Ir para conteúdo
Mochileiros.com
João P. P.

Como começar a mochilar?

Posts Recomendados

Anderson_DF    0

Fala galeira mochileira!

O que vou dizer aqui não é brincadeira: Encontrei o sentido da minha vida, haha! Vou virar mochileiro!!!

Desde criança sempre quis conhecer o mundo, novos lugares e novas culturas. Sempre ouvi falar de mochileiro, mas nunca havia pesquisado a respeito.

Esse fórum me iluminou! Li muitos tópicos já, histórias, etc...

 

Enfim, ao que interessa:

 

Decidi que minhas próximas férias serão um mochilão! Decidi começar pelo Reino Unido, conhecer castelos no meio da Escócia, deitar em descampados, museus ingleses, etc... já estou com meu roteiro quase pronto e convidando amigos para a viagem!

 

A minha dúvida é a seguinte: Alimentação e dinheiro de de "segurança".

 

Como, no geral, vocês se viram com a alimentação? Comem por lá mesmo ou levam alguma coisa não-perecível? Qual a média de gastos diários com alimentação que devo considerar?

E além da passagem e da hospedagem, considerando uma viagem de 10 dias pelo Reino Unido, por exemplo, quanto de dinheiro a mais vocês levariam? Eu não faço a mínimia idéia...

Tenho medo de faltar e aí já viu, né! Quero planejar o melhor possível pra fazer o meu primeiro mochilão ser uma coisa boa e eu não parar mais!!!

 

Agradeço desde já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais você mergulhar na cultura de um país, melhor.

Saborear a culinária dos locais visitados é fundamental para conhecer melhor os hábitos de um povo. Economizar dinheiro nesse aspecto não é um bom negócio.

Cuidado com a fiscalização dos países que fazem barreira a alimentos trazidos de outras regiões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dinheiro extra: eu nunca levo, pelo contrário, levo menos do que preciso. O restante e uma sobrinha de segurança ficam por conta do cartão de crédito. Mas isso cada um faz do seu jeito. Eu prefiro pagar um pouco a mais com as taxas do cartão do que levar todo o dinheiro e correr o risco de ser assaltada e perder tudo de uma vez (o que significa inevitavelmente o fim da viagem).

 

Comida: Geralmente é o último gasto que entra no meu orçamento, assim fica com o que sobra de dinheiro, ou seja, eu calculo tudo que vou gastar e vejo quanto sobra, o que sobra eu divido pelos dias e vira minha "verba de alimentação". Se sobrar um dinheirinho bom como em restaurantes baratos, se sobra pouco fico na base dos lanches de rua, fast food e supermercado. Levar comida de casa depende do tipo da viagem. Quando é para um lugar perto se couber na mochila eu levo, assim não desperdiço tempo indo no mercado durante a viagem. Mas levar para fora do país acho que nem rola, vai ser peso extra desnecessário porque você pode comprar lá. No Reino Unido o maior mercado é o Tesco, vai lá que tem vários tipos de comidas semi-prontas que dá para fazer no albergue.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alan T. C.    0

Também vou para o Reino unido ...

passarei 10 dias por lá ... não sei se dará certo, se faltará grana ... mas depois de tudo que li aqui e pesquisei em outros sites ...

estou considerando gastar em média ...

 

25 euros por dia de hospedagem (albergues)

25 euros por dia de alimentação

40 euros de passeio / trasporte

 

Isso é uma média que fiz pra mim ... conhecendo meu jeito, sabendo o quanto estou disposto a andar ...

não querendo luxo com alimentação ...

 

Entenda... esses meus números podem passar bem longe do que acontecer... pois nunca fui pra Europa.

Mas com base em relatos e sabendo como sou aposto nisso

 

Boa sorte brother ... boa viagem ...

PS. Procure os posts sobre suas duvidas e cidades que pretende visitar...

leia as perguntas e respostas dos outros... encontrará muitas dicas... coisas que certamente vão te ajudar.

