Ir para conteúdo

Da Bolívia ao Peru - La Paz, Copacabana e Puno (Titicaca), Cusco e Lima - 14 dias


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Dia 06 – Rota Puno – Cusco

Compramos a viagem Puno-Cusco com a empresa www.inkaexpress.com: US$ 50,00 com direito a almoço e várias paradas, além das explicações do guia. O preço é meio salgadinho, mas valeu a pena, porque aprendemos muitas coisas, inclusive nas estradas, porque o guia era muito bom. Foi a Ruta Del Sol.

Entendemos porque muitas casas no Peru não são pintadas, ficam nos tijolos mesmo: O governo, inteligentemente, cobra mais impostos quando as casas são finalizadas e isso é um incentivo para contruí-las direitinho por dentro e por fora deixar inacabado. É mole?

As paradas foram muito interessantes: as ruínas de Pukara, o Abra la Raya (encontro entre as cordilheiras Bolivianas e Peruanas, a 4.338m de altitude) e Raqchi. Nas explicações compreendemos o caminho pré-inca de La Paz até Cusco. Infelizmente, não visitamos as ruínas de Tiwanaku em La Paz, mas não deixem de ir se a intenção for conhecer a cultura inca, porque eles utilizam este sítio arqueológico como referência inicial para toda a história.

Chegando em Cusco, ficamos no hostal Loki, super jovem, parece até que vc está em uma universidade inglesa, porque só tem gringo lá. Rs Ficamos à noite relaxando e batendo papo no pub, muito divertido.

http://www.lokihostel.com/es/cusco

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101122113547.JPG 500 375 Abra La Raya]As montanhas de Abra La Raya, a 4.338m de altitude, na separação das cidades de Puno e Cusco. [/picturethis]

 

Dia 07 – Cusco

Tiramos o dia para rodar de bobeira em Cusco. Encontramos um carro em forma de vagão de trem, que roda pela cidade, explicando os locais: Tranvia de Cusco, 15 soles. Interessante para dar uma olhada geral, mas só para no mirante da cidade, onde tem a réplica do cristo redentor, não muito interessante para cariocas. Rss

Ficamos lá mesmo e fomos conhecer as ruínas de Sacsaywoman, que dizem que representa a cabeça da pantera. Aliás, as cidades incas tinham formas de animais sagrados e o que lembro é que Cusco tem forma de pantera e Machu Picchu de Condor.

Uma dica: É meio complicado visitar ruínas sem guia. É lindo, mas vc fica sem as explicações. Visitamos Sacsaywoman sem guia, mas tenho certeza que perdemos muitas coisas interessantes.

Importante conhecer o boleto turístico: vc paga um valor fixo e pode visitar diversos locais em 10 dias. Tem a versão compacta e a completa, que inclui os passeios do vale sagrado. Compramos a completa por 130 soles.

Depois, voltamos para a cidade a pe, passeamos pelos cantinhos, tiramos fotos... Cusco é uma cidade para contemplar também, são muitos cantinhos bonitinhos. São 21 igrejas, realmente um local histórico e bem diferente.

Estávamos em dúvida de como seguir para Águas Caliente e MP e encontamos os espanhóis que ficaram conosco no Lago Titicaca e resolvemos realizar o mesmo que eles: compramos um pacote com guia (por causa das explicações, detalhes, não queríamos perder nada) e ficamos com tudo ok para os dois dias seguintes.

Pacote = Passeio pelo Vale Sagrado com guia (Pisac e Ollantaytambo) + trem para Águas Calientes + pernoite em Águas Calientes + entrada para MP com guia + ônibus Águas Calientes – MP + trem de volta para Ollantaytambo + ônibus para Cusco = US$ 180,00. Considerando somente a entrada para MP de US$ 43,00, consideramos bem interessante ficar despreocupadas.

Descansamos para a longa jornada.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101122114437.JPG 500 375 Sacsaywoman] Ruínas de Sacsaywoman em Cusco [/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101122114926.JPG 500 375 Cusco]Praça das Armas - Cusco [/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 08 – Vale Sagrado e Águas Calientes

Fomos em direção ao Vale Sagrado com um grupo grande, mas apenas alguns iriam seguir conosco para Águas Calientes. Na verdade, as agências juntam os interessados para os passeios, que são os mesmos. Ou seja, em um mesmo passeio, tem gente que pagou menos e que pagou mais, dependendo de onde comprou. Resultado: Procure uma agência simples na rua, mas com fotos, recibo, tudo organizadinho (são muitas) e não compre os passeios com antecedência ou no hotel cinco estrelas. É tudo a mesma coisa.

