Ir para conteúdo

Passagem de volta na imigração na Europa (Schengen)


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

Estou pretendendo fazer um mochilão na Europa ( ainda não sei por quanto tempo, a principio 3 meses dentro do Espaço Schengen e depois iria para outro país fora do tratado, Irlanda ou Croácia) e estou com um pouco de receio com relação a passagem aérea de volta.

O voo de ida seria por Portugal, teria algum problema eu comprar a volta para quase 3 meses? Porque já vi relatos que não é bom comprar a volta pra esse período todo, pois eles podem desconfiar que é tempo demais.Pensei em comprar a volta saindo por outro país.

Em questão da comprovação de vínculos com o Brasil, eles costumam perguntar? Pois como é uma viagem mais longa, não vou estar trabalhando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A princípio não tem nenhum problema em você ficar 90 dias no espaço Schengen e depois emendar alguns meses na Irlanda ou Croácia, desde que você tenha uma justificativa para isto e prove possuir recursos suficientes para pagar por tudo isto sem ter que trabalhar durante o período lá.

Pode ter certeza de que o agente vai querer uma explicação bem convincente do que você vai fazer por todo este tempo e como vai pagar tudo, afinal de contas, só pessoas que não estudam, não trabalham, não tem família esperando,  não tem como provar nenhum vínculo com o Brasil, tem tempo para uma viagem tão longa, e infelizmente pessoas com este perfil tem um tendência bem grande em ficar alem dos prazos, e os agentes sabem muito disto, e por conta disto costumam ser mais rigorosos com quem tem viagens muito longas, pois eles sabem muito bem que na metade dos casos, se eles "cavarem" um pouco, acham alguma coisa...

 

 

Na imigração você tem que apresentar uma passagem comprada e marcada indo embora do Espaço Schengen dentro dos 90 dias permitidos, não importa para onde seja a passagem, desde que seja uma passagem indo embora.

Comprar uma passagem baratinha para a Croácia ou Irlanda não prova muita coisa, vai depender da boa vontade do agente em acreditar em você, pois esta história de comprar uma passagem de alguns poucos euros para a Irlanda ou Croácia é a história mais manjada que existe, usada por quase todo mundo que quer ficar alem do tempo permitido, pois como a passagem é barata, as pessoas não se importam em simplesmente perder os 20 ou 30 euros que gastaram na passagem.

Neste caso, apresentar na chegada em Lisboa uma passagem de ida por Lisboa, uma passagem indo embora do Espaço Schengen dentro dos 90 dias, como por exemplo indo para a Irlanda, e outra passagem voltando da Irlanda para o Brasil 30 ou 60 dias depois de você ter indo embora do Espaço Schengen ajude a convencer o agente de que você realmente vai embora da Europa.

Mas isto não garante nada, o agente de imigração ainda pode querer saber como que você vai pagar tudo isto, afinal 6 meses viajando, só fazendo turismo, pagando hospedagem, alimentação, metrô, etc, custa muito dinheiro! Pelo menos uns 9 Mil Euros (R$ 45.000), e isto é um monte de dinheiro, até mesmo para os padrões Europeus.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@234234 

Aproveitando a deixa, é dificil mesmo essa historia de comprar uma passagem pra outro pais de fora?

Exemplo: Vou para Portugal, e compro uma passagem para Londres duas semanas a frente pra mostrar que vou sair do tratado (mesmo não saindo, ficando como workaway pelo periodo de 80 dias etc). Você acha arriscado mesmo dele aceitar? Pois no caso seria apenas 2 semanas em portugal e depois Londres...ou eu teria que mostrar comprovação da minha saída de Londres tambem? ele PODE pedir isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
52 minutos atrás, karinerribeiro disse:

Você acha arriscado mesmo dele aceitar? Pois no caso seria apenas 2 semanas em portugal e depois Londres...ou eu teria que mostrar comprovação da minha saída de Londres tambem? ele PODE pedir isso?

O agente de imigração pode lhe perguntar o que ele quiser, se ele desconfiar de algo e achar pertinente ver a comprovação da sua saída de Londres, ele pode pedir isto.

E se você se negar a dar estas informações, ou se não tiver como dar elas, ele simplesmente pode alegar que você não apresentou justificava plausível para a sua viagem e comprovação de quando vai embora, e negar a sua entrada no Espaço Schengen.

Mas independente disto, quando você for para Londres, o agente de imigração britânico também vai querer ver os comprovantes de quando que você vai embora do Reino Unido, sem eles você não entra no Reino Unido.

Então você vai precisar deste comprovante de qualquer jeito, mesmo que o agente de imigração em Portugal não peça para ver ele, o agente de imigração em Londres vai querer ver ele, então você tem que providenciar ele de qualquer jeito.

 

A decisão dos agentes de quem entra ou não é mais subjetiva, baseado no seu comportamento e respostas do que uma analise dos comprovantes, eles fazem uma analise comportamental baseada nas respostas e linguagem corporal durante a entrevista.

Ou seja, se você contar uma história que não faça sentido, ou se enrolar na "mentira" que você for contar, mesmo que esteja com todos os comprovantes "corretos", ele ainda pode negar a sua entrada.

É bom sempre falar a verdade, e não mentir, pois eles são muito bem treinados em detectar nervosismo e mentiras, e ao menor sinal de que você está mentindo ou se enrolando, eles vão dando corda e perguntando mais coisas, até que você se enforca de vez, e se eles acharem que você está mentindo, já era, você nem sai do aeroporto.

Se quiser inventar e contar uma história diferente da verdade, seja muito convincente, pois ao menor sinal de nervosismo, eles fazem mais perguntas e uma hora você dá com a língua nos dentes, e se eles desconfiarem da mentira, já era, você volta deportada.

Em resumo, se quiser inventar uma história, faça por sua conta e risco, ou então arrume uma justificativa plausível para a sua estadia lá na Europa e que não seja workaway, e tenha dinheiro para bancar a sua estadia lá sem precisar apelar para coisas que podem ser consideradas ilegais, assim você não precisa mentir e correr o risco de uma deportação, e ficar vários e vários anos sem poder pisar na Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@234234 

saquei! eu entendo bem dessa parte e tal, to lendo bastante e ja fui pra europa, mas fiquei curiosa a respeito dessa questao da saida de um pais fora do espaço schengen quando você ainda esta ENTRANDO no schengen, anyway, riscos sempre tem e entendo total, mas to me preparando pra todos eles hahaha valeuu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@karinerribeiro Sempre levo,é muito mais barato comprar antecipado.Em Portugal ninguém falou nada, carimbaram o passaporte e pronto,a fila estava imensa. 

Porém no México, o cara foi logo perguntando pela passagem de volta que esfreguei na cara dele e também acabou a história. 

Cada um é cada um,mas problemas sérios me causaram a imigração do próprio Brasil na fronteira de Corumbá. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@D FABIANO 

Acho que me expliquei errado no ultimo post. Com certeza entrando eu ja teria uma saindo do espaco.

Mas a duvida foi o cara cobrar a saida da saida, entendeu? Tipi eu entrando por portugal, com passagem posterior a londres e ser cobrada a da saída de londres....ia virar um eterno looping hahahahah

Mas entendo que sao casos e casos e sorte conta muito. Quando enteei por barcelona o cara nao respondeu nem meu Hi, só carimbou e entregou, e era por volta de 6:30pm e tava vazio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...