¡Hola! ¿Qué tal jovens Padawans? Sou mochileira de primeira viagem e a mais ou menos um ano e meio atrás, eu não fazia ideia da existência de Salar de Uyuni, Deserto do Atacama, Huaraz e etc Até queeee, um post da página do Mochileiros.com caiu de paraquedas no meu Facebook, desde então sou uma mocinha viciada em ler relatos, juntar grana pra viajar e montar roteiros e mais roteiros que espero um dia ter condições de tirar todos do papel e colocar em pratica assim como este que vos compartilho 😅
Sigo viagem nesse sábado (07/07/18) UHUUUUUUUUUUUUUL, e senti que era importante compartilhar um pré relato dessa trip, pois como eu disse, o Mochileiros.com e seus relatos foram essenciais pra que MY DREAMS COME TRUE!! 😎
Enfim... Vou resumir um pouco do que foi este 1 ano planejando essa viagem:
1°- Ler relatos é imprescindível pra que tu consiga formular um roteiro que seja sua 'cara metade'
2°- Após fazer MUUUITOO isso, finalmente o meu foi criando formato
3°- Eu achava que era impossível fazer algo assim sozinha, então logo que decidi que faria essa viagem, fiquei que nem loca implorando pra qualquer pessoa (Mãe, irmã, amigos, namorado, gato, papagaio e periquito) embarcar nessa 'doidera' comigo, de inicio todas as tentativas foram frustradas, então, decidi criar um tópico aqui no site em busca de uma companhiazinha que fosse, compartilhei o que na época era meu roteiro (mal sabia eu que ele ainda sofreria muitas alterações 🤣), e muitas pessoas entraram em contato comigo, criei um grupo no Whats vulgo Zapp com umas 70 pessoas, que haviam comentado meu post e demonstrado interesse, massss, acreditem ou não, dessas 70 só sobraram 7 que no fim vão de fato seguir viagem comigo e pra minha felicidade uma dessas 7 é minha melhor amiga TODO MEU ESFORÇO LÁ DO INICIO NÃO FOI EM VÃO, consegui convencer alguém hahaha
4°- Não deixem que falta de companhia empeçam vocês ou não saber espanhol e cositas assim, pq no fim da tudo certo, quer dizer ainda não sei se vai dar tudo certo HAHAHAHAA Mas até agora deu e espero que continue dando nos próximos 25 dias que estarei na estrada 😏
5°- Eu não tinha absolutamente nada necessário e no meu país cidade Volta Redonda também seria difícil encontrar os itens que a galera indica pra levar, então, nas ultimas férias aproveitei que estava em la casita de mi mama que mora no país cidade Vila Velha, e ga$tei un$ bon$ dinheiro$ na Decathlon. Aproveitei também pra fazer meu cartão internacional de vacinação pois aq em VR também não fazem!
CHEGA DE EMBROMAÇÃO... Vou compartilhar com vocês o meu roteiro e algumas dicas (tentei reunir todas nessa post) que fui pegando dos Mestres formados na arte de mochilar Bolivia-Chile-Peru:
ROTEIRO:
DIA 1 07/07: RJ X SCLS X SUCRE X UYUNI
DIA 2 08/07: UYUNI
DIA 3 09/07: UYUNI
DIA 4 10/07: UYUNI X SPA
DIA 5 11/07: SPA
DIA 6 12/07: SPA X CALAMA X ARICA
DIA 7 13/07: ARICA X TACNA X AREQUIPA
DIA 8 14/07: AREQUIPA
DIA 9 15/07: AREQUIPA X ICA
DIA 10 16/07: ICA
DIA 11 17/07: ICA
DIA 12 18/07: ICA X LIMA
DIA 13 19/07: LIMA X HUARAZ
DIA 14 20/07: HUARAZ
DIA 15 21/07: HUARAZ
DIA 16 22/07: HUARAZ X LIMA
DIA 17 23/07: LIMA X CUSCO
DIA 18 24/07: CUSCO X AGUAS CALIENTES
DIA 19 25/07: MP X CUSCO
DIA 20 26/07: CUSCO X PUNO
DIA 21 27/07: PUNO X COPACABANA
DIA 22 28/07: COPACABANA X LA PAZ
DIA 23 29/07: LA PAZ
DIA 24 30/07: LA PAZ
