Ir para conteúdo

Como economizar $$$ para viajar.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Uma coisa útil a se fazer para controlar os gastos é marcar todos os gastos numa planilha manual ou eletrônica (excel é o melhor que existe).

Se você não sabe como fazer uma no excel, existem sites que fazem isso para você como o Organizze.com.br ou baixar planilhas prontas

O problema de deixar num site é que pode se tornar inacessível se a internet cair ou se o servidor falhar então eu aconselho a utilizar uma planilha offline mesmo.

 

Eu prefiro ainda sistemas online, porque controle de gastos funciona sendo sincero e marcando toooodas as despesas... entao antes que eu me "esqueça" daquele gasto com um supérfulo qualquer (geralmente, sao os mais "esquecidos"), é bom poder informar esse gasto em qualquer lugar. Eu uso um site mais novo, chamado Bolsamania e gostei muito do sistema.

Link para o comentário
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Já botei como meta pra 2011, juntar a grana pro mochilão Europa, vou cortar supérfluos...

 

-Chega de joguinho pra PS3, já tenho muitos

-Cancelar academia, sou sócio de um clube há 2 quadras de casa, onde não pago mensalidade, vou começar a utilizar. -80 por mes

-Trabalho das 16 às 22h, ganho 340 reais de vale refeição por mês, sempre acabo comendo alguma porcaria à tarde, posso tranquilamente levar um lanche de casa.

-Ir trabalhar de ônibus pelo menos 3x por semana, muito mais ecônomico que combustivel + desgaste do carro + estacionamento

-Reduzir a conta do bar

-Assistir um filme em casa com a namorada, ao invés de cinema toda semana

 

E claro, a excelente idéia do cofrinho com galão de água! :D

 

Só nessas contas aí que eu fiz, e com certeza tem mais coisa, dá pra juntar uns 800 reais por mês.

Link para o comentário
  • Membros

Acho que o segredo para ecomomizar dinheiro é colocar uma meta mensal e "se pagar". Por exemplo: Se você coloca como meta mensal 400 reais por mês de economia, todo começo de semana "se pague" 100 reais, ou seja, tire 100 reais do seu dinheiro da semana e separe. Não deixe para "se pagar" no final da semana. Essa foi a forma que eu encontrei de economizar dinheiro, lí em um desses livros de introdução à finanças pessoais (Pai Rico, Pai Pobre). Ainda neste exemplo, se você planeja viajar em janeiro de 2012 e começa agora, você terá 4800 reais. Se você colocar na poupança, terá 4939 reais. Pode não parecer grande coisa dependendo da viagem, mas já ajuda.

Outra coisa a ser feita é investir esse dinheiro em alguma aplicação que renda. Aí tem diversos tipos: poupança, CDB, CDI, tesouro direto, ações...Vai da opção e risco de cada um. Estou guardando moedas em uma garrafa PET, quando encher vamos ver o quanto eu economizei.

Link para o comentário
  • Membros
É isso ai galera.

 

É super bacana esta troca de experiência, em casa eu e minha esposa já dividimos as atividades, ela organiza todos os gastos do mês em uma planilha que é atualizada a cada 15 dias (adiantamento e pagamento) e eu com a responsabilidade de guardar o dinheiro e comprar E$ para a viagem, esse clima de viagem é tão bom que já estamos pensando na próxima viagem do ano que vem...

 

Olá, Adrison.

 

Estou indo para a Europa em maio e em casa tem rolado muitas discussões a respeito de como faremos com o $$ por lá. Iremos em 4 pessoas e passaremos 16 dias viajando de carro. Então, sim, a oragnização dos E$ nos preocupa!!

 

Pensamos inicialmente na questão de comprar os E$.

 

Porém, um conhecido que sempre viaja para lá nos fez uma indicação que nos pareceu bem pertinente - e estamos tendenciosos a considerá-la para nossa viagem.

Ele disse que quando você compra euros para levar, você acaba perdendo dinheiro na conversão e no lucro de casas de câmbio e coisa e tal. Assim, toda vez que ele viaja, ele leva o cartão de débito internacional.

Ele afirmou que a maioria dos locais aceitam o cartão e, em adiconal, ele tem a possibilidade de diariamente sacar E$ 500,00 do caixa eletronico - o que é suficiente para os gastos menores e nos locais que não aceitam o cartão.

Além de ser muito mais seguro, pois você não precisar ficar carregando $$ por ai, você paga as taxas de conversão mais baratas, já que a conversão é feita pelo proprio banco - no valor base do cambio - quando o débito chega à sua conta no Brasil em reais.

