Ir para conteúdo

Passagens de trem na Europa pela Internet


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal,

Estou pesquisando passagens de trem pela europa e inicialmente achei o site http://www.raileurope.com.br/ , porém me disseram que os preços geralmente não são os melhores pois possui muitas taxas.

Estou olhando os seguintes trechos:

- Berlim > Paris

Me indicaram pesquisar e comprar na https://www.bahn.com/ .

- Munich > Paris

Imagino que consiga pesquisar e comprar pela https://www.bahn.com/ também.

- Paris > Amsterdam

Esse eu realmente não sei que empresa pesquisar, se puderem me ajudar com ele.

Tenho outro trecho que irei fazer:

- (Paris > Londres ou Amsterdam > Londres) e (Londres > Paris)

Imagino que quem faça esse trecho seja a https://www.eurostar.com/ , vocês tem alguma dica para conseguir esses trechos por preços bons?

Obrigado pela ajuda desde já.

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, felipeocr disse:

- Berlim > Paris

Me indicaram pesquisar e comprar na https://www.bahn.com/ .

Não há trem direto, você vai ter que trocar de trem em algum lugar no meio do caminho. 

Após trocar, você pode tanto ter que seguir com a DB (www.bahn.com), SCNF (https://www.oui.sncf/) ou Thalys (www.thalys.com) dependendo de qual cidade ou rota você escolher para chegar em Paris.

Por exemplo, se escolher a rota por Mannheim, dependendo do horário que você sair de Berlin, você não consegue mais chegar em Mannheim a tempo de pega o trem da DB, e pode ser que você tenha que pegar o trem da SCNF.

Não sei se você consegue comprar os dois trechos juntos no mesmo mesmo ticket, e se tiver que comprar separado, tem que comprar com uma boa folga entre a chegada do primeiro trem e a partida do segundo, para que um atraso de 30 ou 60 minutos no primeiro trem, não faça você perder o segundo trem, e ficar encalhado no meio do caminho.

1 hora atrás, felipeocr disse:

Paris > Amsterdam

Esse eu realmente não sei que empresa pesquisar, se puderem me ajudar com ele.

Este é na Thalys (www.thalys.com)

 

1 hora atrás, felipeocr disse:

Paris > Londres ou Amsterdam > Londres) e (Londres > Paris)

Imagino que quem faça esse trecho seja a https://www.eurostar.com/

Exato, estes trechos é somente com o Eurostar.

1 hora atrás, felipeocr disse:

- (Paris > Londres ou Amsterdam > Londres) e (Londres > Paris)

vocês tem alguma dica para conseguir esses trechos por preços bons?

Para conseguir preços bons, você teria que mudar a ordem disto ai, para ficar evitando tanto vai e volta.

O ideal seria você começar em Berlin, depois ir a Amsterdam, depois Paris e terminar em Londres, esta é a forma mais direta e barata.

Ou então se precisar terminar a viagem em Amsterdam, ir de Berlin para Londres de avião,  e depois ir voltando de trem de Londres até Paris, depois de Paris a Amsterdam, esta provavelmente seria segunda opção com melhor custo total final.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
51 minutos atrás, 234234 disse:

Não há trem direto, você vai ter que trocar de trem em algum lugar no meio do caminho. 

Após trocar, você pode tanto ter que seguir com a DB (www.bahn.com), SCNF (https://www.oui.sncf/) ou Thalys (www.thalys.com) dependendo de qual cidade ou rota você escolher para chegar em Paris.

Por exemplo, se escolher a rota por Mannheim, dependendo do horário que você sair de Berlin, você não consegue mais chegar em Mannheim a tempo de pega o trem da DB, e pode ser que você tenha que pegar o trem da SCNF.

Não sei se você consegue comprar os dois trechos juntos no mesmo mesmo ticket, e se tiver que comprar separado, tem que comprar com uma boa folga entre a chegada do primeiro trem e a partida do segundo, para que um atraso de 30 ou 60 minutos no primeiro trem, não faça você perder o segundo trem, e ficar encalhado no meio do caminho.