DIA 25 31/07: LA PAZ X SCLS X RJ
DIA
TRANSPORTE
PASSEIO
DICAS
DINHEIRO
1
RJ X SCLS X SUCRE X UYUNI
DORMIR BUS
1 VOO: RJ X SP GIG 08:05H –GRU 09:20H 2 VOO: SP X SCLS GRU 10:20H- VVI 12:15H 3 VOO: SCLS X SUCRE VVI 14:15H- CB 15:00H 4 VOO: CB 16:15H- SC 16:55H 5 BUS: SUCRE X UYUNI SC 20:30H X UY 05:30H
X
-AO CHEGAR EM SCLS ATRASAR O RELOGIO 1H
-FIQUE LIGADO NO SEU EMAIL P/ POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DE VOO PELA AMASZONAS
-TROCAR ALGUNS BOLIVIANOS +/-25 Bs. P/ PEGAR TAXI
-NO AEROPORTO DE SCLS IR AO RESTAURANTE CAFÉ BRASILEIRO (WIFI GRATIS)
-NA RODOVIARIA DE SUCRE TOMAR ASPIRINA E DIAMOX/SOROCHE PILLS
REAIS X BOLIVIANOS
2
UYUNI
X
-SALAR DE UYUNI
-AGUARDAR AS AGENCIAS ABRIREM EM UYUNI NO CAFÉ DA MARIA
-TROCAR +/- 1500 BS
-IR AO MERCADO E COMPRAR 5L D’AGUA POR PESSOA + SNACKS
-USAR OCULOS ESCUROS, PROTETOR LABIAL E DE SOL
-ESMERALDA TOUR +/- 850 BOL
-LEVAR +/- Bs. 250 P/ PASSEIO DO SALAR (ENTRADA DO PARQUE, BANHEIRO, MERCADINHO E BANHO DE AGUA QUENTE)
-SE ESTIVER AFIM, APROVEITAR P/ IR AO BANHEIRO NA FEIRINHA (2 PARADA DO TOUR)
BOLIVIANOS
3
UYUNI
X
-SALAR DE UYUNI
BOLIVIANOS
4
UYUNI X SPA
HOSTAL ATACAMA NORTH
1 VAN: UYUNI X FRONTEIRA SPA 2 BUS: FRONTEIRA X SPA
-SALAR DE UYUNI
-TOUR ASTRONOMICO +/- 16.000 PESOS
-VALLE DE LA LUNA
-VALLE DE LA MUERTE
-SEPARAR A PASSAGEM P/ O ATACAMA QUE A AGENCIA DEU NO 1 DIA DE TOUR + ID + BILHETE DE IMIGRAÇÃO (QUE VC GANHOU NO AEROPORTO QUANDO CHEGOU)
-ADIANTAR O RELÓGIO 1H
-SE LIGAR NO HORARIO POIS O TOUR VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE SAEM AS 16H. NÃO PERCA TEMPO AO CHEGAR EM SPA E VA TROCAR DINHEIRO E RESERVAR O TOUR. LEVAR +/- 5.000 PESOS P/ TOUR.
-AO CHEGAR NO HOSTEL, AVISAR Q NO ULTIMO DIA VC PRECISARÁ DE BANHO DPS DO CHECK-OUT
BOLIVIANOS X PESOS
5
SPA
HOSTAL ATACAMA NORTH
-SALAR DE ATACAMA, PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLANICAS
-LEVAR GRANA EXTRA PARA PAGAR ENTRADA DOS PARQUES +/-10.000 PESOS
-DPS DE CHEGAR DO PASSEIO IR P/ RODOVIARIA COMPRAR PASSAGEM P/ ARICA (TRAJETO DIRETO)
PESOS
6
SPA X CALAMA X ARICA
DORMIR BUS
1 BUS: SPA X CALAMA 2 BUS: CALAMA X ARICA
-SALAR DE TARA +/- 33.000 PESOS
-PEGAR TAXI CALAMA X ARICA
PESOS
7
ARICA X TACNA X AREQUIPA
HOSTAL ESPINOZA
1 TAXI: ARICA X TACNA 2 BUS: TACNA X AREQUIPA
-AJUSTAR O RELOGIO 2H A MENOS
-FICAR COM ALGUNS PESOS P/ PAGAR O TAXI ARICA X TACNA +/- 4.000 PESOS.
-P/ PEGAR O TAXI, SAIR DA ESTAÇÃO DE ARICA PELOS FUNDOS E CAMINHAR P/ DIREITA, P/ RODOVIARIA INTERNACIONAL (QUE PARECE UM ESTACIONAMENTO), ACHAR UMA PEQUENA FILA Q TEM PARA PEGAR O TAXI, LEMBRAR DE PAGAR A TAXA DE EMBARQUE ANTES E PEGAR O COMPROVANTE.
-O MOTORISTA DO TAXI PROVAVELMENTE IRA TE DEIXAR NO TERMINAL INTERNACIONAL. DE LA, É SÓ ATRAVESSAR A AVENIDA P/ IR P/ O TERMINAL DOMESTICO. VC PODE TROCAR SEU DINHEIRO POR SOLES NA PROPRIA RODOVIARIA P/ COMPRAR A PASSAGEM DE BUS.
-LEVAR SNACKS NESSA VIAGEM
-CHEGANDO EM AREQUIPA COMPRAR PASSAGEM P/ICA
SOLES
8
AREQUIPA
HOSTAL ESPINOZA
*AREQUIPA É BOM P/ FAZER COMPRAS
-RUA CALLEN JERUSALEN BOA P/ LAVAR ROUPAS E TROCAR DINHEIRO
SOLES
9
AREQUIPA X ICA
DORMIR BUS
1 BUS: AREQUIPA X ICA
-PLAZA DE ARMAS E CATEDRAL
-OS WALKING TOURS SAEM POR VOLTA DAS 10H, BOM P/ CONHECER OS MELHORES PONTOS DA CIDADE.
-TROQUE O RESTO DO DINHEIRO Q VAI USAR NO PERU PQ AREQUIPA COSTUMA TER AS MELHORES TAXAS DE CAMBIO (RUA CALLE JERUSALEN).
