Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos no Uruguai


Posts Recomendados

  • Membros

Bruno, minha resposta sem pensar muito:

- cartão de crédito: a cotação sempre vai ser contra você (obviamente a favor da operadora do cartão);

- pesos em caixa eletrônico: além de possivelmente a cotação não ser boa, terás que pagar tarifas e taxas;

- dollar: é aceito em todos lugares, se você tem canais alternativos para compra, aproveite... em diversos lugares ele aceitam a moeda americana numa cotação bem rasoável;

- dollares trocados por pesos: a melhor cotação que eu achei foi numa casa de câmbio na "Cuidad Vieja" em Montevideo... a pior em Porto Alegre, numa casa de câmbio em um shopping;

 

obs.: não tentei trocar moeda em punta, mas acho pouco provável que você consiga boas cotações por lá; montevideo veja acima; colonia é pequena, não sei se tem como trocar moeda lá... mas quase todos estabelecimentos aceitam Reais, Dollares e Pesos (nem todos dão troco em todas moedas). Cuidado com o uso do cartão de crédito... pergunte sempre antes de usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bruno,

 

Não existe uma resposta precisa para sua questao. A melhor opcao depende do momento da economia. Estive no Uruguay em janeiro. No cambio comercial, um real valia 12 pesos. Em Chuy consegui trocar reais por 11 pesos. Em La Paloma, Punta e Montevideo vi as casas de cambio praticando 10,80 pesos por real. Ou seja, uma comissao de + de 10%.

 

Se vc usar cartao de credito ou sacar no cartao de debito, o cambio sera o comercial. Em ambos vc paga 2,38% de IOF. Para saques no cartao de debito, vc paga ainda uma taxa que depende do seu banco. Um detalhe interessante é que em vários estabelecimentos no Uruguay, qdo vc paga c cartao de credito parte do IVA é abatido automaticamente na fatura do cartao. Um cuidado importante, é com a valorizacao do dolar, pois comprando no credito vale a cotacao da data do pgto da fatura.

 

Se vc pagar com reais ou dolares, vai se sujeitar ao cambio que o comerciante estabelecer. Na maioria dos locais por onde passei o cambio p pagar em reais era 1 real = 10 pesos. Ou seja, bem pior do q qq outra opcao.

 

Se vc comprar dolar p depois trocar por pesos ou mesmo pagar em dolares, vai fazer 2 cambios. Ou seja, vai pagar a comissao 2 vezes. Se vc consegue dolar pelo valor do cambio comercial, sem taxas ou comissoes, ai pode ser uma otima opcao. Porem, é preciso fazer as contas e ter sempre uma alternativa em caso de necessidade.

 

Boas contas e Boa Viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acabei de chegar (literalmente) do Uruguai.

 

Real vale 10,80 e dólar 19 e alguma coisa na maioria das casas de câmbio central (tem uma na plaza independência que paga mais). Se fizer saque nos caixas eletrônicos, além da sua taxa de saque, terá que pagar U$3 da taxa do caixa eletrônico (foi assim em Punta del Diablo e em Montevideo também).

 

Levei dólares e me arrependi, deveria ter levado só reais. Até no RED Hostel se pagar em reais ficava mais barato (R$33 contra U$18 ou $380).

 

Usei crédito algumas vezes também e não tenho ideia de quanto será essa continha hehee

 

Ah: LA PALOMA, LA PEDRERA, VALIZAS e ÁGUAS DULCES não tem caixa eletrônico, nem casa de câmbio, nem aceitam cartões. Em Cabo Polônio vi algumas bandeiras VISA mas não vi nenhum caixa.

 

Em PUNTA DEL DIABLO tem um caixa eletrônico no PASSEO RIVERA, alguns lugares aceitam cartões e me falaram lá que tem uma casa de câmbio que funciona provisoriamente na alta temporada, mas não cheguei ver a cotação.

