Ir para conteúdo

Mochilão Serra da Canastra + as 3 chapadas brasileiras + pantanal matogrossense - Maio e Junho 2011


Bruna Xiri

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, como estão?

 

Bom, é a primeira vez que me atrevo a escrever aqui apesar de acompanhar o site e os fóruns há muito tempo.

Estou planejando meu primeiro mochilão e se alguém tiver interesse de me acompanhar em alguma parte do percurso, será ótimo!

Vou escrever o roteiro por cima aqui para também receber opiniões, críticas, dicas e tudo mais que possa ajudar. Penso talvez que estou "viajando" longe demais ao pensar no roteiro e incluir tantos lugares. Por isso, gostaria de algumas sugestões com relação a isso também.

 

Bom, vamos lá. Sou de Blumenau, SC e pretendo sair de viagem, partindo do aeroporto de Navegantes, no dia primeiro de maio com destino a Minas Gerais afim de conhecer a Serra da Canastra e São Thomé das Letras. Estou calculando 10 dias em cada destino. Penso em fazer um roteiro de mais ou menos 5 dias na serra e nos dias restantes ir a São Thomé.

No dia 10/05 pego um vôo para Bahia. Até o dia 13 pretendo ir a Arembepe e no dia 14 volto a Salvador e pego um vôo ou ônibus para a cidade de Lençóis na Chapada Diamantina. Saindo de Salvador de avião para Lençóis, o vôo tem duração de apenas 45 minutos. Já o percurso de ônibus dura em média sete horas e de carro são aproximadamente cinco horas.

No dia 21/05 pego um vôo de Salvador para Brasília. Passo uma noite em Brasilia e no dia seguinte sigo para Alto Paraíso através de coletivo. Farei um roteiro pela chapada e retorno a Brasilia no dia 29.

No dia 30/05 sigo de avião para Cuiabá no Mato Grosso afim de conhecer a Chapada dos Guimarães. Farei um roteiro pela chapada também.

No dia 09/06 parto de Cuiabá para Campo Grande de avião, passo um dia lá se necessário, e de Campo Grande vou de ônibus para Corumbá com destino ao Pantanal matogrossense. Farei um roteiro pelo pantanal.

No dia 18/06 estou vendo ainda se vou de Corumbá para Bonito ou Bom Jardim. Tenho lido algumas coisas dizendo que Bonito está caro para se visitar e que Bom Jardim possui belezas naturais tão incríveis quanto Bonito. No dia 27 volto de Bonito ou Bom Jardim para Campo Grande para embarcar no vôo direto para Navegantes. A previsão de volta é para o dia 28 de junho.

 

Meu objetivo com esta viagem é documentá-la em vídeo e fotos. Quero me infiltrar na cultura e regionalismo de cada cidade que ficarei, pesquisar sobre os movimentos artísticos, culturais, musicais e de dança de cada região. Conversar com nativos e desenvolver uma troca bacana de idéias. Registrar todos os passeios, trilhas, trocas, festas, reflexões, descobertas, lindos visuais, etc. Provar as comidas típicas e conhecer pessoas, passar por momentos inusitados, experimentar e viver!

Tenho este projeto em parceria com um amigo publicitário e cineasta que está de mochilão pela Europa neste momento e só retorna metade de fevereiro. ele está fazendo o mesmo trabalho por lá. Depois iremos juntar nossos materiais e editar. Terá um cunho cultural e também de aventura.

 

Bom, com relação a custos, para mim que irei fazer todo o roteiro e comprando as passagens ainda este mês e tudo pela Gol, tenho um valor de R$ 1.200,00 mais ou menos somente das passagens Navegantes - Minas Minas - Bahia Bahia - Brasília Brasília - Cuiabá Cuiabá - Campo Grande e Campo Grande - Navegantes.

 

É isso. Não sei se estou sonhando alto demais, se ficará muito cansativo ou se funciona ter as passagens compradas assim com antecedência e os dias pré definidos de estadia em cada lugar. Por isso peço uma ajudinha de vocês aí! Sou mochileira de primeira viagem. rs

 

Agradeço.