SOLES
10
ICA
DUNAS LODGE
BUGGY X SANDBOARD
-COMPRAR PASSAGEM P/ LIMA
-FECHAR PASSEIO DE BUGGY P/16H (VER POR DO SOL)
SOLES
11
ICA
DUNAS LODGE
-ISLAS BALLESTAS E RESERVA NACIONAL DE PARACAS
-SENTAR DO LADO ESQUERDO DO BARCO
SOLES
12
ICA X LIMA
MANA LIMA HOSTEL
1 BUS: ICA X LIMA
-BOM P/ TROCAR REAIS
SOLES
13
LIMA X HUARAZ
DORMIR BUS
1 BUS: LIMA X HUARAZ
SOLES
14
HUARAZ
CASA BLANCA BACKPACKERS
-SE ACLIMATAR OU VER SE TEM TOURS MAIS TARDE
SOLES
15
HUARAZ
CASA BLANCA BACKPACKERS
-LAKE PARON OU LAGUNA CHURUP (DECIDIR)
SOLES
16
HUARAZ X LIMA
DORMIR BUS
1 BUS: HUARAZ X LIMA
-LAGUNA 69
SOLES
17
LIMA X CUSCO
HITCHHIKERS CUSCO HOSTEL
1 VOO: LIMA X CUSCO LIM 14:50H- CUZ 16:15H
-TOUR CUSCO
-FECHAR VAN P/ HIDRELETRICA MP
-DEIXAR MOCHILA DE ATAQUE PRONTA
*CUSCO É BOM P/ FAZER COMPRAS
SOLES
18
CUSCO X AGUAS CALIENTES
ILLARY INN
1 VAN: CUSCO X HIDRELETRICA 2 CAMINHADA: HIDRELETRICA X AGUAS CALIENTES
-COMPRAR TICKET ONIBUS AGUAS CALIENTES X MP
-COMPRAR COMIDA/BEBIDA P/ MP
-NO FIM DA TRILHA DA HIDRELETRICA TEM UM TUNEL, NÃO ENTRAR NELE
SOLES
19
MP X CUSCO
HITCHHIKERS CUSCO HOSTEL
1 BUS: AGUAS CALIENTES X MP
2 BUS: MP X AGUAS CALIENTES
3 CAMINHADA: AC X HIDRELETRICA
4 VAN: HIDRELETRICA X CUSCO
-MACHU PICCHU
SOLES
20
CUSCO X PUNO
DORMIR BUS
1 BUS: CUSCO X PUNO
SOLES
21
PUNO X COPACABANA
HOSTAL PIZARRO
1 BUS: PUNO X COPACABANA
-UROS
-TOUR COPACABANA
-FECHAR O PASSEIO UROS NA RODOVIARIA
-O PASSEIO P/ UROS SAEM AS 8H30
-COMPRAR PASSAGEM COM SAIDA AS 14H P/ COPACABANA + BUS LA PAZ
-FECHAR TOUR ISLA DEL SOL
-ARRUMAR MOCHILA DE ATAQUE
SOLES
22
COPACABANA X LA PAZ
HOSTAL BELLAVISTA INN
1 BARCO: COPACABANA X ISLA DEL SOL 2 BARCO: ISLA DEL SOL X COPACABANA 3 BUS: COPACABANA X LA PAZ
-ISLA DEL SOL
-CHEGAR CEDO P/ ESPERAR O BARCO
-O TOUR DE BARCO SAI AS 8H30 DA PRAIA DE COPACABANA
-FECHAR TOUR LA PAZ
SOLES X BOLIVIANOS
23
LA PAZ
HOSTAL BELLAVISTA INN
-P/ O PASSEIO DE DOWNHILL PELA ESTRADA DA MORTE, PEGUE UMA BIKE COM SUSPENSÃO TRASEIRA E DIANTEIRA. AGENCIA NO FEAR.
-VAN SAI AS 7H30 P/ PASSEIO E VOLTA AS 19H20.
BOLIVIANOS
24
LA PAZ
HOSTAL BELLAVISTA INN
-FAZER PASSEIO DE TELEFERICO
-DEIXAR MOCHILÃO PRONTO P/ IR EMBORA
BOLIVIANOS
25
LA PAZ X SCLS X RJ
X
1 VOO: LA PAZ X SCLS LP 06:05H- SCLS 07:10H
2 VOO: SCLS X SP VVI 13:05H- GRU 16:55H 3 VOO: SP X RJ GRU 18:20H- GIG 19:20H
- É preciso tomar a vacina da Febre Amarela e emitir o Certificado Internacional de Vacina, confere no site da Anvisa o posto de emissão mais próximo de você!
-Se você não tiver um passaporte, poderá fazer essa viagem apenas com sua Identidade (EM BOM ESTADO)
-Fazer um seguro viagem (fiz o meu com a Allianz)
-Você não precisa fazer reservas de Hostels ou Tours aqui no Brasil (apesar de eu ter feito), pode ir na cara e na coragem e economizar muito mais, pois além de ter hostels de sobra a chance de tu conseguir um desconto pechinchando é muito grande, ainda mais se estiver em grupo, porém, se fizer as reservas por aqui, assegure-se de que pode cancelar suas reservas sem custo adicional.
-Levar Dólar ou Real? Eu to levando um pouco dos dois e esse é o indicado... Os Trumps são muito mais bem aceitos porém dizem que em grandes cidades também é de boa fazer a troca dos Temers!