O guia era muito divertido e ensinou muitas coisas interessantes no caminho e nas ruínas. Descemos o vale, paramos primeiro em Pisac, visual maravilhoso, com muitas montanhas lindas ao redor. Explicações sobre a agricultura e o que eu achei muito interessante: o cemitério de Pisac era organizado em uma montanha, com buracos... diz-se que há mais de 5.000 tumbas nas paredes da montanha... agora, como eles levavam os corpos para lá? Rs Realmente muito interessante.

Em Pisac, realizamos uma caminhada nas bordas da montanha (nada mortal, acreditem), sempre com explicações fascinantes. Em seguidas, fomos para Ollantaytambo, realmente fascinante, achei incrível. Interessante os níveis da agricultura... eles testavam os alimentos conforme a altitude e por isso existem vários degraus. Existem construções e desenhos nas paredes das montanhas, também como foram parar lá, não sei... rss Fotos lindas, super visual.

O trem para Águas Calientes saiu às 19h30. Em pleno dia de semana, estação cheia. Deve ser assim todo dia. Mas o local é reservado. Fomos no trem Backpackers, tranqüilo. 2 horas de trem, muita gente animada com a viagem, divertido.

Chegamos mortos em Águas Calientes, para saber que o ideal é estar no ponto de ônibus para MP às 3h30 do dia seguinte, para garantir a trilha de WaynaPicchu (400 pessoas por dia só)... Puts! Exausta, coloquei o despertador para às 2h50, sem pensar sobre isso!!

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101123143508.jpg 500 375 Pisac]As tumbas nas paredes das montanhas de Pisac [/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101123143606.jpg 500 375 Ollantaytambo] As incríveis montanhas do vale sagrado, com as esculturas de pedras, no visual incrível de Ollantaytambo [/picturethis]

 

Dia 09 – Machu Picchu

Acordei às 2h50 (força!) e às 3h30 estava na fila para o ônibus sozinha. Fui a 14a da fila, incrível. É importante saber que em MP não se compra nada, então, leve água e comida para o dia todo. O primeiro ônibus sai às 5h30 (não me lembro bem) e nesse que eu fui. A estrada é linda, dá uns 20min e você vai se maravilhando com as montanhas que surgem do nada.

Machu Picchu abre às 6h e, na fila, vc recebe o carimbo tão disputado para a trilha de Waynapicchu, aquela montanha famosa que aparece em todas as fotos do local. Nesta trilha, somente vão 400 pessoas por dia: 200 às 7h e 200 às 10h, por isso a necessidade de chegar tão cedo lá.

Escolhi a trilha das 10h e entrei em MP com sol nascendo, vazio, só eu e mais ninguém olhando as paisagens maravilhosas. Chegue cedo, para ter fotos sozinha em MP. O sol vai subindo, vai ficando ainda mais lindo e os turistas vão chegando, até ficar bem cheio (umas 9, 10h, quando os turistas que vêm de Cusco chegam).

Dei mole e perdi nosso guia, acho que foi de tanto babar por aquela paisagem. Às 10h, subi para Waynapicchu. A trilha não é muito difícil, é moderada para quem tem costume de trilha e, em mais ou menos 1h, chega-se no topo. O visual lá de cima é realmente incrível, vc percebe o formato de MP, que parece um Condor ao contrário. Waynapicchu também é grande e você tem muitas pedras e ruínas para conhecer também.

Ao final do dia, encontrei os amigos que não acordaram tão cedo quanto eu e pegamos o ônibus para Águas Calientes. De dia, faz bastante calor, sol.. prepare-se para se proteger de frio e calor.

Em Águas Calientes, fomos conhecer as piscinas térmicas e é muito engraçado e fedido. Só entrei porque estava morta e ainda tinha um trem pela frente. Voltamos no trem Vistadome e a diferença é uma mesa que me serviu de travesseiro e serviço de bar bem, bem simples.

