Ir para conteúdo

Barraca para Trekking - Quecha ARPENAZ 2 XL ou AZTEQ HOWQUA 3


Posts Recomendados

  • Membros

Estou procurando uma barraca para Trekking, principalmente para explorar os principais picos do sul do Brasil. Em uma pesquisa rápida me deparei com duas barracas que acredito ter um custo benefício interessante. São elas:

BARRACA ARPENAZ 2 XL FRESH & BLACK | 2 PESSOAS

  • Estrutura autoportante. Instalação simples com varetas.
  • Resiste ventos 40 km/h (Força 5): Validada túnel de vento, plataforma giratória.
  • Dimensões da bolsa: 55x15x13 cm / 10,7 L. Peso: 4,4 kg.
  • Tecido FRESH&BLACK exterior patenteado: 99% escuro na barraca.
  • PU 2000 mm
  • Link: https://www.decathlon.com.br/barraca-de-trilha-arpenaz-2-xl-fresh-black-2-pessoas-quechua/p

arpenaz-2-xl-fresh---black-no-size2barraca-de-trilha-arpenaz-2-xl-fresh---black-|-2-pessoas

 

BARRACA AZTEQ HOWQUA 3

Material:

  • Varetas e estacas em duralumínio
  • Piso Poliéster Oxford 210D - 3000mm
  • Barraca Poliéster Taffeta 190T / 68D -Tela Mesh No-see
  • Sobreteto Poliéster RipstopTafetta 210D / 68D - 6000mm

Medidas:

  • Sem sobreteto: 197 x 280 x 115 cm
  • Com sobreteto: 310 x 295 x 120 cm

Estações: 3

Peso: 3,2 kg

Link: https://www.amazon.com.br/Barraca-camping-Azteq-enfrentar-montanhas/dp/B088QCBVT2/ref=asc_df_B088QCBVT2/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=392795393267&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=6542438114369823371&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1031635&hvtargid=pla-1210650632582&th=1&psc=1

Barraca Azteq Howqua 3 Pessoas

 

Desta forma, gostaria da opinião de vocês com relação as barracas no intuito de fazer a melhor aquisição, considerando que será utilizada por duas pessoas com mochila cargueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom dia @hugonesi, bem vindo ao fórum!

Cara, essa é uma questão recorrente aqui no fórum - sugiro fortemente dares uma consultada através da lupa (disponível aí em cima no canto direito)... garanto que vais encontrar muita informação sobre especificamente a tua questão.

 

De toda forma, para não te deixar na mão, vou dar minha opinião:

Eu jamais compraria a ARPENAZ 2 XL FRESH & BLACK para trekking - ela tem uma coluna da água muito baixa, e pesa muito em comparação com a maioria das barracas técnicas (de montanha) disponíveis no mercado brasileiro (e com preços similares).

A AZTEQ HOWQUA 3 já conta com especificações um pouco melhores, mas ainda assim 'não ideais', ainda mais considerando que existem opções mais viáveis.

 

Mas vamos lá, vou também dar uma sugestão:

Observei que a faixa de preço das alternativas que apresentasse acima era de R$ 600,00 a R$ 800,00.
Você consegue comprar uma NATUREHIKE STAR RIVER 2P ou uma NATUREHIKE MONGAR 2P através do da loja oficial da Naturehike no Aliexpress na mesma faixa de preço (se comprares diretamente no Brasil prepare o bolso, há anúncios beirando aos R$ 1.700,00).

Se fores comparar as especificações destas que indiquei com as que tu encontrasse, logo perceberás que já nos números as minhas são 'melhores' (claro que não são apenas os números que definem quão boa uma barraca pode ser).

Existem alguns fatores de que definem se determinada barraca é mais ou menos apta pra determinado tipo de atividade, dentre os vários, destaco que, no caso de trekking, o mais relevante sempre será o peso. Então, quanto menos, mais feliz você vai ser.

Comprar pela loja oficial é seguro, mas atente-se em comprar especificamente da loja oficial para evitar produtos falsificados.