Sei que os valores da taxa alteram pouco, mas no total, acredito que faça toda a diferença. E qualquer economia para mim significa preocupação a menos quando estou viajando!

 

Bom, fica a dica! Espero ver o relato da sua viagem depois que realizá-la!!

Abraço*

Link para o comentário
  • Membros

Concordo com a amiga acima... Meu luxo é viajar... rsrs

Na verdade hoje, depois de muito esforço, com casa e transporte próprio, nosso investimento tem sido em viagens.

Aqui nos organizamos assim (sou do Ceará):

 

Ao longo do ano fazemos viagens mais curtinhas, dentro do próprio estado, com roteiros mais ecoômicos e na baixa estação.

Em Dezembro, quando tiramos férias, fazemos uma viagem maior, sempre pra fora do estado, e aí sim precisamos ter algum recurso planejado para isso.

 

O que fizemos para economizar: alguns "sacrifícios", saímos da zona de conforto e todo o dinheiro está sendo direcionado para as férias de fim de ano.

- cancelamos a Sky (100,00/mês) que nunca assistíamos

- juntando moedas de 1.00 - durante 1 ano chegamos a juntar perto de 1.100,00

- evitar ir no carro até pra esquina. temos uma moto encostada em casa!!! Usar ela para saídas e com isso diminuir combustível ou mesmo ir de ônibus para rodar dentro da nossa cidade

- voltei a cozinhar (como trabalhamos muito, fazíamos todas as refeições fora a um custo diário de 50,00 x 30 dias = lá se vão 1.500,00 ao mês ::dãã2::ãã2::'> - essa foi a principal economia que fizemos

- segurar o consumismo e não comprar porque está de promoção (exercício difícilimoooooooo) hehehe

- na viagem abrir mão de alguns confortos como hoteis mais badalados e ficar em pousadas ou hostels mais modestos - e mais baratos, claro!

 

Basicamente é isso. Agora em abril vamos pra Pernanbuco de carro para a paixão de cristo. Na trip será eu, meu marido e um amigo. Algumas economias:

 

- chamamos um amigo para ir conosco para - além da companhia na viagem - rachar as despesas de combustível

- entramos em contato com alguns amigos onde poderemos fazer paradas no caminho e não gastar com hospedagem. Dos 09 dias que viajaremos, 05 ficaremos na casa de amigos - uma super economia!

- os demais dias que requerem hospedagem, iremos ficar nos hostels ou acampar. Nada de hotel caro! Nos hostels ficaremos em quartos coletivos - outra forma de baratear nossa hospedagem

- a mesma lógica para a alimentação. sempre que possível, cozinhar nossas refeições. quando não, procurar restaurantes com alimentação mais em conta

Link para o comentário
  • Membros

Ju

 

Legal a sua dica vou verificar com o bco que tenho conta sobre o CDI, a princípio estou pretendendo levar uns E$ 800, ( p/ pagar algumas despesas que não aceita cartão), um VTM com uns E$ 1.500 de carga e cartão de credito (como reserva).

 

Penso igual vc, qq economia p/ mim é bem vindo. Já deu p/ vc perceber né rsrs...

 

Até mais

Link para o comentário
  • Membros

Disponha!! :D

 

Então, recomendo que antes de fazer qualquer compra de euros, compare os valores de cambio da onde você compraria para levar e os valores de conversão do banco (caso o seu haja essa possibilidade - e que seja vantajosa) do CDI. Às vezes, acaba compensando você nem levar os E$800 daqui e sim sacar de um caixa eletronico de lá assim que chegar. E sim, cartão de crédito como reserva é importante - imprevistos sempre podem ocorrer!

 

Acredito que seja isso que faremos quando formos em maio.

 

De qualquer modo, a regra é aproveitar a viagem (e contar pra gente como foi depois!! ::lol3:: )!

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Ju

 

Comprei E$ 400,00 no dia 04.01.11, realmente pesquisei bastante as taxas de cambio, a mais alta que encontrei foi R$ 2,37 na Cotação e a menor foi R$ 2,34 na Travel Cash (Alphaville - Barueri), ao ligar na Cotação eles deixaram o valor da Taxa igual ao Travel Cash R$ 2,34 e p/ mim acabou sendo vantagem já que a Cotação tem uma loja em Osasco onde moro e não precisei gastar tempo e dinheiro para ir até ao Alphaville. Já o BB tem a melhor taxa d que qq outra casa de cambio R$ 2,31, mas como não sou correntista do BB eles me pediram p/ apresentar a passagem aérea e como só irei comprar mais p/ frente então não deu certo.

 

Abraço

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...