 

Ps2. Se alguém que já foi para o Reino Unido puder dar dicas ou comentar valores, sejam os citados por mim ou não ... ficaria grato. Abraço a todos ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade sempre sonhei viajar.Infelizmente nunca deu para economizar uma grana legal para isso, e muito menos encontrei amigos ou um amor para dividir esse sonho.Mas como o sonho é meu tenho que ir atrás dele por mim,né? ::sos::

Detalhe,não tenho muita grana nem noção do quanto precisaria para começar.As passagens áereas são meio caras pelo que vi,e nem me importaria de ir via terrestre e ir ralando nos lugares que passar,para juntar a grana até a próxima parada.

Parece arriscado,né?também acho e morro de medo de não dar certo.Quero começar pela América do Sul e ver como me saio.Depois vejo se pode rolar Europa,África e por ai vai.

Alguém tem boas dicas e ideias de por onde começar?Moro em Goiânia.. ::sos::

Contato:[email protected] Ajude-me ou venha comigo!kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LEO_THC    0

Não costumo desmotivar as pessoas quanto a essas ideias, porem não digo: "vá, isso com certeza vai dar certo!". É bastante complicado essa forma que tu quer arriscar. Independente do tempo que você leve, junte sua grana, sei que isso é uma arte, é difícil pra muitos, mas esse lance de viajar sem grana pra mim é furada. Derrepente vejo até um futuro de tentar "ralar" como vc fala na Europa, onde rola trabalhos de lavar prato, etc... mas qui na américa do sul, onde a maioria é pobre, e falta até trabalho de lavador de prato, que você faria?

 

um abraço e boa sorte, seja lá qual for sua decisão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou pretendendo fazer minha primeira viagem com dois amigos para o Chile, estou um pouco ansioso disso tudo, mas ja tomei as primeiras atitudes e estou comprando tudo que irei precisar e guardando dinheiro.

minha mãe ja percebeu minha intenção e sempre fica colocando reclamando quando digo que vou e meu pai nem imagina;

mas tomei a atitude de ir e nao vou arredar pé nas ultimas horas...

 

então; queria saber como foram as primeiras viagens do pessoal daqui; como as familias reagiram,quais foram as dificuldades de vocês em relação a isso!

que de toda forma seria motivante pra mochileiros de primeira viagem e até engraçado! xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Certamenteerrado!!!

Vc nao fala a sua idade, mas os pais normalmente nao curtem quando vc faz algo que foge a rotina tradicional. Cabe a vc traçar o q eh melhor para vc.

Eu com 16 anos comprei minha primeira barraca e com o tempo fui mostrando a eles q nao eh nenhum bicho de 7 cabeças se aventurar (com responsabilidade) pelo desconhecido. Isso so te traz novos conhecimentos, amizades, novas experiencias que te valeram por toda sua vida.

Se tiver mais de 18 anos as coisas ficam mais faceis, pois ja nao depende de autorização e podera sair do país e tals.

Vale a pena meu, trace seu destino, curta sua trip com seus amigos, vc so tem a ganhar e seus pais irao reconhecer isso, logo quando vc chegar cheio de experiencias novas e mostrando q sabe se virar sozinho e (com responsabilidade ta...)

Abrs

Enjoy your trip!!!!

Abrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
laura-ck    0

Bom, no meu caso é sempre complicado! Já sou bem grandinha e responsável, mas mesmo assim a mamãe sempre pega no pé!

 

No meu primeiro mochilão pra fora do país, ela ficou uns 2 meses sem falar direito comigo. Quando abria a boca era pra falar "mas Laura, você vai de ônibibus pra Bolívia???? não tem cabimento isso!" ::lol4::

 

E desde então nada mudou. ::otemo:: Toda vez que decido fazer uma viagem é um parto pra contar pra minha família! E quando conto, começa o drama!!! O povo não se cansa de falar o quanto é perigoso eu viajar sozinha, ficam falando que vai dar tudo errado e que eu vou morrer... ::lol4:: mas é preocupação de família, é natural! Estranho seria se eles não se importassem né! rs No fundo eles sabem que eu tenho juízo e que no final as coisas sempre dão certo.

