Ir para conteúdo

Cidades históricas de Minas Gerais


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Onde ir

 

Passei rapidamente pela cidade e conheci apenas a igreja principal no centro da cidade, mas listo abaixo outros atrativos:

 

* Matriz de Santo Antônio, centro

* Igreja de Santo Antônio, distrito de Itatiaia, a 12 km do centro

* Capela N. Sra Mães dos Homens, próxima ao acesso para Conselheiro Lafaiete (Estrada Real)

* Serra de Ouro Branco

* Gameleira, Sítio de Varginha, município de Conselheiro Lafaiete

* Casa de Tiradentes, a alguns quilômetros do Sítio de Varginha, no distrito de Carreiras

* Barragem do Soledade

* Estrada Real

* Praça de Eventos

 

Dicas

 

Contatos úteis de Ouro Branco:

 

* Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, Praça Sagrados Corações, 200, 3749-6012/3749-6005

* Rodoviária, R. Carlos Afonso Sousa Fróes, s/n, Centro

* Prefeitura, Praça Sagrados Corações, 200, Centro, (31) 3741-1233

Link para o comentário
  • Respostas 322
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Onde ir

 

O conjunto formado pelos Passos, Profetas e o Santuário do Bom Jesus do Matosinhos é impressionante. O Santuário está no alto de uma colina; na subida estão os 6 Passos, distribuídos dos 2 lados do caminho; no alto vemos os 12 Profetas na frente do Santuário.

 

* Passos da Paixão

o Passo da Ceia

o Passo do Horto

o Passo da Prisão

o Passo da Flagelação e Coroação de Espinhos

o Passo da Subida ao Calvário ou Cruz-às-Costas

o Passo da Crucificação

* Profetas:

o Profeta Abdias

o Profeta Amós

o Profeta Baruc

o Profeta Daniel

o Profeta Ezequiel

o Profeta Habacuc

o Profeta Isaías

o Profeta Jeremias

o Profeta Joel

o Profeta Jonas

o Profeta Naum

o Profeta Oséias

* Santuário do Bom Jesus do Matosinhos - Capela do Sagrado Coração de Jesus Cristo - Sala dos Milagres - Beco dos Canudos

* Romaria, Alameda das Palmeiras

* Igreja Matriz de São José, R. Bom Jesus, 3731-1079, Como Chegar: partindo da Praça JK, seguir pela Praça Dr. Mário Rodrigues Pereira, passar sob o pontilhão da Central até chegar a Praça Dom Helvécio, tomar a rua D. João Muniz e subir a rua São José até a Matriz

* Igreja Matriz de N Sra da Conceição, Praça Sete de Setembro, 3731-1390, seg a dom de 8 às 16h. Como Chegar: partindo da Praça JK, subir rua Gurgel e rua da Saudade.

* Igreja de N. Sra do Rosário, R. do Rosário

* Capela de N. Sra da Ajuda, R. N. Sra da Ajuda, distrito de Alto Maranhão, a 14Km da cidade. Como Chegar: partindo da Praça JK, pegar a avenida Júlia Kubitschek, entrar à direita na BR-040 e BR-383 até o distrito de Alto Maranhão

* Capela de N Sra da Soledade, distrito de Lobo Leite, estrada para Ouro Branco, a 10Km da cidade

* Parque da Cachoeira, Av. Tenente Horácio Cordeiro, s/n, Campinho, próximo ao Bairro da Praia a 5,3Km do centro, (31) 3731-1911, ter a dom das 7 às 18h, entrada paga.

 

Dicas

 

Contatos úteis de Congonhas do Campo:

 

* Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult), Alameda Cidade de Matozinhos, 153, Romaria, (31) 3731-3100, ter a dom das 10h às 16h

* Casa de Apoio ao Turista, Praça da Basílica, 07, (31) 3731-1300, ramal 181, seg a sex das 7h às 18h

* Centro de Atendimento ao Turista (CEATUR), (31) 9987-4261/3732-1243

* Rodoviária, Av. Júlia Kubitschek, 1982, (31) 3731-3886/3201-2927

* Prefeitura, Praça Presidente Juscelino Kubitschek 135, (31) 3731-1300

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Onde ir

 

