Ir para conteúdo

Roteiro para 10 dias em Arraial d'Ajuda e arredores


vmesquita

Posts Recomendados

  • Membros

Amigos,

 

Após muitas pesquisas, consegui esboçar uma versão preliminar de um roteiro de viagem para a costa do Descobrimento na Bahia. Gostaria que aqueles que conhecem a região pudesse comentar. Muita informação foi retirada do tópico "Dicas sobre Arraial" da comunidade de Arraial d'ajuda no Orkut. Obviamente o roteiro não é fixo, pode ser que lá troque um dia por outro ou risque alguma coisa. Vejamos então:

 

1º dia - Deslocamento Norte de MG -> Porto Seguro (1 dia)- 560 km - Hospedar em Porto Seguro (se possível) Passear pela Passarela do Alcool

 

2º dia - Santa Cruz de Cabrália (20 km de Porto Seguro) - Praia da Cora Vermelha + Aldeia Pataxó + Tour por Porto Seguro. - Cidade Histórica de Porto Seguro, visitando a Igreja de Nossa Senhora da Penha, Igreja de São Sebastião, Casa de Câmara e Cadeia, Marco da Posse e Museu de Porto Seguro. A noite, pegar a balsa para Arraial d'Ajuda

 

3º dia: Arraial D´Ajuda .o vilarejo, suas construções e a famosa Broadway, a igreja de Nossa Sra. D'Ajuda, do século XVI, e ao mirante com vista panorâmica.

 

4º dia: Praias de Arraial- Passear de carro pelas praias Mucugê, Pitinga e Tauípe. Mapa aqui: http://www.feriasbrasil.com.br/ba/arraialdajuda/mapa.cfm

 

5º dia: Recife de Fora. (somente pela manhã vale a pena, verificar também se a maré está favorável) (R$ 50 por pessoa)+(R$ 10 tenis e Snorkel)

 

6º dia:Praia de Trancoso. Antes de chegar à praia, existe um vilarejo chamado Quadrado de Trancoso com construções do século XVI, como a Igreja de São João, datada de 1586, no estilo protobarroco, além do mirante com a mais bela vista da região.

 

7º dia: Praia do Espelho. Atenção: As coisas são absurdamente caras (R$ 60 um prato em 2006), levar lanches e água. Sobre a praia do Espelho: deve ser visitada com o sol bem forte (no dia que fui estava nublado) e de preferência com a maré baixa, que forma piscinas com muitos peixes e água cristalina; se tiver chovido na semana ou se o tempo estiver nublado, não vale a pena ir. Pegar a estrada de Asfalto (existe uma de terra mais curta porém pior) - R$ 10 Estacionamento na praia do Espelho. No fim da tarde, seguir para Caraiva e dormir lá. Estacionar antes da entrada da vila e pegar o barco. Existem Pousadas em Caraíva baratas que não tem site ou email. Dormir em Caraívas em uma destas pousadas.

 

8º dia: Caraíva

 

9º dia: Dia livre para ir de novo em algo que tenha gostado.

 

10º dia: Retorno

 

Pretendo ir na segunda quinzena de janeiro, conforme eu li a cidade enche muito na última e na primeira semana do ano. E deixar a hospedagem de 1 dia em Porto Seguro e 7 dias em Arraial previamente reservada. Encontrei opções baratas, felizmente, pois pretendo gastar em torno de R$ 100 com hospedagem para um casal por dia ou menos se for possível. Hospedagem pra mim é só um local para tomar banho e dormir com tranquilidade, não preciso mais que isso.

 

Então se alguém puder comentar... Eu agradeço.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vmesquita,

Absolutamente perfeito seu roteiro !!

A logistica de deslocamento é esta mesmo. Porto, Arraial, Trancoso, Espelho, Caraíva.

Suas info tbém estão certas qto a preços e estruturas.

 

Minha contribuíção:

Porto, apenas para chegar, passear e volta. Vale a pena as prais durante o dia (seus passeios) e a passarela à noite.

Mas, coisas melhores te esperam...

 

Arraial: tudebom !! Lembra...disse, lembra, Pipa, Buzios, Ilhabela.

Calor, gente descolada, bonita, de alto astral..paquera rola solta (em qq lugar, claro), os melhores restaurantes da região, caros e baratos, sofisticados e simples. A noite é uma delícia jantar e passear.

