Ir para conteúdo

É possível impermeabilizar uma bota???


Posts Recomendados

  • Membros
Em 06/05/2018 em 15:43, fabiomon disse:

@Edurasta esses produtos nao impermeabilizam as botas. Eles as deixam hidrorepelentes. É muito diferente. 

Os "impermeabilizantes" fazem com que as fibras do calçado nao absorvam a agua tornando-as temporariamente hidrofóbicas. Só que eles nao fecham as tramas dos tecidos e os milhões de furos que existem num cabedal de calçado. Entao, se você forçar um pouco a agua ela vai passar. E esse "forçar" é gerado pelo próprio atrito ou flexão gerados durante a caminhada. Agua é danada. Se acha um furinho, ela passa. 

Fraternal Abraço 

Fábio Monroe.'.

Exatamente! Na teoria e no vídeo do Youtube fica lindo impermeabilizar com vela kkkk Até faço isso nos meu sapatos, nas é só pra dar uma pequena margem de segurança... Enquanto não me sobra uma grana pra comprar uma bota Vento Finisterre, me viro na minha Ecosafetyzinha rsrs... Mas passar vela no bico da bota ajuda a repelir um pouco a água, mas nada demais... 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Vou frisar minha opinião nesse tópico:

Botas não impermeáveis -> nada a fazer, pode usar impermeabilizante que a umidade passa pela língua e tecidos.
Bota com membrana -> Vem impermeável. Com o tempo, tende a perder a impermeabilização. Como sua construção prevê resistência à água, pode-se aplicar produtos para impermeabilizar. Aqui vale uma ressalva, recomendo fazer isso apenas após a membrana não satisfazer mais sua necessidade, pois a reação dos produtos pode prejudicar a membrana original. Isso pode variar de spray para cera, e de produto para produto, assim dependendo também da composição da membrana, ou seja, é complexo, em último caso, mas tudo também pode dar muito certo sim.
Bota toda em couro com costuras seladas -> São as menos respiráveis, mais ainda o são. Depois que o hidrofugado do couro enfraquece, pode ficar mais tranquilo, aplicar um produto sempre que precisar torna-la impermeável novamente, neste caso específico, acho que cera impermeável é uma ótima opção. Atenção, também pode-se ter uma reação entre as selagens das costuras e o produto, então cabe pesquisar, testar e, depois de achar um que funcione na sua bota, procurar usar o mesmo até o fim da vida dela, pra evitar riscos.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

@fabiomon Estava pesquisando este assunto. Me ajuda a entender: Quando exatamente é necessário um calçado impermeável? Serve mais a quem faz trilhas na natureza ou vai encarar uma temporada de neve forte certo? Usei um calçado impermeável numa viagem básica de inverno na Europa e o resultado foi o que a Karina disse aqui - pé molhado quando chegava em casa, usando meias de lã e tudo mais. Eu senti que deu um efeito estufa no meu pé e chegou a dar fungo na unha, sendo que toda noite secava as meias no aquecedor. Não entendi como usar um calçado impermeável. Fiquei meio frustrada. Se for uma inverno mais leve um impermeabilizante de spray desses não seria o mais indicado?

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@Paula F Zanini boa tarde como vai?

Entao, uma bota impermeável e respiravel é ideal para qualquer situaçao. Desde um trekking no Himlaia até um dia de trabalho na cidade. Isso porque uma boa bota é, antes de tudo, versátil e confortável. 

19 horas atrás, Paula F Zanini disse:

 Usei um calçado impermeável numa viagem básica de inverno na Europa e o resultado foi o que a Karina disse aqui - pé molhado quando chegava em casa, usando meias de lã e tudo mais. Eu senti que deu um efeito estufa no meu pé e chegou a dar fungo na unha, sendo que toda noite secava as meias no aquecedor.

Quem bizarro. Isso realmente nao deveria acontecer. JAMAIS!!! Que bota voce usou?

 

"Se for uma inverno mais leve um impermeabilizante de spray desses não seria o mais indicado?" 

Na minha opinião, definitivamente, nao. Nao me agrada nem um pouco a ideia das pessoas contaminarem suas botas com produtos químicos. Acho um risco absolutamente desnecessário com um resultado pra lá de duvidoso. Mas, essa é a minha opinião. 

abraços

Link para o comentário
  • Membros

@fabiomon  Obrigada pelo seu feedback. Realmente minha experiência foi bem frustrante com um calçado impermeável e respirável. Usei uma bota Vento Jackal, achei que estava fazendo o melhor, li várias resenhas na internet sobre botas e pessoas que usavam também nas cidades. Usei meias de lã, botei uma palmilha de pelo pra ajudar contra o frio e o resultado foi o pé molhado no final do dia, fungo na unha.. peguei mínima de menos 10 graus e máxima de uns 15. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

@fabiomon  Boa noite, Fábio! Sensacional! Resposta profissional! Realmente pode acontecer com outras pessoas por ai.

Usei uma meia térmica da Fiero que o meu namorado me deu (vou botar o link aqui). Isso é uma meia coolmax? Porque vc recomenda meia coolmax e evitar algodão? Porque o algodão pode ficar molhado? 
https://www.submarino.com.br/produto/12040474/meia-termica-winter-pro-double-layer-dupla-camada?pfm_carac=Meias&pfm_index=12&pfm_page=category&pfm_pos=grid&pfm_type=vit_product_grid&sellerId
 

Mas acho que pequei na palmilha de lã, que muito provavelmente era sintética.

O problema com as meias e a palmilha não é ser sintética então - já que o algodão também não é recomendado - é mais pela respirabilidade dos tecidos da meia, certo? 

Com medo de passar muito frio, exagerei.

Muito obrigada pelo seu feedback! 

59 minutos atrás, fabiomon disse:

@Paula F Zanini boa noite, tudo bem com voce?

Segue a resposta do seu caso:

Qualquer coisa, é so me chamar, blz?

Abraços!

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...