Ir para conteúdo

Londres mais Bélgica, holanda, Suiça e parte da França (de carro) em 32 dias.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Cara, não tenho muito conhecimento nessa região muito menos em viajar de carro pela Europa. Mas já vi esses guias visuais e eles são muito fraquinhos, pq vc não compra um guia melhor, tipo um rough guide ou lonely planet?

 

Quanto ao trem na Suíça, eu acabei tirando ele da minha viagem, mas se não me engano, apesar de serem mais bonitos no inverno ou próximo deles, eles são bem bonitos no verão tb. Inclusive antigamente eles só operavam no verão. Você também pode pensar na opção, o Bernina Express.

Da uma lida nessa discussão em um fórum gringo: http://www.englishforum.ch/travel-day-trips-free-time/61196-glacier-express-march-summer.html

 

 

abraços

Link para o comentário
  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Sandman,

 

Obrigado pela ajuda.

 

Na verdade o problema não são os guias e sim o fato de que tem muito lugar para se ir (caso se goste de viajar pelo interior, pelas vilas e pequenas cidades). Já tive que cortar a Holanda e a Bélgica está "subindo no telhado".

 

Mas este tipo de coisa eu só vou decidir mesmo é estando lá. Vou estudar suas sugestões pois no Glacier express eu gastaria dois dias e talvez de carro eu também veja parte deste visual.......

 

Abraços,

 

David.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Sandman,

 

Verifiquei no site dos "gringos" e realmente parece que o Bernina express é uma melhor opção. Só que a dúvida continua...para pegar o trem tenho que cortar a Bélgica...

 

Quanto aos guias, não vou desprezar a dica....vou procurá-los para comprar...sou da teoria que só uma dica nova e diferente que me leve a um lugar especial (tipo Hallsttat, na Áustria ou Bastei, perto de Dresden) já vale o preço deles....

 

Valeu.

 

David.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá não tem sobrado mto tempo p/ entrar no fórum, mas outro dia escrevi uma msg... Só que na hora de publicar, a msg não foi... bateu aquele desânimo. Para não arriscar, hj vou usar word e depois "copiar e colar".

 

O mapa não fecha com o que vc escreveu depois, mas tudo bem ... de qualquer forma vc não vai passar perto da atração que eu queria sugerir (um pouco ao sul de Annecy, então fica para a próxima!)

 

Vamos ver se entendi bem: total 22 dias, tirando os 3 dias em Paris, vc vai ter 19 dias para visitar isso tudo, talvez fique apertado. Até porque, perto de cada lugar que vc passar vai ter outros bem legais, nem vou recomendar nada entre Paris e Mont St Michel, acho que vc já conhece a Normandia.

 

Bretanha: Entre MSM e St Malo, tem Cancale e as fazendas de ostras e a costa entre Cancale e St Malos que é espetacular. Perto de St Malo, tem Dinan + Port Dinan, deixei uma dicas no tópico do Monte St Michel: mont-st-michel-perguntas-e-respostas-t10942-30.html#p528825

 

E também escrevi alguma cois sobre MStM: mont-st-michel-perguntas-e-respostas-t10942-30.html#p483991

 

Ainda em St Malo, Fora da parte murada:

Se vc ou sua esposa gostam de jardinagem (roseiras em especial), em St Malo eu adorei ter visitado o Roseiral de St Ana, não sei como estará em agosto, quando estive em junho foi um espetáculo, tudo florido, amei de verdade - entrada gratuita. Gostei também da Praia do Solidor (acho que era esse o nome, onde está Tour Solidor).

 

Fougeres vale muito a pena. No Vale do Loire são muitas atrações para se ver, talvez fiquei corrido! Deixei algumas recomendações nesse tópico, inclusive a acomodação que eu fiquei da última vez (lugar bonito, mas meio carinho): vale-do-loire-perguntas-e-respostas-t30777-60.html#p508286

 

Na Borgonha: talvez vc passe perto de Vezelay, um centro de peregrinação, talvez se interesse se for católico, mesmo que não seja é um lugar bem bonitinho no topo de uma colina (coxilha). Já passei por Auxerre mas não ficou marcado com um lugar espetacular (talvez seja, eu que não lembro).

