Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

mochilão pela ruta maya

Postado
  • Membros

Acho que esta é a primeira vez que eu escrevo ao site com alguma informação (que eu espero seja) útil. Farei aqui um relato de uma viagem que eu fiz no final do ano de 2010 em quatro países: México, Belize, Guatemala e El Salvador. Todo o deslocamento, excluida a ida e volta ao Brasil, foi feito ou de ônibus ou de van. Eu não planejei muito bem esta viagem e também não tomei muito cuidado em registrar gastos. Talvez por isso, não só ela não saiu tão barata quanto eu gostaria, como também alguns dias poderiam ter sido melhor aproveitados. Segue aqui uma tentativa de contabilidade em reais da viagem. Note que o primeiro subtotal contém todo o gasto com deslocamento em ônibus ou vans. Mais tarde eu vou tentar fazer uma estimativa aqui destes gastos com o que eu conseguir me lembrar de valores aproximados.

Contabilidade

R$ 2200,08 | compra de US$ 1200,00 com dólar a R$ 1,78 + 3% de taxas

R$ 540,78 | US$ 306,97 = 54,75 + 1,37 (4 diárias em albergue e taxas) + 242,29 + 8,56 (saque no cartão e taxas) com dólares a R$ 1,7617

R$ (374,00) | saldo final de US$ 220,00 com dólar a R$ 1,70

-------------

R$ 2366,86 | Sub-total de gastos excluído passagens aéreas e seguro viagem

R$ 1954,90 | viagem ida e volta a Cancun pela Copa Airlines, 5x no cartão

R$ 177,84 | seguro saúde Mondial Travel, 2x no cartão

-------------

R$ 4499,60 | Total de gastos

R$ 2366,86 / 24 = 98,62 gastos R$/dia ou US$/dia 50,40 com dólar a R$ 1,78

Taxas de Câmbio

US$ 1,00 = R$ 1,78 (dólar turismo cotado em fins de nov/2010)

= MX$ 11,70 (cotação de casa de câmbio. Se for em bancos, a taxa é mais vantajosa algo como MX$ 12,40. No cartão, o saque foi a MX$ 12,50 sem contar as taxas)

= BZ$ 2,03 (este foi o preço acordado com uma comerciante indiana na cidade de Orange Walk. Desconheço a cotação em bancos)

= GT$ 7,87 (cotação de bancos. Em casas de câmbio, o preço era em torno de GT$ 7,75 ou 7,70)

Informações na internet

Alguns sítios importantes/interessantes de serem visitados:

http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=217310100440560770948.00049283a8a02fc19d056&z=6

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=217310100440560770948.00049283a8a02fc19d056&z=6[/googlemap]

Aqui vai um mapa que eu fiz sobre os locais visitados. Com exceção dos albergues, contém pouca ou nenhuma informação relevante sobre os lugares visitados. Foi feito mais para ver a disposição geográfica dos locais. O que está em azul eu visitei, ainda que rapidinho. O que está em amarelo, eu não visitei ou porque não deu tempo ou porque era difícil chegar no local ou por conta das duas coisas e junte aí também falta de informação prévia e organização antes de chegar ao lugar. Muitos poderiam ou deveriam fazer parte da ruta maya. Vou tentar comentar sobre isso a medida que narrar a viagem.. O que está em verde não faz parte da ruta maya, mas são pontos interessantes para visita se você quiser ver a parte mais central do México ou caso tenha tempo e interesse em ver também a parte Asteca do México.

http://www.amerikaventure.com/eng/tour_rma.php

Acho que foi o primeiro sítio que eu vi sobre a ruta maya com uma proposta de percurso. Acabei tomando ele como base de rota a seguir, embora não tenha feito exatamente o mesmo percurso.

http://www.ciudadesmayas.com/

Um outro sítio que eu descobri quando já estava a menos de um mês do início da viagem. Contém muita informação relevante sobre os sítios arqueológicos. Me ajudou a dar um formato mais próximo do que acabou sendo o roteiro da viagem.

http://www.hostelworld.com/

Um clássico motor de busca de hospedagem BBB. Minha dica é, ao ver o resultado da pesquisa, ordene por overall rating e escolha um de preço convidativo entre os primeiros. Não tem erro, com exceção talvez de o albergue/hotel/guesthouse estar lotado.

http://www.wikitravel.org/

Vale a pena ver versões tanto em inglês como em espanhol do wikitravel. Tem dicas do que fazer, de hospedagem, de transporte, etc.

http://www.vagabondjourney.com/budgettravelwiki/palenque-mexico/

Um sítio muito interessante com informações sobre Palenque. Foi útil para obter mais opções de hospedagem.

http://www.ticketbus.com.mx/wtbkdl/index.jsp

Embora eu não tenha comprado nenhuma passagem de ônibus pela internet, é sempre bom consultar este sítio para saber tanto preço quanto horários de saída e previsão de duração de percurso. Lembro que foi útil para um casal que estava em Palenque querendo comprar passagens para Mérida mas não tinha dinheiro em mãos e no terminal de ônibus não aceitavam seu cartão de crédito.

