Ir para conteúdo

Colocar ou não colocar lona embaixo da barraca?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Eu costumo levar um ou dois pedaços daquela lona preta que se compra em lojas de material para construção. É bastante leve e não ocupa espaço, embora não seja também muito resistente.

 

Os usos são diversos, eu normalmente uso para fazer uma cobertura extra ou para sentar em cima. Muitas vezes ponho embaixo e já coloquei entre o sobreteto e a barraca, numa tempestade em Ubatuba. Tá, isso se faz necessário porque a minha barraca é vagabunda mesmo. Mas, por enquanto não posso comprar uma melhor, então me dou por feliz! ::lol3::

 

Eu estou para aplicar um selador de costuras que comprei, ele deve resolver quase todo o problema de impermeabilidade. Mas, dificilmente vou deixar de levar um pedaço de lona. Nunca se sabe quando o vento vai levar sua barraca embora... ::hahaha::

 

Caro Marco,

 

Sinceridade é tudo! ::lol4::::lol4::::lol4::

Mas que a loninha ajuda, isso ajuda, mesmo nas barracas mais "sofisticadas" (leia-se: de melhor qualidade de materiais), especialmente para os usos mais incidentais, conforme citado (sentar, cozinhar, etc).

No trekking, como citou o Cacius, é um peso a mais mesmo e qualquer 100-200g contam. Aí há que se ponderar se o peso extra compensa ou não, dependendo do terreno de acampamento e da qualidade da barraca.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então, Getúlio. O pensamento é por aí mesmo. Nas caminhadas maiores, onde se conta os gramas, levar uma lona pode não ser muita vantagem. Mas dá pra pensar em usar a lona de uma forma versátil.

Como dizem aqui no fórum, os brasileiros acham humilhante usar coisas feitas em casa. Mas eu estou imaginando uma série de adaptações que se poderia fazer numa lona (da preta ou outro material melhor e mais leve) que a daria um sem número de utilidades, além das casuais que citei: poncho impermeável, cobertor de emergência.

O pessoal que pratica bushcraft costuma carregar um pedaço de nylon que usam para tudo, inclusive para construir abrigos e redes.

É claro, isso é tudo gambiarra e dificilmente dá conta do recado da mesma forma que os equipamentos técnicos. Percebo que a opinião do Sandro é baseada em sua experiência com esses equipamentos, que eu respeito muito. Mas a maioria dos usuários do fórum não faz excursões que realmente exijam esse tipo de equipamento. Desse modo, acho interessante (pelo menos no meu caso) não ficar criando um fetiche da melhor barraca, da melhor mochila, mas expor os tipos de equipamentos e os usos a que eles se destinam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

é baseada em sua experiência com esses equipamentos, que eu respeito muito. Mas a maioria dos usuários do fórum não faz excursões que realmente exijam esse tipo de equipamento. Desse modo, acho interessante (pelo menos no meu caso) não ficar criando um fetiche da melhor barraca, da melhor mochila, mas expor os tipos de equipamentos e os usos a que eles se destinam.

 

eu uso equipamentos tecnicos e muito bom mesmo ( nao todos ::lol4::::lol4::::lol4:: ) o que vc falou eh verdade, nao eh todos os mochileiros brasileiros que utilizam materiais de qualidade top, vamos assim dizer, um dos fatores, logico eh o valor desses materiais que nao sao baratos.

mas nao eh so pk utilizo material tecnico que dispenso o uso da lona, ja utilizei sem lona sim. eu acho que o " problema " da lona é o peso, que pra mim sinceramente nao foi problema nao ::lol4::::lol4::::lol4:: e esse lance de entrar agua por baixo e nao sei mais o que ::lol4::::lol4::::lol4:: tbm nunca foi problema, o motivo pelo qual as veses uso a lona é para proteger o "piso" da barraca, e como ja foi dito aqui mesmo ate barracas de marca conceituada aconselham o uso da " lona".

 

 

Nunca se sabe quando o vento vai levar sua barraca embora... ::hahaha::

::hahaha::::lol4::::hahaha::::lol4::::hahaha::::lol4::::hahaha::::lol4::

 

isso eh verdade, uma lona pode ser igual bombril ,1001 utilidades

digo mais 1002 utilidades

pk ninguem imaginava (eu acho) que serveria tbm para por em antenas para melhorar o sinal ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

pensando bem eh incontaveis utilidades, pois tbm eh usado para tirar a estatica do papel em muitos processos de impressao

mas isso eh outra conversa ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Então, Getúlio. O pensamento é por aí mesmo. Nas caminhadas maiores, onde se conta os gramas, levar uma lona pode não ser muita vantagem. Mas dá pra pensar em usar a lona de uma forma versátil.

