Ir para conteúdo

Leste europeu dezembro 2010 - ajuda!!!


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, gente, eu e uma amiga estamos planejando uma trip pro final deste ano. Eu já estou em Milão, então ela viria pra cá e depois seguiriamos para os seguintes destinos:

 

Milão - Veneza - Viena - Bratislava - Praga - Varsóvia - Cracóvia - Budapeste

 

Estamos em dúvida se incluimos Berlim no roteiro e também Moscou, que acaba ficando muito fora da nossa rota...

Aliás, dúvidas não faltam, estamos tentando fazer uma estimativa de gastos também, então, alguém que já foi pra essas cidades ou fez um roteiro parecido, poderia dar mais informações, tipo média diária de gastos, melhor tipo de transporte entre as cidades e albergues...

E também se a ordem do roteiro está ok, se tem algum ponto imperdível no meio do caminho! Enfim, toda ajuda é super bem vinda!

 

Obrigada,

 

Jéssica

Link para o comentário
  • Membros

Jéssica, vocês vão pular Roma? Não sei o quanto vocês conhecem da Europa, mas se o tempo estiver curto eu aproveitaria ou Berlim ou Roma, e não desviaria para Varsóvia. Cracóvia é mais prático vindo da Bratislava, porque Bratislava - Praga para depois voltar para Cracóvia é um desvio muito mais complicado. Mesma coisa para Budapeste: aproveite que está pertinho, e vá de Viena pra lá. Eu aconselharia:

Milão - Roma - Veneza - Viena - Budapeste - Bratislava - Cracóvia - Praga. É só uma ideia, claro, não sei se tu tem alguma prioridade ou uma cidade específica para encerrar a viagem, mas essa rota seria mais geograficamente fácil.

PS: não vai esquecer de levar casaquinho, que Dezembro deve ser frrrriiiioo :)

 

Fernando

Link para o comentário
  • Membros
Jéssica, vocês vão pular Roma? Não sei o quanto vocês conhecem da Europa, mas se o tempo estiver curto eu aproveitaria ou Berlim ou Roma, e não desviaria para Varsóvia. Cracóvia é mais prático vindo da Bratislava, porque Bratislava - Praga para depois voltar para Cracóvia é um desvio muito mais complicado. Mesma coisa para Budapeste: aproveite que está pertinho, e vá de Viena pra lá. Eu aconselharia:

Milão - Roma - Veneza - Viena - Budapeste - Bratislava - Cracóvia - Praga. É só uma ideia, claro, não sei se tu tem alguma prioridade ou uma cidade específica para encerrar a viagem, mas essa rota seria mais geograficamente fácil.

PS: não vai esquecer de levar casaquinho, que Dezembro deve ser frrrriiiioo :)

 

Fernando

 

Obrigada pela atenção, Fernando!

Então, na verdade eu já fui a Roma e a Veneza, mas pensei em incluir Veneza no roteiro porque fica no caminho e a minha amiga nunca foi pra lá...

Com relação à ordem das cidades, não sei direito como fazer, queríamos fazer algo circular, porque de qualquer jeito tenho que retornar a Milão, então, veja se este seria um roteiro bom:

 

20101101122651.jpg

 

Mas ainda temos muitas dúvidas se serão mesmo essas cidades, estamos aceitando sugestões, dicas e pitacos!

Também precisamos estimar uma média de gastos para cada lugar, sei que depende do estilo de cada um, mas queremos fazer algo econômico, nada de luxo... quanto será que custariam os deslocamentos entre as cidades que coloquei no roteiro? E também se é melhor fazer esses trechos de trem ou de ônibus...

 

Obrigada,

 