É apenas uma sugestão, fica a teu critério.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Iria de Howqua se fosse vc.

Ambas as marcas são boas, mas ela ganha da Arpenaz em diversos aspectos (peso, material de vareta, coluna d'água....). Não que a Arpenaz seja ruim. Mas para o destino ao qual vc quer usá-la, Howqua serve melhor para os padrões brasileiros (mesmo não sendo 4 estações). Ela só tem um porém: não é autoportante (precisa dos espeques das varetas pregados no chão para mantê-la em pé). Isso pode ser um problema se e somente se vc estiver num local bastante pedregoso. Se atente a isso.

Mas para trekking no Brasil é uma ótima escolha. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
21 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Bom dia @hugonesi, bem vindo ao fórum!

Cara, essa é uma questão recorrente aqui no fórum - sugiro fortemente dares uma consultada através da lupa (disponível aí em cima no canto direito)... garanto que vais encontrar muita informação sobre especificamente a tua questão.

 

De toda forma, para não te deixar na mão, vou dar minha opinião:

Eu jamais compraria a ARPENAZ 2 XL FRESH & BLACK para trekking - ela tem uma coluna da água muito baixa, e pesa muito em comparação com a maioria das barracas técnicas (de montanha) disponíveis no mercado brasileiro (e com preços similares).

A AZTEQ HOWQUA 3 já conta com especificações um pouco melhores, mas ainda assim 'não ideais', ainda mais considerando que existem opções mais viáveis.

 

Mas vamos lá, vou também dar uma sugestão:

Observei que a faixa de preço das alternativas que apresentasse acima era de R$ 600,00 a R$ 800,00.
Você consegue comprar uma NATUREHIKE STAR RIVER 2P ou uma NATUREHIKE MONGAR 2P através do da loja oficial da Naturehike no Aliexpress na mesma faixa de preço (se comprares diretamente no Brasil prepare o bolso, há anúncios beirando aos R$ 1.700,00).

Se fores comparar as especificações destas que indiquei com as que tu encontrasse, logo perceberás que já nos números as minhas são 'melhores' (claro que não são apenas os números que definem quão boa uma barraca pode ser).

Existem alguns fatores de que definem se determinada barraca é mais ou menos apta pra determinado tipo de atividade, dentre os vários, destaco que, no caso de trekking, o mais relevante sempre será o peso. Então, quanto menos, mais feliz você vai ser.

Comprar pela loja oficial é seguro, mas atente-se em comprar especificamente da loja oficial para evitar produtos falsificados.

É apenas uma sugestão, fica a teu critério.

Obrigado pela dica da barraca. Vou acabar comprado a NATUREHIKE STAR RIVER 2P através do AliExpress.

Exemplo: https://pt.aliexpress.com/item/1005001506767674.html?albpd=pt1005001506767674&acnt=768-202-3196&aff_platform=aaf&albpg=1234971660374&netw=u&albcp=11863430613&sk=UneMJZVf&trgt=1234971660374&terminal_id=8b99329fb3e4-437b-8577-6abb4cc42c37&tmLog=new_Detail&needSmbHouyi=false&albbt=Google_7_shopping&src=google&crea=pt1005001506767674&aff_fcid=0779920a1a4f4acea86e9e8285748f5b-1621972574535-04259-UneMJZVf&gclid=Cj0KCQjwwLKFBhDPARIsAPzPi-Kd5bJxoCb7N3F8twM2Y9A163hogvPJAHlQbTceL_PqGjULVHlt8fIaAshJEALw_wcB&albag=120632186052&aff_fsk=UneMJZVf&albch=shopping&isSmbAutoCall=false&aff_trace_key=0779920a1a4f4acea86e9e8285748f5b-1621972574535-04259-UneMJZVf&device=c&gclsrc=aw.ds

 

Só queria saber se é mais vantagem pegar aquela com a saia que seria para neve, pensando em dias de chuva e respingos provocados pela água, ou pelo que eu percebi, a Star River 2P tem uma camada mais alta impermeável, antes de alcançar o mosquiteiro, coisa que a Mongar 2 não teria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
13 minutos atrás, hugonesi disse:

Opa, que bom que pude contribuir!

