Ir para conteúdo

Barraca para uma pessoa mais equipamento - Pico da Bandeira


Posts Recomendados

  • Membros

Peço desculpas se não poderia postar aqui ou se já há outro post semelhante.

Pretendo fazer o Pico da Bandeira nesta temporada de montanha e tenho uma Super Esquilo 2, mas acredito que o ideal seja

levar uma barraca de bem menos peso para uma pessoa mais equipamento (cargueira grande). A dúvida que tenho e peço a ajuda

dos mais experientes é sobre barracas leves que possam ser usadas no frio da região, que chega a uns -4ºC (como ano passado).

Já li em alguns posts que vale mais o tipo de saco de dormir e roupas do que a barraca, outro ponto que tenho dúvida, pois

tenho um modesto Micron X-Lite e penso em usá-lo com um liner Thermolite Reactor Extreme da Sea to Summit (os dois juntos

bem mais leves e com menor volume do que um saco de dormir de 1,7Kg. Seria uma boa opção para a região em Julho?

  • Obrigad@! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Amigo, sua vestimenta (segunda pele, fleece, jaqueta, meias...) e seu saco de dormir/isolante vão pesar mais do que a barraca no isolamento do frio. Barraca protege contra chuva e vento, mas a sensação térmica ainda vai estar lá (principalmente de madrugada). Por sorte, Julho é uma época em que chove menos para lá (mas não significa que vc deve subestimar o pico).

A super esquilo é meio grande e pesada para uma pessoa, eu quero subir o pico no futuro, mas eu usaria uma barraca mais "plana" com avanço pros equips, e mais leve.

Na minha honesta opinião vc deveria ver essas opções.

 

*Cloud up da Naturehike (a única autoportante das que estou recomendando, é um detalhe a levar em conta porque nem sempre temos chão para fixar os specs em grandes altitudes)

*bivak da trilhas & rumos (como o amigo gesiel destacou)

*nepal da azteq

*quickhiker da quechua (apesar dela ser um pouco pesada pros padrões de barraca pequena)

  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Em 14/05/2019 em 09:48, StanlleySantos disse:

Amigo, sua vestimenta (segunda pele, fleece, jaqueta, meias...) e seu saco de dormir/isolante vão pesar mais do que a barraca no isolamento do frio. Barraca protege contra chuva e vento, mas a sensação térmica ainda vai estar lá (principalmente de madrugada). Por sorte, Julho é uma época em que chove menos para lá (mas não significa que vc deve subestimar o pico).

A super esquilo é meio grande e pesada para uma pessoa, eu quero subir o pico no futuro, mas eu usaria uma barraca mais "plana" com avanço pros equips, e mais leve.

Na minha honesta opinião vc deveria ver essas opções.

 

*Cloud up da Naturehike (a única autoportante das que estou recomendando, é um detalhe a levar em conta porque nem sempre temos chão para fixar os specs em grandes altitudes)

*bivak da trilhas & rumos (como o amigo gesiel destacou)

*nepal da azteq

*quickhiker da quechua (apesar dela ser um pouco pesada pros padrões de barraca pequena)

Agradeço muitíssimo seu post. Eu estava há tempos atrás de uma barraca com menos de 2Kg de peso e mais de 2000mm de coluna d'água.

barraca Cloud Up 2 Ultralight da NatureHike! que você indicou parece ser o tipo perfeito pra mim. Vou garimpar preços, pois ela não é das menos caras rsrsrsrs

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
Em 01/06/2019 em 10:42, mairavaladares disse:

Agradeço muitíssimo seu post. Eu estava há tempos atrás de uma barraca com menos de 2Kg de peso e mais de 2000mm de coluna d'água.

barraca Cloud Up 2 Ultralight da NatureHike! que você indicou parece ser o tipo perfeito pra mim. Vou garimpar preços, pois ela não é das menos caras rsrsrsrs

Eu comprei essa barraca e estou amando. A Naturehike é uma marca com material de qualidade e com produtos leves. Comprei na loja Extreme Outdoor onde foi o menor preço e ainda com desconto a vista. Estou apaixonada com meu equipamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 14/05/2019 em 07:12, Ivan V R de Sousa disse:

Peço desculpas se não poderia postar aqui ou se já há outro post semelhante.

Pretendo fazer o Pico da Bandeira nesta temporada de montanha e tenho uma Super Esquilo 2, mas acredito que o ideal seja

levar uma barraca de bem menos peso para uma pessoa mais equipamento (cargueira grande). A dúvida que tenho e peço a ajuda

dos mais experientes é sobre barracas leves que possam ser usadas no frio da região, que chega a uns -4ºC (como ano passado).

Já li em alguns posts que vale mais o tipo de saco de dormir e roupas do que a barraca, outro ponto que tenho dúvida, pois

tenho um modesto Micron X-Lite e penso em usá-lo com um liner Thermolite Reactor Extreme da Sea to Summit (os dois juntos

bem mais leves e com menor volume do que um saco de dormir de 1,7Kg. Seria uma boa opção para a região em Julho?

Ei Ivan, você fez o pico da Bandeira? Como foi?

