Ir para conteúdo

Rio Sao Francisco - Alagoas


Posts Recomendados

  • Membros

Oi Anderson !

 

Entao...nao tenho roteiro...Fui a Maceió quando crianca e nao lembro de nada...Decidi fazer esta viagem pela vontade de conhecer melhor trechos do rio sao francisco ! Sou apaixonada por rios , já viajei bastante pelos rios da Amazonia e agora gostaria de viajar pelo sao francisco . Pensei em Alagoas porque gostaria muito de conhecer a regiao de Penedo , além de andar pelo maravilhoso litoral do estado . Porém , tenho poucas informacoes daí . Já que vc é da regiao deve ter boas sugestoes para mim.....

 

abracos.....

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá Lyviansena!

Com certeza vc já deve ter feito a viajem, mas irei postar umas dicas para que outros viajantes possam aproveitar o visual desta região!

 

Recomendo iniciar este trajeto a partir de Paulo Afonso-Bahia, vc chega em Paulo Afonso a partir de Feira de Santana, são 390 km de rodovia mal conservada e procure nunca viajar a noite, pois os assaltos são quase diários...

 

Paulo Afonso é a capital nordestina do turismo de aventura, voce pode visitar a hidroelétrica da CHESF e curtir o visual do rio São Francisco, com destaque para a Ponte que divide o Estado da Bahia e Alagoas vá até Delmiro Gouveia e posteriormente Olho D'Água do Casado e Piranhas. Em Piranhas visite o segundo museu do Lampião(existe outro em Mossoró-Rio Grande do Norte) e atravesse para Canindé do São Francisco-Sergipe, o visual lá de cima é fantástico. De lá partem os passeios para o canyon no lago da hidroelétrica de Xingó.

 

Volte para Piranhas, Olho D'Água do Casado e o próximo destino é Pão de Açucar. De Pão de Açucar o próximo destino é Traipu, vc tem que voltar até o trevo e ir para Arapiraca.

 

De Traipu volte para Arapiraca e vá até Porto Real do Colégio. De Porto Real do Colégio vá até Penedo(Ouro Preto do Nordeste). De Penedo desça para Piaçabuçu, de onde partem escunas e lanchas para a fóz do São Francisco. Se tiver tempo de sobra procure conhecer uma comunidade quilombola próxima da fóz, chamada Pixaim. Procure o Seu Aladim que é uma pessoa carismática!

 

Aproveitem este trecho pouquíssimo conhecido do nosso Brasil.

 

Boas viajens!

 

sem reservas

Belém do Pará

(em trânsito)

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

po, queria uma ajuda.

meu roteiro eh: rio - porto de galinhas - maragogi - maceio - piranhas - piaçabucu - litoral sul - maceio - recife - meu rio.

 

claro, sintetizei ao maximo. mas meu maior problema esta em relacao a saber onde ficar em piaçabucu. ja sei que tem penedo pra visitar e que eh perto. mas meu lance eh.... depois de fazer o passeio dos canions, em caninde e visitar piranhas, saio de piranhas no inicio da noite e parar em arapiraca pra dormir (pq eh quase meio do caminho e, assim, a viagem fica menos cansativa). acordo em arapiraca cedo e vou pra piaçabuçu pra conhecer a foz do rio. passarei o dia la. ok. quero conhecer a foz, conhecer a comunidade pixaim, fazer o que tiver pra fazer. tudo. mas ai, pensei... vir a noite embora, em direcao a maceio, pra dormir na praia do frances e curtir aquelas praias (gunga, etc) no dia seguinte, seria uma extrema burrice. achei melhor dormir la por piaçabuçu, acordar cedo e vir descendo o litoral sul durante o dia, pra ir parando e conhecendo cada pedacinho que tiver pra conhecer até chegar à praia do frances (quem conhece e tem mais experiencia, concorda com meu raciocinio???? aceito palpites!!!!!).

 

meu problema. ou melhor, problemas: da pra conhecer a comunidade pixaim de carro? eu sempre leio sobre essa comunidade, mas em relatos em que as pessoas foram caminhando.. eu tenho artrose na bacia. caminhar mais em torno de 2 km eh o meu maximo. dai pra frente, comeco a sentir dores, vem mau-humor, enfim, meu dia acaba. mas queria conhecer. entao, a pergunta eh: da pra chegar la de carro????

 

segundo problema: onde ficar em piaçabucu. serve peba, serve ate mesmo penedo. pelo que vi eh tudo muito proximo. mas ate agora achei o preço salgado. fiz contato com hotel sao francisco em penedo e o hotel colonial. caros. a pousada chez julie, que eh uma gracinha (pelo menos parece pelas fotos da internet) e a pousada do maninho estao na faixa de 100 reais. liguei pra uma tal de pousada praiana. me cobraram 50 reais com cafe.

alguem daqui a conhece????? nao faço questao de luxo, ate pq so vou dormir e partir cedinho no dia seguinte. mas como essa pousada nao tem fotos, nem site, to com medo de ser espelunca.