 

Trancoso: vale a pena conhecer, mas, não tem nada de mais, fora o quadrado, a igreja no final, e uma boa vista das praias.

É super badalado e agitado, point de bacanas...

 

Espelho: disse tudo, se chover ou estiver nublado...sei não (mas já q está lá...tem que ir assim mesmo) Os preços são caríssimos !!! ´Também, tem que descer um morro danado, e se chover, fica um sabão aquilo... Olha só: 1 cerva: 10,00, porção simples de frango a passarinho: $35,00...putz...ficamos sem comer lá, (estavamos em 4, imagina a conta da brincadeira) e fomos para Trancoso (mais barato e não me senti explorado). Vale muito conhecer !! Mas, não vi o tal de "espelho" que se forma em dias de Sol, mar tranquilo e maré baixa....

Passei o dia por lá, então leve seu lanche e água !!!! Ou seja feliz e gaste sem dó !!!

 

Caraíva: Tem que parar o carro antes, e atravessar o rio em uma canoa, vila mesmo...de dia tudo fechado, mas, a noite melhora muito, vi algumas pousadas, mas vale a pena ficar um uma (amarela) que fica em frente ao mar, ao lado direito do Rio.

Bom, pesquise os preços, claro..

 

Conclusão: sempre que dá volto a estes lugares mágicos.... todos imperdíveis e cada um com sua particularidade !!

Mas, a minha "jóia da cora" é Arraial !!!! Fico hospedado já, em hostel, e parto para estes passeios !!!

 

Espero ter ajudado...boa trip !!!!!!!!!

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Carlito, muito obrigado pelas informações! ::otemo::

 

Acabei ficando com uma dúvida: Valeria a pena então eu juntar Praia do Espelho e Trancoso no mesmo dia? Algo do tipo sair cedo para a praia, passar a manhã e o iniciozinho da tarde, e depois seguir em direção a Trancoso e almoçar lá? Ou melhor manter meu esquema de 1 dia para cada um (com lanche e água na mochila no dia do Espelho pq eu acho um absurdo ser explorado em viagem)?

 

Outra coisa que estou em dúvida: muitas vezes quando vou viajar de carro deixo para ver a hospedagem na hora (indo em locais pré-selecionados), porque assim posso cancelar ou adiar a viagem em caso de chuvas. Só que neste caso estou com medo de fazer isso e não encontrar opções baratas disponíveis, ou perder tempo rodando em busca delas. Vc tem idéia de como é o tempo em Janeiro por aquelas bandas? Chuva só de verão ou o tempo pode fechar legal, por mais de um dia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vmesquita,

Hehe, passei por este perrengue 3 vezes...fiquei esperto já!!

 

Na 1a, conhecendo e com amigos, tudo é farra. Nas outras, com minha namo...já muda muito...

 

Te aconselho, de verdade, a curtir Trancoso..e qdo ir para Caraíva, "passar por Espelho", que é no meio...a estrada é péssima, se não chover beleza,...mas, se chove 2 dias antes...fica um fuzue akilo lá...só 4x4 ou quem conhece mesmo a região.

 

Estavamos num corsa alugado..haha, mas, fui na marra, rabeando.. e com medo de atolar..mas chagamos.

Passe o dia em Espelho (leve coisas!!!!) e depois siga para Caraíva, onde deve passar a noite e o dia seguinte.

 

Falam muito de Espelho e Caraíva...realmente, como disse vale a pena conhecer.

Qto ao tempo...pegamos chuvas sempre no final do dia, rápida e forte...mas, sol e calor o tempo todo.

 

O problema é se chover por 2 dias seguidos..o q é difícil nesta época...ai se prepara para a aventura..haha

Qto a pousadas, seria bom reservar antes....como te disse em Caraíva, tem uma amarela em frente ao mar!! N me lembro do nome, mas acha fácil no google. Depois te falo...

Se prepara...pq tudo fica caro nesta época....e lotadooooo.

 

Boa sorte..!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vmesquita,

A pousada, chama Casa Amarela... ::essa:: hehe que criatividade deles...enfim..(google, pousadas, Caraíva, tem outras)

tem até um vídeo de lá, e é assim mesmo como passa, a cidade, pequenérrima, o rio e a praia. Mar agitado e mexido.