- O que levar na sua mochila (isso depende mais ou menos da época que tu vai e depende também de você):
*blusas termicas
*calças termicas
*casacos fleece
*calça jeans
*short jeans
*camisetas
*roupa de banho
*meias termicas
*luva
*cachecol
*touca
*roupas intimas
*toalha microfibra
*money belt
*cadeados
*garrafinha termica
*capa de chuva p/ vc e sua mochila
*mochilão 50L+
*mochila de ataque
*carregador portatil
*equipamentos fotograficos
*benjamin
*oculos escuro
*pastinha p/ seus documentos/reservas e papeis que for recebendo durante a viagem
*Bota Trekking Impermeavel
*Chinelo
*lenço umedecido
*1 rolo de papel higienico
*escova de dente
*pasta de dente
*shampoo/condicionador
*hidratante corporal/labial
*protetor solar
*Remedios diversos: P/ dor muscular, dor de cabeça, febre, enjoo, dor de estomago, diarreia, gripe, mal da altitude
*bandaids
*cortador e lixa de unha
APPS QUE DÃO UM HELP:
-Booking.com (Hospedagem)
-Hostelworld (Hospedagem)
-Airbnb (Hospedagem)
-Maxmilhas (Passagem aérea)
-Rome2Rio (Rotas, tempo de trajeto, veículos e valores)
-Uber
-Google Trips (Pra vc se organizar)
-Google Maps (Salvar mapas off)
-Amaszonas (Pra compra de passagens aéreas)
-TicketsBolivia (Pra compra de bus tickets)
DICAS +
- Deixe o dinheiro dentro da mochila de ataque e vai com uma bolsinha de lado, deixando o dinheiro que irá usar no dia ali. A doleira e a mochila de ataque, deixar sempre com cadeado e sempre com você.
-Sobre a altitude: Tomar 1 Diamox ou Soroche Pills de 12/12h um dia antes de ir p/ altitude. No primeiro dia no Uyuni tomar o chá de soroche e tomar soroche pills. Levar Ibuprofeno e tomar quando sentir dor de cabeça, Plasil pra náuseas/vômitos. Beber muita água, não correr, não andar rápido, vá no seu tempo. Comprar água florada, pra cheirar e passar no rosto. Comprar e mastigar Folha de Coca, bala de coca e etc. Não consumir bebidas alcoólicas.
- Consumir apenas água engarrafada
- No peru sempre usar a empresa cruz del sur
- Trocar um pouco de dinheiro antes de chegar em um novo país. Por exemplo, um dia antes de ir para o Peru, pegar um pouco de Soles (moeda peruana) no Chile.
- Algumas dicas básicas pra quem pretende ir pras montanhas coloridas:
*O trekking é nível intermediário;
*Não leve muito peso na mochila, fica muito difícil de carregar quando a altitude aumenta muito;
*Leve umas duas ou três garrafas de água no mínimo.
*Leve uns lanchinhos, o almoço é muito tarde;
*No começo do trekking faz um pouco de calor, mas quando estiver chegando no topo faz um frio extremo! Então meu conselho é ir com camadas de roupa, você vai colocando as camadas quando for subindo e tirando quando for descendo, de preferência leve um casaco corta vento;
*Boné e protetor solar são essenciais;
*Leve moedinhas para os banheiros;
*Vá no seu ritmo, não adianta tentar acompanhar as pessoas. Se você exagerar vai começar a passar muito mal;
*Qualquer sintoma incomum, nem que seja uma leve dor de cabeça, fale com seu guia. Os sintomas podem piorar muito rápido;
*Respeite seus limites, se você não estiver aguentando, não continue.
*Não vá a cavalo
*Faça esse passeio só se você já estiver acostumado com a altitude. Se você chegar de cara em Cusco e já fazer o passeio no dia seguinte vai dar ruim.
*Se for na época de chuva leve uma boa capa de chuva;
*Calçado impermeável é indispensável.
*Levar umas folhas de coca;
*Bastão de caminhada ajudaria bastante.
OBSERVAÇÕES FINAIS:
-Acredito que gastei bem mais do que eu planejava pra essa viagem, pois como eu disse, não tinha NADICA DE NADA e acabei gastando uns bons dinheiro$ na decathlon, além de querer conforto e reservar todos os hostels antecipadamente (com quartos pra 3 pessoas e banheiro privativo), e fazer alguns percursos de avião.