 

ah, outra ajuda. sobre assaltos. o que me dizem sobre os seguintes trechos para serem feitos a noite (a noite é noite mesmo, nao de madrugada).

-porto de galinhas-maragogi

- maceio-arapiraca

-piranhas-arapiraca

-maceio-recife

 

 

valeu!!!!!!

Link para o comentário
  • Membros

Voltei de Alagoas esses dias e vou ajudar no que posso, com relação ao percurso, tem que ser feito mais ou menos desse jeito mesmo que você pensou, descansar próximo a foz pra depois subir o litoral sul de Alagoas, mesmo porque deve dar em media umas 3 horas e meia de viagem ate Maceió, mais tem que acorda bem cedinho mesmo porque se não não consegue ver tudo o que tem pra ver da foz ate Maceió, e o trexo entre Porto de Galinhas e Maragogi e Maceió Recife é sempre bom passar de dia pois principalmente nas entradas dos canaviais ta acontecendo muito assalto sim...

Espero ter ajudado um pouco...

Até...

Link para o comentário
  • Membros

po, sabem dizer se entre piranhas e piaçabuçu e entre piranhas e maceio, se tambem sao lugares complicados para se viajar a noite?

 

eu tenho dois planos de roteiro. o inicio e o fim do meu roteiro estao mais do que certos. meu problema eh o meio. rsrs. entao, quem tiver alguma experiencia, me ajude a escolher:

 

Plano A= chego de porto de galinhas a maragogi a noitinha. acordo cedo em maragogi, curto a cidade e depois venho no final do dia ate maceio. durmo num albergue.

no dia seguinte, conheco a orla de maceio, faço o passeio das jangadas em pajuçara e no final do dia, tipo por volta de umas 6h da tarde, partiria rumo a piranhas. mas pra nao ficar cansativo, nao iria direto de maceio ate piranhas. dormiria em arapiraca, que fica no meio do caminho. dia seguinte, continuava ate piranhas pra fazer o passeio no xingo e conhecer a cidade. ficava la o dia todo, e vinha embora rumo a piaçabuçu tambem no inicio da noite, ao cair o sol. na mesma logica, dormiria em arapiraca de novo, pra no dia seguinte, partir rumo a piaçabuçu. conheceria penedo, ia de barco ate a foz, conheceria o peba e entao dormiria por la, pra no dia seguinte acordar cedo e vir descendo o litoral sul ate chegar no frances.

 

Plano B = chego de porto de galinhas a maragogi no inicio da tarde. saindo cedo de porto, venho conhecendo as praias no meio do caminho, como carneiros, tamandare. bem, chego a maragogi por volta das 12h. curto maragogi o dia inteiro. durmo la. acordo em maragogi, saio cedo e parto rumo a maceio, conhecendo o litoral norte (umas 4 horas de viagem, parando, conhecendo). penso em chegar a maceio por volta de 12h. conheco a orla, faço a jangada de pajuçara. nao durmo. no final do dia, por volta das 6 ou 7h, parto rumo a piranhas direto (sem fazer uma parada em arapiraca). acordo no dia seguinte ja em piranhas, conheco tudo por la. saio de la tambem por volta das 6h da tarde direto pra penedo/piaçabuçu. durmo em penedo ou no peba (onde eu encontrar mais em conta). acordo cedo. passo o dia la. durmo la de novo. dia seguinte, acordo cedinho e venho descendo o litoral sul ate chegar no frances.

 

vantagens e desvantagens do plano b em relacao ao plano a = ir direto de maceio ate piranhas eh mais cansativo. porem, no dia seguinte ja acordaria cedo em piranhas, sem precisar pegar estrada. entao, curtiria mais a cidade. agora, problema: so da pra pensar na possibilidade disso se nao for muito perigoso ir a noitinha de maceio ate piranhas. o mesmo vale em relacao a piranhas ate piaçabuçu. se eu for embora de piranhas e partir direto pra piaçabuçu, eu ja acordo la perto da foz e aproveito muito mais. lado negativo eh que fica uma viagem noturna mais cansativa. mas caio no mesmo dilema. so da pra me decidir entre o cansaço e a possibilidade de aproveitar mais o dia, caso eu possa ir direto a noite de piranhas ate piaçabuçu, em relacao à segurança.

 

bem, fico no aguardo de quem puder me ajudar.

 

ah, obs.: ja sei que em alagoas o sol nasce cedo. mas e o poente? tem sol ate que horas, mais ou menos, na epoca de março?

 

beijinhos a todos, marcia.

Link para o comentário
  • Silnei locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...