Pode-se seguir um mapa e andar a pé pelo centro histórico, onde estão localizados a maior parte dos atrativos. A seguir uma lista de atrações separadas por tipo:

 

Igrejas:

 

# Catedral Basílica de N. Sra do Pilar, R. Getúlio Vargas, Centro

# Igreja de n. Sra do Rosário, Praça Embaixador Gastão da Cunha, Centro

# Capela de N. Sra da Piedade, Praça Embaixador Gastão da Cunha, Centro

# Igreja de São Francisco de Assis, Praça Frei Orlando, Centro

# Igreja de N. Sra do Carmo, Praça Carlos Gomes, Centro, (31) 3371-4805, ter a dom das 12 às 17h

# Igreja de Sto Antônio, R. Santo Antônio, Centro

# Igreja de N. Sra das Mercês, Praça Barão de Itambé - Antigo Largo da Câmara

# Capela de N. S. das Dores ou Capela da Sta Casa

 

Monumentos:

 

# Chafariz da Legalidade, Praça dos Expedicionários, Centro

# Prefeitura Municipal, R. Ministro Gabriel Passos, 119, (32) 3379-2900/3371-3330, Centro

# Teatro Municipal, Av. Hermílio Alves, Centro

# Complexo Ferroviário (Rotunda, Maria Fumaça e Museu), R. Quintino Bocaiúva, Centro, horário do museu: ter a dom das 9 às 11h e das 13 às 17h

# Pelourinho, Praça Barão de Itambé

# Solar dos Lustosa, Praça Embaixador Gastão da Cunha, 54

# Solar dos Neves, Largo do Rosário

# Solar da Baronesa de Itaveraba, Rua Getúlio Vargas, 242

 

Museus:

 

# Memorial Presidente Tancredo Neves, R. Padre José Maria Xavier, Centro

# Museu de Arte Sacra, Praça Embaixador Gastão da Cunha, Centro

# Museu dos Ex-Combatentes, Av. Hermílio Alves (Circulo Militar), Centro

# Museu Municipal Tomé Portes del Rei, Praça Frei Orlando, 90, Centro

# Museu Regional de São João Del Rei, R. Marechal Deodoro, 12, Centro

 

Outros:

 

# Ponte da Cadeia, sobre o Córrego do Lenheiro, perto da Prefeitura

# Ponte do Rosário, sobre o Córrego do Lenheiro, perto do Largo do Rosário

# Casa de Pedra, acesso fácil, caminhada de 1Km em estrada asfaltada

 

Dicas

 

Contatos úteis de São João Del Rei:

 

* Sec. Mun. de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Praça Frei Orlando, 90, (32) 3372-2990

* Prefeitura Municipal, R. Ministro Gabriel Passos, 119, (32) 3379-2900/3371-3330, Centro

* Terminal Rodoviário de São João Del Rei, R. Cel Antônio Claret Silva, (32) 3373-4700

Link para o comentário
  • Membros de Honra

* Nunca vi tanta igreja, museu, ladeira, sobe-e-desce o tempo todo e muita comida mineira. Acho que isso resume o passeio :)

* Ouro Preto e Tiradentes são as melhores cidades para passar alguns dias, parece que elas são mais caras, mas tem mais infra-estrutura para o turismo

* Mariana, Congonhas e São João Del Rei estão pouco preservadas e apenas algumas ruas são bonitas, mas vale a pena passar por elas para conhecer alguns pontos turísticos

* Quanto às igrejas, todas elas são muito bonitas, em todas as cidades

* Alguns lugares só abrem à tarde e fecham cedo, por voltas das 17h, então se você tem pouco tempo e muito a visitar sugiro que faça um planejamento para não perder tempo

* Fora da temporada, a maioria dos lugares fica fechado na segunda-feira, dia de manutenção

* Para não ter decepções, dose suas expectativas e se informe previamente sobre as características essenciais do lugar visitado. Em quase todos os museus e igrejas, fotos são proibidas no interior, bem como entrar com bolsas. Talvez você não consiga ver uma determinada atração turística, pois pode estar em reforma