Este é na Thalys (www.thalys.com)

 

Exato, estes trechos é somente com o Eurostar.

Para conseguir preços bons, você teria que mudar a ordem disto ai, para ficar evitando tanto vai e volta.

O ideal seria você começar em Berlin, depois ir a Amsterdam, depois Paris e terminar em Londres, esta é a forma mais direta e barata.

Ou então se precisar terminar a viagem em Amsterdam, ir de Berlin para Londres de avião,  e depois ir voltando de trem de Londres até Paris, depois de Paris a Amsterdam, esta provavelmente seria segunda opção com melhor custo total final.

 

@234234 tudo bom?

Na verdade estou postando essas rotas pois estou decidindo ainda qual eu irei fazer, mas irei decidir a ordem das rotas levando em consideração exatamente isso que você falou, vou pegar países em ordem ou fazer uma ordem sem muitas voltas para não ter que pegar muitas passagens e muitos trechos.

No momento eu gostaria muito de ir para Berlim, mas terei só 3 dias para isso e não sei se valeria a pena gastar 1 dia de viajem e ficar 2 dias por lá, mas em todo caso imagino que se for pegar duas passagens de Berlim > Paris irei fazer uma conexão um pouco mais longa para não correr o risco de atrasos, principalmente porque vou estar fazendo tudo isso no inicio de Janeiro onde em anos anteriores já tiveram nevascas que fecharam as rotas de trens. Obrigado pela dica!

Sobre Munich e Amsterdam, Munich é uma cidade bem legal e Amsterdam é um lugar que eu gostaria de visitar, além de Colonia que apesar de não parecer muito turístico tem algumas atrações especificas que me chamam a atenção. Mas estou analisando se Berlim vale a pena para poder fechar essa outra cidade, que poderá entrar no lugar de Berlim na minha rota.

Obrigado pela ajuda!

 

Pelo que vi Munich > Paris são 6 horas de trem também, e Amsterdam > Paris são 3 horas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Você já tem alguma passagem comprada? Elas são chegando por qual cidade e voltando por onde? Quais datas e horários?

Esta é uma informação bem importante, pois dependendo de quais as cidades envolvidas, a melhor opção pode ser completamente diferente do que você está colocando aqui, e toda esta discussão ser meio inútil se você ainda não tiver decidido as cidades...

Você já foi a Europa no inverno? Já sabe como é o clima por lá nesta época? que não dá para fazer muita coisa na rua, que você tem que focar mais em cidades com bastante atividade indoor para aqueles dias horríveis de frio e chuva que com certeza você vai pegar em alguma parte da sua viagem?  Que um destino que é ótimo no verão, pode ser uma merda no inverno, etc, etc...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 horas atrás, 234234 disse:

Você já tem alguma passagem comprada? Elas são chegando por qual cidade e voltando por onde? Quais datas e horários?

Esta é uma informação bem importante, pois dependendo de quais as cidades envolvidas, a melhor opção pode ser completamente diferente do que você está colocando aqui, e toda esta discussão ser meio inútil se você ainda não tiver decidido as cidades...

Você já foi a Europa no inverno? Já sabe como é o clima por lá nesta época? que não dá para fazer muita coisa na rua, que você tem que focar mais em cidades com bastante atividade indoor para aqueles dias horríveis de frio e chuva que com certeza você vai pegar em alguma parte da sua viagem?  Que um destino que é ótimo no verão, pode ser uma merda no inverno, etc, etc...

 

 

@234234

Minhas passagens são para chegar por Paris e voltar por Paris, estou com as seguintes rotas em mente (coloquei o numero de dias nas cidades e viagens):

Paris (6) > trem (1/2) > Amstedam (3) > trem (1/2) > Londres (7) > trem (1/2) > Paris (1/2)

+ a rota mais provável, só mudarei se tiver com muita coragem de tentar algo diferente

ou

Paris (6) > trem (1/2) > Colonia (3) > trem (1/2) > Londres (7) > trem (1/2) > Paris (1/2)

+ uma opção legal que estou botando lado a lado do de Amsterdam

e por ultimo os dois mais estranhos onde eu teria que gastar uma viajem a mais de avião