-To levando 1000 dolare$ (comprei na péssima cotação de R$3,88)+ 1000 reai$ (espero que seja o suficiente) 😅
-Acredito ter gasto uns 7000 reais no total dessa viagem (Se quiserem algo mais detalhado é só pedir que me organizo melhor e passo)
-Enfim, embarco neste fim de semana e espero que seja tudo que to imaginando e muito mais e que a altitude não me castigue tanto!! No mais... To aqui pra qualquer duvida que fique no ar! Espero que eu tenha retribuído um pouquinho que for por toda ajuda que recebi e que tenha dispo pra compartilhar meu relato pós mochilão hehehe
¡Hola! ¿Qué tal jovens Padawans? Sou mochileira de primeira viagem e a mais ou menos um ano e meio atrás, eu não fazia ideia da existência de Salar de Uyuni, Deserto do Atacama, Huaraz e etc Até queeee, um post da página do Mochileiros.com caiu de paraquedas no meu Facebook, desde então sou uma mocinha viciada em ler relatos, juntar grana pra viajar e montar roteiros e mais roteiros que espero um dia ter condições de tirar todos do papel e colocar em pratica assim como este que vos compartilho 😅
Sigo viagem nesse sábado (07/07/18)
UHUUUUUUUUUUUUUL, e senti que era importante compartilhar um pré relato dessa trip, pois como eu disse, o Mochileiros.com e seus relatos foram essenciais pra que MY DREAMS COME TRUE!! 😎Enfim... Vou resumir um pouco do que foi este 1 ano planejando essa viagem:
1°- Ler relatos é imprescindível pra que tu consiga formular um roteiro que seja sua 'cara metade'
2°- Após fazer MUUUITOO isso, finalmente o meu foi criando formato
3°- Eu achava que era impossível fazer algo assim sozinha, então logo que decidi que faria essa viagem, fiquei que nem loca implorando pra qualquer pessoa (Mãe, irmã, amigos, namorado, gato, papagaio e periquito) embarcar nessa 'doidera' comigo, de inicio todas as tentativas foram frustradas, então, decidi criar um tópico aqui no site em busca de uma companhiazinha que fosse, compartilhei o que na época era meu roteiro (mal sabia eu que ele ainda sofreria muitas alterações 🤣), e muitas pessoas entraram em contato comigo, criei um grupo no Whats vulgo Zapp com umas 70 pessoas, que haviam comentado meu post e demonstrado interesse, massss, acreditem ou não, dessas 70 só sobraram 7 que no fim vão de fato seguir viagem comigo e pra minha felicidade uma dessas 7 é minha melhor amiga TODO MEU ESFORÇO LÁ DO INICIO NÃO FOI EM VÃO, consegui convencer alguém hahaha
4°- Não deixem que falta de companhia empeçam vocês ou não saber espanhol e cositas assim, pq no fim da tudo certo, quer dizer ainda não sei se vai dar tudo certo HAHAHAHAA Mas até agora deu e espero que continue dando nos próximos 25 dias que estarei na estrada 😏
5°- Eu não tinha absolutamente nada necessário e no meu país
cidadeVolta Redonda também seria difícil encontrar os itens que a galera indica pra levar, então, nas ultimas férias aproveitei que estava em la casita de mi mama que mora no paíscidadeVila Velha, e ga$tei un$ bon$ dinheiro$ na Decathlon. Aproveitei também pra fazer meu cartão internacional de vacinação pois aq em VR também não fazem!CHEGA DE EMBROMAÇÃO... Vou compartilhar com vocês o meu roteiro e algumas dicas (tentei reunir todas nessa post) que fui pegando dos Mestres formados na arte de mochilar Bolivia-Chile-Peru:
ROTEIRO:
DIA 1 07/07: RJ X SCLS X SUCRE X UYUNI
DIA 2 08/07: UYUNI
DIA 3 09/07: UYUNI
DIA 4 10/07: UYUNI X SPA
DIA 5 11/07: SPA
DIA 6 12/07: SPA X CALAMA X ARICA
DIA 7 13/07: ARICA X TACNA X AREQUIPA
DIA 8 14/07: AREQUIPA
DIA 9 15/07: AREQUIPA X ICA
DIA 10 16/07: ICA
DIA 11 17/07: ICA
DIA 12 18/07: ICA X LIMA
DIA 13 19/07: LIMA X HUARAZ
DIA 14 20/07: HUARAZ