* Em quase todos os museus e igrejas da cidade, fotos são proibidas no interior, bem como entrar com mochilas, bolsas ou sacolas. Eu adoro tirar fotos, para mim metade do prazer de viajar consiste em tirar fotos dos lugares visitados, mas eu já sabia dessa restrição e fui com o espírito preparado, então aceitei numa boa. No final das contas, achei bom curtir o local sem ficar naquela neura de querer tirar foto e com monte de gente tirando foto e te perturbando

* Vá preparado para a possibilidade de não poder ver todas as atrações da cidade. De tempos em tempos, algumas das atrações são fechadas ou funcionam parcialmente devido a reformas. Tenha paciência, entenda que as reformas devem ser feitas e graças a isso a cidade está bem preservada e bonita

* Praticamente todas as igrejas e museus cobram entrada, na faixa de uns R$ 5,00. Estudante paga meia

* Talvez você não tenha tempo para visitar todas as igrejas e museus, mas alguns são imperdíveis. Aproveite que alguns ingressos valem para mais de uma igreja

* A cidade toda transpira cultura, história, arte... Se você gosta e entende do assunto, vai gostar muito da cidade e aproveitar bem o passeio. Se você não conhece nada, vai aprender um pouco. E mesmo que você não ligue muito para isso, é impossível ficar indiferente a tanta arte no mesmo local

* Estudar um pouco de história fará você aproveitar melhor o passeio. Mas mesmo que você não se lembre nada das aulas, depois de uns dias na cidade você vai aprender um pouco de tudo. Depois de umas visitas a museus, você já saberá diferenciar as obras de Aleijadinho. Notei que ele tem um modo muito peculiar de fazer os olhos grandes e amendoados

* Além de museus e igrejas, a cidade toda é muito bonita, repleta de casarões antigos, ruas e calçadas de pedra, iluminação de época (sem aqueles postes e fios horríveis para atrapalhar as fotos). Vale a pena andar pela cidade e ver as casas onde moraram pessoas importantes da nossa história

* Tem muita coisa antiga nessas cidades, isso é obvio. Quem tem rinite alérgica pode sentir um pouco, principalmente dentro dos museus, mas não é nada crítico. Se você toma algum remédio contra alergia, leve-o por precaução

* Prepare-se para elevar os níveis de colesterol. A comida mineira junta torresmo, bacon, ovo frito, mandioca frita, costelinha/lombo de porco, tudo numa refeição. Mas depois de subir e descer ladeiras o dia todo, você merece um bom prato de comida mineira :)

* Todos os pratos à la carte de comida mineira que eu pedia, tinham porções bem generosas, o prato para 2 era feito para 2 serventes de pedreiro

* Nem só de comida mineira vivem essas cidades, pode-se encontrar facilmente pizzas, massas e até comida japonesa. Mas você não foi até Minas para comer comida japonesa, certo?

* Há várias opções de alimentação, desde trailers de lanches, lanchonetes simples e restaurantes por quilo até restaurantes muito chiques, com atendentes falando outros idiomas para atender os turistas estrangeiros

* Em janeiro os dias estavam bem quentes, mas as noites eram frescas e agradáveis

* No geral, o interior dos museus com paredes bem grossas e/ou de pedras e/ou com galerias subterrâneas são bem frescos, bem como as minas. A diferença de temperatura com o exterior é grande

* Praça Tiradentes é o ponto central de Ouro Preto, as principais atrações turísticas ficam em torno da praça. Se estiver sem carro, acho que uma boa opção é ficar hospedado bem perto da praça, pela facilidade de sair para passear, para jantar e para dar uma volta na cidade à noite

* A Praça Tiradentes não é uma praça tradicional, pois não tem árvores, bancos, mas para esse último caso as pessoas encontraram uma solução: elas sentam na base da Estátua de Tiradentes. Você desce e sobe ladeiras, fica cansado e descansa aos pés de Tiradentes.