Jéssica

Link para o comentário
  • Membros

Eu fiz um roteiro parecido, mas invertido começando em Varsóvia. Estava em Paris e comprei pela Easyjet uma passagem até Varsóvia muito baratinho (por isso comecei por lá). Em outubro já estava zero grau (13 em Paris). Com um casaco bom e roupas por baixo dá para encarar, mas em dezembro a temperatura chega fácil abaixo de zero - prestem atenção! Varsóvia é uma cidade estilão comunista, vale para saber como era o estilo, apenas dormi num albergue - não lembro o nome, mas era o mais conhecido, pela internet dá pra ver e tem a opção de te pegarem no aeroporto o que é bom pois não dá pra enterder nada de polonês. Cheguei de noite e fui direto para o albergue. No dia seguinte acordei cedo e dei uma boa volta pelo centro. Na estação de trem, comprei na hora passagem para Cracóvia - a atendente, apesar de não ser tão nova, entendeu o inglês. Destino: Cracóvia. Essa vale a pena, ponto de partida para se visitar os campos de concentrações de Auchwitz e Birkenau e a mina de sal de Wielichka. A Polônia talvez seja um dos paises mais baratos do leste europeu. De lá fui a Praga - Viena - Budapeste com passagem obrigatória pelas piscinas termais, tudo de trem. De Budapeste para a Croácia (Zagreb, Split e Dubrovnik) essas foram gratas surpresas. De Split peguei um ferryboat noturno atravessando o mar Adriático para a Itália. Uma boa dica é ter o Guia do viajante independente na Europa - a última edição parece ser de 2008, mas as dicas e os locais facilitam muito. Vale sempre a dica de pegar mapas nos centros de turismo, perguntar aos mais jovens, que falam inglês e se tiver disposição, dá para andar tudo nas cidades à pé, sem correr o risco de pegar condução errada, abraços.

Link para o comentário
  • Membros
Eu fiz um roteiro parecido, mas invertido começando em Varsóvia. Estava em Paris e comprei pela Easyjet uma passagem até Varsóvia muito baratinho (por isso comecei por lá). Em outubro já estava zero grau (13 em Paris). Com um casaco bom e roupas por baixo dá para encarar, mas em dezembro a temperatura chega fácil abaixo de zero - prestem atenção! Varsóvia é uma cidade estilão comunista, vale para saber como era o estilo, apenas dormi num albergue - não lembro o nome, mas era o mais conhecido, pela internet dá pra ver e tem a opção de te pegarem no aeroporto o que é bom pois não dá pra enterder nada de polonês. Cheguei de noite e fui direto para o albergue. No dia seguinte acordei cedo e dei uma boa volta pelo centro. Na estação de trem, comprei na hora passagem para Cracóvia - a atendente, apesar de não ser tão nova, entendeu o inglês. Destino: Cracóvia. Essa vale a pena, ponto de partida para se visitar os campos de concentrações de Auchwitz e Birkenau e a mina de sal de Wielichka. A Polônia talvez seja um dos paises mais baratos do leste europeu. De lá fui a Praga - Viena - Budapeste com passagem obrigatória pelas piscinas termais, tudo de trem. De Budapeste para a Croácia (Zagreb, Split e Dubrovnik) essas foram gratas surpresas. De Split peguei um ferryboat noturno atravessando o mar Adriático para a Itália. Uma boa dica é ter o Guia do viajante independente na Europa - a última edição parece ser de 2008, mas as dicas e os locais facilitam muito. Vale sempre a dica de pegar mapas nos centros de turismo, perguntar aos mais jovens, que falam inglês e se tiver disposição, dá para andar tudo nas cidades à pé, sem correr o risco de pegar condução errada, abraços.

 

vilage, muito obrigada pelas dicas!

 

Ah, sim, iremos em um período muuito frio! Mas infelizmente não poderemos ir em outra data, então, vamos encarar a aventura!

Agora, umas dúvidas: quanto tempo você acha que seria suficiente para cada cidade? Estávamos pensando em uma média de 2 ou 3 dias pra cada, dependendo das atrações, e se houver cidades próximas pra conhecer em uma day-trip, poderíamos aumentar pra mais um dia a estadia...

Com relação à lingua,era fácil achar alguém que falasse ingles nessas cidades? Acho que esse é um dos pontos mais preocupantes... Além do ingles, também podemos nos virar em espanhol ou em italiano, se forem mais falados (apesar que eu acho que não...)

A Croácia inicialmente não faz parte do nosso roteiro, você acha que vale a pena no inverno? E o que a gente poderia conhecer, tipo uma ou duas cidades?

E os deslocamentos, quanto custaram mais ou menos? Estamos procurando os meios mais baratos....

 

Obrigada,

 

