Ir para conteúdo

Colocar ou não colocar lona embaixo da barraca?


Posts Recomendados

  • Membros

Boa discussão!

Eu usava uma Nautika Falcon que aguenta bem o tranco aqui no Brasil (uma vez pingou água pelo sobre-teto durante uma trovoada). Agora comprei uma Mountainsmith Morrison 2, que ainda não foi testada. O que percebi, é que há uma diferença muito grande no material do piso das duas. Acredito que o material utilizado na Mountainsmith deve ter muito boa qualidade, porém é muito mais fino que o da Nautika, passando uma impressão de fragilidade. Acho que é o preço que se paga por querer andar mais leve: material mais leve, porém menos robusto (não é regra). Detalhe é que o material fino da Mountainsmith é mais impermeavel que o da Nautika, aguenta 5000mm.

Tenho intensão de usar uma lona ou footprint para conservar minha barraca. Acredito que assim, protegida do atrito, ela irá durar mais.

Minha pergunta:

O que acham de usar um daqueles cobertores de emergência como footprint? Não será uma proteção forte, mas já ajudará a proteger, e quem sabe ajuda isolando um pouco do frio.. além de ser muito compacto e leve.. Alguem já fez isso? Seria uma ideia razoável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Tenho intensão de usar uma lona ou footprint para conservar minha barraca. Acredito que assim, protegida do atrito, ela irá durar mais.

Minha pergunta:

O que acham de usar um daqueles cobertores de emergência como footprint? Não será uma proteção forte, mas já ajudará a proteger, e quem sabe ajuda isolando um pouco do frio.. além de ser muito compacto e leve.. Alguem já fez isso? Seria uma ideia razoável?

 

Gabriel, nunca tentei, mas acredito que ''FURAR'' o tecido aluminizado dos cobertores de Emergência é mais fácil. A resistência deve ser menor. Mas faça o teste em casa, com seu cobertor: tente furar um cantinho dele, prá ver se é fácil... Acredito que o material dos cobertores de emergência devem ser todos semelhantes, apesar das diversas marcas.

Outra: se a lei da física fosse mantida, ou seja a mesma resistência do material aluminizado, comparado com os Footprint, o primeiros já teriam sido escolhidos pelos fabricantes, pelo menor peso... abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu André!

Com certeza os footprints são melhores que um cobertor de emergência.. Estava pensando nele como uma alternativa bem leve e barata (R$11,00). Não tenho um cobertor de emergência, mas talvez compre um pra fazer um teste.. vi que o da marca Coghlans tem dimensões parecidas com minha barraca, de 10 a 20 cm menor (tamanho bom pra usar como footprint).

A Mountainsmith tem um footprint pra barraca, pesa 250g, resiste a 2000mm (ajuda a resistir à umidade), e prende as pontas nas varetas da barraca.. mas não tem no Brasil pra vender.. além de custar de 25 a 30 dolares no USA..

Se eu fizer o teste com cobertor posto aqui! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Maurício, a resposta me parece que é "não resolve nada".

Explico: quando a gente é escoteiro, ou mesmo um "sem teto" que dorme no passeio, aprendemos que "papel" ou "jornal'' é isolante do frio do chão, que é bom dormir em cima dele, ou por a barraca em cima. O sombrite não isola nada.

Outra função da lona ou footprint é não deixar passar a "pontinha cortante" de uma pedrinha, ou lasca de madeira, ou espinho, que furaria o fundo da barraca. O sombrite é mesmo que nada.

Outra função da lona ou footprint é não deixar passar LAMA, que sujaria a barraca. O sombrite vai ficar uma meleca.

Outra função é isolar a água, pois isolaria também o frio, e o sombrite é todo vazado.

Então... Não protege !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá!

 

Você colocou a foto de um Gear Loft dizendo ser um Footprint. Essa foto que você colocou é de um Gear Loft, aquela redinha que se pendura no teto (interior) da barraca para guardar pequenos objetos. Alguns fabricantes como a Eureka, a própria Marmot geralmente já fornecem esse acessório em alguns modelos. Outros fabricantes vendem separado.

 

Confra alguns modelos de Gear Loft: https://www.google.com.br/search?q=gear+loft+tent&espv=2&biw=1242&bih=585&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiluej_ka7KAhVDx5AKHZaBBOQQ_AUIBygC

 

A função do Footprint é sim aumentar a proteção ao piso da barraca. Há vantagens e desvantagens. Posso citar como vantagem o fato de realmente proteger o piso da barraca, principalmente se a barraca não for de um material de qualidade, além de proporcionar mais uma camada de proteção contra água e possíveis rasgos.

 

Como desvantagem, posso citar o fato de representar um peso e um volume extra e também, causar um efeito contrário à ideia de aumentar a impermeabilização do piso da barraca. Isso porque, dependendo do tamanho do footprint, a água pode entrar por entre ele e o piso da barraca, ficará acumulado podendo se infiltrar no fundo da barraca, se ela não tiver uma boa impermeabilização do piso (nesse caso o footprint vai funcionar como um coletor de água, o que não seria interessante).

 

Eu particularmente acho que vale a pena usar em alguns casos, até mesmo pra reduzir a sujeira que fica grudada no fundo da barraca. E recomendo pra quem não gosta de usar, que tenha um cuidado maior ao escolher o local no qual irá armar a barraca.