* Na Praça Tiradentes e na Rua Direita estão podem ser encontrados diversos restaurantes, além de lojas e joalherias

* Ouro Preto tem várias opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos, desde as repúblicas e o albergue até hotéis bastante sofisticados

* Ouro Preto é bem preservada. O centro histórico é pequeno e pode ser percorrido todo a pé. O único problema é que pode ser cansativo, pois tem muitas ladeiras. Fora do centro, tem vários distritos, a cidade é bem grande em extensão territorial

* Em Ouro Preto há locais para a prática de ecoturismo, mas não é indicado, pois já houve registro de assaltos. Os próprios funcionários do Centro de Informações Turísticas não recomendam. Já tinha visto avisos na internet e confirmei isso quando cheguei na cidade. Mas o centro histórico é bastante seguro

* Dizem que a melhor forma de conhecer o centro histórico de Ouro Preto é a pé. Bem, eu gosto de caminhar, gosto de andar e ir olhando as ruas, os detalhes, vou apreciando e tirando fotos no meio do caminho, mas as ladeiras são cansativas

* Nunca vi tantas ladeiras na minha vida, são ruas e calçadas de pedras escorregadias, em Ouro Preto. Eu brincava dizendo que não havia 10m de região plana na cidade, você sobe e desce o tempo todo. Leve tênis confortáveis e antiderrapantes. Eu dispensaria as sandálias, salto alto nem pensar, mesmo para sair à noite. Eu só andei de tênis, não me arrisquei com sandália

* Em Ouro Preto, transporte público funciona bem. Além do ônibus, tem o táxi lotação, que circula pelo mesmo preço do ônibus, mas vai mais rápido

* Se quiser conforto e comodidade, há os taxistas/guias na Praça Tiradentes, eles são todos credenciados pela prefeitura e te dão uma bela aula de história

* O pessoal da cidade é muito simpático. Eu peguei ótimas dicas de onde comer uma boa comida mineira e um pão de queijo

* Na rodoviária da cidade, há um posto de atendimento ao turista. Lá eu fui atendida por um funcionário/guia muito atencioso e recebi um mapa da cidade, ótimo com os pontos turísticos. Se precisar ele te dá as dicas de hospedagem, passeios e mais informações que precisar

* O centro de atendimento ao turista na Praça Tiradentes funciona bem. Você pode retirar um mapa da cidade e obter informações diversas. No local também há um posto de informação da Estrada Real, com mapas e funcionários. Há uns 3 computadores com uma apresentação de pontos turísticos. Tem banheiros reformados, parecem bem novos. Há dois ambientes para exposição, quando eu fui tinha uma exposição de presépios e outra de fotos antigas da cidade

* Na rodoviária e na Praça Tiradentes há vários taxistas/guias credenciados pela prefeitura, é tudo bem organizado. Quando você passa, eles se oferecem para te levar aos passeios

* Tem muito turista estrangeiro. Eu não sabia que a cidade atraía tanto estrangeiro assim. Então os vendedores, guias vêm falar com você em inglês, se pensam que você é estrangeiro

* Há muitas lojas vendendo desde pedras bem simples e baratas até o topázio imperial. Você pode comprá-las com vendedores nas ruas ou em lojas muito chiques. Se você não sabe o que é um topázio imperial, você aprenderá, logo no primeiro dia!

* O turismo é bem organizado, há bastante policiamento nas ruas e o centro histórico é bastante tranqüilo

* Na R. São José pode-se encontrar o comércio da cidade, com muitas lojas. É nessa rua que ficam as agências bancárias.

* Na R. das Paulistas há um mercadinho bom parra comprar água ou algum cereal para levar na hora de fazer uma trilha e/ou caminhada

* O agito está na R. Direita, onde há várias repúblicas, na verdade há repúblicas pela cidade toda. Elas são uma instituição em OP, tem sites na internet bem elaborados

* Há vários mirantes ou pontos dos quais a cidade pode ser vista sob ângulos diferentes. Em cada um desses pontos é possível ter uma vista panorâmica da cidade com pelo menos um lugar turístico destacado. Um desses pontos, que não é citado nos guias, é o campus da UFOP

* A cidade surgiu por causa do ouro, então nada mais natural do que conhecer uma mina em Ouro Preto, dizem que havia cerca de 2.600 minas feitas por escravos. Mas é uma história triste, pois esses escravos tinham uma expectativa de oito a dez anos de vida, devido às péssimas condições de trabalho e pelo sistema de iluminação que era feito através da queima de óleo de baleia, o qual liberava uma fumaça prejudicial à saúde

* Dizem os moradores que a cidade é um queijo suíço, por causa das inúmeras minas e túneis secretos que cruzam o subsolo

* Se precisar de algum lugar para comprar lembranças de viagem, a dica é a Feira de Artesanato de Pedra Sabão