 

A única coisa que não pode, é deixar de fazer alguma coisa por falação dos outros. Se tem confiança no que tá fazendo, vai fundo... não tem nada melhor do que cair no mundo. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma filha de 24 anos que vive viajando e entendo a preocupação dos seus pais.

Voce pode combinar com eles que vai dar noticia e, para acalma-los, as noticias podem ser diarias, via SMS, telefone, internet. Enfim, hoje a tecnologia oferece muitos meios de ficar conectado com um custo nao muito alto. Isto aliviará um pouco a preocupação de seus pais.

Aproveite sua viagem.

Abraços

Patricia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha primeira vez foi quando fui passar um mês na Europa, tinha 21 anos e tava começando a faculdade. Como eu estava indo pra Europa, países seguros, com estrutura de turismo legal, e eu estava indo com amigas, meus pais não implicaram muito não... Mas como são muito preocupados, tenho sempre que ligar pra casa todos os dias.

 

Problema mesmo foi na primeira vez que eu resolvi viajar sozinha... fui pra Bolívia, Peru e Chile. Dessa vez eles quase surtaram hehehehehe

O que eu fiz foi fazer um roteiro bem planejadinho, pra mostrar pra eles que eu sabia bem onde tava me metendo, que não tava indo pra nenhuma furada, e com muito custo consegui convencer eles disso. Na volta é claro que eu omiti um ou outro probleminha pra não comprometer as próximas aventuras hahahahaha.

E quando eu voltei eles viram que aquilo tinha me feito tão bem, que eu estava muito feliz, e se apaixonaram pelas fotos, que até de vem em quando minha mãe diz que quer que eu leve ela lá um dia rsrsrsrsrs

 

Algumas dicas pra ajudar a convencer a família:

 

- Eles gostam de você e querem seu bem e que você seja feliz, então se você explicar pra eles como viajar é importante pra sua vida, eles vão ficar um pouco mais amolecidos

 

- Pra diminuir a preocupação, leve seu celular. Tem que ser um modelo quadriband, que pega na maior parte dos países bem, e a operadora pode exigir um tipo específico de plano, tem que ver direitinho com eles e com alguma antecedência (na época que eu comprei o meu pela vivo, eles exigiam que fosse qualquer plano de conta e que tivesse pelo menos 3 meses no plano pra liberar o roaming). O objetivo não é você ficar ligando pra casa pelo celular, que sairia muito caro, é somente para a família ter a segurança de que caso ocorra alguma emergência vocês podem se comunicar.

 

- Se tiver idéia dos lugares onde vai passar e datas, deixe um roteiro com eles, assim eles sabem onde você está cada dia, mesmo que não estejam em contato, e se acontecer de mudar o roteiro durante a viagem avise para eles estarem informados. Já pra quem pretende viajar sem rumo essa dica não serve muito, mas procure telefonar e manter alguém informado, até pela sua segurança

 

- Prometa presentes para a volta hahahahahaha

 

Boa sorte!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
FabiStorino    0

Eu viajo desde muito nova... no início sempre com amigos, pessoas que meus pais conheciam... mas mesmo assim a preocupação sempre existe e eu acho natural!

Estou indo agora no fim do ano p/ a Europa, sozinha, por 47 dias em pleno inverno... sim meus pais pertubaram um pouco, tipo pq tanto tempo, se eu não tenho medo de viajar sozinha, se vinha praticando meu inglês e coisas do gênero... cara faz parte... o ideal é fazer o que as meninas já disseram... mostrar que está estudando bem os lugares por onde vai passar, mostrar um roteiro planejado e deixar uma cópia com eles e principalmente, dar sempre notícias! O ideal é ligar pelo menos algumas vezes, mas todo os dias mandar alguma notícia nem que seja por sinal de fumaça! Hj temos a grande vantagem da internet que ajuda muito!!!

Minha dica é essa, pesquise muito! E de vez em quando compartilhe com seus pais algumas coisas que descobriu, isso ajuda a integrá-los a sua viagem e mostra que vc está se preparando! Quase todo dia eu mostro alguma coisa que eu li aqui no mochileiros p/ meus pais... esse forum tem mil e uma utilidades!!