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

19/12/10 - Saída a Playa del Carmen, visita a Cozumel.

O fato de ter ficado dormindo a tarde e noite inteira do dia anterior acabou me fazendo bem. Embora ainda não 100%, acordei bem melhor e pronto para seguir viagem. Voltei a comer o café da manhã do albergue, dessa vez trocando a banana por pão. Como meus planos de ter saido no dia anterior tiverma que ser mudados, eu refiz a programação para, ao invés de ir a Cancun, ir para Playa del Carmen e de lá pegar o ônibus direto para o aeroporto de Cancun de onde sairia meu voo para o Panamá e depois para o Brasil. Desisti de tentar visitar Valladolid e EkBalam seja por já ter visto muitos sítios mayas, seja por estar mais longe de Cancun e não ter ônibus direto ao aeroporto, ou por achar que se fosse lá iria ter um dia mais desgastante do que se ficasse em Playa del Carmen à beira da praia. Além disso, no começo da viagem quando estava no albergue em Cancun, falei com uma mexicana sobre o que fazer nessa região do país e ela disse que uma coisa que eu não poderia perder era visitar Cozumel.

Assim sendo, depois de comer um pouco do café da manhã no albergue, eu fui em direção ao terminal CAME da ADO em Mérida e lá comprei minha passagem para Playa del Carmen por MX$ 300,00 para às 07:40. Ainda gastei mais MX$ 25,00 de corrida de táxi até o terminal. A viagem dura em torno de 5 horas. Por volta das 13:30, estava chegando em Playa del Carmen e uns 5 minutos antes de o ônibus parar no terminal da ADO, eu vi um albergue chamado Playa (http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Youth-Hostel-Playa/Playa-del-Carmen/3110/reviews) do qual já tinha alguma referência de preço. Como era bem próximo, peguei minhas coisas ao descer do ônibus e fui andando até lá, chegando em 10 minutos ao local. É um albergue bem simples. Eu devo ter pago uns MX$ 160,00 por um dormitório com banheiro coletivo e sem direito a café da manhã. O chuveiro deles é bom. O que eu não gostei foi que ao fazer o check-in, eles ficam com seu passaporte e só o devolvem no check-out. Ainda bem que não precisei dele para nada no período que estive lá. Fora isso, acho que é um bom lugar para se ficar.

Depois de deixar minhas coisas no albergue, sai para almoçar. Em Playa del Carmen, tudo é caro pois é um lugar típico em que as pessoas veem o turista como alguém que tem muito dinheiro e vai sempre gastar de um jeito ou de outro. Consegui almoção em um restaurante mais próximo do albergue por uns MX$ 50,00 num prato que era arroz, feijão, salada, um pedaço de frango e tortilhas. Põe na conta aí mais uns MX$ 7,00 de um suco chamado de jamaica (nome de uma flor). Com o estômago reabastecido e me sentindo bem melhor, comecei a andar pela praia e encontrei o cais de onde saem as lanchas para Cozumel. O preço da lancha era de MX$ 140,00 cada trecho, ida ou volta. Paguei MX$ 280,00 pelos dois. Eu devo ter saído às 15:30 de Playa e chegado um pouco depois das 16:00 em Cozumel. Como a última saida era as 19:30 não teria mais que 3 horas para fazer alguma coisa. Os preços de snorkel ou de um tour de táxi pela ilha eram muito caros e a esta altura eu ão tinha muita grana em carteira. Acabei apenas caminhando um pouco pela orla de Cozumel e depois visitei um pouco do centro próximo ao casi quando já estava escuro. Acho que a ilha é um lugar que vale a pena ir se você gosta de snorkel e se você tiver grana para gastar também. Como praia, Playa del Carmen me pareceu mais convidativo que Cozumel. Cada um tem seu gosto também, né !?

Terminei o dia indo a um WalMart próximo do albergue apra comprar alguma coisa para comer à noite, no cafe da manhã do dia seguinte e também uma garrafinha de tequila que eu levei de recordação. No total, deve ter dado em torno de MX$ 90,00 ou 100,00. Ainda vi no albergue um filme chamado Amores perros que alguém pôs no DVD da sala. Interessante é que, pelo que eu entendi, o DVD não era de ninguém e nem algugado, mas do próprio albergue.

20/12/10 - Volta ao Brasil (chegada em 21/12/10)

Este dia foi um dos dias mais tranquilos que tive na viagem inteira, quase que um dia só de descanso. Acordei por volta das 7 da manhã e depois de tomar meu café, caminhei pela orla de Playa del Carmen por cerca de 2:30 horas. Como Playa dela Carmen não é muito grande, eu acabei não só vendo toda a orla de uma ponta a outra, como ainda tive tempo de ver algumas avenidas mais para dentro onde várias lojas ofereciam artigos para turista, como sombreros mexicanos por exemplo. Entre 10:00 e 10:30, eu retornei ao albergue para tomar banho e arrumar minhas coisas.