 

Ainda não estive na Alsácia, mas já estive em outras áreas vinícolas em diferentes épocas do ano e setembro é sem dúvida o mês mais bonito, quando os parreirais estão carregados. Uma atração que tenho muita vontade de conhecer na Alsácia é a Linha Maginot. Obra fascinante que depois não serviu pra nada. A wikipedia tem um artigo bem interessante http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Maginot E informações prática de onde visitar, preços e horários, vc encontra aqui: http://www.lignemaginot.fr/

 

Ao invés de tirar a Bélgica, porque vc não tira Londres? Londres é a única parte da sua viagem que requer planejamento prévio (marcar trem até Londres, acomodação etc), ou vc já vai sair do Brasil com tudo organizado? Mas querendo ir para Londres: não curto muito a área na volta de St Pancras, acho meio feiosa, questão de gosto mesmo. Então entre essas duas, eu ficaria em Bloomsbury, acho mais legal. Mas são tão próximas que não vai fazer muita diferença nas suas caminhadas. Da próxima vez que eu precisar de acomodação em Londres vou procurar alguma coisa em volta da Rua Sussex Gardens, gostei da localização (entre Estação de Paddington e a Edgware Road). Fica um pouco mais longe das atrações, mas sei lá, simpatizei com o lugar. Sou suspeita pra recomendar a área, pois gosto de frequentar os restaurantes libaneses ::love:: ali pertinho na Edgware Road.

 

Sobre os guias, para o meu gosto, os melhores guias pra França são os da Michelin, publicados por região. ::otemo::

Então outro dia eu estava na biblioteca pública, vi o guia da Alsácia-Champagne e lembrei de vc. Tirei umas fotos pra vc ter uma idéia. O guia começa com um mapa geral, classificando os lugares:

 

20110524060334.png

 

20110524060840.JPG

 

Claro que essas classificações nunca levam interesses específicos em conta, por exemplo a Linha Maginot nem aparece no mapa geral e lá no corpo do texto tem apenas uma estrelinha, mas é um dos lugares que eu mais gostaria de visitar na Alsácia... Não sei se o Roseiral de St Ana consta no guia da Bretanha, mas pra mim foi um dos pontos altos de St Malo. Então os guias servem pra dar uma idéia mas no fim das contas o que vale mesmo é o gosto, curiosidade e interesses de cada viajante.

 

Os guias da Michelin também trazem mapas com sugestões de passeios de carro, no corpo do texto vai ter mais detalhes:

20110524060442.png

 

Parece que última img não quer aparecer, bom paciência, era só um mapinha com um "driving tour" pra vc ter uma idéia da organização do guia.

 

Abraço!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

t-tresch,

muito obrigado pela sua super-resposta. Ajudou muito, já vou redistribuir os dias da viagem pensando nas suas sugestões.

 

Em relaçao aos seus comentários e sugestões:

 

Você tem razão, o mapa não correspondia ao percurso descrito, acho que é porque muda toda hora... :)

No momento está assim atualmente: Paris - Reims - Strasbourg - Colmar - 9 dias na Suíça - Dijon - Auxerre - região do vale do Loire - S. Malo - Mt. S. Michel - Chartres - Paris. São os principais pontos, parando em vários outros.

 

Na verdade são três dias em Paris, 22 dias de carro e 5 em Londres, fora a chegada e retorno.

 

Vou olhar as suas dicas em outros tópicos, mas já inclui Dinan e Cancale no roteiro. Fougeres também já está incluido, devo passar também em Vitré, parece interessante e está no caminho.

 

Em Vezelay e Auxerre pretendo passar pois é a minha rota entre Dijon e Orleans (costumo ir pelas estradas menores).

 

Excelente sua dica sobre a linha Maginot, vou pesquisar e incluir no roteiro.

 

Concordo com você que tirar Londres seria mais racional, até porque são cinco dias, mas minha espôsa queria ir agora e também porque só viajo com milhas (estou quase comprando "sanduba" com cartão de crédito :) ), mas é uma economia fantástica e com o dinheiro economizado posso estender minha viagem em duas semanas :) .

 

Com isto, para conseguir vôos diretos para o Rio, emito a passagem com seis meses de antecedência e já tenho o retorno por Londres. Também já comprei o Eurostar (quatro meses de antecedência, por 50 euros). Assim esta opção não está mais disponível. Esta parte de organização não me dá trabalho e gosto de planejar as minhas viagens e fazer antes, embora possa impedir alguma alteração futura, sempre gera menores preços (por exemplo, já reservei o carro para a próxima viagem, abaixo citada, 30 dias de carro, 600 euros, pela Hertz).

 

Assim sendo, já decidi tirar a Bélgica. Primeiro porque eu estava dirigindo dois percursos grandes, entre Strasbourg e Bruxellas e entre Brugges e Mt St Michel. Em segundo porque precisava de mais dias para o interior da França. Em terceiro porque já tenho uma próxima viagem "em gestação", que seria Holanda, norte da Alemanha e países nórdicos.