* Dica de passeio: ir de Maria Fumaça de Ouro Preto para Mariana. Confira horários, normalmente funciona apenas nos finais de semana, se precisa comprar com antecedência. Chegue antes, pode ter fila, para pegar um bom lugar para sentar

* Horário de funcionamento e valor do ingresso devem ser conferidos diretamente no local a ser visitado. Eles mudam muito de acordo com a época (alta ou baixa temporada, feriados, etc.) e mesmo os guias da cidade e o Centro de Informações Turísticas, às vezes, não tem informações atualizadas

* Mariana parece ter menos infra-estrutura para o turismo, mas passei rapidamente pela cidade, não fiquei hospedada lá e posso estar equivocada. Também achei menos preservada (apenas algumas ruas do centro são bonitas) e tem muitos pedintes nas ruas. Parece que falta uma administração que consiga alavancar o turismo e dar emprego para a população, pois a cidade tem muito potencial, mas que não está sendo aproveitado

* O centro histórico de Mariana é pequeno e pode ser visitado a pé, é fácil chegar as principais igrejas e museus. Mas algumas pessoas aconselharam a tomar cuidado com máquinas fotográficas e outros pertences por causa do risco de furtos/roubos

* Congonhas tem as obras de Aleijadinho mais lindas! Porém, me disseram que essas são a únicas coisas que vale a pena ver na cidade. A cidade está pouco preservada e requer cuidado e atenção redobrada com bolsas/pertences, segundo informações de amigos e conhecidos que visitaram a cidade

* SJDR é uma cidade grande, cresceu por causa dessas indústrias e está pouco preservada, tem apenas algumas ruas bem no centro que conservam as características originais

* SJDR é famosa pelas peças de estanho, fabricadas na região. É um bom local de compras desse tipo de artigo

* Dica de passeio: ir de Maria Fumaça de Tiradentes para SJDR. Confira horários, normalmente funciona apenas nos finais de semana, se precisa comprar com antecedência. Chegue antes para pegar um bom lugar para sentar. Na verdade é apenas mais um passeio de Maria Fumaça com paisagens bonitas no meio do caminho, mas eu curto!

* Tiradentes é um pouco diferente de Ouro Preto. O centro histórico é menor e tem menos ladeiras, mas é muito charmosa. Só tem igrejas, pousadas/hotéis, lojas de artesanato, restaurantes e um punhado de charretes em volta do Largo das Forras. Não tem agência do Banco do Brasil, só um caixa eletrônico dentro d uma pousada. E nem tem ônibus para a capital, para sair d lá somente indo para São João Del Rei.

* Tiradentes é muito tranquila para andar e dá para fazer uns roteiros ecológicos na Serra São José

* Tem pernilongos em Tiradentes, a pousada em que fiquei fornecia repelente, daqueles de tomada, pois à noite eles atacavam, parece que o mesmo ocorre em São João Del Rei. Mas isso não aconteceu em Ouro Preto

* Vi menos opções de restaurantes self-service em Tiradentes. É mais comum o sistema à la carte.

* Quem quer passeio com guia, pode passear de charrete pela cidade, ele vai parando nos pontos turísticos e dando informações

* Artesanato têxtil pode ser encontrado em Resende Costa e esculturas de madeira em Prados

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Uma dica pra quem vai a Tiradentes e pretende comprar algum artesanato. Visitem a comunidade de Bichinho.

Esta é uma comunidade de artesãos que já têm suas obras em vários restaurantes e lojas badaladas de São Paulo. É o artesanato mais típico da região e com preços muito, mas muito mais acessíveis do que aqueles da vizinha famosa. E estando lá não deixem de comer no fantástico restaurante: "Tempero da Ângela". É um lugar simples, mas extremamente aconchegante e vc se serve da melhor comida mineira diretamente no fogão a lenha de sua cozinha. É divino!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

a Rosana tem toda a razao. Vc podera encontrar o artesanato d Minas em qq cidade, mas c/ precos bem diferentes. Tiradentes tb tem peças de estanho, mas elas sao d São Joao Del Rei. O artesanato têxtil normal/te é de Resende Costa e as esculturas de madeira de Prados. Os objetos de pedra sabao, eu encontrei na feira de Ouro Preto.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ai Galera,

 

To indo fzr uma viagem pra OP em Julho... Vo passar uns 15 dias, e preciso saber como chegar lá, andei pesquisando e vi que não tem passagem direto pra lá (pelo menos não na internet). Gostaria de saber o modo mais barato pra chegar lá....