DIA 15 21/07: HUARAZ
DIA 16 22/07: HUARAZ X LIMA
DIA 17 23/07: LIMA X CUSCO
DIA 18 24/07: CUSCO X AGUAS CALIENTES
DIA 19 25/07: MP X CUSCO
DIA 20 26/07: CUSCO X PUNO
DIA 21 27/07: PUNO X COPACABANA
DIA 22 28/07: COPACABANA X LA PAZ
DIA 23 29/07: LA PAZ
DIA 24 30/07: LA PAZ
DIA 25 31/07: LA PAZ X SCLS X RJ
DIA
TRANSPORTE
PASSEIO
DICAS
DINHEIRO
1
RJ X SCLS X SUCRE X UYUNI
DORMIR BUS
1 VOO: RJ X SP GIG 08:05H –GRU 09:20H 2 VOO: SP X SCLS GRU 10:20H- VVI 12:15H 3 VOO: SCLS X SUCRE VVI 14:15H- CB 15:00H 4 VOO: CB 16:15H- SC 16:55H 5 BUS: SUCRE X UYUNI SC 20:30H X UY 05:30H
X
-AO CHEGAR EM SCLS ATRASAR O RELOGIO 1H
-FIQUE LIGADO NO SEU EMAIL P/ POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DE VOO PELA AMASZONAS
-TROCAR ALGUNS BOLIVIANOS +/-25 Bs. P/ PEGAR TAXI
-NO AEROPORTO DE SCLS IR AO RESTAURANTE CAFÉ BRASILEIRO (WIFI GRATIS)
-NA RODOVIARIA DE SUCRE TOMAR ASPIRINA E DIAMOX/SOROCHE PILLS
REAIS X BOLIVIANOS
2
UYUNI
X
-SALAR DE UYUNI
-AGUARDAR AS AGENCIAS ABRIREM EM UYUNI NO CAFÉ DA MARIA
-TROCAR +/- 1500 BS
-IR AO MERCADO E COMPRAR 5L D’AGUA POR PESSOA + SNACKS
-USAR OCULOS ESCUROS, PROTETOR LABIAL E DE SOL
-ESMERALDA TOUR +/- 850 BOL
-LEVAR +/- Bs. 250 P/ PASSEIO DO SALAR (ENTRADA DO PARQUE, BANHEIRO, MERCADINHO E BANHO DE AGUA QUENTE)
-SE ESTIVER AFIM, APROVEITAR P/ IR AO BANHEIRO NA FEIRINHA (2 PARADA DO TOUR)
BOLIVIANOS
3
UYUNI
X
-SALAR DE UYUNI
BOLIVIANOS
4
UYUNI X SPA
HOSTAL ATACAMA NORTH
1 VAN: UYUNI X FRONTEIRA SPA 2 BUS: FRONTEIRA X SPA
-SALAR DE UYUNI
-TOUR ASTRONOMICO +/- 16.000 PESOS
-VALLE DE LA LUNA
-VALLE DE LA MUERTE
-SEPARAR A PASSAGEM P/ O ATACAMA QUE A AGENCIA DEU NO 1 DIA DE TOUR + ID + BILHETE DE IMIGRAÇÃO (QUE VC GANHOU NO AEROPORTO QUANDO CHEGOU)
-ADIANTAR O RELÓGIO 1H
-SE LIGAR NO HORARIO POIS O TOUR VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE SAEM AS 16H. NÃO PERCA TEMPO AO CHEGAR EM SPA E VA TROCAR DINHEIRO E RESERVAR O TOUR. LEVAR +/- 5.000 PESOS P/ TOUR.
-AO CHEGAR NO HOSTEL, AVISAR Q NO ULTIMO DIA VC PRECISARÁ DE BANHO DPS DO CHECK-OUT
BOLIVIANOS X PESOS
5
SPA
HOSTAL ATACAMA NORTH
-SALAR DE ATACAMA, PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLANICAS
-LEVAR GRANA EXTRA PARA PAGAR ENTRADA DOS PARQUES +/-10.000 PESOS
-DPS DE CHEGAR DO PASSEIO IR P/ RODOVIARIA COMPRAR PASSAGEM P/ ARICA (TRAJETO DIRETO)
PESOS
6
SPA X CALAMA X ARICA
DORMIR BUS
1 BUS: SPA X CALAMA 2 BUS: CALAMA X ARICA
-SALAR DE TARA +/- 33.000 PESOS
-PEGAR TAXI CALAMA X ARICA
PESOS
7
ARICA X TACNA X AREQUIPA
HOSTAL ESPINOZA
1 TAXI: ARICA X TACNA 2 BUS: TACNA X AREQUIPA
-AJUSTAR O RELOGIO 2H A MENOS
-FICAR COM ALGUNS PESOS P/ PAGAR O TAXI ARICA X TACNA +/- 4.000 PESOS.
-P/ PEGAR O TAXI, SAIR DA ESTAÇÃO DE ARICA PELOS FUNDOS E CAMINHAR P/ DIREITA, P/ RODOVIARIA INTERNACIONAL (QUE PARECE UM ESTACIONAMENTO), ACHAR UMA PEQUENA FILA Q TEM PARA PEGAR O TAXI, LEMBRAR DE PAGAR A TAXA DE EMBARQUE ANTES E PEGAR O COMPROVANTE.
-O MOTORISTA DO TAXI PROVAVELMENTE IRA TE DEIXAR NO TERMINAL INTERNACIONAL. DE LA, É SÓ ATRAVESSAR A AVENIDA P/ IR P/ O TERMINAL DOMESTICO. VC PODE TROCAR SEU DINHEIRO POR SOLES NA PROPRIA RODOVIARIA P/ COMPRAR A PASSAGEM DE BUS.
-LEVAR SNACKS NESSA VIAGEM
-CHEGANDO EM AREQUIPA COMPRAR PASSAGEM P/ICA
SOLES
8
AREQUIPA
HOSTAL ESPINOZA
*AREQUIPA É BOM P/ FAZER COMPRAS
-RUA CALLEN JERUSALEN BOA P/ LAVAR ROUPAS E TROCAR DINHEIRO
SOLES
9
AREQUIPA X ICA
DORMIR BUS
1 BUS: AREQUIPA X ICA
-PLAZA DE ARMAS E CATEDRAL
-OS WALKING TOURS SAEM POR VOLTA DAS 10H, BOM P/ CONHECER OS MELHORES PONTOS DA CIDADE.
-TROQUE O RESTO DO DINHEIRO Q VAI USAR NO PERU PQ AREQUIPA COSTUMA TER AS MELHORES TAXAS DE CAMBIO (RUA CALLE JERUSALEN).