 

Em relação a região do hotel, já percebi que não tem muitos pontos de interesse turístico em St Pancras, mas estou optando por ela pelos seguintes motivos: dá para ir a pé da estação do Eurostar, fica numa região que permite fazer tudo a pé (embora vá comprar o ticket de transporte de uma semana por conta da promoção 2x1), como você disse é bem próximo da região que você citou e que eu pretendia ficar, mas o hotel que eu reservei, Studios 2 let, parece bom e custa 105 euros, mais barato que o IBIS e mais próximo, do outro lado da Euston. Na Bloomsbury os preços estão bem "salgados".

 

Concordo com você de que guias ajudam e que muitas dicas vem de outras situações, como conversando com as pessoas do local. Por isto meus roteiro são "orientativos" e na prática decido o dia seguinte na noite anterior. Aliás, este é um dos grandes motivos de só viajar de carro.

 

Mas adoro guias, semana passada comprei um novo: estradas da França - onde existem uns 15 roteiros de carro com dicas. Paguei R$ 37,00 e já vi quatro lugares para colocar no meu roteiro, valeu a pena. Assim, também vou procurar por aqui este guia, pois se tiver mais algumas boas informações, valerá a pena.

 

Agradeço novamente todo o seu trabalho para ajudar-me. Na volta colocarei o meu relato detalhado.

 

Abraços,

 

David.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

ola David, vc já deve estar com tudo pronto e organizado, mas eu ainda queria mencionar alguma coisa em Champagne, uma das regiões que eu mais visitei, não só por razões etílicas ::cool:::'>

 

Então se vc tiver um tempinho no seu roteiro...:

Espero que tenha tempo de visitar qualquer coisa além de Reims, uma cidade relativamente grande com montes de casas famosas, além da Catedral (vale uma visita também), mas eu diria que a beleza da região está ao sul de Reims.

 

Seguindo de Reims em direção à Epernay o caminho segue por uma floresta, mas chegando perto de Epernay tem um "belvedere" de onde se tem uma visão muito bonita dos parreirais.

 

Ali perto também está o vilarejo de Hautvillers, que seria o "berço espiritual" da Champagne - segundo a lenda foi aí que o Perignon começou o processo de fabricação da bebida. O vilarejo é uma gracinha, entre tantos lugares bonitinhos em Champagne ele se destaca. Na parte oeste do vilarejo tem uma área de picnic com uma vista muito bonita dos parreirais e do Rio Marne na distância, então se o dia estiver bonito é um lugar legal para se fazer um picnic.

 

Na França faça como os franceses: champagne não deixa de ser um vinho para acompanhar uma refeiçao. Um restaurante bem legal em Eperney é www.la-cave-a-champagne.com

 

Visitando as vinícolas

As grandes casas de champagne oferecem uma visita guiada: o ingresso inclui degustação no final. A maior vinícola que visitei foi a Moet & Chandon, em Epernay: gostei muito mesmo - explicaram todo o processo de fabricação e foi uma oportunidade de ver as adegas subterrâneas. Tanto em Epernay quanto em Reims há milhares de kms de galerias escavadas na rocha calcária onde as garrafas ficam descansando por alguns anos. Antes de sair de casa: o ideal é visitar os sites das vinícolas e se informar dos horários, se é ou não necessário reservar visita com antecedência (ouvi dizer que a Veuve Clicquot tem que reservar).

 

Pelo interior da região não faltam vinícolas de todos os tamanhos, a maioria são bem pequenas: não vendem seus vinhos para as grandes redes de supermecado, só para restaurantes, lojas e o público em geral. Algumas ainda não automatizaram todo o processo de produção. São vinícolas familiares onde muitas vezes somos recebidos pelo proprietários, nas suas próprias casas. Já degustei champagne na cozinha de produtores pelo interior. Numa outra vinícola, batemos na campainha e estavam na sala vendo tv: nos convidaram para sentar no sofá e ficamos ali bebendo e jogando conversa fora. Nessas horas è bom falar um mínimo de francês - eu não falo coisa com coisa mas por sorte meu marido consegue se comunicar.

 

Quando eu viajo, gosto muito de ver... árvores! Se por acaso também for do interesse de vcs:

1) na saída do vilarejo de Damery (na estrada D22 depois que passa a ponte sobre o Marne) tem uma linda estrada ladeada por plátanos centenários.

2) perto de Reims tem uma atração natural bem curiosa: as árvores retorcidas de verzy, em francês "faux de Verzy"

 

Abraço e boa viagem.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

t-tresch,

 

Já voltei a algum tempo e confesso que ando com preguiça de escrever meus relatos. Mas estou colocando minhas fotos de forma estruturada no Flickr e quando terminar coloco para a galera consultar.

 

Suas dicas foram supervaliosas, utilizei quase todas mas quero ressaltar a de Dinan, simplesmente é uma cidade fantástica.

 

Obrigado.

 

E caso não conheça bem a Suíça, coloque no seu roteiro. (espere pelas fotos que em paralelo farei o roteiro)

 

Abraços,

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...