Então, de novo, é muito relativo ao o que tu pretendes fazer 'pela frente' - digo, uma compra dessas não é temporária, muito provavelmente ficarás com essa barraca por alguns anos.

Eu comprei a minha depois de analisar cada detalhezinho, e sinceramente, foi a melhor coisa que fiz.

Vamos lá, eu não sou nenhum engenheiro de produtos, mas consegui aprender algo com as minhas pesquisas...

O propósito da saia é exclusivamente para ambientes de neve - inclusive a saia basicamente caracteriza a barraca como de 'quatro estações'.

No Brasil você jamais precisará de uma barraca quatro estações - e isso não se trata de ser algo apenas indiferente, será pior ter uma.

Além do óbvio (uma barraca quatro estações é mais pesada), o clima tropical do Brasil é extremamente úmido, o que exige que as barracas tenham uma boa ventilação para evitar um dos problemas mais recorrentes - a condensação (coisa que em climas de neve - como na Patagônia - não acontece, pois lá a umidade é próxima de zero).

Enfim, resumindo, se tu pretendes acampar no Brasil, não sugiro pegar uma barraca de quatro estações - e mais, se por ventura tens planos (assim como eu) de acampar em lugares como a Patagônia, ainda assim, por ser eventos pontuais (poucos em relação aos aqui no Brasil), sugiro manter uma três estações e compensar a ausência da saia com um bom saco de dormir, isolantes térmicos e roupas técnicas.

Se algum dia eu decidir acampar com frequência em ambientes com neve, aí me darei ao luxo de comprar uma barraca específica para quatro estações (bem robusta e nada 'meio termo').

A respeito da 'camada mais alta impermeável', é isso que basicamente distingue a Star River da Mongar. E aí, novamente, tem a ver com a questão de ventilação.

Em climas tropicais, a Mongar apresentará um desempenho superior reduzindo a condensação interna (e algumas pessoas preferem a parte interna totalmente telada).

Eu sou do sul do Brasil, e acampo com frequência por aqui, mas também tenho planos para voltar para a Patagônia, quero fazer alguns circuitos por lá, por isso decidi pegar a Star River, que meio que, em seu custo/benefício, oferece uma qualidade ímpar especificamente para essa minha condição.

Se eu fosse apenas ficar acampando no Brasil, teria optado pela Mongar.

Quanto a questão de chuva - se tu instalares a barraca corretamente (seja a Star River ou a Mongar) - jamais entrará água ou respingos.

Eu já acampei na praia (areia solta mesmo), no sul de Florianópolis, e peguei uma noite com muito vento, frio e chuva. Não molhou nada dentro!

Também já acampei (duas vezes) em um acampamento com estrutura básica, nivelado, mas com solo que por vezes impossibilitava o uso correto dos espeques (e aí a questão de ser autoportante resolvia).

Recentemente acampamos na serra catarinense, e lá tive uma noite fria estrelada, com muito sereno, deixando tudo molhado por fora - mas dentro sequinho.

A minha Star River é de poliéster (a laranja), eu sei que existe a de nylon (verde, com e sem opção de saia).

O poliéster é levemente mais pesado, porém mais resistente ao calor e a abrasão (cortes) - mas menos em situações que ventania (quando solta o espeque e a lona fica 'balançando ao vento' - há chances de rasgar).

O nylon já é mais leve, mais elástico, porém menos resistente, exigindo uma parcela maior de cuidado com o equipamento.

Quanto aos materiais usados em ambas, são excelentes - as varetas e espeques contam com tecnologia atual. E as duas são autoportantes - uma característica que traz muita praticidade, e que é essencial para acampar em lugares onde não é possível utilizar os espeques (topos de montanhas que costumam ter o solo rochoso, ou quando em acampamentos com decks ou construções abandonadas).

Qualquer dúvida estou aí!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...