 

Tô pensando em fzr um roteiro:

 

Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey, Congonhas, Sabará e Diamantina.

 

Rio x S.J.D.Rey 344 km

S.J.D.Rey x Tiradentes 13 km ( dá para escolher uma cidade para dormir, a mais barata lógico!)

Tiradentes x Congonhas 110 km

Congonhas x Ouro Preto 103 km

Ouro Preto x Mariana 14 km. ( dá para escolher uma cidade para dormir, a mais barata lógico!)

Mariana x sabará 112 km ( Sabará é considerada Grande BH, talvez a gente tenha q ir pra lá e depois seguir para Sabará)

Sabará x BH 27 km ( espero que não seja necessário ter que ir a BH)

Sabará x Diamantina 317 km OU

BH x Diamantina 287 km

Diamantina x Rio 766 km.

 

 

 

Gostaria de saber opiniões/comentários.....

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi, fui p/ essa região ano passado e do trecho q conheco posso dizer q:

 

- d Tiradentes vc tem q ir p/ SJDR, pois é o unico modo d sair d Tiradentes. Tem varios horarios d onibus, o dia todo.

- d SJDR vc pode ir p/ Congonhas. Nao lembro os horarios. P/ ter mais certeza, é melhor ligar p/ a rodoviaria.

- d Congonhas, vc precisa ir p/ Ouro Branco. Tem poucos horarios d onibus.

- d Ouro Branco vc vai p/ Ouro Preto. Acho q tinha onibus de 2 em 2h ou d 3 em 3h.

 

Fiz o caminho inverso. Fui da minha cidade, p/ BH, depois p/ OP. Fiquei uns dias por lá e tirei um dia p/ ir p/ Mariana. Depois peguei bus p/ OB, pois era o unico meio d chegar a Congonhas. Lá dei uma volta rapida p/ ver os profetas d Aleijadinho e peguei bus p/ SJDR e depois p/ Tiradentes, onde fiquei uns dias. Nao conheco SAbara, nem Diamantina. Em BH, passei apenas pela rodoviaria e nao visitei a cidade.

 

qtos dias pretende passar em cada cidade?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá,

 

entao cada um tem um gosto e isso varia mto.

 

fiquei 4 dias em OP, foram 3 dias passeando em OP e 1 dia em Mariana. OP tem mta coisa p/ ver, escolha os principais museus e igrejas p/ visitar por dentro. Vale a pena passar em frente e ver pelo menos por fora, as outras igrejas e museus. Vale mto a pena, botar um tenis bem confortavel e andar por todo o centro historico, as casas sao mto lindas. Ecoturismo nao era recomendado na epoca q fui, mas vc pode se informar no centro d infos turisticas, na praca Tiradentes. Se nao me engano, no parque Itacolomi, as trilhas mais baixas sao seguras, mas as trilhas q levam ao pico nao estavam demarcadas. Nao tive tempo d ir ao parque.

 

Eu gastei 1 dia em Mariana, mas nao visitei nenhuma igreja por dentro. Se vc chegar bem cedo na cidade, acho q dá tempo d ver todo o centro historico e ate entrar em alguma das igrejas. Vale a pena ir na Mina da Passagem, mas entrada é cara.

 

Eu gastei 1 dia em Congonhas. Na verdade foi super rapido, pois eu fiz todo o deslocamento OP-OB-Congonhas-SJDR-Tiradentes no mesmo dia e cheguei d tarde em Tiradentes. Só vi o Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, os 12 Profetas e as 6 Capelas dos Passos da Paixão.

 

Fiquei 3 dias em Tiradentes, mas tirei 1 deles p/ ir p/ SJDR. SJDR é legal, mas a cidade é maior e só algumas ruas bem no centro são preservadas. Tiradentes é mto tranquila e bonita e vale a pena fazer uma caminhada na Serra. Infeliz/te nao tive tempo d ir p/ Bichinhos, dizem q é mto bom p/ comprar artesanato.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...