Jéssica

Link para o comentário
  • Membros

Boa noite, na realidade eu fiquei 2 meses viajando e essa parte do leste europeu eu fiz mais rápido, deixei mais tempo para a Suiça, Itália e Portugal. Fiquei em média 2 dias em cada cidade e dá para aproveitar bastante. Ficava mais é andando mesmo pela cidade para ver coisas novas. Essa parte do leste europeu é muito barata, e acredite a Europa está muito barata. Estou nesse momento em Lisboa e tudo é mais barato do que o Brasil. Eu não lembro direito quanto custou as passagens, mas não são caras - para ter um ideia, o trecho Lisboa-Porto custa 20euros (3 horas). Quanto a lingua, quem fala ingles se vira muito bem, procure sempre os jovens para falar, os mais velhos ou falam russo ou alemao, dificilmente ingles. Em Budapeste é que tive mais dificuldade, por duas vezes o que me ajudou foi o francês. Na Croacia visitei Zagreb, Split e Dubrovnik. As duas ultimas sao cidades historicas muito bonitas. Zagreb fiquei pois era ponto de passagem quando vim da Hungria, foi uma grata surpresa, nem tanto pelas belezas, mas pela curiosidade de conhecer uma nação nova, com um povo jovem e muito tranquila. Split eu não dormi, cheguei pela manha passei bastante pelo que foi o palacio de Deocleciano e me mandei (tudo de onibus) para Dubrovnik- no sul da Croacia. Vc passa por uma faixa de 20km que é a saida da Bosnia-Herzegovina para o mar. Era mês de outubro e a agua estava bem gelada, mas o clima nem tanto. De Dubrovnik peguei um ferry para Ancona - estudante paga metade! Eu aproveitei para conhecer o leste europeu pois dificilmente voltarei, enquanto que outros paises como a França e Portugal eu já voltei duas vezes. Se puder compre um bom guia - o que eu falei é voltado para os brasileiros, eu tinha também um para turistas americanos que tem um outro perfil, mas complementam as informações.

Uma coisa legal que vi aqui em Portugal são as blusas de frio. Tem muita coisa nova e com preço muito bom, vale a pena ter um bom casaco para o frio. Precisando é só escrever, inté.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada pela resposta, vilage!!

 

Vou ver se a minha amiga pode comprar esse guia que você falou, é que eu estou estudando na Itália, então acho que vai ser difícil encontrá-lo aqui...

Muito obrigada pelas dicas! Agora pode ser que a gente inclua a Croácia no nosso roteiro também! O problema é que vi que não vou ter muito tempo de férias no final do ano, talvez duas semanas, então, vamos ter que tirar algumas cidades do nosso roteiro inicial...

Se entendi bem, você disse que fez todas as viagens de ônibus? É tranquilo comprar na hora ou existe algum site que já dá pra comprar com antecedência?

Ah, mais uma coisinha, vc disse que está em Portugal agora, né? Eu vou pra Porto no início de dezembro, vou ficar só dois dias. Você teria dicas de onde ficar por lá e o que fazer nesses dias?

 

Desde já, obrigada!!

Link para o comentário
  • Membros

Fiz tudo de trem! De Split à Dubrovnik que foi de onibus. Hoje estou no Porto na casa de meus primos, mas na época eu fiquei no centro em uma pensão que encontrei na hora. Engraçado que tive a impressão de o Porto ser mais legal do que Lisboa, mas agora que fiquei 4 dias em Lisboa, mudei de ideia, realmente por lá as opções de passeio, compras e facilidade de transporte são maiores e melhores.

Existem muitas opções, uma que não tem erro são os hotéis IBIS que vc pode reservar pelo site com antecedencia se quiser, as passagens de trem eu comprei tudo a hora, mesmo porque se eu gostasse de uma cidade eu ficava mais tempo sem ter muito compromisso com a passagem já comprada, mas acho que para dezembro os preços não vão mudar muito. Acho que em 2 semanas vc vai aproveitar bastante, boa viagem e se tiver outras duvidas é só perguntar.

Link para o comentário
  • Membros
Fiz tudo de trem! De Split à Dubrovnik que foi de onibus. Hoje estou no Porto na casa de meus primos, mas na época eu fiquei no centro em uma pensão que encontrei na hora. Engraçado que tive a impressão de o Porto ser mais legal do que Lisboa, mas agora que fiquei 4 dias em Lisboa, mudei de ideia, realmente por lá as opções de passeio, compras e facilidade de transporte são maiores e melhores.

Existem muitas opções, uma que não tem erro são os hotéis IBIS que vc pode reservar pelo site com antecedencia se quiser, as passagens de trem eu comprei tudo a hora, mesmo porque se eu gostasse de uma cidade eu ficava mais tempo sem ter muito compromisso com a passagem já comprada, mas acho que para dezembro os preços não vão mudar muito. Acho que em 2 semanas vc vai aproveitar bastante, boa viagem e se tiver outras duvidas é só perguntar.

 

Mais uma vez, muito obrigada pelas dicas! Agora, só temos que fechar o roteiro e fazer mais pesquisas sobre os lugares que pretendemos visitar!

Esse ferry que você pegou em Ancona, você se lembraria do preço? Talvez seja um passeio interessante, podemos inverter um pouco a ordem do roteiro, já que vamos partir da Itália...

 

Obrigada,

 

Jéssica

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...