No mais, não deixe de ir, converse c/ eles. Boa viagem!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem , Meu nome é Felipe Correia, tenhu 19 anos e essa é minha primeira viagem como mochileiro! eu to super ansioso por tudo isso e por isso criei o topico em relação a isso que acredito que vai ser a primeira dificuldade; ::mmm:

ja tentei conversar com meu pais mas eles nao estão levando tão a serio essa coisa de minha viagem mas acredito que quando eu comprar a camera e a mochila eles vão levar realmente a serio! ::lol4::

 

sempre que entro na internet estou olhando e traçando o roteiro que vou percorrer e lendo sobre eles; estou economizando Muiito todo dia pra comprar o principal que é a mochila e a camera pra informar sempre o pessoal de casa na viagem ( pretendo criar um blog e semanalmente postar novidades e os lugares por onde passei!)

 

axo que estou me preparando de forma correta e sempre estou lendo sobre; agradeço a galera que vem postando akii! \o/

 

brigadão ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
abdulyon    0

Ola galera,

 

Nossa descobri este site surfando na net procurando bota para chuva. Dai me deparei em uma pergunta que direcionava mochileiros.com, gostei do site e me cadastrei.

 

Gente è o seguinte o meu sonho è viajar o mundo, nossa demais so nao sei como dar o pontape.

Vou so resumir minha historia rapidao. Meu pai como è missionario sempre foi mandado para varios paises e familia junto. Conheco EUA, Mexico, Italia, Guatemala, Honduras, Porto Rico e Bolivia.

 

Agora tenho 19 anos e voltei para o Brasil para acabar o ensino medio visto que as passeadas atrapalharam um pouco. Mas gente adorei viajar, agora vejo o quando foi bom pra mim.

 

So tem um unico problema, obviamente nao tenho dinheiro. Atualmente estou fazendo um curso de eletro automobilistica e dura 9 meses e depois consigo estagio. Mas depois quero viajar.

 

Gente quero conselhos por favor. O que fazer depois desse curso. Ajunto dinheiro? Viajo? ou fico trancado so trabalhando pra viajar nas ferias?

 

Eu falo, escrevo, leio perfeitamente o ingles, espanhol, e obviamente o portugues. Sei razoavelmente bem o italiano tambem, fiquei la so 1 ano e 1/2.

 

Entao gente gostaria de usar esse conhecimento pra viajar, aproveitar a vida. Pelo amor de qualquer coisa eu quero viajar muito antes de morrer.

 

O que voces, que sao experientes nesse mundo (pelo menos mais do que eu) me aconselham...

 

O que devo fazer?

 

 

OBS: Como primeiro pit stop estou pensando em ir pro Rio de Janeiro passar sei la 1 semana la, tava pensando experimentar pela primeira vez este tal de couchsurfing. Quanto mais ou menos devo levar..pra gastar o menos please (moro em SP)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sayuri Kasa    0

Olá pessoal!!! Sou nova no site, e hoje durante o trabalho resolvi viajar durante as férias de 10 dias que tenho...moro no Japão e estou pensando em viajar para Thailandia e Indonésia, mais não tenho a mínima idéia de onde ir, onde ficar, e essas coisas básicas de viagens..rs

Queria muito ir com alguma amiga ou amigo, mais como decidi de ultima hora, não acho ninguém pra ir comigo :?

Será que alguém pode me dar umas dicas, ou até mesmo ir viajar comigo ??:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cheledrum    0

Ola, Que legal que teve oportunidade de viver em outros lugares.