 

Eu fiz em agosto a subida durante o dia, não acampei lá. Foi sensacional, fiz numa quarta-feira e tinha o pico só pra mim 😍😍😍. Subi com o guia Sandro da Ecotrilhas pelo lado do ES. REALMENTE não podemos subestimar o frio no Caparaó, em especial no Pico. É importante levar muito a sério o sistema de camadas na vestimenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Maira Valadares

Fui em 20/21 de Julho e acredito que ainda não consigo expressar tudo o que foi pra mim.

Fui em grupo guiado também e levei uma Cloud Up  2, que foi 100%. Mesmo com muito frio e garoa de tempo em tempo, não teve um pingo de condensação.  Também ventou muito em alguns momentos e ela suportou de boa.

Fomos de 4x4 até a Tronqueira, tomamos um café da manhã e subimos para o Terreirão. Lá montamos as barracas, descansamos um pouco e depois jantamos.

Fazia muito frio e ventava muito. Alguns segundos de água lavando as mãos e a dor nos ossos era insuportável. 

Partimos para o ataque às 23h, o que foi bom e nem tão bom ao mesmo tempo.

Bom pq cada pessoa tem um ritmo e tivemos tempo para todos chegarem para o nascer do Sol e nem tão bom pq precisamos esperar abrigados da forma que podíamos, até o nascer do Sol, o que na verdade não chegou a ser um problema.  Só estávamos molhados de suor por dentro e por névoa e chuva fina por fora. Todos levamos os sacos de dormir e isso foi imprescindível. 

Li muito a respeito e levei a sério a questão da qualidade dos equipos, o que me ajudou muito. Várias camadas de roupas também foram essenciais.  Uma lanterna de cabeça potente , um poncho para homem e mochila, uma balaclava, um casaco de penas de ganso ou misto (não lembro agora, mas é o trekk 900, da Quechua) , duas luvas (não vesti a terceira, externa - um erro meu, a prova d'água,  por achar que não ia me adaptar por ela ser inteiriça), um tênis Salomon Fell Raiser (e mesmo assim levei uns escorregões nas rochas molhadas), gorro e, embora não utilizado, um cobertor de emergência. Senti falta (não levei) de um óculos de proteção , pois a névoa com o vento cortante chegava a causar dor no globo ocular de tanto frio (nunca vou me esquecer disso)

A subida na chuva fina, frio e vento à noite foi uma aventura e tanto. A trilha é muitíssimo bem marcada, inclusive nas partes com vegetação de altitude. 

Como não sou atleta e faço trilhas eventualmente, chegando pŕóximo ao início da parte mais íngreme,  precisei deixar a musculatura voltar ao normal, pois meus passos já não estavam firmes. Me abriguei junto a uma planta e me recuperei, deixando o grupo seguir. Nesse momento senti a importância de estar bem equipado. Tive a segurança que precisava de cada investimento que fiz. Deixo bem claro que não aconselho ninguém a fazer o que fiz (eu precisei) e principalmente sem equipo correto. Eu teria tido uma hipotermia mesmo nos poucos minutos que precisei. Não tenho a menor dúvida.

Recuperado, segui as indicações de trilha facilmente localizadas com o uso da lanterna, uma Diamond 300 lúmens.

Foi a parte que mais exigiu de mim.

Não importa o que aconteça, mantenho a calma e procuro ser o mais racional possível. Isso tb me ajudou.

Lá em cima, uma pequena multidão.  Todos vão para ver o Sol nascer. Muitos cliques e todos, sem exceção,  extasiados diante de tanta beleza. 

Tirei poucas fotos. Os dedos não suportavam o frio, nem mesmo com a luva interna que era touch.

Mas, como todos sabem, é um espetáculo que palavras não descrevem. Difícil mesmo não pensar em Deus e em nossa pequenez diante de tanta perfeição. 

Um vislumbre que coloca sorrisos nos rostos, faz brilhar os olhos e transborda a emoção em lágrimas.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 14/05/2019 em 09:48, StanlleySantos disse:

Amigo, sua vestimenta (segunda pele, fleece, jaqueta, meias...) e seu saco de dormir/isolante vão pesar mais do que a barraca no isolamento do frio. Barraca protege contra chuva e vento, mas a sensação térmica ainda vai estar lá (principalmente de madrugada). Por sorte, Julho é uma época em que chove menos para lá (mas não significa que vc deve subestimar o pico).

A super esquilo é meio grande e pesada para uma pessoa, eu quero subir o pico no futuro, mas eu usaria uma barraca mais "plana" com avanço pros equips, e mais leve.

Na minha honesta opinião vc deveria ver essas opções.

 

*Cloud up da Naturehike (a única autoportante das que estou recomendando, é um detalhe a levar em conta porque nem sempre temos chão para fixar os specs em grandes altitudes)

*bivak da trilhas & rumos (como o amigo gesiel destacou)

*nepal da azteq

*quickhiker da quechua (apesar dela ser um pouco pesada pros padrões de barraca pequena)

Stanley Santos,

Cheguei a postar um agradecimento por seu post, mas não o vejo agora.

Como sou novo por aqui e estou me acostumando ao site, acredito que eu deva ter feito algo errado.

De qualquer forma, ainda que passado o tempo, agradeço por sua resposta que me ajudou muito na tomada de decisão. 

Um grande abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...