Paris (1/2) > avião (1/2) > Munich (3) > trem (1/2) > Paris (6) > trem (1/2) > Londres (7) > trem (1/2) > Paris (1/2)

ou

Paris (1/2) > avião (1/2) > Berlim (2) > trem (1) > Paris (6) > trem (1/2) > Londres (7) > trem (1/2) > Paris (1/2)

+ de longe o pior trajeto, mas acabaria indo para Berlim

Meus programas estão incluindo bastante coisas que não vi da ultima vez que fui que era inverno também, mas a maioria acabam sendo atrações que é possível fazer no inverno mesmo, talvez algumas que serão para andar bastante na rua mas no geral são coisas possíveis no inverno.

Obs. Eu sei que seria possível fazer esses trajetos de maneira muito mais rápida de avião mas estou realmente querendo viajar de trem, alias esse é um dos fortes motivos pelo qual ainda estou levando em conta ir para Berlim, que é uma bela cidade mas para voltar para Paris de trem e aproveitar a viajem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, sendo sincero, tem nada de interessante para você ver no trem entre Berlin e Paris no inverno, a não ser uma sucessão de campos nus, vazios e congelados pós colheita, barrações industriais, e uma outra periferia feia de cidade pelo caminho.

Pessoalmente eu acho muito mais relaxante e interessante pegar um avião e me livrar logo do deslocamento que consumiria um dia inteiro, e curtir a tarde relaxando num parque, café, caminhando sem rumo e pressa pela cidade, do que ficar um dia inteiro sentado num trem achatando a bunda sem ver nada de interessante pelo caminho...

Mas em fim, se você quiser ficar um dia inteiro no trem, sem muito de interessante para ver e fazer, sem problema, não vou lhe impedir... Só acho que você está colocando a culpa do seu estresse na coisa errada...

Mas se você uma viagem mais sossegada, tem muita coisa "errada" em alguns destes roteiros, como por exemplo:

Munich: Se ficar só em Munich, 3 dias até que seria aceitável, mas é quase um pecado você ir a Munich e não visitar Neuschwanstein/Füssen. Alem de Neuschwanstein, dois dos melhores passeios que você pode fazer em Munich são os bate-voltas até Nürnberg e/ou Salzburg.  Ou seja, se for se dar o trabalho de encarrar 7 horas de trem até Munich, fique pelo menos uns 5 ou 6 dias lá, para poder aproveitar bem e fazer ao menos 1 ou 2 destes bate-voltas com calma.

Berlin: 2 dias, durante o inverno, quando escurece as 14:00, e frequentemente chove 2 dias seguidos, é meio que um desperdício de dinheiro, você não vai conseguir ver e fazer quase nada, a sua estadia em Berlin seria uma correria só do começo ao fim, com você gastando um monte de dinheiro e não conseguindo ver/fazer nada em Berlin com calma. Novamente, se for se dar o trabalho de gastar um dia inteiro na estrada, indo ou voltando de Berlin, fique pelo menos uns 4 dias inteiros lá, para fazer valer o dinheiro e tempo que você investiu indo a Berlin

Colônia: Nesta época do ano que você vai, depois do ano novo, sinceramente, pessoalmente eu acho furada, só valeria a pena ir a Colônia no inverno se você pudesse ir antes do Natal, para aproveitar os "Mercados de Natal", ou então se tivesse mesmo que passar por Colônia de qualquer jeito devido as outras cidades do seu roteiro, o que não seria o caso de um roteiro envolvendo só Paris e Londres, até faria algum sentido incluir Colonia como uma parada de 2 dias se o seu roteiro fosse algo como: Paris -> Colônia -> Munich -> Paris, ou então Paris -> Amsterdam -> Colônia -> Paris, ou ainda Paris -> Berlin -> Colônia -> Paris

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 08/08/2018 em 23:34, 234234 disse:

Cara, sendo sincero, tem nada de interessante para você ver no trem entre Berlin e Paris no inverno, a não ser uma sucessão de campos nus, vazios e congelados pós colheita, barrações industriais, e uma outra periferia feia de cidade pelo caminho.