Acho que seria interessante vc arrumar um trabalho (pois infelizmente sem grana não da pra fazer quase nada, experiencia própria, kkkk) e fazer experiencias, viagens curtas de final de semana, feriadão, estas coisas, e enquanto isto pode ir se planejando para fazer viagens maiores nas férias. Eu sempre acabo viajando quando sou mandada embora, kkkk

 

Bem, boa sorte, aproveite para pesquisar bastante aqui no fórum que tem dicas bem bacanas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Futuro trilheiro(a),

 

Tô com a Cheledrum, vai trabalhar, ter responsabilidade, juntar $, descobrir que guardar $ é uma arte, saber o valor das coisas, conhecer as pessoas, só dessa forma conhecerá a si mesmo e poderá estabelecer o que é importante pra ti. A partir dai saberá se quer ser mochileiro, albergueiro, nômade, . . . Com 19 anos, escolha um trabalho que goste e possa exercer em outros lugares (paises), algo que propicie viajar o mundo, como você quer. Aventure-se! Permita-se! Arrisque-se! Acredite em si mesmo! Faça acontecer! Curta cada momento, a compra da sua bota, as pesquisas, o dia-a-dia. Dicirta-se! ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
RaulPompeia    0

Eu tenho 18 anos e desde os 15 eu tenho vontade de viajar o Brasil. Fiz 18 em novembro e agora resolvi colocar meus planos em pratica. o problema é que meus pais ficam colocando uma bad em cima de tudo, eu ja tenho um saco de dormir e uma mochilona que era do meu irmao e saí com meus pais pra ir num shopping, entrei numa loja lá que tinha uma barraca bem boa de 2 lugares R$120,00. Beleza, vou comprar, mas nossa meus pais começaram: "Ah voce nao pode fazer isso! Voce vai morrer, vao te assaltar! Voce vai sozinho! blablabla..." Eu tava todo empolgado mas eles falaram tanto que fiquei meio mal, mas mesmo assim comprei a barraca. Eu tambem nao tenho companhia pra minha viagem estou perguntando pra todos meus amigos se alguem quer ir mas eles acham que sou louco ou me levam na brincadeira. Estou indo pra Sao Thomé das Letras em Minas alguem pode me dar uma dica de como administrar a ideia com os pais etc.

Valeu pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.



  • Perguntas e Respostas

    • E ai, Kevin! Eu estarei lá do dia 22 de dezembro ate o dia 10 de janeiro. Podemos trocar ideia sobre a trip
    • Olá Adimilson,    Fiz o trajeto Brasília -> Fortaleza no inicio de julho. Existem vários trechos em reforma, DF - BA, BA - PI, fora esses trechos de reformas que ficamos parados 15, 20 min. no geral as estradas estão boas, meu carro tem pneu perfil baixo e não tive problemas, com exceção do trecho entre Canindé(CE) -> Boa Viagem(CE)  esse está bem ruim, mas com atenção redobrada não terá problemas!!   Abraço.
    • Fala Diogo, beleza ? Apenas para dar uma opinião sobre seu planejamento. Referente a esta parte do seu planejamento :  CHIANG MAI (30.11: TEMPLO - WAT CHEDI LUANG e TEMPLO - WAT PHRA SINGH) - CHIANG MAI X CHIANG RAI de bus (30.11) - CHIANG RAI (01.12: Templo Branco) - CHIANG RAI (02.12: Golden triangle e CHIANG RAI X KRABI de avião) Você dedicou 1 dia inteiro para o Templo Branco e mais parte de outro dia para o Golden Triangle, correto ? Quando eu estava em Ching Mai, fechei um pacote por cerca de 150 reais ( Não lembro o valor exato ), que me buscava as 6 da manhã no hostel e me levava conhecer o Templo Branco, o Golden Tringle e a vila das "Long Neck", tudo em um dia só, e retornava para o hotel cerca de 9 da noite. É um dia bastante puxado mas vale muito a pena, e você consegue fazer todas as visitar em um dia só.  Um dia todo para o templo branco acho de certa forma desperdício sabe?  E recomendo fortemente todos os dias que "sobraram" você use eles nas Praias, se gosta de festa, agitação, Koh Phi Phi vai ser o lugar perfeito para isso.
    • Ok! Já taggei ele e será revisado e corrigido assim que subirmos a cópia na URL. 
    • Dá pra aproveitar bastante sim ! Se quiseres dicas de hospedagens e passeios de barco baratos, envie um e-mail pra mim: [email protected] ou Whatsapp (22) 99243-5623
×