Ir para conteúdo

1º Mochilão - Dicas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, me chamo Ricson, tenho 21 anos, moro em Manaus. Me formo esse ano na faculdade no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Estou pensando seriamente em fazer um 'mochilão' pelo Brasil no ano que vem, pois sempre tive vontade de fazer isso, mas somente agora, próximo a concluir as fases que a sociedade impõe que temos que fazer, sinto-me com os deveres cumpridos em relação as expectativas que todos os pais tem para seus filhos, vê-los formados. Enfim, agora que decidi que terei que viver um pouco pra mim, gostaria de pedir a ajuda de vocês para tentar fazer desse desejo uma realidade.

Eu estou pensando em fazer o seguinte:

Usar os vôos da FAB para me locomover entre os estados (farei pesquisas da frequência de saídas de vôo)

Usar o Worldpackers e o Workaway para diminuir o custo com hospedagem e alimentação;

Levar R$500 ou R$1000 para caso aconteça algum imprevisto e eu precise voltar para casa.

Quero fazer isso bem Low Cost mesmo, viver uma aventura, testar os meus limites. Minha meta é de viver essa experiência durante 3 meses.

O que vocês acham, me dêem dicas de como me organizar pq estou meio perdido. Ainda não tenho roteiro definido, mas gostaria de começar pelas grandes cidades, pq acho que seria mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, Ricson Silva disse:

Usar os vôos da FAB para me locomover entre os estados (farei pesquisas da frequência de saídas de vôo)

Isto é "bonito" e funciona na teoria, mas na prática, a história é bem diferente.

Eu tenho um amigo que é militar na FAB, ele é de Salvador e está servindo em Curitiba, ele conta que em 10 anos de militar, mesmo tendo preferência em relação aos civis na hora de pegar carona, ele só conseguiu pegar carona 2 vezes nestes 10 anos em datas que eles podia viajar.

Ou seja, não conte com estas caronas, elas são difíceis de conseguir, as vezes você tem que esperar 1 mês até ter uma vaga num voo, e ele ainda pode nem ir na direção que você gostaria de ir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
49 minutos atrás, natalianoboa disse:

Para economizar na hospedagem tem o www.couchsurfing.com tb, não sei se conhece, mas recomendo muito!! 

E se não pretende levar mt grana p gastar, pensei em meios alternativos de ganhar dinheiro, algo q saiba fazer pra vender... 

Boa sorte, vai na fé!! 

Conheço sim. ele seria uma alternativa também, obrigado pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
41 minutos atrás, 234234 disse:

Isto é "bonito" e funciona na teoria, mas na prática, a história é bem diferente.

Eu tenho um amigo que é militar na FAB, ele é de Salvador e está servindo em Curitiba, ele conta que em 10 anos de militar, mesmo tendo preferência em relação aos civis na hora de pegar carona, ele só conseguiu pegar carona 2 vezes nestes 10 anos em datas que eles podia viajar.

Ou seja, não conte com estas caronas, elas são difíceis de conseguir, as vezes você tem que esperar 1 mês até ter uma vaga num voo, e ele ainda pode nem ir na direção que você gostaria de ir.

 

Eita, não sabia disso. Mesmo sem ter data definida para chegada e partida nos locais? Talvez seja melhor eu repensar então no meu modo de se deslocar, acho que isso só seria vantagem na hora da partida aqui da minha cidade, porque as passagens aéreas partindo de Manaus são extremamente caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, Ricson Silva disse:

Eita, não sabia disso. Mesmo sem ter data definida para chegada e partida nos locais? Talvez seja melhor eu repensar então no meu modo de se deslocar, acho que isso só seria vantagem na hora da partida aqui da minha cidade, porque as passagens aéreas partindo de Manaus são extremamente caras.

Eu falei com meu amigo agora a pouco e ele explicou que funciona assim:

Você tem que ir pessoalmente na base aérea, e deixar o seu nome e telefone na lista de espera, especificando o destino e um intervalo de 10 dias em que gostaria de viajar.

Se aparecer algum voo para o destino selecionado dentro destes 10 dias, e se tiver sobrando lugar depois de todas as prioridades (enfermos, militares, funcionários públicos, indígenas, etc) eles ligam para você avisando para estar na base em tal dia e horário, a ligação pode ser 5 adias antes do voo, ou mesmo 1 hora antes, e você tem que correr para estar lá na hora marcada.

Nunca tem dia e horário definido, e as vezes eles te ligam falando que o voo vai ser daqui a 5 dias, mas no dia seguinte eles ligam falando que os planos mudaram e que agora o voo é hoje mesmo, daqui a 2 horas, ou então ligam na véspera, falando que não será mais amanhã, mas sim daqui a 7 dias...

Rotas entre Brasilia, Rio de Janeiro, Campo Grande, e Natal onde há bases aéreas ele diz que os voos são mais frequentes, com um ou 2 voos por semana, mas se for fora destas rotas, em rotas com poucos voos, as vezes passa semanas ou mesmo meses sem ter voos.

E ele também falou que tem levar pouca bagagem, por que as vezes vai em avião militar sem espaço para mochilas grandes, pois o espaço já está ocupado por material militar, e se a sua mochila/mala for muito grande e não tiver espaço, você fica no chão, eles não fazem o menor esforço em arrumar espaço.

E que as vezes você vai em voo de carga, sentado num banquinho extremamente desconfortável para um voo de 5 horas...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
22 minutos atrás, 234234 disse:

Eu falei com meu amigo agora a pouco e ele explicou que funciona assim:

Você tem que ir pessoalmente na base aérea, e deixar o seu nome e telefone na lista de espera, especificando o destino e um intervalo de 10 dias em que gostaria de viajar.

Se aparecer algum voo para o destino selecionado dentro destes 10 dias, e se tiver sobrando lugar depois de todas as prioridades (enfermos, militares, funcionários públicos, indígenas, etc) eles ligam para você avisando para estar na base em tal dia e horário, a ligação pode ser 5 adias antes do voo, ou mesmo 1 hora antes, e você tem que correr para estar lá na hora marcada.

Nunca tem dia e horário definido, e as vezes eles te ligam falando que o voo vai ser daqui a 5 dias, mas no dia seguinte eles ligam falando que os planos mudaram e que agora o voo é hoje mesmo, daqui a 2 horas, ou então ligam na véspera, falando que não será mais amanhã, mas sim daqui a 7 dias...

Rotas entre Brasilia, Rio de Janeiro, Campo Grande, e Natal onde há bases aéreas ele diz que os voos são mais frequentes, com um ou 2 voos por semana, mas se for fora destas rotas, em rotas com poucos voos, as vezes passa semanas ou mesmo meses sem ter voos.

E ele também falou que tem levar pouca bagagem, por que as vezes vai em avião militar sem espaço para mochilas grandes, pois o espaço já está ocupado por material militar, e se a sua mochila/mala for muito grande e não tiver espaço, você fica no chão, eles não fazem o menor esforço em arrumar espaço.

E que as vezes você vai em voo de carga, sentado num banquinho extremamente desconfortável para um voo de 5 horas...

 

Cara muito obrigado pela suas dicas, vou repensar esse modo de locomoção, talvez se não der pra visitar pelo menos uns 3 estados desse modo, talvez eu mude de ideia e vá só para algum local fazer um volunturismo e depois volto pra casa. O que vai contar pra mim é a experiência vivida, pois eu nunca saí da minha cidade, e tá na hora de eu viver alguma aventura. Vou visitar a base aérea da minha cidade pra saber a frequência de vôos tanto para outros estados quanto pra cá, para assim definir mais ou menos o que eu irei fazer. Valeu man.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...