Pessoalmente eu acho muito mais relaxante e interessante pegar um avião e me livrar logo do deslocamento que consumiria um dia inteiro, e curtir a tarde relaxando num parque, café, caminhando sem rumo e pressa pela cidade, do que ficar um dia inteiro sentado num trem achatando a bunda sem ver nada de interessante pelo caminho...

Mas em fim, se você quiser ficar um dia inteiro no trem, sem muito de interessante para ver e fazer, sem problema, não vou lhe impedir... Só acho que você está colocando a culpa do seu estresse na coisa errada...

Mas se você uma viagem mais sossegada, tem muita coisa "errada" em alguns destes roteiros, como por exemplo:

Munich: Se ficar só em Munich, 3 dias até que seria aceitável, mas é quase um pecado você ir a Munich e não visitar Neuschwanstein/Füssen. Alem de Neuschwanstein, dois dos melhores passeios que você pode fazer em Munich são os bate-voltas até Nürnberg e/ou Salzburg.  Ou seja, se for se dar o trabalho de encarrar 7 horas de trem até Munich, fique pelo menos uns 5 ou 6 dias lá, para poder aproveitar bem e fazer ao menos 1 ou 2 destes bate-voltas com calma.

Berlin: 2 dias, durante o inverno, quando escurece as 14:00, e frequentemente chove 2 dias seguidos, é meio que um desperdício de dinheiro, você não vai conseguir ver e fazer quase nada, a sua estadia em Berlin seria uma correria só do começo ao fim, com você gastando um monte de dinheiro e não conseguindo ver/fazer nada em Berlin com calma. Novamente, se for se dar o trabalho de gastar um dia inteiro na estrada, indo ou voltando de Berlin, fique pelo menos uns 4 dias inteiros lá, para fazer valer o dinheiro e tempo que você investiu indo a Berlin

Colônia: Nesta época do ano que você vai, depois do ano novo, sinceramente, pessoalmente eu acho furada, só valeria a pena ir a Colônia no inverno se você pudesse ir antes do Natal, para aproveitar os "Mercados de Natal", ou então se tivesse mesmo que passar por Colônia de qualquer jeito devido as outras cidades do seu roteiro, o que não seria o caso de um roteiro envolvendo só Paris e Londres, até faria algum sentido incluir Colonia como uma parada de 2 dias se o seu roteiro fosse algo como: Paris -> Colônia -> Munich -> Paris, ou então Paris -> Amsterdam -> Colônia -> Paris, ou ainda Paris -> Berlin -> Colônia -> Paris

 

@234234 Berlin é uma possibilidade, mesmo ficando 2 dias com 1 de viajem ainda é um destino que estou analisando hehehe, voce ja chegou a ir para Munich, o que tem pra falar de interessante de lá? Estou pesquisando ainda as atrações e não sei até que ponto vale a pena. Comparando com Amterdam tem mais coisas que me interessam. Mas não sei se valeria mais ir em outra epoca (tipo Verão) ou talvez outra viajem com mais tempo.

Amsterdam parece uma cidade legal para se visitar, mas não tem tantas atrações que me interessam (museus, monumentos, locais historicos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, felipeocr disse:

voce ja chegou a ir para Munich, o que tem pra falar de interessante de lá?

Eu morrei 1 ano em Munich antes de mudar para Düsseldorf.

O que eu achar interessante, você pode achar a maior chatice do mundo, e vice-versa, então o máximo que eu posso fazer é citar algumas das atrações mais populares de Munich, e ai você avalia se lhe interessam ou não.

Deutsches Museum: é um dos locais mais visitados de Munich, para quem gosta de tecnologia e engenharia é uma atração imperdível, pesquise no google imagens por "Deutsches Museum Munich" para ter uma ideia do acervo em exposição.

BMW Museum: este é para os apaixonados por carros.

