Ir para conteúdo

Como começar a mochilar?


Posts Recomendados

  • Membros

O ideal é começar pelo Brasil.

Primeiro porque você pode falar das coisas maravilhosas que há no seu país, dar dicas, sugestões de estados para os estrangeiros. Imagine você chegar no Chile ou Argentina e não saber dos passeios bons do Brasil? Seria um pouco chato até mesmo para trocar dicas e amizades com eles.

Eu te dou essa dica mais porque eu fiz isso...rs

A minha primeira viagem foi aos 19 para Vitória/ES em evento de faculdade.

 

 

ESTADOS QUE VALEM A PENA

 

Natal/RN

Recife(porto de galinhas)/PE

Bonito/MS

 

Esses três eu considero as pérolas do Brasil.

E claro que Fernando de Noronha tb é, só não fui ainda.

 

Mas esses três estados sao muito bons para começar.

Mas Bonito é muito caro.

Mas é lindo lindooooo

O melhor!

Tudo vai depender do $$ disponível...rs

 

Porto de Galinhas tem que ir quando a tábua das mares está baixa, se não, é jogar dinheiro fora!

 

Se quer ir pra fora de qualquer maneira vá em temporada de ski para o Chile ou Argentina!

O México tb é uma boa opção!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

olha, nem posso opinar muito nesse ponto, pois tenho 20 anos agora e meu primeiro mochilão será no fim do ano, então farei 21 anos durante a viagem, e acredito q essa faixa de idade seja boa pra iniciar. Fui pra SP esses dias atras pra tentar tirar o visto americano e foi a primeira vez q fiquei num albergue e lá conheci 2 franceses nessa faixa de idade, e troquei algumas palavras com uma alemã, e tbm tinham 2 outras americanas e uma australiana por lá, todas nessa faixa dos 20 e poucos, além de um casal mais na casa dos 30 q tavam viajando a mais de um ano pelo q pude ouvir da conversa deles com o dono do hostel.

Começarei pela América do Sul, devido a meu visto ter sido negado (o q até hj eu nao concordo, mas...), então to começando a planejar agora e axo q vai ser bem corrido pra mim termina tudo até fim do ano, tendo em vista q tenho provas na facul e etc, mas como vcs tem tempo até 2014 dá pra planejar tudo com calma. Uma dica: comecem a ver as mochilas cargueiras. Eu iria levar mala pro EUA mas pela America do Sul acredito ser melhor ir com uma cargueira das boas. Boa sorte e bom planejamento e vai sem medo, tenho ctza q todo mundo sofre uns perrengues durante as viagens, tanto iniciantes quanto os profissas :D...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Olá meninas,

Sempre viajo sozinha por esse mundão de meu Deus! Não dá nada, mas vocês precisam ficar ligadas em tudo o tempo todo.

Os destinos que vcs escolheram para começar, Brasil e America do Sul, vão exigir mais atenção ainda.

Cuidado com exposição de dinheiro nas ruas. Também não troquem dinheiro com cambistas. A melhor saída é calcular um tanto de dinheiro a ser gasto por dia e levar a quantia, na moeda do país, daqui do Brasil. Em espécie, um pouco, e outro pouco no cartão. Eu carrego um cartão que só realiza débitos e fico usando. Assim, não pago taxas extras que os cartões de crédito cobram quando usados no exterior e nunca volto individada.

Conto, para ter folga, cerca de 100 "dinheiros" por dia por pessoa, mas dá para levar menos dependendo do país. Não menos que 50, porque pode ser que vcs encontrem coisas, lugares e comidinhas que valem a pena experimentarem.

Não aceitem favores ou ofertas de quaiquer tipo que pareçam boas demais para serem verdade, porque são boas demais para serem verdade! E entram no campo das furadas. Usem seus instintos e prestem sempre atenção naquela voz interior que avisa quando estamos correndo algum tipo de perigo.

As mulheres brasileiras são muito assediadas lá fora, então cuidado extra. Mas já falei isso.

Façam amizade com o pessoal do hotel ou do hostel onde ficarem, geralmente eles tem ótimas dicas sobre o local.

Mas façam amizade de um modo geral é a melhor parte da viagem.

Gostei mais quando fui para ficar em hostel, porque a galera é mais aberta a amizades.

