Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

TROCA DO PNEU TRASEIRO

Postado
  • Membros

Olá amigos,

Tenho uma Yamaha Fazer 250, cujo pneu traseiro tem as seguintes medidas: 130/70 - 17. Estou pensando em trocar por um maior (150/70 - 17).

Como está chegando a época de férias, pretendo fazer uma viagem longa, em torno de 1200 km até minha cidade natal.

Gostaria de saber a opinião de vocês que tem experiência. Se vale apena trocar o pneu, quais seriam as vantagens e desvantagens que a troca traria, se a pilotagem fica muito diferente (porquê?), se aumentaria muito o consumo, esse tipo de coisa.

Agradeço desde já.

Atenciosamente, Leandro.

A troca vale apena? 8 votos

1. 1. A troca vale apena?

• Sim.
      0%
      0
    • Não.
      87%
      7
    • Para viagem vale MUITO apena, mas depois que voltar a usá-la no dia-dia, na cidade, colocar os originais novamente.
      12%
      1

Por favor faça o login ou crie uma conta para votar nesta enquete.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Leandro,

sou da opinião que em condições normais pra motos urbanas (asfalto/ruas calçadas) é sempre bom o pneu original. Se vc for pegar maior parte do percurso em estrada de terra aí vale vc colocar um pneu adequado, mas vale lembrar que sua moto não é para essas condições.

Acredito que os engenheiros não colocariam esse modelo de pneu porque acham o número cabalistico, eles estudaram pra isso e colocaram o mais adequado a sua moto por questões técnicas.

Cara, se os seus 1200km for de asfalto (mesmo que um pouco comprometido) vá feliz com o pneu original !!

Se mesmo assim quiser fazer o teste, coloque o pneu e ande na cidade, não arrisque pegar a estrada pois vc não estará acostumado com a mudança na pilotagem decorrente da troca do pneu.

IMPORTANTE: nos primeiros 200 quilômetros de um novo jogo de pneus, mantenha no máximo uma velocidade média, cuidado nas curvas pois os pneus novos ainda estão com verniz o que prejudica a aderência.

Olá amigos,

Tenho uma Yamaha Fazer 250, cujo pneu traseiro tem as seguintes medidas: 130/70 - 17. Estou pensando em trocar por um maior (150/70 - 17).

Como está chegando a época de férias, pretendo fazer uma viagem longa, em torno de 1200 km até minha cidade natal.

Gostaria de saber a opinião de vocês que tem experiência. Se vale apena trocar o pneu, quais seriam as vantagens e desvantagens que a troca traria, se a pilotagem fica muito diferente (porquê?), se aumentaria muito o consumo, esse tipo de coisa.

Agradeço desde já.

Atenciosamente, Leandro.

abs,

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

esse negocio de "o engenheiro projetou" nao eh sempre valido. Pois mesmo para a fazer 250 acho que um pneu 130 ja eh bem grande, pois eh praticamente a medida do pneu da cbr450 que eh bem mais potente e tem mais torque. Para falar em numeros cabalisticos, a cagiva coloca em sua moto mito125 um pneu traseiro de medida 160 o que eh inacreditavel para um motorzinho de 125cc. Bem mesmo levando em conta que este motor gera 30cv, o pneu estrapola nas medidas.

Postado
  • Membros

Acredito que no projeto de uma moto a decisão de qual pneu usar deve se levar em consideração muitas outras variáveis do que somente a potência do motor.

esse negocio de "o engenheiro projetou" nao eh sempre valido. Pois mesmo para a fazer 250 acho que um pneu 130 ja eh bem grande, pois eh praticamente a medida do pneu da cbr450 que eh bem mais potente e tem mais torque. Para falar em numeros cabalisticos, a cagiva coloca em sua moto mito125 um pneu traseiro de medida 160 o que eh inacreditavel para um motorzinho de 125cc. Bem mesmo levando em conta que este motor gera 30cv, o pneu estrapola nas medidas.
  • 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

No caso da mito125 da cagiva foi levada mais em conta a parte estetica da motocicleta. Ela na verdade parece uma replica da ducati 996, ou seja, uma irmazinha menor da ducati.