De volta em Cusco às 23h, apagamos no Loki hostal novamente.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101123143937.jpg 500 375 Machu Picchu]A foto padrão em Machu Picchu, com Waynapicchu ao fundo. [/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101123144044.jpg 500 375 Machu Picchu]Macchu Picchu visto de Waynapicchu, em formato de um condor de cabeça para baixo [/picturethis]

 

Dia 10 – Cusco

Mais um dia tranqüilo em Cusco. Pela manhã, visitei o museu Qoricancha, pequeno, mas que apresenta coisas bem interessantes sobre os incas. Vale à pena, é incluído no boleto turístico.

Andar de bobeira em Cusco é bem legal.

Encontramos nossos amigos espanhóis e andamos muito pelas ruas, conhecendo as feiras de artesanato mais distantes do centro, onde o preço é bem melhor.

Queríamos comer comida típica Peruana mesmo e encontramos, bem distante do centro, o restaurante Pachamama, super gostoso: comemos ceviche (peixe cru temperado, super diferente), lomo saltado, milho gigante (rsrs adorei esse milho), aji de galinha, muitas delícias que valem à pena!

À noite, fomos em um pub com show de músicas latinas, em um bairro alto da cidade, bem bonitinho... Km 0 o nome do pub, super animado e com double drink, inclusive pisco sour (como se fosse uma caipirinha cremosa), que quem vai ao Peru tem que experimentar!

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101123144308.jpg 500 333.333333333 Pachamama]As deliciosas comidas típicas do Peru. [/picturethis]

 

Dia 11 – Cusco – Lima Eu já estava exausta. Mas saí pela manhã para tirar as últimas fotos da cidade. Passei pela praça de São Francisco e, infelizmente, não consegui ir ao Mercado de São Pedro, mas dizem que vale muito à pena.

Voamos para Lima na hora do almoço e lá, encontramos um amigo da minha amiga, que mora lá. Nos hospedamos no Flying Dog, um hostel bem simpático, mas menos badalado que o Loki. Fomos muito bem atendidos.

Almoçamos comida típica pela cidade e descansei o resto do dia, estava já ficando acabada. Rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Adorei seu relato, vou usar algumas de suas idéias para minha viagem ::cool:::'> !!! Tenho alguns amigos que fizeram o mesmo no fim do ano passado, eu ia junto mais acabou não dando certo, mas em janeiro estou indo, eles me deixaram mto empolgada e me passaram o roteiro que fizeram...mas minhas idéias e planos mudaram um pouco, então o roteiro dos meus amigos não me interessa mto agora, porq além da aventura eu pretendo conhecer bem a história Inca, as trilhas e a cultura local, faço faculdade de Arquitetura e tdo me vale além de aventura e experiência, como horas academicas que é ::otemo:: ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Colaboradores

Dia 12, 13 e 14 - Lima

Vou resumir Lima, porque eu não vi muita graça, não sei se porque já estava cansada ou porque não tem mesmo... rs Ou seja, não precisa ficar este tempo todo lá.

Fomos ao Monastério de São Francisco, passeamos de bobeira pelo centro, praça das armas, praça de San Martin, tomamos inka cola light, mas o que eu mais gostei em Lima foi o Museo de La Nation, realmente muito interessante se realizado com o guia. Custa somente 15 soles e o serviço foi realizado com muita boa vontade e aprendemos muito.

O shopping Larcomar também é muito interessante, porque, apesar de ser um shopping como outro qualquer, vc pode passear de frente para as pedras do litoral do oceano pacífico, inclusive tomando um café havanna, que é o maior estilo.

Tem um restaurante também, puxado pra dentro do oceano, próximo ao shopping, que infelizmente não fomos, mas me disseram ser ótimo.

Fora isso, Miraflores é o melhor bairro para se hospedar, por ser mais arrumadinho, com melhores opções. Tem algumas ruas próximas com lojas de artesanato, mas não vi nada de muito interessante, os arredores de cusco são melhores.

Visitamos o templo de Pachachamac, mas, depois de cusco, fica difícil achar interessante.

E o ceviche... bom, realmente muito gostoso. Dá vontade de comer até enjoar.

Valeu, Pessoal! Espero ter ajudado.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110818152004.JPG 500 375 Larcomar] Visual do shopping Larcomar - oceano pacífico [/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...