Em hoteis encontra se muita familia ou pessoas que estão com um planejamento fechado, novos membros não são bem vindos, bem é claro que existem exceções, mas elas são raras...rsrs

Acredito que seja isso.

Se quiserem outras dicas, enviem um email para luciannahelenna@gmail.com

Abraços e boa viagem!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Lu abaixo do teu avatar tem o ícone MP para troca de mensagem particular e um ícone do e-mail quando o usuário disponibiliza, ali só entra quem é cadastrado.

Colocando o e-mail como vc colocou na tua postagem, vc ficou sujeita a riscos desnecessários.

A troca de informação nos tópicos diminuem os erros, e todos aprovetam.

Recomendo retirar o e mail ::cool:::'>

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Ooi! Tenho visto diveeersos posts sobre o que levar, aonde ir, o que se deve providenciar por aqui no Brasil e la fora..enfim, tenho 17 anos e pouquíssima experiência em viagens. Porém tenho uma vontade que me corrói diariamente..conhecer diferentes culturas, países, aldeias, paisagens das mais simples as mais exóticas. Meus pais não me apoiam, julgam isso como perca de tempo, dizem que devo me estabelecer primeiro, ter um diploma e ai sim pensar em viajar. Concordo, em parte com eles afinal querem o melhor pra mim, porém, meu destino é esse..conhecer, explorar!! O problema é que tenho muitas duvidas..nao sei por onde começo, como me organizo pra começar a PENSAR, PLANEJAR.. gostaria de dicas do começo, quanto juntar de dinheiro e se realmente vou precisar desse dinheiro, aonde ir pra autorizar minha entrada em outtos países..esse tipo de coisa. Desde ja agradeço, aho !

Link para o comentário
  • Membros

Olá Costalunga, eu não sou muito experiente, mas já tive algumas viagens nacionais e internacionais, até cheguei a morar 6 meses no Estados Unidos.

Bom em relação ao apoio dos seus pais, você tem que demonstrar que é isso que você quer para eles, o seu sonho, o seu obtivo na vida.

Acredito que você esteja terminando o ensino médio, aconselharia a fazer pelo menos 18 anos para as coisas ficarem menos burocráticas e talvez até um pouco mais para você ficar mais responsável. Mas você pode fazer pequenas viagens de uma semana á um mês durante duas férias ou algo parecido, aqui no Brasil mesmo, onde tem muitos destinos e bem tranquilos que você pode encontrar essas coisas que você busca e aprender muita coisa.

E se essa é uma das suas vontades, tavelz você possa engatilhar uma universidade de geografia, que viaja bastante, conhece muita coisa, ou até mesmo turismo, sendo assim poderia aconselhar as duas coisas que você gosta.

 

Mas por onde começar, só você pode decidir, procure primeirante coisas mais pequenas, para criar experiência, viajens dentro do seu estado, ou para algum estado proximo, pesquise na internet destinos, rotas, preços desses locais, que você vai comerçar a ter uma idéia. Aqui no forum tem muita coisa sobre isso, só pesquisar aqui.

 

Dinheiro é outro ponto que depende de você, cada um tem a sua individualidade, portante existe daqueles que dorem em resorts até os que dormem em hostels ou até mesmo os "courchsurfs". Isso vária muito de pessoa e de local por local, nada que uma pesquisa ajude a você a chegar em um nível próximo ao necessário.

 

Para ir para outros países aconselho a ter mais de 18 anos já para não precisar de autorização de viagem e blábláblá, mas é necessário um passaporte emitido pela policia federal brasileira. Já no Mercosul não há está necessidade, devido ao acordo de livre circulação entre esses países.

 

Espero ter lhe-ajudado.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Seus pais estão errados. Viajar te faz amadurecer e crescer como ser humano. Viajar e conhecer outras culturas é de extrema importância para o ser humano. Infelizmente ainda não é da cultura do brasileiro é mais comum ver jovens europeus de sua idade viajando pelo mundo. Sugiro que comece lendo relatos de viagens e alguns tópicos do tipo: segurança, orçamento de viagens, o que levar em determinada viagem e assim por diante. E como o amigo respondeu acima. Procure começar viajando pelo seu Estado, vá ganhando experiência e segurança em viagens curtas. Tem gente que passa a vida toda tentando ter uma estabilidade financeira ou se aposentar para começar a viajar e aproveitar a vida. Muitos morrem e a única coisa que conseguem e viajar nos sonhos. Eu junto até moedinhas para viajar ::lol4:: é sério! em 2008 fui a São Lourenço só com moedinhas que juntei. Viajar não vai te impedir de estudar e trabalhar. Vc pode viajar nos feriados ou quando estiver de férias. Estudar é muito importante e suas viagens só vão te fazer crescer cada vez mais. Não deixe que ninguém destrua seus sonhos. Uma coisa é ver o Mar do Caribe, ou as Pirâmides Mayas em revistas ou na Tv. Outra coisa é vc mergulhar no Mar do Caribe ou subir uma Pirâmide Maya. Vá em busca dos seus objetivos mas sempre com os pés no chão, e que em 2013 vc ponha sua mochila nas costas e os pés na Estrada ::kiss::::kiss::::kiss::