 

Nessa mesma semana (de 15 a 22/02/11) a cotação no aeroporto em PORTO ALEGRE estava 13 pesos por real, segundo a Ciça que fez escala lá. Se encontrar algo parecido com isso, aproveite.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Lico,

 

Em La Paloma eu vi em janeiro varias casas de cambio na rua principal. Acho q tinha cx eletronico, tb.

 

Pelo q eu entendi, a tx de 3 dolares adicionais cobradas nos saques, depende da rede a qual pertence o cx eletronico em q vc esta sacando. Alias, é sempre bom frisar q a taxa de saque varia conforme o banco.

 

Se o dolar nao subir, vc tera boas surpresas ao receber a continha. Eh q as compras em alguns estabelecimentos tem devolucao de parte do IVA. Eu nao sabia disso e tive uma boa surpresa ao receber a minha continha do cartao de credito.

 

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Então Netuno, eu não vi em La Paloma não. Mas é claro, pode ser que eu não passei por elas.

 

Eu fiz um saque de 2000 pesos, que pela cotação daria mais ou menos R$200, mas no extrato da conta já caiu como saque no valor de R$181,40. Vamos ver qdo vier o extrato do cartão heheh

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Lico,

 

A cotacao para operacoes com cartao de debito ou credito eh a comercial. Hj a cotacao esta 1 real = 11,66 pesos. Em janeiro a cotacao estava um pouco melhor. 1 real = 12 pesos. No cartao de debito vale a cotacao do dia do saque. No cartao de credito o valor em pesos eh convertido p dolar e vale a cotacao do dolar na data de pagamento. Por isso o risco no cartao de credito. Se o dolar disparar, o custo aumenta. Por outro lado, se o dolar recuar, vc sai ganhando.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala pessoal,

estou indo pra Chuy e vou dar uma esticada até cabo polonio agora em abril e tava com duvidas quanto ao cambio.

Minha ideia é fazer compras somente nos dutyfree de chuy mesmo, e no cartão de credito. É tranquilo dessa forma???

Quanto o resto das despesas, tinha pensado em fazer uma troca em casa de cambio, já que não vai ser muita coisa (somente comida e estadia de 3 dias em Hostels).

 

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Passei o último fds no Uruguai:

 

É melhor trocar dinheiro diretamente lá, Real por Pesos Uruguaios...

 

 

Nesse site http://www.bancorepublica.com.uy, mostra uma cotação de compra do peso uruguaio, e pelo q eu observei as casas de cambio pela cidade praticam a cotação q é mostrada nesse site, então ele serve como o referencial de qual tá sendo a cotação A exceção que eu vi foi nas casas de cambio do aeroporto q pagam um preço bem ruim, mas as vezes é necessário trocar um pouquinho lá pra pegar o taxi ou onibus(mt mais barato) pra cidade.

 

Eu também saquei peso uruguaio no caixa eletrônico e a cotação que eu peguei foi 1r pra 10,3p.uru... nas casas de cambio era 1r pra 10,8 p.uru... então é melhor levar o real em espécie...

 

Pra quem pensa em compra dólar com reais pra viajar pros eua ou outro lugar, lá é uma opção mais barata que no brasil... o valor de compra foi de 1,66 por dolar, sendo que pelas casas de cambio q eu pesquisei aqui no brasil esse valor está perto de 1,75

 

Eu vi muita casa de cambio pela cidade, acho que não precisa fazer esforço pra encontrar uma aberta... mas se for em fim de semana acho que a maioria vai ta fechada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em Santiago usei VTM em dólar p alimentação e levei real pra trocar por moeda local p transporte, ingressos e compras (em um caso apenas cartão de crédito). Pretendia fz o msm no Uruguai. Mas agora fiquei surpresa.

 

Esse problema é somente em Colonia? De qualquer forma tem restaurantes que aceitam, então, né?

E em Montevideo e Punta Del Este?

 

Bjs,

 

em colonia (onde estou agora), por exemplo é raríssimo o restaurante que aceita "tarjeta"... tudo tem que ser na base do "efectivo"... é mal negócio, pois com tarjeta a devolução do IVA é automática, aparece na própria fatura do cartão (já confirmei no meu); dos 24% voltam 13%.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...