Ir para conteúdo

PN do Caparaó/ES - Perguntas e Respostas


mariokn

Posts Recomendados

  • Membros

e ae galera!!!

 

Saindo de Belo Horizonte até Carangola. De Carangola até Espera Feliz. De Espera Feliz até Pedra Menina.

Tem onibus direto para Pedra Menina saindo de Espera Feliz, nao precisando ir até Dores do Rio preto.

 

 

Fizemos a "travessia" passando pelo pico da bandeira... saindo do portal capixaba e chegando no portal mineiro...

 

achei o lado capixaba bem melhor do que o mineiro por vários fatores... ecoturismo no distrito de pedra menina ainda esta sendo novidade, nao tendo a febre de pousadas e campings como no lado mineiro, no portal capixaba tbm há duas areas de campings (macieira e casa queimada) sendo que macieira tem chuveiro quente com luz nos banheiros e nas churrasqueiras e na casa queimada tem apenas luz nos banheiros com chuveiros frios (acho que nao demora muito pra ter chuveiros quentes) apesar do portal capixaba ser mais novo, achei mais preservado que no lado mineiro. sao 4,5 km até o pico, caso vá a noite nem dá pra se assustar com a trilha pois nao da pra vé-la a noite, entao quando menos se espera vc ja estará chegando perto do pico. Como chegamos la numa segunda feira, praticamente nao tinha ninguem nos campings.

 

descida pelo lado mineiro é super tranquilo, achei o camping terreirao um lixo, parece um camping abandonado e infestado de guatis que reviram as latas de lixo sujando todo o camping, banheiros sem luz e agua fria. Resolvemos descer para o camping Tronqueira, uma trilha bem facil, area de camping muito boa e ampla com algumas mesas de madeira espalhada na area, e um mirante com uma vista muito bonita, banheiro sem luz e chuveiro frio, visitem o vale encantado, segue-se na trilha indo para o terreirão em um certo ponto tem uma plaquinha mostrando a direçao certa e visitem tbm a cachoeira bonita, descendo o caminho dos carros chegando a um certo ponto tem a plaquinha indicando tbm.

 

como o portal mineiro esta a mais tempo deveria ter uma infra-estrutura maior nao passando por cima do aspecto natureza.

 

e o pessoal que estiver afim de silêncio e tranquilidade nos campings e nas trilhas... evite finais de semana!!!

 

O pessoal da portaria tem o controle de entrada e saida de visitantes, portanto se quiser entrar pelo lado capixaba e sair pelo lado mineiro e vice-versa nao tem problema é so informar na portaria que eles irao avisar a outra portaria. e vc (visitante) terá que acertar a entrada + os pernoites antes de entrar, caso fique mais que o combinado a diferença será acertada na saída. Na entrada eles irao te dar o recibo e um cartão de visitante que será entregue na saída.

 

Caso vá pelo lado mineiro, há muitos serviços particulares que levam a galera até o camping tronqueira, nos usamos esse serviço pra descer até a cidade do alto do caparaó onde fica o portal. nos cobraram R$8 reais. Tipo que nos vacilamos e acertamos com o cara um dia antes, mas se chegar na hora e pedir carona pra descer eles com certeza irao cobrar menos, pois havia muita gente subindo no sabado.

 

a subida até o portal capixaba, conseguimos carona com o onibus escolar local, dependendo da hora senao me engano, 11 horas da manha ele deixa a 4km da portaria, depois ele passa novamente e deixa há 1 km da portaria (foi esse que nos pegamos) e as 18 horas ele passa em frente a portaria. procurem o RESTAURANTE - BAR PROGRAMA DE INDIO e a Cristina informará tudo e até irá parar onibus pra vc hehe... (isso no distrito de pedra menina).

 

Saindo de Belo Horizonte até Carangola. De Carangola até Espera Feliz. De Espera Feliz até Pedra Menina.

Tem onibus direto para Pedra Menina saindo de Espera Feliz, nao precisando ir até Dores do Rio preto.