Palácio Residenz: foi residência de inverno dos reis bávaros

Palácio e parque Nymphenburg: Foi residência de verão dos reis bávaros

Alte Pinakothek, Neue Pinakothek e Pinakothek der Moderne: são 3 museus de arte que ficam na mesma praça, e com repertório que varia do clássico dos séculos 15 e 16 até arte contemporânea da década atual

Englischen Garten: Um enorme parque verde no centro da cidade que durante o verão fica lotado, no verão sempre tem música ao vivo no Biergarten Chinesischen Turm que fica no meio do parque. No inverno, costuma ser meio frio para andar no parque, mas mesmo assim nos finais de semana tem bastante gente no parque fazendo caminhada e passando tempo.

Centro histórico: Frauenkirche (igreja mediável), Rathaus (prédio da prefeitura em estilo barroco), Peterskirche (você pode subir na torre desta igreja e ter uma visão espetacular da Frauenkirche e Rathaus), Asamkirche (uma igreja barroca com decoração interior espetacular), Viktualienmarkt (feira com venda produtos regionais, biergarten e comida típica), Odeonsplatz uma praça bem interessante, Bayerisches Nationaltheater,  os portões medievais da cidade (Isartor, Sendlinger Tor, Karlstor)

Hofbräuhaus: Maior cervejaria típica alemã de toda alemanha

Augustiner-Keller: o maior Biergarten da alemanha com espaço para 5 mil pessoas, mas no inverno pode estar meio frio para ficar na área aberta.

Campo de concentração de Dachau: fica a 30 minutos do centro de Munich.

Entre outras....

Mas o melhor são os bate-voltas de trem que você faz a partir de Munich usando o Bayern Ticket

- Fussen: é onde ficam os castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau

- Nürberg: uma das cidades muradas medievais mais bem preservadas da Alemanha, com um castelo medieval, muros medievel circundando boa parte da cidade, e várias igrejas góticas.

- Salzburg: cidade do Mozart, um centro histórico bem conservado e uma fortaleza de onde você tem uma excelente vista.

- Garmisch-Partenkirschen: fica literalmente aos pés dos Alpes, lá você pode subir até o alto do Zugspitze de teleférico, esquiar na neve, etc...

Entre várias outras, só para ficar nas mais populares.

2 horas atrás, felipeocr disse:

Amsterdam parece uma cidade legal para se visitar, mas não tem tantas atrações que me interessam (museus, monumentos, locais historicos)

Amsterdam tem bastante coisa para se visitar também, como por exemplo:

Rijksmuseum(um dos mais importantes do mundo em arte clássica), Van Gogh Museum, Casa de Anne Frank, Heineken Experience, o centro histórico, o passeio de barco pelos canais, etc...

2 horas atrás, felipeocr disse:

 Berlin é uma possibilidade, mesmo ficando 2 dias com 1 de viajem ainda é um destino que estou analisando hehehe

Berlin tem uma enormidade de museus, como por exemplo: Bode-Museum, Pergamonmuseum, Neues Museum, Altes Museum, Deutsches Historisches Museum, todos estes ficam numa ilha do rio Spree e demanda um dia inteiro para visitar todos e vai faltar tempo.

Alem disto tem o DDR Museum que retrata a vida da Alemanha Oriental comunista, Checkpoint Charlie, Topographie des Terrors, Portão de Brandenburgo, East Side Gallery, Alexanderplatz, Reichstags, Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, Gendarmenmarkt, etc, etc...

Mas concordo que durante o inverno pode ser meio frio demais em Berlin para quem não está acostumado.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
20 horas atrás, 234234 disse:

Eu morrei 1 ano em Munich antes de mudar para Düsseldorf.

O que eu achar interessante, você pode achar a maior chatice do mundo, e vice-versa, então o máximo que eu posso fazer é citar algumas das atrações mais populares de Munich, e ai você avalia se lhe interessam ou não.

Deutsches Museum: é um dos locais mais visitados de Munich, para quem gosta de tecnologia e engenharia é uma atração imperdível, pesquise no google imagens por "Deutsches Museum Munich" para ter uma ideia do acervo em exposição.

BMW Museum: este é para os apaixonados por carros.