 

Saudades de lá....vai curtir, acredite !!!! ::cool:::'>

 

Mas, neste ano..me mando pra Morro de SPaulo, um pouco mais ao norte de vcs...perto de Itaparica. ::otemo::

 

Boa sorte !!!

 

De um paulista, que descobriu que não vive sem mar, praia, sol !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Brigadão cara! ::otemo::

 

Baseado no seu conselho, fiz uma pequena alteração:

7º dia: Praia do Espelho. Atenção: As coisas são absurdamente caras (R$ 60 um prato em 2006), levar lanches e água. Sobre a praia do Espelho: deve ser visitada com o sol bem forte (no dia que fui estava nublado) e de preferência com a maré baixa, que forma piscinas com muitos peixes e água cristalina; se tiver chovido na semana ou se o tempo estiver nublado, não vale a pena ir. Pegar a estrada de Asfalto (existe uma de terra mais curta porém pior) - R$ 10 Estacionamento na praia do Espelho. No fim da tarde, seguir para Caraiva e dormir lá. Estacionar antes da entrada da vila e pegar o barco. Existem Pousadas em Caraíva baratas que não tem site ou email. Dormir em Caraíva em uma destas pousadas.

8º dia: Caraíva

Acho que agora tá 100%. Procurando essa pousada amarela que vc falou no google, achei os telefones, vou tentar deixar reservado também.

 

E se chover dias por 2 dias antes, eu vou e volto para a praia do Espelho de busão. Mas pelo visto é uma hipótese improvável então estou tranquilo.

 

Boa Sorte aí no morro de São Paulo! ::cool:::'> :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vmesquita....

 

Olha só... sai de Trancoso as 08.00hs e demorei 2 horas até Espelho, é perto mas, a estrada é péssima... neste tempo, não vi 1 onibus se quer, indo ou vindo. Só 4x4, vans..e caminhões pequenos com mercadorias(poucos) ::essa::

 

E da estrada, até Espelho, tem mais um caminho grande...q de carro é rápido, mas a pé sem a menor chance...e ainda tem que estacionar o carro e morrer com 10,00 pro carinha lá..depois, descer um monte até a praia.

Não sei se tem bus que vai direto a Espelho. Acho que só de Trancoso a Caraíva.

 

Não tem jeito, se prepara, e vai ter que alugar um carro...qq um...por 2 dias..aí mata estes 2 lugares. Espelho e Caraíva.

Não perca esta chance, já que vai estar lá mesmo.

Qto a pousada, a Casa Amarela, acho q é a mais carinha de lá...fiquei, por que era 1 noite apenas. Fomos em Janeiro, (passei o reveillon em Trancoso). Ai, merecemos.

 

Se ficar 1 noite, que é o ideal, fique nela. Tem mais opções aki: www.cariva.tur.br/pousadas

 

Boa sorte!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Carlito,

 

É que eu vou de carro pra Arraial... É um GOL 1.0, será que sem chuva nos dias anteriores eu consigo chegar na Praia do Espelho e em Caraívas, sem quebrar o carro?

 

Bom então vou escolher outra pousada, eu gosto de economizar em hospedagem, como eu te falei, se der pra tomar banho e dormir tranquilo já tá muito bom. De repente eu levo uma barraca e colchão inflável, na pior das hipóteses eu fico num camping lá em Caraiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vmesquita,

Sim, consegue sem problemas, como te disse, fui num corsa 1.0 alugado.

 

Claro que devagar e com cuidado. E deixa os 4x4 te passar...os caras voam nestas estradas e ficamos comendo poeira. ::bruuu::

 

Se chover antes, sem problemas. O que não aconselho, é se chover por 2 dias seguidos e na manhã de sua ida. Ai não rola mesmo. Vira um atoleiro aquilo lá.

 

Qto a acampar, se esta de carro, leve sim o colçhão e barraca. O rio que atravessa até Caraíva é pequeno e dá para passar suas coisas sem problemas, na canoa. Estando em Caraíva, procure um canto barato, sempre tem.

Se não achar, acampe de boa. Também sou a favor de gastar pouco em hospedagens, tendo uma cama e chuveiro..tá bom de mais !!

 

De resto seu roteiro esta perfeito, vai curtir muito. Leve a camera e tire muitas fotos!!!

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...