 

voltando Alto do Caparaó até Manhumirim. De Manhumirim até Belo Horizonte.

 

 

Isso ai espero ter ajudado em alguma coisa...

---------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Amigos.

Estamos montando um grupo para uma caminhada no Pico da Bandeira, pelo Portal Capixaba, nos dias 03 a 07 de setembro.

Visite o site dos Andarilhos de Mambucaba, www.andarilhos.mbc.nom.br e veja a programação.

Se alguém quiser fazer parte do nosso grupo, envie um e-mail para fcimar@terra.com.br.

Abraços do Andarilho,

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario mgiordani

em 01/12/2004 09:54:35

Mensagem:

id="red">

Fala Galera...

Algm tem dicas de Alto Caparaó, vou de ônibus e o q for mais econômica tá valendo, vale a pena fechar esses pacotes de guias e jipe? li q tem uma caminhada de 4 dias, algm ja fez? qual o melhor ir por MG ou ES?

Lugar pra ficar, carona, custos... tudo é bem vindo.

 

Valeu,

 

Replies:

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Agsts

em 01/12/2004 11:46:35

Mensagem:

id="red">

E aí Marcelo.

Entrando por MG (Alto Caparaó) vc vai encontrar uma infraestrutura muito maior do q no ES.

Pelo lado mineiro vc encontra varias pousadas. Se for ficar em camping compensa acampar dentro do Parque. Em dois ou tres vc conhece a maior parte dos picos do parque.

Existem algumas belas cachoeiras, mas estao fora dos limites do parque, entao nesse caso só com ajuda de algum guia ou dependendo da Pousada onde vc ficará, o dono poderá lhe dicas.

 

Nao acho q vale a pena fechar esses pacotes com guias ou jipes. É totalmente desnecessaria.

O parque tem uma infraestrutura de apoio muito boa (banheiros, chuveiros, areas de camping...).

 

Clicando em busca no alto dessa pagina vc irá encontrar dezenas de topicos sobre o Caparaó com muito mais infos e dicas.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario mgiordani

01/12/2004 18:29:23

Mensagem:

id="red">

valeu cara, po eu fiz isso, mas nao apareceu nada : (

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario leorebello

em 01/12/2004 20:57:18

Mensagem:

id="red">

Marcelo,

 

Fiz a Travessia do Caparaó de 30/11 a 01/11/2004. Entrei por Pedra Menina (ES) e saí por Alto Caparaó (MG). Fui com a minha mulher e mais 12 pessoas. Como já estava fora de temporada o parque estava praticamente só para nós. Gosto do lado capixaba por ser mais novo e rústico. Você pode fazer essa travessia indo de ônibus até Espera Feliz e de lá pegando outro até Pedra Menina. Nesse caso andará 8 km até a entrada do parque. Pode optar em ficar no camping Macieira (3 km depois da entrada) ou ficar na Casa Queimada (8 km depois da entrada do parque). Há 3 cachoeiras nesse trajeto, a dos 7 Pilões, do Aurélio e da Farofa. As áreas de acapamento são muito boas, providas de banheiro, água potável. Da Casa Queimada você avista o Pico do Cristal e a Pedra Duas Irmãs. Esse dia a subida é mais pesada mas chega-se até a bifurcação onde se vai para o Pico da Bandeira (á direita) em mais ou menos 3 horas de caminhada (são 4 km). O caminho é bem sinalizado com setas amarelas. Não é preciso guia. Descendo você pode acampar no Terreirão ou descer mais e ficar na Tronqueira. No próximo dia de descida, há algumas cachoeiras que ficam no Vale Encantado, visitar a Cachoeira Bonita (que é bonita mesmo) e mais embaixo o Vale Verde. Do Terreirão até a entrada do Parque (em Alto Caparaó) são 10,5 km. E mais 3 km até a cidade de Alto Caparaó. Lá há uma Pousada boa e barata chamada Pousada Serra Azul, o nome da propietária é Alani. Espero ter ajudado e se precisar de mais dicas é só perguntar.