Como dizem aqui no fórum, os brasileiros acham humilhante usar coisas feitas em casa. Mas eu estou imaginando uma série de adaptações que se poderia fazer numa lona (da preta ou outro material melhor e mais leve) que a daria um sem número de utilidades, além das casuais que citei: poncho impermeável, cobertor de emergência.

O pessoal que pratica bushcraft costuma carregar um pedaço de nylon que usam para tudo, inclusive para construir abrigos e redes.

É claro, isso é tudo gambiarra e dificilmente dá conta do recado da mesma forma que os equipamentos técnicos. Percebo que a opinião do Sandro é baseada em sua experiência com esses equipamentos, que eu respeito muito. Mas a maioria dos usuários do fórum não faz excursões que realmente exijam esse tipo de equipamento. Desse modo, acho interessante (pelo menos no meu caso) não ficar criando um fetiche da melhor barraca, da melhor mochila, mas expor os tipos de equipamentos e os usos a que eles se destinam.

 

Caro Marco,

 

É claro que também respeito muito a opinião do Sandro e de outros companheiros que discordam do uso da lona (ou footprint, para alguns).

 

Como você falou em bushcraft, lembrei de que quando era piá eu costumava acampar no sítio do meu avô apenas com um pedaço de lona preta, dessas de construção mesmo. Depois "evoluí" e ganhei dele uma lona amarela, vagabundinha mesmo, mas mais grossa e com reforços e ilhoses nas pontas, que era muito polivalente. Servia para tudo, desde sentar em cima para comer e dormir aquela soneca sob as árvores como para montar um bivaque, um toldo para sol ou até mesmo uma barraca improvisada. Aliás a dita loninha durou uns bons 2 anos de uso intenso, numa época em que eu nem sabia o que era montanhismo, trekking ou bushcraft, tampouco nada sabia sobre equipamentos... Bons tempos aqueles!

 

Aprendi no Exército que menos é mais. Meu pai já havia tentado me ensinar na juventude, mas eu era meio teimoso (acho que ainda sou :oops: ). Creio que para propósitos não tão técnicos, como o que se apresenta na maioria das nossas trips pelo Brasil, já que não temos climas extremos, um bom toldo (de nylon/poliamida tratado com impermeabilizante), com reforços estratégicos nos cantos, ilhoses e fitas de ancoragem bem posicionadas substitui adequadamente uma barraca das mais baratas pela extrema leveza, além de servir para outras tantas utilidades, como já mencionado em outro post.

 

O maior senão (e talvez o único) que vejo no uso de toldos para acampamento é o fato de não protegerem adequadamente o usuário contra os insetos, o que no Brasil é um grande problema devido à profusão de mosquitos, borrachudos e outras porcarias que nos assolam, com exceção talvez à região sul no outono/inverno, que por sua vez traz o frio como inimigo... Mas aqui já estamos fugindo demais do tema deste tópico ::toma::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala galera!

 

Bão...eu começei a acampar moleque escoteiro, numas barracas de lona pra 2 que tinham duas meias lonas que se abotoavam, sem piso, e não eram leves. As mochilas que compunham o kit dessas barraquinhas eram casca grossa de pesadas tb. Era padrão do nosso Grupo..que as tinha aos montes.. A porta era amarrada com sisal todas as noites...e uma dupla de moleque levava isso nas costas. Eram barracas descartadas do eb, num modelo que ví no seriado Band of Brothers..rs. Roots bagarai.

Então...Cabou que a gente usava lona pequena embaixo sim..e mais...tinha a manha de levar uns jornais pra não deixar água empoçada debaixo das lonas.

Quer dizer: 80% da experiência que tenho de mato é temperada com frio, roupa meio molhada, calo e bolha. Mas isso não quer dizer que eram acampamentos desconfortáveis.