Link para o comentário
  • Membros

Ola Costalunga!

 

Acho que para começar vc deve traçar uma meta e ir organizando as idéias, uma por vez. Por exemplo:

 

1 - Aonde ir? - já que vc não tem experiências em viagens, acho que vc deve começar com viagens próximas, dentro do seu estado. Ou não. rsrs

 

2 - Quando? - um feriado prolongado ou nas suas férias - acho que assim seus pais não implicaram tanto.

 

3 - Informações - ler o máximo possível sobre o local escolhido. Este site é um ótimo começo, leia os relatos de viagem. Aconselho tb o "Viaje na Viagem" do Ricardo Freire, principalmente a caixa de comentários dos leitores. Coloque também "destino escolhido - blog de viagem" no GOOGLE. Vc achará alguns blogs com relatos de quem já visitou o tal "destino escolhido". Monte um cronograma da viagem com as informações colhidas, do tipo: Dia 1 - fazer isso + informações com preços, transportes, etc; Dia 2 - fazer aquilo + informações com preços, transportes, etc. ATENÇÃO: não se prenda a roteiros, mesmo que o tenha montado. O legal da viagem é viver o momento, mudar os planos, conhecer pessoas e lugares, mas esse roteiro/cronograma pode ser um bom guia além mostrar aos seus pais que vc estudou bem o local e sabe o que fazer.

 

4 - Hospedagem - de posse das informações colhidas no item anterior decidir qual a melhor localização / bairro para se hospedar no destino escolhido. As opções podem ser inúmeras: albegues, pousadas, hoteis, apt alugados, etc. Os sites booking.com e tripadvisor tem relatos de viajantes do mundo inteiro sobre milhares de locais. Procurar nos sites dos locais escolhidos e fazer levantamento de preços. Até quanto vc quer pagar por dia? - essa pergunta deve ser feita antes da pesquisa.

 

5- Transportes - Como ir da sua casa até o destino? Busão, avião, trem, alugar um carro? Chegando no destino, como ir até a hospedagem? E para os pontos onde quer conhecer? Vai para night? Como voltar de madrugada? Essas informações devem ser obtidas no item 3.

 

6 - Quanto $$ levar? Nesse estágio vc já sabe como vai, onde vai ficar, a média de preços da comida e dos transportes, o valor da entrada das atrações/museus (em alguns casos estudante paga meia - já tens sua carteira?). Senão souber essas informações voltar ao item 3. Lembre-se que durante o dia, fora as refeições, vc pode sentir sede, fome, dor de barriga ou quer fazer umas comprinhas - levar $$ extra para isso.

 

Este item 6 é o mais critico ao meu ver. Ele pode influenciar em todos os outros itens, por isso vc deve traçar uma meta e correr atrás. Tipo: estou em janeiro e vou viajar em julho. Quanto $$ consigo juntar (em média) até lá? Não sei se vc trabalha ou vive de mesada, mas vc deve fazer uma estimativa para poder definir a melhor data da viagem.

 

Não desista nunca. Vc pode adiar um pouco, mas NUNCA DESISTA. Viajar é a melhor coisa do mundo. Mostre aos seua pais que vc domina o destino escolhido. Isso pode tranquilizá-los.

 

Boas viagens!

Link para o comentário
  • Membros

Boa ffms com certeza ajudou outras pessoas também assim como eu. Sobre a hospedagem ouvi falar também do hostelworld.com dizem que os hoteis com o melhor preço em qual quer lugar do mundo estão la, bom para quem quer economizar ... obrigada pela dica vao ficar em meus favoritos se lembrar de alguma mais por favor compartilhe conosco.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...