 

Paz e Bem

Xiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Bruna, dos lugares que vc escolheu conheço apenas a Chapada dos Veadeiros, já fui 03 vezes, é um lugar muito com uma beleza exuberante e rara...Quanto aos outros destinos também desejo conhecê-los em breve. Nunca fiz um mochilão...não sou mochileira ( ainda!!!! um dia quem sabe!!!!), amo viajar, adoro trilha e gosto muito de aventura. Gosto de xeretar esse site, pois sempre tem dicas interessantes e muito úteis. Estive na Chapada dos Veadeiros em nov/2008, ago/2009 e nov/2010. Li no seu texto que pretende ficar por lá uns 08 dias, dá para visitar os principais atrativos, tem muita coisa pra ver... por isso é melhor planejar os passeios. Deixo como sugestões alguns lugares que conheci:

-Cataratas dos Couros um dos lugares mais bonitos da chapada, fica a +ou- 37km de Alto Paraíso, paga ingresso, precisa de guia, trilha de aprox. 7,5km;

-Sertão Zen, trilha na Serra da Baliza, vegetação rara, passeio maravilhoso (quero fazer de novo), o início da trilha fica a 3km de Alto Paraíso, não paga ingresso, precisa de guia é muito fácil se perder (tente contratar o Pacheco- o cara é muito bom), trilha 17km;

- Vale da Lua, a paisagem parece outro planeta, fica entre Alto Paraíso e a Vila São Jorge, paga ingresso, não precisa de guia, trilha de 1,3km;

-Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, tem duas trilhas: 1-Salto do Rio Preto 120m, Cachoeira do Garimpão 80m e Corredeiras, trilha de 12km; e 2- Cachoeira das Cariocas e Cânions 1 e 2, trilha de 12 km, as duas trilhas são esplêndidas, fiz as duas porém, em épocas diferentes, fica a 1km da Vila São Jorge, paga ingresso, precisa de guia( geralmente se consegue formar grupo na entrada do parque, assim o valor do guia fica mais barato);

-Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira da Capivara, belíssimas, fica a 27km de Cavalcante, no Engenho II território do povo Kalunga, paga ingresso, precisa de guia, trilhas curtas cada uma de aprox. 1,5km. No Engenho é possível conversar com os moradores que tem muitas histórias interessantes, tem sempre alguém que serve almoço sob encomenda, que vende artesanato. Muitos dos Kalungas vivem apenas das atividades relacionadas ao turismo;

-Rancho do Valdomiro, fica entre Alto Paraíso e a Vila São Jorge, o Valdomiro é uma figura, contador de "causos", a comida é deliciosa, ali se come a matula, prato típico da região... hummmm!!!!!

-Restaurante da Mamma, em Alto Paraíso, comida italiana de-li-ci-osa, e os vinhos também...

-Gota, em Alto Paraíso, espaço de meditação, Ghetika é a proprietária, ela toca uns instrumentos alternativos e entoa mantras, funciona nos finais de semana.

Fui a muitos outros lugares como: Loquinhas, Cachoeira dos Cristais, Cachoeira Água Fria, Cachoeira Raizama, Fazenda São Bento (Cachoeiras Almécegas I e II, e São Bento, Mirante de São Jorge, Jardim de Maitreya, Morro do Buracão e da Baleia, etc... É importante levar agasalho, o lugar é montanhoso faz muito frio à noite, tênis confortável ou papete, usar calça e camiseta de manga longa ajuda a proteger a pele do sol, das pontas das pedras e do capim cortante (esqueci o nome) que tem no Parque. Espero ter contribuido, caso queira perguntar alguma coisa estou à disposição. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Bruna..

..sua viagem me parece interessante..bem longa mais com certeza muito bonita neh..

eu vou te incentivar a sonhar sim,,até mesmo pq eu gostaria de poder faze-la

 

eu sou aki de MG..e estou a menos de 70Km da serra da Canastra..adoro aquele lugar..nascente do são francisco e td mais..quando vc passar por aki, se eu puder, eu gostaria até de fazer uma parte deste trajeto,,aki é muito bom,, vale a pena conhecer..tem cachueira com aguas limpinhas pra tudo que é lado(quando c vier pode ser que esteja meio friu, mas vale muito apena,,nadar ali pode ser unico)..fora isso, é oportunidade pra ver muito bicho de cerrado brasileiro..muito bom

..na serra é meio complicado pois tem lugares que ficam longe de tudo, porém tem lugares espetaculares com pequenas trilhas de até 5 ou 7 km..o importante é saber onde ficar/hospedar..pesquise bastante,,meus lugares preferidos são Campings nas cidades de Delfinopolis(possui umas 50 cachueiras catalogadas) e na serra de São João Baptista do Gloria (tem Camping a 4 km da casca d'anta)