SOLES
10
ICA
DUNAS LODGE
BUGGY X SANDBOARD
-COMPRAR PASSAGEM P/ LIMA
-FECHAR PASSEIO DE BUGGY P/16H (VER POR DO SOL)
SOLES
11
ICA
DUNAS LODGE
-ISLAS BALLESTAS E RESERVA NACIONAL DE PARACAS
-SENTAR DO LADO ESQUERDO DO BARCO
SOLES
12
ICA X LIMA
MANA LIMA HOSTEL
1 BUS: ICA X LIMA
-BOM P/ TROCAR REAIS
SOLES
13
LIMA X HUARAZ
DORMIR BUS
1 BUS: LIMA X HUARAZ
SOLES
14
HUARAZ
CASA BLANCA BACKPACKERS
-SE ACLIMATAR OU VER SE TEM TOURS MAIS TARDE
SOLES
15
HUARAZ
CASA BLANCA BACKPACKERS
-LAKE PARON OU LAGUNA CHURUP (DECIDIR)
SOLES
16
HUARAZ X LIMA
DORMIR BUS
1 BUS: HUARAZ X LIMA
-LAGUNA 69
SOLES
17
LIMA X CUSCO
HITCHHIKERS CUSCO HOSTEL
1 VOO: LIMA X CUSCO LIM 14:50H- CUZ 16:15H
-TOUR CUSCO
-FECHAR VAN P/ HIDRELETRICA MP
-DEIXAR MOCHILA DE ATAQUE PRONTA
*CUSCO É BOM P/ FAZER COMPRAS
SOLES
18
CUSCO X AGUAS CALIENTES
ILLARY INN
1 VAN: CUSCO X HIDRELETRICA 2 CAMINHADA: HIDRELETRICA X AGUAS CALIENTES
-COMPRAR TICKET ONIBUS AGUAS CALIENTES X MP
-COMPRAR COMIDA/BEBIDA P/ MP
-NO FIM DA TRILHA DA HIDRELETRICA TEM UM TUNEL, NÃO ENTRAR NELE
SOLES
19
MP X CUSCO
HITCHHIKERS CUSCO HOSTEL
1 BUS: AGUAS CALIENTES X MP
2 BUS: MP X AGUAS CALIENTES
3 CAMINHADA: AC X HIDRELETRICA
4 VAN: HIDRELETRICA X CUSCO
-MACHU PICCHU
SOLES
20
CUSCO X PUNO
DORMIR BUS
1 BUS: CUSCO X PUNO
SOLES
21
PUNO X COPACABANA
HOSTAL PIZARRO
1 BUS: PUNO X COPACABANA
-UROS
-TOUR COPACABANA
-FECHAR O PASSEIO UROS NA RODOVIARIA
-O PASSEIO P/ UROS SAEM AS 8H30
-COMPRAR PASSAGEM COM SAIDA AS 14H P/ COPACABANA + BUS LA PAZ
-FECHAR TOUR ISLA DEL SOL
-ARRUMAR MOCHILA DE ATAQUE
SOLES
22
COPACABANA X LA PAZ
HOSTAL BELLAVISTA INN
1 BARCO: COPACABANA X ISLA DEL SOL 2 BARCO: ISLA DEL SOL X COPACABANA 3 BUS: COPACABANA X LA PAZ
-ISLA DEL SOL
-CHEGAR CEDO P/ ESPERAR O BARCO
-O TOUR DE BARCO SAI AS 8H30 DA PRAIA DE COPACABANA
-FECHAR TOUR LA PAZ
SOLES X BOLIVIANOS
23
LA PAZ
HOSTAL BELLAVISTA INN
-P/ O PASSEIO DE DOWNHILL PELA ESTRADA DA MORTE, PEGUE UMA BIKE COM SUSPENSÃO TRASEIRA E DIANTEIRA. AGENCIA NO FEAR.
-VAN SAI AS 7H30 P/ PASSEIO E VOLTA AS 19H20.
BOLIVIANOS
24
LA PAZ
HOSTAL BELLAVISTA INN
-FAZER PASSEIO DE TELEFERICO
-DEIXAR MOCHILÃO PRONTO P/ IR EMBORA
BOLIVIANOS
25
LA PAZ X SCLS X RJ
X
1 VOO: LA PAZ X SCLS LP 06:05H- SCLS 07:10H
2 VOO: SCLS X SP VVI 13:05H- GRU 16:55H 3 VOO: SP X RJ GRU 18:20H- GIG 19:20H
BOLIVIANOS X REAIS
PARA SE ORGANIZAR:
-Alguns relatos que li:
https://www.worldpackers.com/pt-BR/articles/mochilao-pela-america-do-sul-peru-bolivia-e-chile
https://girosporai.com.br/2015/03/05/salar-de-uyuni-dicas-para-uma-viagem-quase-100-perrengue-free-pela-bolivia/
https://vidamochileira.com.br/roteiro-completo-mochilao-bolivia-chile-e-peru/
- É preciso tomar a vacina da Febre Amarela e emitir o Certificado Internacional de Vacina, confere no site da Anvisa o posto de emissão mais próximo de você!
-Se você não tiver um passaporte, poderá fazer essa viagem apenas com sua Identidade (EM BOM ESTADO)
-Fazer um seguro viagem (fiz o meu com a Allianz)
-Você não precisa fazer reservas de Hostels ou Tours aqui no Brasil (apesar de eu ter feito), pode ir na cara e na coragem e economizar muito mais, pois além de ter hostels de sobra a chance de tu conseguir um desconto pechinchando é muito grande, ainda mais se estiver em grupo, porém, se fizer as reservas por aqui, assegure-se de que pode cancelar suas reservas sem custo adicional.