Um abraço,

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pela usuaria rjquel

em 01/12/2004 21:40:42

Mensagem:

id="red">

Alto Caparaó é muito lindo. Fui quando era pequena, ainda não consegui voltar... É um dos destinos para o próximo ano.... =)

 

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario mgiordani

em 02/12/2004 11:29:46

Mensagem:

id="red">

Pô Leo com certeza ajudou muito.... a minha duvida eh soh por onde vou, pq uns falam pra ir por MG e outros por ES.

 

Valeu pelas dicas

 

abc

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario leorebello

em 02/12/2004 18:24:27

Mensagem:

id="red">

Marcelo,

 

Essa é uma dúvida cruel. Se for fazer a Travessia é bom ir pelo ES e sair por MG. Se for para conhecer alguns pontos é melhor ir por MG. Sai mais barato. E se você for acampar dá para ir a pé desde da cidade de Alto Caparaó até as áreas de acampamento do parque. A entrada do parque é R$ 3,00, cada dia que ficar acampado lá custa R$ 6,00. Você conseguirá ver alguns pontos de interesse ficando uns 3 dias, como o Pico da Bandeira, Pico do Calçado, Pico do Cristal, Morro da Cruz do Negro, e as cachoeiras do lado mineiro. Ano que vem, quando chegar a temporada de montanhismo novamente, repetiremos a travessia. O pessoal gostou muito. Se precisar de mais dicas é só falar.

Um abraço,

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Velho Noel

em 08/12/2004 08:49:40

Mensagem:

id="red">

E aí Marcelo,

 

Quando vc pretende ir? Em janeiro eu pretendo passar alguns dias na casa de minha vó, em Espera Feliz-MG, cidade que fica ao pé do Pico da Bandeira, na fronteira com Espírito Santo. Dependendo de como estiver lá vou querer subir o pico.

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario mgiordani

em 10/12/2004 14:13:34

Mensagem:

id="red">

Vcs acham q da pra vender camisas naquela regiao? rsrs. tenho q ganhar um dinheiro nessa viagem.. soh pra sobreviver

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario mgiordani

em 10/12/2004 14:16:15

Mensagem:

id="red">

Noel ,

devo chegar por la, logo depois do Carnaval, q em janeiro vou estar no Sul de MG...

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Mineiro

em 18/12/2004 15:32:02

Mensagem:

id="red">

Pessoal

Já fui 3 vezes para o Caparaó. Sempre pelo lado mineiro. A próxima vez será pelo lado capixaba. Os campings do lado capixaba têm melhor infra-estrutura, incluindo água quente, pelo que me falaram da última vez que fui (07 de setembro).

Se ficar acampado no Terreirão tem que ficar ligado em não deixar comida na barraca. Os quatis estão rasgando as barracas pra roubar comida.

 

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario scout

em 16/01/2005 20:07:46

Mensagem:

id="red">

Olá pessoal,

Afinal de contas, é melhor ir por MG ou pelo ES? Alguém já foi do Rio? Qual o trajeto?

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario leorebello

em 16/01/2005 21:57:47

Mensagem:

id="red">

Scout,

 

Já dei algumas dicas sobre os lados do PNC em mensagens acima. É como eu disse, ser for fazer a Travessia do Caparaó é melhor ir pelo lado capixaba. Mas se for apenas para ir em alguns pontos de interesse, o lado mineiro é melhor. Pelo lado capixaba você chega de carro até o camping Casa Queimada. Já no lado mineiro, você chega de carro até o camping Tronqueira e tem que andar 4,5 km até o camping Terreirão. Sou do RJ e fui pela BR-116 sempre me orientando pelas placas. Há um trecho muito ruim depois de Além Paraíba, onde você tem que ir desviando de muitos buracos e esperar os carros também desviarem (há trechos em que você tem que ir até o acostamento da contra-mão). Esse ano faremos a Travessia novamente no período mais indicado (de abril até setembro). Espero ter ajudado.