Meu voo de volta, saía às 16:00 do aeroporto de Cancun. Sabia que as saídas do ônibus para o aeroporto eram a cada 40 minutos, havendo um às 12:40 que era o que eu pretendia pegar. O preço é de MX$ 110,00. No terminal da ADO de Playa, eles aceitam dólares e até fazem uma taxa de câmbio bem vantajosa de US$ 1 = MX$ 12,00 na compra da passagem. Como eu ainda tinha uns pesos, paguei em moeda local. Almocei no mesmo lugar do dia anterior um prato parecido que deve ter saido o mesmo preço. Ainda sobraram uns MX$ 60,00 que eu gastei com algumas recordações compradas no aeroporto e um sorvete no terminal de ônibus.

O voo de volta da Copa foi uma reprise da ida. O mesmo sanduiche que serviram na ida eu tive na volta entre Cancun e Ciudad Panamá. Entre Ciudad Panamá e Rio de janeiro eu tentei dormir e por isso acabei não comendo nada. Quase que eu compro alguma coisa no freeshop do aeroporto de Tocumén no Panamá, mas meu voo chegou de Cancun com 30 minutos de atraso e depois de correr para o portão onde sairia o outro voo e ver que ele também atrasaria, as lojas já tinham todas fechado.

Uma última tentativa de contabilidade...

Gente, o relato é isso aí. Em termos de transportes, eu devo ter gasto um total de R$ 653,00 somando tudo (MX$ 2599,00 + BZ$ 27,00 + GT$ 270,00 + US$ 97,00) entre despesas de ônibus e táxi do que eu consegui me lembrar. Em tours, gastei em torno de R$ 496,00 somando o que me lembrei (MX$ 1407,00 + BZ$ 90,00 + GT$ 355,00 + US$ 69,00). Em diárias, eu devo ter gasto aproximadamente uns R$ 461,00 de acordo com a soma que eu fiz (MX$ 1020,00 + BZ$ 80,00 + GT$ 363,00 + US$ 86,12). A taxa de câmbio que eu usei para estas contas foi a equivalência US$ 1,00 = R$ 1,78 = MX$ 11,70 = GT$ 7,87 = BZ$ 2,03. Quem quiser mais informações sobre a ruta maya, poste aqui sua dúvida que eu tento responder com o que eu me lembrar.

Postado
  • Membros

ótimas dicas!! ja estive na cidade do méxico e teotihuacan, mas quero muito conhecer a peninsula de yucatan. será que em 15 dias fica muito corrido? se entendi bem o total de gastos (com passagens, hospedagem, passeios...) foram uns R$4.500?

poderia incluir umas fotos!!

valeu

Postado
  • Autor
  • Membros

As fotos eu vou por assim que tiver organizado elas aqui no mochileiros.

Por enquanto, algumas estão no flickr em http://www.flickr.com/photos/45868959@N05/sets/. Vou deixar aqui um dos álbuns disponíveis também.

[flickrslideshow=45868959@N05]72157625984651738[/flickrslideshow]

Você está certo, foi +- R$ 4500,00 de gastos totais, só que percorrendo vários países. Acho que em 15 dias dá para você fazer uma boa viagem pela região, só não vai conseguir ver todos os pontinhos azuis e amarelos do mapa. É uma questão de saber priorizar. E também do que você quer ver. No relato, eu dou uma idéia do que seria um roteiro com os principais sítios mayas. Se ficar só em Yucatán mesmo (estado mexicano), 15 dias é mais que tempo de ver tudo.

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

beleza, valeu!

estando em yucatan (mexico), com certeza dará vontade de ir pra guatemala, belize.... é tranquilo na fronteira?

Postado
  • Autor
  • Membros

Você fala em que termos ? De segurança ? De burocracia de conseguir passar ?

Eu não tive grandes problemas nem com um, nem com outro. Para cruzar a fronteira com Belize, eu tive que parar um dia em Chetumal para conseguir um visto no consulado de Belize nesta cidade (custo de US$ 60,00). A entrada na Guatemala também não teve muito stress. Quando cruzei a fronteira com El Salvador, eu vi que a polícia investiga o bagageiro do ônibus e logo depois de você cruzar a fronteira, já tem um outro posto de verificação uns 15 minutos mais para frente. Aliás, El Salvador parece ser um lugar onde a polícia está sempre presente.

Quando voltei para o México, a passagem foi um pouco demorada tanto pelo atendimento na fronteira, quanto pela procissão da virgem de guadalupe que passou naquele momento. Existe checagem de bagagem também. Mas não tive grandes problemas. Acho que o stress maior de fronteira no México é a fronteira norte. A sul pode ter seus problemas mas não chega aos pés do que acontece no norte.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

bfcosta

mto show seu roteiro, me fez relembrar algumas cidades q passei qdo estava por la..de uma proxima incluirei mais lugares..mto legal..

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado Kalissinha !

Vou pensar também em fazer um roteiro desses para a parte mais central do México que deixei de ir nesta viagem.

Postado
  • Membros

proxima vez incluirei com certeza a parte central tb.. principalmente ciudad mexico..

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.