 

Os fabricantes recomendam sim o uso do Footprint. Veja no link da Eureka pro exemplo: http://www.eurekatent.com/Tent_Care/

 

Já no site da Marmot, tem a seguinte citação sobre o Footprint: "Protect your investment! Designed to fit snugly beneath the tent: This rugged footprint effectively repels moisture, and protects the bottom of your tent from abrasions, scuffs, and punctures. Use shiny (coated) side up."

 

Ou seja, segundo o fabricante Marmot, o footprint serve para repelir umidade e proteger a parte inferior da barraca contra escoriações, arranhões e perfurações.

 

A Mountain Heardwear cita que o footprint prolonga a vida útil da barraca. "The Optic™ 2.5 Footprint is a waterproof footprint that protects the tent floor from damage and prolongs tent life by adding a layer between the tent floor and the ground."

 

A The North Face cita que o footprint protege a barraca contra água e abrasão e também cita que é um acessório que prolonga a vida da barraca: "This footprint shields your tent floor from the cool, wet, or abrasive-ground, prolonging the life of the tent floor."

 

A Kelty também cita uma informação semelhante à informação dada pela The North Face: "Perfectly sized for the Salida 2 tent, this footprint will extend the life of your tent’s floor by protecting it from rough or abrasive surfaces."

 

Também encontramos recomendações da Big Agnes, Black Diamond, Outdoor Research e outros.

 

Outra questão é a seguinte, praticamente todos os grandes modelos de barracas dos grandes fabricantes mundiais, já vêm com o Footprint. Eles geralmente não adicionam nos modelos mais baratos, mas os vendem separadamente.

 

Abraços!

 

ate mesmo pq muitos fabricantes recomendam o uso de uma lona
Outra questão sobre o uso de lona ou footprint, é que grandes marcas mundiais já adicionaram o footprint como ítem de série de alguns tipos de barraca. Se eles que são fabricantes aconselham... talvez tenha alguma serventia. Acho que é a melhor opção pra quem quer ter um cuidado a mais, principalmente com o chão da barraca.
Salve moçada!

 

Polêmicas à parte, o fato de alguns fabricantes recomendarem (e até incluirem o footprint no kit) pode ser visto sob dois ângulos:

 

1) Realmente é interessante e por isso recomendável, como forma de preservar a integridade do piso da barraca, especialmente quando usada sobre terrenos pedregosos, que tendem a danificar (perfurar/desgastar) o piso do vestíbulo; ::otemo::

 

A concepção adotada por vocês sobre o Footprint está equivocada senhores.

A função do Footprint não é reforçar o piso da barraca.

Se assim fosse o fabricante estaria admitindo que o seu produto tem baixa qualidade no piso. Além domais seria muito mais simples e impactaria em menos custos de produção confeccionar um piso duplamente mais espesso que gerar uma outra peça de mesmo material ou diferente para proteger este piso.

O função do Footprint é ser utilizado quando o bom tempo permitir a não necessidade do habitáculo interno (vestíbulo), apenas com o sobre-teto para deixar a barraca mais leve para ser transportada e ventilada no verão.

Observem por exemplo a Marmot Limelight 3 que já acompanha um Footprint:

 

[align=center]571b27ee-022c-4862-9435-11128d173ae1.jpg

169f0d0b-fcfa-444d-a694-1f97ac9b2aa1.jpg[/align]

Este Footprint nunca irá proteger o piso de umidade, simplesmente porque sua malha é telada (vazada), pode até reforçar a resistência do piso a perfurações, mas volto a dizer: Esta não é sua função.

 

Como vocês afirmaram que alguns fabricantes recomendam o uso de um Footprint ou lona (eu nunca vi isso)... Por favor me mostrem alguma dessas recomendações, pois aí eu me convenço que o equivocado sou eu.

 

Sobre a lona plástica vendida em depósitos de construção, qualquer ponta de pedra ou galho que rompa uma trama de Polietileno de alta densidade atravessa fácil a lona plástica.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Em 07/04/2021 em 10:36, Carla Harzheim Macedo disse:

Pessoal o meu problema é que o solo no meu sítio tem muitos tocos de madeira e ainda estão duros Já furaram a lona e certamente vão furar a barraca, não? Coloco o que em baixo? Maderite? Terreno está em fase de limpeza, mas demora 

Carla, 

Nessas condições não creio que um tecido de qualquer tipo irá resolver 100% do problema. Não recomendaria acampar com barraca sobre este tipo de piso. Ou usa um fundo rígido - madeirite oou tábuas, por exemplo, ou acerta o local. Se é num sítio, como você diz, considere preparar a área de acampamento previamente, roçando e limpando os galhos. Acho mais efetivo.

Ou então acampa com rede, que te deixa suspensa do chão. 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Boa noite!

Todas as opiniões são válidas, tanto os experientes e os novatos tem suas razões...

Uma barraca de boa qualidade pode até dar essa opção de não pôr a lona sob ou sobre a barraca, porém nem todos tem condições de investir em um equipamento mais caro, sendo assim, é válido sim usar esse artifício para proteger o material e porque não evitar um assustador alagamento interno...

Cuidados onde montar a barraca deve ser levado em conta também..

 

Mas sou da antiga e realmente não usava  esse artifício, como também não via coisas que vejo agora, tipo: ventilador,fogão elétrico, micro-ondas, etc...

 

Se usam esses artificios em um " acampamento", por que não se pode usar uma lona ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...