-Levar Dólar ou Real? Eu to levando um pouco dos dois e esse é o indicado... Os Trumps são muito mais bem aceitos porém dizem que em grandes cidades também é de boa fazer a troca dos Temers!
- O que levar na sua mochila (isso depende mais ou menos da época que tu vai e depende também de você):
*blusas termicas
*calças termicas
*casacos fleece
*calça jeans
*short jeans
*camisetas
*roupa de banho
*meias termicas
*luva
*cachecol
*touca
*roupas intimas
*toalha microfibra
*money belt
*cadeados
*garrafinha termica
*capa de chuva p/ vc e sua mochila
*mochilão 50L+
*mochila de ataque
*carregador portatil
*equipamentos fotograficos
*benjamin
*oculos escuro
*pastinha p/ seus documentos/reservas e papeis que for recebendo durante a viagem
*Bota Trekking Impermeavel
*Chinelo
*lenço umedecido
*1 rolo de papel higienico
*escova de dente
*pasta de dente
*shampoo/condicionador
*hidratante corporal/labial
*protetor solar
*Remedios diversos: P/ dor muscular, dor de cabeça, febre, enjoo, dor de estomago, diarreia, gripe, mal da altitude
*bandaids
*cortador e lixa de unha
APPS QUE DÃO UM HELP:
-Booking.com (Hospedagem)
-Hostelworld (Hospedagem)
-Airbnb (Hospedagem)
-Maxmilhas (Passagem aérea)
-Rome2Rio (Rotas, tempo de trajeto, veículos e valores)
-Uber
-Google Trips (Pra vc se organizar)
-Google Maps (Salvar mapas off)
-Amaszonas (Pra compra de passagens aéreas)
-TicketsBolivia (Pra compra de bus tickets)
DICAS +
- Deixe o dinheiro dentro da mochila de ataque e vai com uma bolsinha de lado, deixando o dinheiro que irá usar no dia ali. A doleira e a mochila de ataque, deixar sempre com cadeado e sempre com você.
-Sobre a altitude: Tomar 1 Diamox ou Soroche Pills de 12/12h um dia antes de ir p/ altitude. No primeiro dia no Uyuni tomar o chá de soroche e tomar soroche pills. Levar Ibuprofeno e tomar quando sentir dor de cabeça, Plasil pra náuseas/vômitos. Beber muita água, não correr, não andar rápido, vá no seu tempo. Comprar água florada, pra cheirar e passar no rosto. Comprar e mastigar Folha de Coca, bala de coca e etc. Não consumir bebidas alcoólicas.
- Consumir apenas água engarrafada
- No peru sempre usar a empresa cruz del sur
- Trocar um pouco de dinheiro antes de chegar em um novo país. Por exemplo, um dia antes de ir para o Peru, pegar um pouco de Soles (moeda peruana) no Chile.
- Algumas dicas básicas pra quem pretende ir pras montanhas coloridas:
*O trekking é nível intermediário;
*Não leve muito peso na mochila, fica muito difícil de carregar quando a altitude aumenta muito;
*Leve umas duas ou três garrafas de água no mínimo.
*Leve uns lanchinhos, o almoço é muito tarde;
*No começo do trekking faz um pouco de calor, mas quando estiver chegando no topo faz um frio extremo! Então meu conselho é ir com camadas de roupa, você vai colocando as camadas quando for subindo e tirando quando for descendo, de preferência leve um casaco corta vento;
*Boné e protetor solar são essenciais;
*Leve moedinhas para os banheiros;
*Vá no seu ritmo, não adianta tentar acompanhar as pessoas. Se você exagerar vai começar a passar muito mal;
*Qualquer sintoma incomum, nem que seja uma leve dor de cabeça, fale com seu guia. Os sintomas podem piorar muito rápido;
*Respeite seus limites, se você não estiver aguentando, não continue.
*Não vá a cavalo
*Faça esse passeio só se você já estiver acostumado com a altitude. Se você chegar de cara em Cusco e já fazer o passeio no dia seguinte vai dar ruim.
*Se for na época de chuva leve uma boa capa de chuva;
*Calçado impermeável é indispensável.
*Levar umas folhas de coca;
*Bastão de caminhada ajudaria bastante.
OBSERVAÇÕES FINAIS:
-Acredito que gastei bem mais do que eu planejava pra essa viagem, pois como eu disse, não tinha NADICA DE NADA e acabei gastando uns bons dinheiro$ na decathlon, além de querer conforto e reservar todos os hostels antecipadamente (com quartos pra 3 pessoas e banheiro privativo), e fazer alguns percursos de avião.
-To levando 1000 dolare$ (comprei na péssima cotação de R$3,88)+ 1000 reai$ (espero que seja o suficiente) 😅
-Acredito ter gasto uns 7000 reais no total dessa viagem (Se quiserem algo mais detalhado é só pedir que me organizo melhor e passo)
-Enfim, embarco neste fim de semana e espero que seja tudo que to imaginando e muito mais e que a altitude não me castigue tanto!! No mais... To aqui pra qualquer duvida que fique no ar! Espero que eu tenha retribuído um pouquinho que for por toda ajuda que recebi e que tenha dispo pra compartilhar meu relato pós mochilão hehehe
EH ISTO!!!
Abraços e boa sorte pra mim 🍀