Postado
  • Membros
Olá amigos,

XMPS, tente verificar se alguém já usou o pneu 150 na fazer, eu sei que em algumas motos existe uma limitação na largura da balança, outra coisa importante quando um pneu fura ele fica "mais largo" e pode travar caso a balança seja estreita!

Abraço

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Ontem consegui uma façanha, 33 KM/L com minha Twister, minha marca anterior era 28 KM/l. A bixa esta tinindo!

Tive que rodar ontem 300 KM ate uma cidadezinah aqui no interior do PR, sem compromisso assumi que iria o mais sussegado possivel, troca de marcha no máximo 5500 rpm, e velocidade não mais que 85 KM/h.

Ppois bem, a 250cc fez 33,64 KM/L achei muito bom, ja que anteriormente ela havia feito 28.

Hoje ela esta com:

Adiquirida em agosto de 2007 esta com:

24500 KM;

Pneu Traseiro 1 troca;

Pneu Dianteiro, 0 troca, porem ja esta na hora de fazê-lo;

Corrente e relação originais (ainda estão bem conservadas).

Wilson

Postado
  • Membros

Salve xmps....boa noite

Compartilho da mesma opinião que o michelschon !! muitos fatores foram levados em consideração na hora de determinar a largura de um pneu para uma moto. A Cagiva 125 tem o pneu mais largo mas outras peças foram projetadas para resistirem melhor a pressões que esse pneu pode exercer !!

Estéticamente fica melhor mas acho que a questão segurança tem que vir em primeiro lugar !!!.....converse com mecânicos que REALMENTE entendam de motocicletas e colha a opinião deles, de repente outras peças como rolamentos tenham que ser trocadas tb.

Boa viagem e que os ventos estejam ao seu favor sempre.

Abraços

Postado
  • Membros

Grande xmps.

Se essa medida de pneu dá pra ser usado na sua Fazer sem comprometer muita coisa e vc tiver disposto

a gastar uma baita grana, vai lá.

Mas use esse pneu por um bom tempo antes de pegar viagem, pra se acostumar.

Que deve ficar massa, isso deve. Mas o consumo deve diminuir. Vale testar.

Sucesso e boa viagem.

CabeloBH.

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

Trocar pneu de moto por um de tala maior é um risco, pois quando se troca o pneu é preciso levar em consideração a largura da roda. A moto com pneu mais largo tende a sair de lado e até dobrar quando mal calibrado. ao contrario do que sem pensa, ocorrer perda de aderencia devido a pouco bandagem em contato com o asfalto.

No caso da Cagiva, a roda é projetada para aquele tipo de pneu, dai sem problema com relação a isso. Já a potencia para o penu é outra história.

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Apesar de ser um tópico antigo, resolvi postar para compartilhar minha experiência e afirmar que ao colocar um pneu maior e mais borrachudo na moto, você tem que estar preparado para lidar com pelo menos três situações:

A primeira é o aumento considerável no consumo de combustível;

A segunda, é o problema com a relação que se for boa, original, irá dar problema na metade da vida útil. Se não for de boa qualidade, pode preparar o bolso pois as trocas serão mais frequentes e os reapertos na corrente quase semanais;

A terceira, é a diminuição da velocidade tanto para arrancadas quanto a velocidade final da moto que diminui bastante e gera certos riscos em ultrapassagens pois a moto passa a não responder da forma que respondia com os pneus originais.

A minha moto era uma CG Sport 150 e como eu gostava de viajar e muitas vezes pegava estradas de terra e barro, quando chegou a hora de trocar o pneu traseiro, optei por um Duratraction da Pirelli, de bitola maior. Logo depois troquei o dianteiro também.

A moto ficou muito bonita e espetacular tanto no asfalto quanto em estradas de terra, porém, tive que conviver com as situações descritas acima.

Grande abraço a todos,

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.