Pra encurtar o off topic e entrar no assunto:

Eu gosto e sinto falta de um toldinho pra sombra, no caso de maior tempo no mato. Prefiro bolha no pé a ficar fritando ao sol ou chuviscado na hora da janta ao redor do (hj) fogareiro. To namorando uma Tarpoca pra levar junto, nesses casos. Ou algo similar.

Sobre o footprint, dependendo do destino do campo..caso pedregoso e irregular...será que levar mais dois isolantes em eva , ou cortar uma placa disso no tamanho desejado - poderia ser bacana? Afinal assim tb cumpririam a isolamento do solo...além de melhorar o conforto ao deitarmos...com mais um isolante individual. Talvez pra marchas mais longas em solo ruim...fosse mesmo uma boa.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Haha!

 

Olá Gribel!

 

Realmente, bons tempos esses! Apesar de não ter sido escoteiro também tive boas doses desse "tempero": roupa molhada, frio e bolhas nos pés quando moleque! E tudo isso era ótimo. Agora para encarar um friozinho na montanha já fico pensando e repensando, e quando decidido, vai uns 15 quilos de tralhas e roupas e protetores nas costas! ::essa::

 

É a e(in)volução!?

 

Quanto ao piso de EVA, creio que poderia ser uma solução adequada aos dois problemas: isolamento térmico e proteção contra pontas/pedras para o piso da barraca. O EVA é relativamente barato e fácil de encontrar. O único problema seria o volume extra que isso geraria, já que o isolante do tamanho do saco de dormir já incomoda para carregar (volume), imagine então uma placa de EVA 5 ou 6 mm do tamanho do fundo da barraca...

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
ate mesmo pq muitos fabricantes recomendam o uso de uma lona
Outra questão sobre o uso de lona ou footprint, é que grandes marcas mundiais já adicionaram o footprint como ítem de série de alguns tipos de barraca. Se eles que são fabricantes aconselham... talvez tenha alguma serventia. Acho que é a melhor opção pra quem quer ter um cuidado a mais, principalmente com o chão da barraca.
Salve moçada!

 

Polêmicas à parte, o fato de alguns fabricantes recomendarem (e até incluirem o footprint no kit) pode ser visto sob dois ângulos:

 

1) Realmente é interessante e por isso recomendável, como forma de preservar a integridade do piso da barraca, especialmente quando usada sobre terrenos pedregosos, que tendem a danificar (perfurar/desgastar) o piso do vestíbulo; ::otemo::

 

A concepção adotada por vocês sobre o Footprint está equivocada senhores.

A função do Footprint não é reforçar o piso da barraca.

Se assim fosse o fabricante estaria admitindo que o seu produto tem baixa qualidade no piso. Além domais seria muito mais simples e impactaria em menos custos de produção confeccionar um piso duplamente mais espesso que gerar uma outra peça de mesmo material ou diferente para proteger este piso.

O função do Footprint é ser utilizado quando o bom tempo permitir a não necessidade do habitáculo interno (vestíbulo), apenas com o sobre-teto para deixar a barraca mais leve para ser transportada e ventilada no verão.

Observem por exemplo a Marmot Limelight 3 que já acompanha um Footprint:

 

[align=center]571b27ee-022c-4862-9435-11128d173ae1.jpg

169f0d0b-fcfa-444d-a694-1f97ac9b2aa1.jpg[/align]

Este Footprint nunca irá proteger o piso de umidade, simplesmente porque sua malha é telada (vazada), pode até reforçar a resistência do piso a perfurações, mas volto a dizer: Esta não é sua função.

 

Como vocês afirmaram que alguns fabricantes recomendam o uso de um Footprint ou lona (eu nunca vi isso)... Por favor me mostrem alguma dessas recomendações, pois aí eu me convenço que o equivocado sou eu.

 

Sobre a lona plástica vendida em depósitos de construção, qualquer ponta de pedra ou galho que rompa uma trama de Polietileno de alta densidade atravessa fácil a lona plástica.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Na minha opinião, acho frescura lona ou footprint embaixo da barraca. A lona acho mais necessária em cima, para casos de proteger do sol ou chuvas dependendo da qualidade da barraca. Em travessia nem pensar.

 

Agora usar isso só para não sujar a barraca ou simplesmente para prolongar a vida útil do piso da barraca. ::bad::

 

daqui a pouco vão inventar tapete emborrachado com espuma para por embaixo das barracas...

 

ai não teremos mais aventuras, ficará tudo sem graça

 

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...