Palácio Residenz: foi residência de inverno dos reis bávaros

Palácio e parque Nymphenburg: Foi residência de verão dos reis bávaros

Alte Pinakothek, Neue Pinakothek e Pinakothek der Moderne: são 3 museus de arte que ficam na mesma praça, e com repertório que varia do clássico dos séculos 15 e 16 até arte contemporânea da década atual

Englischen Garten: Um enorme parque verde no centro da cidade que durante o verão fica lotado, no verão sempre tem música ao vivo no Biergarten Chinesischen Turm que fica no meio do parque. No inverno, costuma ser meio frio para andar no parque, mas mesmo assim nos finais de semana tem bastante gente no parque fazendo caminhada e passando tempo.

Centro histórico: Frauenkirche (igreja mediável), Rathaus (prédio da prefeitura em estilo barroco), Peterskirche (você pode subir na torre desta igreja e ter uma visão espetacular da Frauenkirche e Rathaus), Asamkirche (uma igreja barroca com decoração interior espetacular), Viktualienmarkt (feira com venda produtos regionais, biergarten e comida típica), Odeonsplatz uma praça bem interessante, Bayerisches Nationaltheater,  os portões medievais da cidade (Isartor, Sendlinger Tor, Karlstor)

Hofbräuhaus: Maior cervejaria típica alemã de toda alemanha

Augustiner-Keller: o maior Biergarten da alemanha com espaço para 5 mil pessoas, mas no inverno pode estar meio frio para ficar na área aberta.

Campo de concentração de Dachau: fica a 30 minutos do centro de Munich.

Entre outras....

Mas o melhor são os bate-voltas de trem que você faz a partir de Munich usando o Bayern Ticket

- Fussen: é onde ficam os castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau

- Nürberg: uma das cidades muradas medievais mais bem preservadas da Alemanha, com um castelo medieval, muros medievel circundando boa parte da cidade, e várias igrejas góticas.

- Salzburg: cidade do Mozart, um centro histórico bem conservado e uma fortaleza de onde você tem uma excelente vista.

- Garmisch-Partenkirschen: fica literalmente aos pés dos Alpes, lá você pode subir até o alto do Zugspitze de teleférico, esquiar na neve, etc...

Entre várias outras, só para ficar nas mais populares.

Amsterdam tem bastante coisa para se visitar também, como por exemplo:

Rijksmuseum(um dos mais importantes do mundo em arte clássica), Van Gogh Museum, Casa de Anne Frank, Heineken Experience, o centro histórico, o passeio de barco pelos canais, etc...

Berlin tem uma enormidade de museus, como por exemplo: Bode-Museum, Pergamonmuseum, Neues Museum, Altes Museum, Deutsches Historisches Museum, todos estes ficam numa ilha do rio Spree e demanda um dia inteiro para visitar todos e vai faltar tempo.

Alem disto tem o DDR Museum que retrata a vida da Alemanha Oriental comunista, Checkpoint Charlie, Topographie des Terrors, Portão de Brandenburgo, East Side Gallery, Alexanderplatz, Reichstags, Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, Gendarmenmarkt, etc, etc...

Mas concordo que durante o inverno pode ser meio frio demais em Berlin para quem não está acostumado.

 

Caramba, muito bom seu post @234234 ! Me abriu muitas possibilidades de visitas e ja me deu varias dicas do que fazer até em Amsterdam que eu não conhecia!

Da ultima vez que estive pela Europa eu fui a Berlim no fim de Janeiro, estava bem frio mas era tranquilo, vi neve caindo (nunca tinha visto) e conheci os pontos mais turisticos andando, o unico porem é que não curti muito a vida noturna, fiquei 3 dias por lá e sai uma vez só a noite além de que senti que estava bem frio e complicado de andar a noite. Acabei não entrando em nenhum museu da ilha também conheci eles apenas por fora. Dessa vez queria ir para entrar nos museus e fazer as coisas que não fiz da outra vez, mas agora que estou vendo varias atrações interessantes em outras cidades to vendo que talvez posso deixar Berlim para a próxima viajem e conhecer com menos pressa também!

Obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...