, é foda demais.

Apesar de injustas, enfim algumas fotos!
Tudo é MUITO mais bonito pessoalmente!
Espero ter ajudado!
  

IMG_6752.JPG

IMG_6824.JPG

IMG_6872.JPG

IMG_6924.JPG

IMG_6936.JPG

IMG_6966.JPG

IMG_6787.JPG

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Marina, irei à Jujuy mês que vem e meu voo chegará no mesmo horário que o seu (21:30). Você sabe se havia opção de minibus/combis para ir até o centro neste horário? Vi em vários blogs que esta opção é a mais barata para sair do aeroporto mas não sei se a essa hora da noite estarão funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...