 

..sobre são tomé(cidade das pedras) la é d mais,,só tem "micróbio",,quando vou pra la nem pego cachu pq acho-as muito suja..a cidade é magica..td de bom..lugarzinho muito mistico e acolhedor porem não tem muito o que fazer la..a maioria das pessoas que vão pra lá cansam já no 3° dia..mas quem se identifica com ST corre o risco de viver lá pra sempre..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Bruna: Já mochilei em todos esses lugares e posso acrescentar algo que vale a pena?

 

 

No dia 10/05 pego um vôo para Bahia. Até o dia 13 pretendo ir a Arembepe , DER UMA PASSADA PELA PRAIA DO FORTE e no dia 14 volto a Salvador e pego um vôo ou ônibus para a cidade de Lençóis na Chapada Diamantina (PROCURE O GUIA ADILSON PEÇA PARA CONHECER A CACHOEIRA DO MOSQUITO E FALE COM GLAUCO POUSADA GRISATEMO). Saindo de Salvador de avião para Lençóis, o vôo tem duração de apenas 45 minutos. Já o percurso de ônibus dura em média sete horas e de carro são aproximadamente cinco horas.

No dia 21/05 pego um vôo de Salvador para Brasília. Passo uma noite em Brasilia e no dia seguinte sigo para Alto Paraíso através de coletivo. Farei um roteiro pela chapada e retorno a Brasilia no dia 29. (DER UMA OLHADA NO PARQUE ESTADUAL DA TERRA RONCA. VÁ PARA SÃO JORGE E PROCURE O GUIA GUSTAVO. SÃO GRUTAS LENDAS POR LÁ)

No dia 30/05 sigo de avião para Cuiabá no Mato Grosso afim de conhecer a Chapada dos Guimarães. DA CHAPADA DOS GUIMARAES SEGUI PARA POCONÉ E ALUGUEI MOTO PELA TRASNPANTANEIRA , LEVE BARRACA DE CAMPING.Farei um roteiro pela chapada também.

No dia 09/06 parto de Cuiabá para Campo Grande de avião, passo um dia lá se necessário, e de Campo Grande vou de ônibus para Corumbá TEM BARCO QUE VAI PARA PORTO JOFRE com destino ao Pantanal matogrossense. Farei um roteiro pelo pantanal.

No dia 18/06 estou vendo ainda se vou de Corumbá para Bonito ou Bom Jardim. Tenho lido algumas coisas dizendo que Bonito REALMENTE É CARO + VALE APENA está caro para se visitar e que Bom Jardim (NÃO CONHEÇO) possui belezas naturais tão incríveis quanto Bonito. No dia 27 volto de Bonito ou Bom Jardim para Campo Grande para embarcar no vôo direto para Navegantes. A previsão de volta é para o dia 28 de junho.

BOM PASSEIO , QUALQUER DÚVIDA suzzyter@hotamil.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Bruna. Seu roteiro está ótimo. Eu só diminuiria o tempo em Bom Jardim - de 4 a 6 dias são suficientes - e remanejaria os dias a mais. Talvez aumentar o tempo na Serra da Canastra, que é um lugar espetacular, ou redistribuir nas Chapadas...

Ah! Se seu objetivo, entre outros, é filmar, pense em equipamentos ou estratégias p/ filmar a 1a queda do São Francisco. Eu não consegui, pois o spray produzido na queda d'água é tão forte que parecia que eu estava sob um dilúvio. Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, estou adorando as dicas. Está me ajudando muito.

 

Agora estou em Bombinhas -SC trabalhando na temporada para juntar a grana para o mochilão, fico aqui até 24 de abril. Se alguém colar pelo litoral de SC entre em contato comigo (xiriiister@gmail.com).

Ainda preciso escolher uma mochila, tenho pesquisado bastante. Já li que para mulheres é recomendado uma mochila não muito grande pelo peso que ela pode proporcionar. Até qtos kilos posso comprar? Não queria uma muito pequena afinal, são dois meses, né. rs

Sobre a barraca, tenho uma bem pequena e leve, para duas pessoas. Creio ser a ideal.

 

Agradeço muito as dicas!

 

Beijos e fiquem na paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...