Um abraço

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario ROGERIO FELIX

em 17/01/2005 11:27:52

Mensagem:

id="red">

Marcelo,

 

Quando voçe esta pensando em fazer o Pico da Bandeira, estarei lá por volta do dia 06/02/2005. se voçe tiver afim combinamos de la se ver, beleza???

 

De noticias!

 

Rog.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Para quem se interessa em subir o Pico da Bandeira pelo lado mineiro ai vão algumas dicas:

 

Alto Caparaó é uma cidadezinha muito simpática, mas, atenção, não possui banco nem hospital. Posto de gasolina tem.

 

O parque tem uma infra-estrutura muito boa. Para datas mais concorridas vale a pena fazer reserva.

 

Da Tronqueira (último ponto que se alcança de carro) até o pico são nove quilometros. Os primeiros 4.500m são tranquilos, a caminhada é muito bonito, margeando o Vale Encantado. Fiz a caminhada a noite com lua cheia, nem precisamos de lanterna neste primeiro trecho.

 

A metade do caminho é demarcada pelo Terreião. Última área de Camping antes do pico. Possui banheiros e uma casa para quem quiser alugar. Possui tb um posto de vigilância.

 

A segunda metade (do Terreirão ao Pico) é mais difícil, mas nada impossível. Vale a pena guardar forças para os últimos 800m. Esse aí é pedreira, literalmente. Vale a pena chegar imediatamente antes do nascer do sol. Chegar no pico muito cedo não adianta nada e vc vai acabar congelando. Verdade: pegamos tempo nublado (só no final, acabou que não deu para ver o nascer do sol) e lá em cima o frio é de encardir. Só como observação vale dizer que meu gorro, máquina fotográfica e cílios congelaram. Meu rosto ficou coberto por uma fina camada de gelo. E isso pq ficamos lá em cima menos de 20 minutos.

 

Dica: para quem pode o melhor é sair para o Terreirão (metade do caminho) durante o dia, armar barraca e tratar de descansar para alcançar o pico durante a madrugada e ver o nascer do sol. Levem binóculo, pois se o céu tiver limpo, dizem, dá para ver até o litoral do ES.

 

Subir da Tronqueira direto até o pico e voltar no mesmo dia (que foi o que eu fiz) é pesado. Dá para fazer, mas é pesado.

 

Desça devagar ou seus joelhos vão para o espaço. Leve bastante líquido, sanduíches, frutas e barra de cereais. Mas evite subir muito pesado. Cuidado para não exagerar nos agasalhos durante a subida ou seu suor acaba congelando. É importante, sim, levar agasalhos bem quentes para os momentos que vc para de caminhar (principalmente no pico).

 

Durante o dia dá para subir sem guia. Durante a noite, não. Dizem que dá para subir acompanhando apenas as setas, mas vc acaba se perdendo.

 

IMPORTANTÍSSIMO: Nada de banho quente logo após a descida, espere seu corpo se aclimatar primeiro. Senão vc acaba no hospital.

 

No mais, uma boa viagem e leve uma boa máquina fotográfica, as paisagens são deslumbrantes.

 

Lá é maravilhoso. Uma das viagens que vc se lembra para sempre.

 

Tiago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros de Honra

Salve André... o mapa ou a carta só são úteis se for se aventurar fora das trilhas oficiais do parque... tirando isso, os caminhos são bem marcados, não tem muita necessidade.

 

De qq forma, dá uma olhada em trilhasecia.com.br , de repente pode achar por lá.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado Samuel,

 

Na verdade, eu quero mesmo aproveitar um lugar bem demarcado como o Caparaó para treinar orientação em trilha. A partir dessa quarta, vou seguir o roteiro de percorrer os Parques Nacionais do país. Larguei emprego e tudo no Rio para esse projeto e queria ter segurança para percorrer alguns lugares como a Chapada Diamantina sem guias. Vou dar uma olhada no site.

 

Nobre, grande abraço,

André.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...